CONGRESSOURM
No Result
View All Result
CONGRESSOURM
No Result
View All Result
CONGRESSOURM
No Result
View All Result

Marca aposta na perfumaria floral com acorde olfativo inédito

Redação by Redação
in Sem categoria
Reading Time: 4 mins read
Marca aposta na perfumaria floral com acorde olfativo inédito
FreePik

Aroma das flores conquista a indústria dos perfumes

Os perfumes florais são a essência da estação mais cheirosa do ano! Leves, frescos e cheios de energia, as fragrâncias trazem uma sensação agradável que combina com os momentos ao ar livre. Ideais para quem busca elegância, elas destacam a feminilidade e o romantismo. Pensando nisso, O Botocário lançou o Floratta Rose Bouquet. A fragrância foi desenvolvida com o método Green In, uma tecnologia própria capaz de reproduzir composições olfativas mais puras extraídas de rosas cultivadas em um jardim próprio, localizado dentro do Quintana, o espaço dedicado à pesquisa e inovação, em São José dos Pinhais (PR).

A inovação combina análise molecular e sustentabilidade para traduzir o aroma natural de flores vivas em composições olfativas mais puras e fiéis à natureza. A tática, baseada na ferramenta Headspace (microextração em fase sólida), captura moléculas diretamente das flores sem danificá-las, e as analisa por meio de cromatografia gasosa, um processo que permite identificar o “DNA” olfativo de cada espécie.

“A técnica reflete nosso olhar para o futuro, em que ciência e natureza coexistem para criar experiências únicas e responsáveis”, afirmou o diretor de pesquisa e desenvolvimento, Gustavo Dieamant.

Com base nesse mapeamento, o perfumista da marca, Cesar Veiga, desenvolveu novos acordes utilizando o chamado nariz digital, uma ferramenta capaz de identificar e reproduzir moléculas aromáticas com alta precisão. Há seis anos, o dispositivo tem contribuído para a criação de mais de 100 fragrâncias reforçando a inovação na perfumaria.

Jardim de Floratta
Divulgação

Jardim de Floratta

“O perfumista é como se fosse um pintor. Se a gente misturar todas as cores, vai dar o cinza. Então, tem que ter a sensibilidade do que usar e em que momento usar. Cada ingrediente precisa ser estudado para saber o momento certo de usar. Essa complexidade é muito isso, é a sensibilidade do perfumista em entender a combinação”.  Veiga ainda detalha: “A rosa tem mais de 800 componentes dentro dela. Ela é um perfume da natureza. Preciso estudar e ver qual ingrediente quero dar. E saber juntar de forma harmônica”.

Mais do que criar fragrâncias, o trabalho envolve traduzir emoções e sensações em acordes únicos.  “A natureza fala e que a ciência é o que nos permite escutá-la. E por isso, o nosso desafio foi traduzir o perfume da rosa viva não apenas o seu cheiro, mas o instante em que ela respira. A técnica Green In nos permitiu captar esse momento e transformá-lo em um acorde que carrega o frescor e a emoção do natural”, destaca.

A extração das moléculas aromáticas que deram origem à nova fragrância foi realizada diretamente a partir de flores vivas, capturando nuances autênticas e sutis que não podem ser reproduzidas por técnicas convencionais. O resultado é um acorde que combina a intensidade da gardênia com a suavidade da rosa, refletindo o DNA da marca e expressando o romantismo e o encanto do universo feminino.

“Todo projeto nasce de um desafio para te tirar da zona de conforto e instigar descobertas. Eu fui a fundo e me perguntei: qual o cheiro tem uma rosa no Brasil? Onde ela tem o melhor perfume. Todo esse processo exige muita pesquisa, não é ao acaso. É ir em campo, cheirar, recheirar, captar o cheiro, vir para dentro do laboratório, estudar o aroma. E assim a gente vai trabalhando com essa questão de descoberta, curiosidade e liberdade criativa. Isso é arte”, concluiu.

“Acreditamos que a natureza fala e que a ciência é o que nos permite escutá-la. E por isso, o nosso desafio foi traduzir o perfume da rosa viva, não apenas o seu cheiro, mas o instante em que ela respira. A técnica Green In nos permitiu captar esse momento e transformá-lo em um acorde que carrega o frescor e a emoção do natural”, destacou.

Consumo de perfume no Brasil

Floratta Rose Bouquet
Divulgação

Floratta Rose Bouquet

O Brasil ocupa a segunda posição no ranking mundial de consumo de fragrâncias, com 78% da população utilizando esses produtos. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético (Abihpec), em levantamento divulgado pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), reforçando a paixão nacional em perfumes e aromas marcantes.

A estatística não é surpresa. De acordo o especialista, o apreço dos brasileiros por fragrâncias tem raízes profundas em sua tradição. “Existe uma diferença cultural. Nós temos uma formação indígena muito ligada a banho, cheiro, e ervas. Temos uma formação africana, que também tem seus rituais de limpezas, ervas e certos aromáticos e a portuguesa que trouxe a perfumaria da Europa para o Brasil. Essa é a grande miscelânea que a gente tem na perfumaria brasileira. Culturalmente a gente nasce já cheiroso e nesse contexto”, explica Cesar Veiga.

Mais do que um hábito, o aroma também é uma forma de expressão pessoal. “O perfume é relacional. Ele é social. Quando nos perguntam: ‘Qual perfume está usando?’, isso mexe com a nossa autoestima. [Significa que] você acertou naquilo. É uma identidade e o brasileiro tem muito isso de prezar por essa identidade olfativa”, finaliza.

Miguel Krigsner, fundador do Boticário, e Artur Grynbaum, VP do conselho da marca
Divulgação

Miguel Krigsner, fundador do Boticário, e Artur Grynbaum, VP do conselho da marca

Marca aposta na perfumaria floral com acorde olfativo inédito

Escolha

  • Artist
  • Beleza
  • BRASIL
  • Celebridades
  • Dicas
  • ECONOMIA
  • ENTRETENIMENTO
  • ESPORTES
  • Fashion
  • Lifestyle
  • Moda
  • MUNDO
  • Negócios
  • News
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • SAÚDE
  • TECNOLOGIA
  • Uncategorized

© 2025 Congressourm - Eventos, Notícias, Agências de Modelos, Top Models, Moda, Cultura, Bastidores e muito mais Congressourm.

No Result
View All Result
  • Home
    • Home – Layout 1
    • Home – Layout 2
    • Home – Layout 3
  • News
  • Artist
  • Rock
  • Metal
  • Culture
  • Fashion

© 2025 Congressourm - Eventos, Notícias, Agências de Modelos, Top Models, Moda, Cultura, Bastidores e muito mais Congressourm.