A diretora executiva do Instituto Fashion Revolution Brasil, Fernanda Simon, age para que a indústria da moda seja mais consciente em todas as etapas. E, aqui, nos indicou uma bibliografia sobre o tema. Oba!
Cradle to Cradle – Criar e reciclar ilimitadamente, por Michael Braungart e William McDonough
A obra explica o impacto do processo de produção desde o momento em que a matéria-prima é extraída da natureza, passando por logística, venda e uso até o descarte. “Ele muda toda a nossa percepção e relação com os produtos e bens de consumo”, explica ela. A proposta é repensar as etapas e tornar tudo reutilizável. (Editora Gustavo Gili, R$ 89)
Moda e Sustentabilidade – Design para a Mudança, por Kate Fletcher e Lynda Grose
“Este é um livro básico para os profissionais de moda que desejam começar a entender os caminhos da sustentabilidade”, aponta Fe. A ideia do volume é introduzir o tema e sugerir maneiras para diminuir o impacto da indústria no meio ambiente e aumentar a durabilidade das peças. (Editora Senac, R$ 92)

Guia do Design Consciente, por Danielle Brasil de Andrade e Elaine Tavares
“Uma oportunidade de conhecer quais são as marcas e os designers que estão engajados com o desenvolvimento sustentável aqui no Brasil”, conta. É também um guia sobre as iniciativas que fazem a diferença e como podemos segui-las para ter o sonhado impacto ambiental positivo. (Editora Trilha Educacional, R$ 120)
Foto Flávia Faustino
Set design Giulia Barbero + Natalia Miyashiro