Nutricionista das famosas dá dicas para controlar a compulsão por doces em uma dieta

OA INVÉS DE ATACAR UM CHOCOLATE, PREFIRA ALIMENTOS COMO A MAÇA QUE É SAUDÁVEL, TEM BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO E DÁ SACIEDADE (Foto: Thinkstock)OA INVÉS DE ATACAR UM CHOCOLATE, PREFIRA ALIMENTOS COMO A MAÇA QUE É SAUDÁVEL, TEM BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO E DÁ SACIEDADE (Foto: Thinkstock)

Um grande dilema em meio a uma dieta é segurar aquela vontade de comer doces. Conversamos com a nutricionista Andrea Santa Rosa Garcia, que cuida de famosas como Giovanna Ewbank, Fiorella Mattheis, Fernanda Paes Leme e Angélica, e com o endrocrinologista Pedro Assed, para saber por que isso acontece e o que fazer para não cair na tentação. A seguir, confira as dicas dos especialistas:

A FASE DO CONTROLE
Andrea explica que é difícil resistir aos doces porque o açúcar é a principal fonte de energia do cérebro, e o açúcar refinado (aquele braquinho) é absorvido ligeiramente, proporcionando rápida sensação de prazer. “O corpo exige o tempo todo uma ingestão maior para prolongar essa sensação”, afirma.

Para você você evitar a compulsão, a alternativa indicada pela nutricionista é ingerir alimentos que controlam a velocidade que o açúcar atinge as células, deixando essa sensação de prazer no organismo por mais tempo. “Os alimentos fonte de cromo ajudam nisso, como as carnes (frango e fígado), ovos, ostras, grãos integrais, germe-de-trigo, queijo, pimentão verde, banana, espinafre e pimenta-do-reino”, diz.

Você deve se preocupar também com o funcionamento do seu intestino, pois pessoas que tem problemas intestinais tendem a ter essa compulsão. “A alteração da flora intestinal atrapalha a formação de neuropeptídeos (substâncias químicas produzidas e liberadas pelas células cerebrais) responsáveis pela centro da fome e da saciedade.” Por isso, você deve investir em alimentos que mantêm a saúde da flora intestinal, entre eles estão banana verde, aveia, vegetais verdes escuros, cereais integrais e alimentos que são fonte de ômega-3, como chia, linhaça, sardinha e óleo de coco.

SUBSTITUA O AÇÚCAR POR ADOÇANTES NATURAIS
“Hoje, existem no mercado opções de adoçantes culinários que são à base da taumatina, estévia e xilitol. Eles são naturais, nosso corpo não os absorve e eles não estimulam a compulsão como os demais adoçantes.”, explica a nutricionista. O endocrinologista Pedro Assed indica os adoçantes sucralose e

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