Meghan Markle gasta mais em roupas do que Kate Middleton

Meghan Markle (Foto: Getty Images)Meghan Markle (Foto: Getty Images)

Já é sabido que fazer parte da realeza britânica significa prestar uma atenção extra aos looks, e que isso, claro, custa caro. Porém, tudo indica que existe uma nova rainha de extravagâncias fashion na família real, com o perdão do tracadilho. 

Segundo novas infornações divulgadas pelo Daily Mail, o guarda-roupa de Meghan Markle será significativamente mais caro do que o da cunhada, Kate Middleton. A esposa do príncipe William já é conhecida pelo closet impecável e elegante, e também pelo costume de repetir looks sempre que pode, mas é um fato que a ex-atriz norte-americana tem ganhado destaque quando o assunto é estilo. 

Recentemente, ela usou o equivalente a R$ 87 mil em roupas no intervalo de três horas – o que por si só já é impressionante. E isso tem um motivo, claro. De acordo com o jornal, o valor que Meghan gastará com looks pode superar a marca de £1 milhão até o final deste ano – um total de mais de R$ 5 milhões. 

Agora o verdadeiro choque: em 2017, Kate gastou £119,000 com o seu guarda-roupa, ante £100,000 no ano anterior. Ou seja, mesmo que todos os valores ainda sejam bastante altos (para nós, que não fazemos parte da realeza, pelo menos!), com certeza são bem mais modestos do que o que Meghan tem gastado. 

Também existe uma outra razão para isso: membros da família real não podem receber presentes de marcas – ou seja, toda e qualquer roupa que alguém da realeza gostar precisa ser comprada oficialmente. Meghan já demonstrou ser fã de looks de luxo e, claro, eles não costumam ser baratos. Desde que casou com o marido, o príncipe Harry, ela já esteve em eventos oficiais usando peças de marcas como Chanel, Dior, Givenchy e Prada. 

Looks usados nesses compromissos, porém, não são cobrados diretamente de Meghan ou Harry, mas vão para a conta do pai do príncipe, o príncipe Charles, responsável pelas finanças da família, já que é o descendente direto ao trono britânico. Antes disso, porém, era Meghan que pagava pelas próprias produções, e supostamente ela já gastou US$ 30 mil, o equivalente a mais de R$ 115 mil, até o seu casamento. 

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Xuxa elogia Angélica em foto de quando era uma bebê

Angélica e a irmã Márcia (Foto: Reprodução / Instagram)Angélica e a irmã Márcia (Foto: Reprodução / Instagram)

A apresentadora Angélica compartilhou uma foto ao lado de sua irmã Márcia em seu perfil no instagram nesta segunda-feira (12) e ganhou um elogiou de ninguém menos do que Xuxa.

Angélica postou uma montagem de uma foto recente e de uma ainda bebê ao lado da irmã, que faz aniversário nesta segunda.

“Hoje e dia da minha irmã @marciamarba, mulher guerreira, forte, talentosa e vovó gata da Bella. Saúde saúde saúde pra você sempre, pra fazer o que você ama e espalhar sua alegria por ai…love you”, escreveu Angélica na legenda da foto.

Xuxa parabenizou Márcia e elogiu Angélica: “Parabéns, Marcinha… mas na boa… cara você é linda hoje… mas como você era LINDAAAA (desculpa Marcia). Muita saúde para vocês”.

Outros famosos também elogiaram as irmãs, como Regiane Alves e David Brazil. Muitos seguidores também deixaram comentários parabenizando as duas. “Angélica você foi o bebê mais lindo do mundo”, disse um fã.

Xuxa elogia Angélica em foto de quando era uma bebê (Foto: Reprodução / Instagram)Xuxa elogia Angélica em foto de quando era uma bebê (Foto: Reprodução / Instagram)

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Xuxa elogia Angélica em foto de quando era uma bebê

Angélica e a irmã Márcia (Foto: Reprodução / Instagram)Angélica e a irmã Márcia (Foto: Reprodução / Instagram)

A apresentadora Angélica compartilhou uma foto ao lado de sua irmã Márcia em seu perfil no instagram nesta segunda-feira (12) e ganhou um elogiou de ninguém menos do que Xuxa.

Angélica postou uma montagem de uma foto recente e de uma ainda bebê ao lado da irmã, que faz aniversário nesta segunda.

“Hoje e dia da minha irmã @marciamarba, mulher guerreira, forte, talentosa e vovó gata da Bella. Saúde saúde saúde pra você sempre, pra fazer o que você ama e espalhar sua alegria por ai…love you”, escreveu Angélica na legenda da foto.

Xuxa parabenizou Márcia e elogiu Angélica: “Parabéns, Marcinha… mas na boa… cara você é linda hoje… mas como você era LINDAAAA (desculpa Marcia). Muita saúde para vocês”.

Outros famosos também elogiaram as irmãs, como Regiane Alves e David Brazil. Muitos seguidores também deixaram comentários parabenizando as duas. “Angélica você foi o bebê mais lindo do mundo”, disse um fã.

Xuxa elogia Angélica em foto de quando era uma bebê (Foto: Reprodução / Instagram)Xuxa elogia Angélica em foto de quando era uma bebê (Foto: Reprodução / Instagram)

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Western volta à moda em versão mais sofisticada e madura

Camisa Max Mara (r$ 3.690), calça Ralph Lauren (r$ 9.900), bolsa Prada (r$ 8.850) e botas Waltão Boots (r$ 890) (Foto: Tauana Sofia)(Foto: Tauana Sofia)

Há um ano, a estilista italiana Maria Grazia Chiuri reuniu fashionistas no Cânion Las Virgenes, nos arredores de Los Angeles, para apresentar o resort 2018 da Dior, coleção protagonizada por um navajo artsy no melhor estilo Georgia O’Keeffe. Desde então, um clima de deserto tem pairado na moda – após o Novo México, quem inspira as melhores coleções da temporada é o Velho Oeste, transformando a estação em um duelo de bangue-bangue.

À esquerda, campanhas da Guess (2014) e da ralph Lauren (1989) (Foto: Reprodução e Divulgação)À esquerda, campanhas da Guess (2014) e da ralph Lauren (1989) (Foto: Reprodução e Divulgação)

Enquanto camurças, xadrezes e peças de prata com turquesas compõem o visual básico da cowgirl do Meio-Oeste americano, o western da vez aparece bem mais maduro e sofisticado, tendo como protagonista a alfaitaria típica do uniforme dos caubóis. Se você ainda tem dúvidas de que é possível incorporar o country de maneira elegante, basta olhar para as passarelas: na Calvin Klein, a camisa faroeste aparece em cetim; na Louis Vuitton, a jaqueta de couro com tachas e aplicações pontua produções total white; na Versace, o western assume versão glamorosa em looks fetichistas também de couro e cartela de cores restrita ao preto e dourado.

Seja a bota que parece saída de uma noite de rodeio, uma jaqueta ornamentada com franjas ou uma calça gaúcho, o importante é eleger uma única peça no mood – e jamais vestir a tendência dos pés à cabeça. Na dúvida, aposte na dobradinha branco e caramelo como base. Henry Fonda ficaria orgulhoso!

Camisa Max Mara (r$ 3.690), calça Ralph Lauren (r$ 9.900), bolsa Prada (r$ 8.850) e botas Waltão Boots (r$ 890) (Foto: Tauana Sofia)Camisa Max Mara (r$ 3.690), calça Ralph Lauren (r$ 9.900), bolsa Prada (r$ 8.850) e botas Waltão Boots (r$ 890) (Foto: Tauana Sofia)

ESTAMPA DE VACA
O print p&b da vez tem formas sinuosas e remete à pele de vaca. Troque a camurça por veludo cotelê (tecido que retorna com tudo neste inverno) para um visual mais elegante e menos caricato. Botas caubói e bolsas de franjas são os acessórios-chave.

Vestido Casasola na Pinga (r$ 6.075), chapéu Cotton Project (r$ 219), lenço Christian Dior (r$ 4.940) e cartucheira camelo Aila (r$ 380) (Foto: Tauana Sofia)Vestido Casasola na Pinga (r$ 6.075), chapéu Cotton Project (r$ 219), lenço Christian Dior (r$ 4.940) e cartucheira camelo Aila (r$ 380) (Foto: Tauana Sofia)

COM LENÇO E DOCUMENTO
Amarrado ao pescoço, o lenço é o acessório da vez, substituindo brincos ou colares mais statement – e trazendo graça mesmo ao mais básico dos looks.

Camisa Brunello Cucinelli (r$ 4.460), calça Gucci (r$ 3.680), colar Versace (r$ 9.220) e botas Louis Vuitton (r$ 7.350) (Foto: Tauana Sofia)Camisa Brunello Cucinelli (r$ 4.460), calça Gucci (r$ 3.680), colar Versace (r$ 9.220) e botas Louis Vuitton (r$ 7.350) (Foto: Tauana Sofia)

CAMISA WESTERN
Em versão monocromática de algodão, a peça substitui a camisa de seda do dia a dia, inclusive no escritório. Combine com um mom’s jeans lavado e bijoux douradas.

Jaqueta Gucci (r$ 25.870), top de tricô Canal Concept (r$ 899), shorts Forum (r$ 261) e cinto Frou Frou vintage (r$ 120) (Foto: Tauana Sofia)Jaqueta Gucci (r$ 25.870), top de tricô Canal Concept (r$ 899), shorts Forum (r$ 261) e cinto Frou Frou vintage (r$ 120) (Foto: Tauana Sofia)

JAQUETA DE FRANJAS
A jaqueta de couro, que é um clássico do inverno, é atualizada com franjas, como no modelo da gucci que tem o decorativismo em dourado. Escolha complementos neutros e deixe a peça brilhar como estrela do look.

Poncho Brunello Cucinelli (r$ 7.560), blusa Osklen (r$ 247), calça Skazi (r$ 1.056), colar Amsterdam Sauer (r$ 4.080) e bolsa Prada (r$ 14.200) (Foto: Tauana Sofia)Poncho Brunello Cucinelli (r$ 7.560), blusa Osklen (r$ 247), calça Skazi (r$ 1.056), colar Amsterdam Sauer (r$ 4.080) e bolsa Prada (r$ 14.200) (Foto: Tauana Sofia)

PONCHO
A cobertura típica dos pampas é “o” casaco deste inverno, com o bônus de ser tão confortável quanto um cobertor. Para imprimir sofisticação certeira ao western, aposte na cartela de caramelo e brancos.

Blusa de tricô (r$ 1.450) e calça (r$ 5.760), ambas ralph Lauren, camisa xadrez Levi’s (r$ 270), brincos Lool (r$ 368), cinto Versace (r$ 1.590), anel Cartier (r$ 45.780) e botas Waltão Boots (r$ 890) (Foto: Tauana Sofia)Blusa de tricô (r$ 1.450) e calça (r$ 5.760), ambas ralph Lauren, camisa xadrez Levi’s (r$ 270), brincos Lool (r$ 368), cinto Versace (r$ 1.590), anel Cartier (r$ 45.780) e botas Waltão Boots (r$ 890) (Foto: Tauana Sofia)

CALÇA GAÚCHO
Ajustado na cintura e amplo nas pernas, o modelo deve ser vestido com top sequinho – mas vale brincar com sobreposições e combinar uma peça de tricô à camisa xadrez que é ícone do universo country. faça como os gaúchos e use a bombacha por dentro da bota.

À direita, anúncio de 1992 de Gianni versace (Foto: Reprodução e Divulgação)À direita, anúncio de 1992 de Gianni versace (Foto: Reprodução e Divulgação)

UM CLÁSSICO!
Desde que os primeiros filmes de faroeste ganharam o cinema, nos anos 40, o western se tornou um clássico da moda e extrapolou os limites dos estados Unidos. De Gianni Versace a Ralph Lauren, criadores de todos os estilos abusaram da tendência.

bucket list (Foto: Reprodução e Divulgação)bucket list (Foto: Reprodução e Divulgação)

BUCKET LIST
Erguido no meio do deserto de Utah, o hotel norte-americano Amangiri tem atraído o jet-setter com arquitetura modernista de concreto que se integra à paisagem. Diárias a partir de US$ 2.200

Toque Final (Foto: Divulgação)1. Lez a Lez R$ 145, 2. Chloé US$ 490, 3. coach, 4. Gucci R$ 10.440, 5. Bebecê, 6. lojas Pompeia R$ 199 (Foto: Divulgação)

TOQUE FINAL
Acessórios para pontuar o look e entrar no clima

Acima: Vogue Inglaterra, China e México. Abaixo, Vogue Paris (Foto: Divulgação)Acima: Vogue Inglaterra, China e México. Abaixo, Vogue Paris (Foto: Divulgação)

MUNDO AFORA
Seja em versão minimalista ou glamorosa, o mood caubói vem estampando Vogues dos quatro cantos do globo

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Marina Ruy Barbosa adianta detalhes da nova fase na profissão e vida pessoal

Marina Ruy Barbosa em campanha para a Colcci (Foto: Divulgação)Marina Ruy Barbosa em campanha para a Colcci (Foto: Zee Nunes)

Com o fim de Deus Salve o Rei, em que interpretou Amália, Marina Ruy Barbosa irá sair de férias. Mas não por muito tempo, porque a atriz já está escalada para a próxima novela das 9h, O Sétimo Guardião, que substutuirá o Segundo Sol.

Nesta semana, surgiram notícias de que Marina deve mudar radicalmente o visual e ficar loira para dar vida à protagonista Luz da Lua. “Não posso estregar a surpresa”, disse a atriz, fazendo mistério, nos bastidores do shooting da campanha de verao 2019 da Colcci, que faz homenagem à arte brasileira com referência ao realismo fantástico, e conta também com Cauã Reymond.

A seguir, a atriz fala mais sobre o novo trabalho, em que fará par romântico com Bruno Gagliasso, e faz um balanço do seu primeiro ano de casamento com o piloto de stock car Xandinho Negrão. 

Você é a estrela de uma campanha de primavera-verão. Quais são seus itens indispensáveis para a temporada?
No verão, menos é mais. Gosto de vestidos e blusas de tecidos leves e naturais, como algodão, e, claro, óculos de sol. É um momento que gosto de apostar em cores e estampas, principalmente as que remetem ao tropical. O protetor solar é também indispensável – em qualquer época.

Agora com o fim de Deus Salve o Rei, você vai sair de férias? Se sim, vai viajar?
Sim, viajo hoje! Vai ser um período curto, mas vai dar para descansar. E eu sou daquelas que descansa trabalhando [risos].

Saíram notícias de que você deve mudar radicalmente o visual para a próxima novela das 9h, O Sétimo Guardião. Pode nos adiantar o que fará no cabelo?
Só saberemos quando a caracterização estiver pronta. Não vou estragar a surpresa.

Marina Ruy Barbosa posa para a Colcci (Foto: Divulgação)Marina Ruy Barbosa posa para a Colcci (Foto: Zee Nunes)

Você fará par romântico com o Bruno Gagliasso, que é seu amigo próximo. Está animada em trabalhar com ele? Essa será a primeira vez que vão atuar juntos?
Ele é um superparceiro! Já rodamos o longa Todas as Canções de Amor e o resultado está lindo. Já já chegará aos cinemas.

Você completa um ano de casada em outubro. Que balanço faz do seu casamento neste primeiro ano?
Estou muito feliz! Sou grata por ter encontrado uma pessoa como o Xande, que me traz para o eixo, me ajuda a ter equilíbrio. É o meu grande amor.

Sabemos que você tem uma rotina de trabalho supercorrida, mas tem seus momentos “dona de casa” para organizar suas coisas, cozinhar…?
Quem não gosta de cuidar do seu cantinho, do seu lar? E eu adoro decoração, arquitetura. É arte e me inspira. Sobre a culinária… um dia eu chego lá!  

Marina Ruy Barbosa e Cauã Reymond em campanha para a Colcci (Foto: Zee Nunes)Marina Ruy Barbosa e Cauã Reymond em campanha para a Colcci (Foto: Zee Nunes)Marina Ruy Barbosa e Cauã Reymond em campanha para a Colcci (Foto: Divulgação)Marina Ruy Barbosa e Cauã Reymond em campanha para a Colcci (Foto: Zee Nunes)

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As celebridades que mais faturam por post no Instagram

Kylie Jenner (Foto: Reprodução/Instagram)Kylie Jenner (Foto: Reprodução/Instagram)

Que o Instagram virou máquina de fazer dinheiro para muita celebridades não é nenhuma novidade. Mas quanto exatamente vale um post no perfil de famosos como Kim Kardashian, Neymar ou Justin Bieber? A Hopper HQ compilou uma lista do valor por post que alguns VIP’s faturam quando dão um share no Instagram.

No ano passado, o primeiro lugar ficou com Selena Gomez, que perdeu o posto em 2018 pela quase-bilionária Kylie Jenner, de 20 anos. Com análise de número de seguidores, engajamento médio e frequência de postagem, a Hopper faz a lista anualmente. Segundo seu levantamento, uma publicação no perfil da irmã Jenner-Kardashian mais nova vale nada menos que 1 milhão de dólares (cerca de R$3,74 milhões). O pódio segue com Selena Gomez em segundo lugar, faturando 800 mil por compartilhamento (quase R$3 milhões) . Em terceiro fica Kim Kardashian, que levaria 720 mil (por volta de R$2,7 mi).

Confira a seguir a lista dos “mais ricos”do Instagram:

1. Kylie Jenner  — US$1 milhão por post

Kylie Jenner (Foto: Instagram)Kylie Jenner (Foto: Instagram)

2. Selena Gomez — US$800 mil por post 

Selena Gomez no tapete vermelho do American Music Awards (Foto: Getty Images/Neilson Barnard / Staff)Selena Gomez no tapete vermelho do American Music Awards (Foto: Getty Images/Neilson Barnard / Staff)

3. Cristiano Ronaldo — US$750 mil por post

Cristiano Ronaldo com os filhos (Foto: Reprodução/Instagram)Cristiano Ronaldo com os filhos (Foto: Reprodução/Instagram)

4. Kim Kardashian —  US$720 mil por post

Kim Kardashian (Foto: Reprodução / Instagram)Kim Kardashian (Foto: Reprodução / Instagram)

5. Beyoncé — US$700 mil por post 

Beyonce no Coachella (Foto: Getty Images)Beyonce no Coachella (Foto: Getty Images)

6. Dwayne Johnson — US$650 mil por post 

Dwayne Johnson (Foto: Reprodução / Instagram)Dwayne Johnson (Foto: Reprodução / Instagram)

7. Justin Bieber — US$630 mil por post 

Justin Bieber (Foto: Reprodução/Instagram)Justin Bieber (Foto: Reprodução/Instagram)

8. Neymar — US$600 mil por post 

Neymar e Davi Lucca (Foto: Reprodução/Instagram)Neymar e Davi Lucca (Foto: Reprodução/Instagram)

9. Messi – US$500 mil por post 

Messi

Messi (Foto: Reprodução/Instagram)

10. Kendall Jenner — US$500 mil por post

Kendall Jenner (Foto: Instagram)Kendall Jenner (Foto: Instagram)

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Mayra Cardi faz declaração para o marido Arthur Aguiar

Mayra Cardi e o marido, Arthur Aguiar (Foto: reprodução Instagram)Mayra Cardi e o marido, Arthur Aguiar (Foto: reprodução Instagram)

A musa fitness Mayra Cardi se declarou para o marido, o ator Arthur Aguiar, em seu Instagram. A bela comparou seu marido com glúten na legenda da foto em que os dois aparecem agarradinhos.

:”Meu menino mais velho, meu garoto mais maduro, meu homem mais sensível, alma doce como mel. Personalidade avassaladora como gluten para meu corpo cheio de manias. Se eu falar que você é o principe que eu sempre sonhei estarei mentindo… afinal nem cavalo muito menos príncipe cabiam no meu viver de guerreira de fogo”, escreveu Mayra na legenda.

Mayra Cardi (Foto: Reprodução Instagram)Mayra Cardi (Foto: Reprodução Instagram)

A bela ainda completou: “Você seu cavalo, seu castelo, sua espada, seu reino, suas ordens todas vieram mudar todas minhas certezas, tiraram minhas armas e deram agua para meu dragão de fogo beber. Confesso que ainda não sei o que fazer com essa trambolho enorme que agora nem cospe fogo nem luta…. mas eu vou descobrir junto com você, que também não sabe o que fazer com minha armadura de ferro velho e minhas botas fedidas que joguei no chão do seu castelo juntos com pedaços de corpos de outras guerras vencidas e perdidas por mim”, disse Mayra.

Arthur Aguiar e Mayra Cardi (Foto: Reprodução/Instagram)Arthur Aguiar e Mayra Cardi (Foto: Reprodução/Instagram)

O casal que espera o primeiro filho juntos está a cada dia mais apaixonado. “Acho que o melhor disso tudo é saber que juntos sem arma, sem dragão, sem reino sem espadas, e sem roupas nos amamos infinitamente e magicamente no alto do quarto que não tem meu nem seu, nos amamos tanto tanto que fizemos o nosso @sophiacardiaguiar amor virar a gente para eternizar o que nunca acaba…. te amo para caralho meu menino guerreiro”, se declara Mayra ao marido.

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Millennials estão perdendo a virgindade mais tarde do que seus pais

sexo casal (Foto: Think Stock)Estudou revelou que 90% dos que perderam suas virgindades tinham feitos isso aos 19 anos (Foto: Think Stock)

Os millennials bebem menos álcool, tiram mais selfies e comem mais torradas com abacate do que as pessoas mais velhas. Um recente estudo revelou também que os que tem entre 18 e 34 anos fazem sexo pela primeira vez mais tarde do que as gerações anteriores.

De acordo com o estudo da University College London, uma em cada oito pessoas ainda é virgem aos 26 anos de idade. Pesquisadores rastrearam os nascidos entre 1989 e 1990, a partir dos 14 anos no Reino Unido.

Os pesquisadores sugeriram que a exposição excessiva à pornografia e o “medo da intimidade” podem ser a razão pela qual as pessoas estão optando por adiar a realização de sexo pela primeira vez.

No entanto, o estudo descobriu que mais de 90% daqueles que perderam suas virgindade tinham feito isso aos 19 anos de idade.

Lena Dunham revela ter retirado o útero para se livrar das dores da endometriose (Foto: Getty Images)Lena Dunham contou em entrevista que “estava obcecada” em perder a virgindade (Foto: Getty Images)

A produtora, diretora, atriz e escritora Lena Dunham, de 32 anos, revelou que perdeu a virgindade com quase 20 anos para o apresentador da SiriusXM, Bruce Bazzi, para seu programa “Lunch With Bruce”.

Lena perdeu a virgindade enquanto estava na universidade, no Oberlin College. “Eu estava atrasada… Eu passei por todo o primeiro ano e metade do meu segundo ano e mal beijei ninguém. Estava obcecado em fazer isso. Eu agi como ser virgem era como ter a peste. Se alguém descobrisse, ficaria chocado”, disse.

“Eu me lembro quando finalmente aconteceu… era tão desinteressante, beirando a terrível”, revelou Lena.

Os pesquisadores também descobriram que apenas um por cento dos participantes perderam suas virgindade entre 23 e 26 anos. Outro estudo do governo dos EUA de 2016, descobriu que apenas 44% das adolescentes meninas, de 12 a 18 anos, perderam suas virgindade em comparação aos 58% de estudo realizado em 1992.

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Netflix contrata executivo para resolver problema de diversidade na empresa

Netflix na parada LGBT de Los Angeles no início de junho de 2018 (Foto: Getty Images)Netflix na parada LGBT de Los Angeles no início de junho de 2018 (Foto: Getty Images)

A Netflix Inc. está reformulando a equipe para construir uma força de trabalho mais parecida com seus clientes globais: menos homens, mais latinos e mais negros. A empresa ontratou um executivo para liderar a campanha de diversidade e inclusão após uma extensa pesquisa.

 Apenas 29% dos episódios do serviço foram dirigidos por mulheres ou negros, em comparação com uma média de 38% em toda a indústria. A maioria dos programas da Netflix é produzida por outros estúdios, então o estudo incluiu apenas uma fração dos programas lançados pela Netflix. O novo executivo irá trabalhar com escritórios, que vão de São Paulo a Mumbai, para estabelecer melhores práticas de contratação e inclusão.

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Negras empreendedoras: a empresária que desenvolveu maquiagem para negras

Rosane Terraggo (Foto: Divulgação)Rosane Terraggo (Foto: Divulgação)

Já comentei aqui como é comum no Brasil mulheres negras se queixarem da ausência de cosméticos que se encaixem no seu padrão estético, mas isso não impediu Rosane Terraggo de criar uma série de produtos acessíveis para diferentes tonalidades de mulheres negras. Segundo ela, a inspiração veio da própria maquiagem usada por Michelle Obama. Depois de escutar que existia a marca Black Opal com bases de 8 dólares e que a ex-primeira dama usava esses produtos no seu dia a dia, Rosane entendeu que precisava de algo parecido na loja que já administrava. Então criou sua própria linha de Divas Bllack, com bases para mulheres negras de diferentes tons a preço super acessíveis.

Sua ideia, que parece simples hoje, vai além: há pó translúcido, sombras, iluminador, gloss e pigmentos. Ela investe no marketing pelas redes sociais, ampliando cada vez mais a dimensão dos seus negócios para além da região sul do país. Por esses motivos Rosane é nossa entrevista para nossa série #negrasemprendedoras.

O que te motivou a se tornar uma emprendedora?
Rosane Terraggo:
Casei e fui mãe muito cedo, aos 17 anos, por isso concluí o ensino superior um pouco mais tarde. Os estudos na Unisinos, no Rio Grande do Sul,  fizeram com que ficasse um pouco distante do meu primeiro filho, hoje com 27 anos. Me formei em 2002 e para me especializar na profissão, fiz quatro pós-graduações. Uma delas foi em administração em marketing pela ESPM. Mas percebi que a história de estar longe da família estava se repetindo com minha filha. Por isso, decidi em 2014 me tornar empreendedora.

E como sua empresa, o Território da Beleza PoA, surgiu?
RT:
O Território nasceu em junho de 2014 como franquia de uma marca. Neste modelo de negócio me senti muito amarrada, porque os franqueadores não queriam investir em marketing, preferiam a contratação de  revendedoras de porta a porta. Mas este não era meu objetivo. Confesso que fiquei bastante frustrada, porque a franquia é do Nordeste e lá eles são fortes. Mas no Sul precisei convencer as pessoas de que os produtos eram muito bons e de que os valores estavam na média do mercado. Depois, passei a usar as redes sociais para apresentar os cosméticos ao público e mostrar clientes comprando. Conforme o tempo, percebi que não precisava mais estar por trás de uma marca apenas, mas poderia comercializar bons produtos de várias empresas. Pesquisei o que estava fazendo sucesso e que tinha um bom preço. Nosso grande diferencial, hoje, é que além de vender, ensinamos a cliente a usar o que está comprando. Damos uma consultoria de beleza e elas adoram. Foi assim que começamos a crescer.

Qual foi o maior desafio para se consolidar como empreendedora?
RT:
A ideia do Divas Bllack surgiu pela necessidade de haver produtos específicos para a pele negra. No início, também trabalhávamos com produtos para cabelos crespos e cacheados, nos tornando referência na região. Além disso, decidimos vender somente marcas que oferecem no catálogo ao menos um produto para a pele negra. Mesmo assim, não conseguimos atender todas as mulheres. Eu mesma tentava fazer a maquiagem delas. Sempre testamos as bases nas clientes que se dispõem a esta experiência, especialmente com aquelas que não conhecem seu tom de pele (e são muitas!) Apesar de a loja física ter somente 20m², fazemos muito barulho na internet com cursos, workshops. Foi assim que comecei a ganhar reconhecimento e credibilidade de diretores de grandes marcas. Procurei um deles para sugerir a criação em sua empresa de uma linha de base para vários tons de pele negra, pois muitas clientes se sentiam excluídas por não encontrarem um produto adequado. A princípio ele se empolgou e informou que iria se reunir com sua sócia. Em seguida, tive o retorno de que não era o momento de segregar as pessoas, então não seria correto criar uma linha somente para negras. Confesso que fiquei intrigada com a resposta, porque o conheço e não parecia ser preconceituoso. Então, olhei pra ele e me dei conta de que sendo branco de olhos claros ele não poderia compreender nossa dificuldade. Decidi desenvolver eu mesma esta linha. Em um curso sobre pele negra ouvi a especialista falar sobre uma base americana chamada Black Opal e que a então primeira dama Michelle Obama usava e recomendava, porque era um excelente produto e custava em torno de $8,00, ou seja, acessível. Eu entendi que era isso que eu queria, uma base de qualidade, que coubesse na bolsa e bolso das minhas clientes. Então foi a hora de convencer meu marido e sócio Carlos Alberto Regio Terragno a investir junto nesta linha.

Qual o diferencial dela para as grandes marcas que já estão vendo esse como um público alvo?
RT
: A Divas Bllack tem a tecnologia de color adapt que se adapta ao tom da pele sem acinzentar. A base foi desenvolvida por uma especialista em pele negra, contratada para nos auxiliar a entender os tons das negras brasileiras. Criamos bases que respeitam os fundos amarelos, neutro, oliva e azulados. A principal diferença com relação às grandes marcas é que as redes sociais são nosso maior marketing.

Qual sua principal inspiração para essa linha?
RT:
A Divas Bllack tem seis tons de bases para pele negra brasileira como carro chefe e as cores tem nomes de mulheres importantes na minha vida por ordem de cor: Rafaella é nome da minha filha (foi por ela que tudo começou), Rosane é o meu nome, Tais inspirada na Tais Araújo. Fui ver a peça “O Topo da Montanha” e me emocionei demais. Assim como a personagem também quero fazer a diferença na vida das pessoas. Conheci a Tais e ela me encoraja nesse sonho. A cor Duda é inspirada em uma influenciadora digital gaúcha, @negraecrespa, uma grande amiga e uma pessoa a qual admiro muito. A Duda está junto com a Divas desde  o início, ajudando em tudo. Sempre conversamos e a nossa afinidade é total, porque concordamos que a Divas Bllack é mais que um produto para vender, é um projeto de vida, é valorizar a beleza da mulher negra. A Duda também é uma grande inspiração e exemplo de uma grande mulher, pois como ela mesma diz; “tive o privilégio de ter uma família com melhores condições, sempre estudei em colégio particular, sou muito amada, mas tenho o compromisso com a minha raça, de mostrar o que realmente acontece, e ser uma inspiração para estas mulheres”. Maria é o segundo nome da minha mãe, ela simplesmente fez a mulher que sou hoje, é em homenagem a ela e a todas as Marias do Brasil e, Dandara, nossa guerreira quilombola.

Como você acredita que a maquiagem auxilia no processo de empoderamento de mulheres negras?
RT:
Acho que toda a mulher tem força e poder. Acredito que a mulher negra acaba “tendo que ter” um poder ainda maior, por todo o nosso histórico. O que eu vejo é que a maquiagem é aquele botão que lembra a cada uma nós, o nosso poder. Eu ainda atendo na loja em Porto Alegre, então já vi uma simples maquiagem operar milagres em uma mulher que está tendo um dia ruim ou que está passando por um momento difícil. Elas se olham no espelho e até o olhar modifica, a postura é realmente uma força que vem de dentro.

Sendo uma empreendedora negra, qual sua dica para outras mulheres, em especial afrodescendentes, que querem empreender?
RT:
O momento é este. Nós negros não aceitamos mais ficarmos invisíveis, estamos buscando nosso espaço. Então sim, queremos produtos e serviços específicos para nossa pele e raça, e temos dinheiro para pagar por eles. Hoje sou uma mulher muito realizada, porque estou colocando em prática meus sonhos. Não é nada fácil, ouvimos muitos nãos, muitas portas se fecham, muitas pessoas próximas duvidam e até torcem contra.  Mas tem uma conta que sempre fecha. Sonhar mais trabalhar é igual a realizar, então sonhe com algo que você ama fazer, trabalhe muito neste projeto e o torne realidade. As redes sociais são grandes aliadas, e ainda são ferramentas gratuitas. E Gratidão sempre!

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