Negras empreendedoras: a empresária que desenvolveu maquiagem para negras

Rosane Terraggo (Foto: Divulgação)Rosane Terraggo (Foto: Divulgação)

Já comentei aqui como é comum no Brasil mulheres negras se queixarem da ausência de cosméticos que se encaixem no seu padrão estético, mas isso não impediu Rosane Terraggo de criar uma série de produtos acessíveis para diferentes tonalidades de mulheres negras. Segundo ela, a inspiração veio da própria maquiagem usada por Michelle Obama. Depois de escutar que existia a marca Black Opal com bases de 8 dólares e que a ex-primeira dama usava esses produtos no seu dia a dia, Rosane entendeu que precisava de algo parecido na loja que já administrava. Então criou sua própria linha de Divas Bllack, com bases para mulheres negras de diferentes tons a preço super acessíveis.

Sua ideia, que parece simples hoje, vai além: há pó translúcido, sombras, iluminador, gloss e pigmentos. Ela investe no marketing pelas redes sociais, ampliando cada vez mais a dimensão dos seus negócios para além da região sul do país. Por esses motivos Rosane é nossa entrevista para nossa série #negrasemprendedoras.

O que te motivou a se tornar uma emprendedora?
Rosane Terraggo:
Casei e fui mãe muito cedo, aos 17 anos, por isso concluí o ensino superior um pouco mais tarde. Os estudos na Unisinos, no Rio Grande do Sul,  fizeram com que ficasse um pouco distante do meu primeiro filho, hoje com 27 anos. Me formei em 2002 e para me especializar na profissão, fiz quatro pós-graduações. Uma delas foi em administração em marketing pela ESPM. Mas percebi que a história de estar longe da família estava se repetindo com minha filha. Por isso, decidi em 2014 me tornar empreendedora.

E como sua empresa, o Território da Beleza PoA, surgiu?
RT:
O Território nasceu em junho de 2014 como franquia de uma marca. Neste modelo de negócio me senti muito amarrada, porque os franqueadores não queriam investir em marketing, preferiam a contratação de  revendedoras de porta a porta. Mas este não era meu objetivo. Confesso que fiquei bastante frustrada, porque a franquia é do Nordeste e lá eles são fortes. Mas no Sul precisei convencer as pessoas de que os produtos eram muito bons e de que os valores estavam na média do mercado. Depois, passei a usar as redes sociais para apresentar os cosméticos ao público e mostrar clientes comprando. Conforme o tempo, percebi que não precisava mais estar por trás de uma marca apenas, mas poderia comercializar bons produtos de várias empresas. Pesquisei o que estava fazendo sucesso e que tinha um bom preço. Nosso grande diferencial, hoje, é que além de vender, ensinamos a cliente a usar o que está comprando. Damos uma consultoria de beleza e elas adoram. Foi assim que começamos a crescer.

Qual foi o maior desafio para se consolidar como empreendedora?
RT:
A ideia do Divas Bllack surgiu pela necessidade de haver produtos específicos para a pele negra. No início, também trabalhávamos com produtos para cabelos crespos e cacheados, nos tornando referência na região. Além disso, decidimos vender somente marcas que oferecem no catálogo ao menos um produto para a pele negra. Mesmo assim, não conseguimos atender todas as mulheres. Eu mesma tentava fazer a maquiagem delas. Sempre testamos as bases nas clientes que se dispõem a esta experiência, especialmente com aquelas que não conhecem seu tom de pele (e são muitas!) Apesar de a loja física ter somente 20m², fazemos muito barulho na internet com cursos, workshops. Foi assim que comecei a ganhar reconhecimento e credibilidade de diretores de grandes marcas. Procurei um deles para sugerir a criação em sua empresa de uma linha de base para vários tons de pele negra, pois muitas clientes se sentiam excluídas por não encontrarem um produto adequado. A princípio ele se empolgou e informou que iria se reunir com sua sócia. Em seguida, tive o retorno de que não era o momento de segregar as pessoas, então não seria correto criar uma linha somente para negras. Confesso que fiquei intrigada com a resposta, porque o conheço e não parecia ser preconceituoso. Então, olhei pra ele e me dei conta de que sendo branco de olhos claros ele não poderia compreender nossa dificuldade. Decidi desenvolver eu mesma esta linha. Em um curso sobre pele negra ouvi a especialista falar sobre uma base americana chamada Black Opal e que a então primeira dama Michelle Obama usava e recomendava, porque era um excelente produto e custava em torno de $8,00, ou seja, acessível. Eu entendi que era isso que eu queria, uma base de qualidade, que coubesse na bolsa e bolso das minhas clientes. Então foi a hora de convencer meu marido e sócio Carlos Alberto Regio Terragno a investir junto nesta linha.

Qual o diferencial dela para as grandes marcas que já estão vendo esse como um público alvo?
RT
: A Divas Bllack tem a tecnologia de color adapt que se adapta ao tom da pele sem acinzentar. A base foi desenvolvida por uma especialista em pele negra, contratada para nos auxiliar a entender os tons das negras brasileiras. Criamos bases que respeitam os fundos amarelos, neutro, oliva e azulados. A principal diferença com relação às grandes marcas é que as redes sociais são nosso maior marketing.

Qual sua principal inspiração para essa linha?
RT:
A Divas Bllack tem seis tons de bases para pele negra brasileira como carro chefe e as cores tem nomes de mulheres importantes na minha vida por ordem de cor: Rafaella é nome da minha filha (foi por ela que tudo começou), Rosane é o meu nome, Tais inspirada na Tais Araújo. Fui ver a peça “O Topo da Montanha” e me emocionei demais. Assim como a personagem também quero fazer a diferença na vida das pessoas. Conheci a Tais e ela me encoraja nesse sonho. A cor Duda é inspirada em uma influenciadora digital gaúcha, @negraecrespa, uma grande amiga e uma pessoa a qual admiro muito. A Duda está junto com a Divas desde  o início, ajudando em tudo. Sempre conversamos e a nossa afinidade é total, porque concordamos que a Divas Bllack é mais que um produto para vender, é um projeto de vida, é valorizar a beleza da mulher negra. A Duda também é uma grande inspiração e exemplo de uma grande mulher, pois como ela mesma diz; “tive o privilégio de ter uma família com melhores condições, sempre estudei em colégio particular, sou muito amada, mas tenho o compromisso com a minha raça, de mostrar o que realmente acontece, e ser uma inspiração para estas mulheres”. Maria é o segundo nome da minha mãe, ela simplesmente fez a mulher que sou hoje, é em homenagem a ela e a todas as Marias do Brasil e, Dandara, nossa guerreira quilombola.

Como você acredita que a maquiagem auxilia no processo de empoderamento de mulheres negras?
RT:
Acho que toda a mulher tem força e poder. Acredito que a mulher negra acaba “tendo que ter” um poder ainda maior, por todo o nosso histórico. O que eu vejo é que a maquiagem é aquele botão que lembra a cada uma nós, o nosso poder. Eu ainda atendo na loja em Porto Alegre, então já vi uma simples maquiagem operar milagres em uma mulher que está tendo um dia ruim ou que está passando por um momento difícil. Elas se olham no espelho e até o olhar modifica, a postura é realmente uma força que vem de dentro.

Sendo uma empreendedora negra, qual sua dica para outras mulheres, em especial afrodescendentes, que querem empreender?
RT:
O momento é este. Nós negros não aceitamos mais ficarmos invisíveis, estamos buscando nosso espaço. Então sim, queremos produtos e serviços específicos para nossa pele e raça, e temos dinheiro para pagar por eles. Hoje sou uma mulher muito realizada, porque estou colocando em prática meus sonhos. Não é nada fácil, ouvimos muitos nãos, muitas portas se fecham, muitas pessoas próximas duvidam e até torcem contra.  Mas tem uma conta que sempre fecha. Sonhar mais trabalhar é igual a realizar, então sonhe com algo que você ama fazer, trabalhe muito neste projeto e o torne realidade. As redes sociais são grandes aliadas, e ainda são ferramentas gratuitas. E Gratidão sempre!

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Poluição? Na sua pele, NÃO!

Conheça algumas atitudes para uma pele mais bonita. (Foto: Divulgação)Conheça algumas atitudes para uma pele mais bonita. (Foto: Divulgação)

Quando se pensa nos males que atingem nossa pele, os primeiros vilões que vêm à mente são os raios UVA e UVB. Mas a lista de inimigos é maior e conta com fatores como o consumo de álcool e tabaco, alimentação desregrada e poluição.

Opa, poluição? Isso mesmo! A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) aponta os agentes poluentes como facilitadores da ação dos radicais livres, que provocam estresse oxidativo nas células cutâneas e levam à degradação do colágeno, substância que dá sustentação à pele. Resultado: pele desgastada, opaca, flácida e envelhecida antes do tempo. O problema atinge a maioria das pessoas. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que, hoje, 54% da população mundial vive em áreas urbanas. Até 2030, este número chegará a 60%.

Já pensou em como se proteger da poluição? Veja nossas dicas:

Rotina diária

Pele bonita é pele saudável. Para isso, é essencial ter uma rotina de limpeza, que deve ser colocada em ação duas vezes ao dia (uma pela manhã e uma à noite).

Alguns produtos são elaborados especialmente para preservar sua pele dos efeitos dos poluentes. Um deles é a Emulsão Antipoluição Drops of Youth, da The Body Shop, um hidratante diário com filtros UVA e UVB. Sua fórmula é enriquecida com tomilho e extrato de Buddleia e tem como protagonista o óleo de babaçu orgânico do Maranhão, obtido por meio do Comércio com comunidades.

Outro destaque, também da The Body Shop, é o Hidratante Facial Skin Defence com Proteção Solar FPS 50. Graças à combinação de extratos de algas e vitamina C, ele nutre intensamente, evita os impactos das agressões externas e até recupera a aparência de peles já cansadas e opacas.

Veja os 5 males da poluição à sua saúde

1 – Irritações nas mucosas dos olhos e do nariz;
2 – Desenvolvimento e agravamento das crises de asma e bronquite;
3 – Aumento do risco de desenvolvimento de câncer de pulmão;
4 – Enfraquecimento do sistema imunológico; e
5 – Envelhecimento precoce e ressecamento da pele.

Atenção ao que vai ao prato e ao copo

SIM

• frutas;
• verduras;
• legumes;
• sementes ricas em Ômega-3, como chia ou linhaça; e
• muita água – no mínimo 2 litros por dia

NÃO

• açúcar refinado – causa estresse oxidativo celular, levando ao envelhecimento precoce da pele;
• grãos refinados (como a farinha branca);
• frituras;
• alimentos gordurosos em geral; e
• refrigerantes.

Atitudes para uma pele mais bonita

• Cuidar da pele diariamente
• Diminuir o consumo de bebidas alcoólicas – elas alteram a produção de enzimas e estimulam a formação dos radicais livres;
• Não fumar – os componentes dos cigarros reduzem o fluxo sanguíneo da pele, o que dificulta a oxigenação dos tecidos cutâneos e forma rugas; e
• Praticar atividades físicas – elas estimulam a circulação sanguínea, favorecendo a chegada de oxigênio e nutrientes até a pele.

Ajuda a mais

Além da rotina de limpeza, outros cuidados fazem muita diferença. Aplicar uma máscara de tratamento duas ou três vezes por semana, por exemplo, melhora o desempenho dos seus produtos diários. Se ela tiver ativos direcionados ao combate dos males causados pela poluição, melhor ainda! Nossa indicação:

• Máscara Antipoluição de Chá de Matcha do Japão (R$ 155) — 100% vegana e enriquecida com matcha de Kakegawa (Japão) e aloe vera do Comércio com Comunidades do México, ela é cremosinha, purifica profundamente e esfolia com suavidade; e
• Máscara Purificante e Iluminadora de Carvão do Himalaia (R$ 155) — com textura de argila, desintoxica e desobstrui a pele que precisa liberar impurezas e toxinas.

Ambas são livres de parabenos, silicones, óleo mineral e parafina. E superpráticas, pois podem ser usadas em casa.

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Sarah Jessica Parker assina modelo de lingerie para a Intimissimi

Sarah Jessica Parker é a nova estrela da Intimissimi (Foto: Divulgação)Sarah Jessica Parker é a nova estrela da Intimissimi (Foto: Divulgação)

A atriz Sarah Jessica Parker assina um novo modelo de lingerie para a coleção outono-inverno 2019 da Intimissimi: um look com pegada sleepwear e um sutiã modelo balconette. A marca de lingerie buscar retratar mulheres confiantes, independentes e modernas em sua nova campanha.

Exatamente vinte anos após o lançamento da série Sex and the City, a Intimissimi decidiu celebrar a sensualidade feminina com Sarah Jessica Parker

Sarah Jessica Parker escolheu uma versão de um look sleepwear com um sutiã balconette (Foto: Divulgação)Sarah Jessica Parker escolheu uma versão de um look sleepwear com um sutiã balconette (Foto: Divulgação)

“Eu acredito que é uma maneira inteligente de comunicar que toda mulher pode tomar decisões e fazer escolhas que reflitam como elas sentem sobre si mesmas. Eu espero que as inspire a contar suas próprias histórias”, disse SJP .

A mensagem que inspirou a Intimissimi a criar a campanha global foi cantada pela italiana Caterina Caselli há cerca cinquenta anos atrás: “Nessuno mi può giudicare” (Ninguém pode me julgar, em tradução livre).

Sarah Jessica Parker é a nova estrela da marca de lingerie Intimissimi (Foto: Divulgação)Sarah Jessica Parker é a nova estrela da marca de lingerie Intimissimi (Foto: Divulgação)

Em uma nova interpretação do que significa sedução, Sarah criou sua própria versão de um look sleepwear – tendência em alta para as próximas temporadas. O sutiã balconette foi usado pela atriz em uma campanhas pelas ruas de Nova York. “Nova York é minha casa. Sempre o lugar que mais sinto falta e minha fonte de inspiração”, contou.

Sarah Jessica Parker é a nova estrela da marca de lingerie Intimissimi (Foto: Divulgação)Sarah Jessica Parker é a nova estrela da marca de lingerie Intimissimi (Foto: Divulgação)

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Sarah Jessica Parker assina modelo de lingerie para a Intimissimi

Sarah Jessica Parker é a nova estrela da Intimissimi (Foto: Divulgação)Sarah Jessica Parker é a nova estrela da Intimissimi (Foto: Divulgação)

A atriz Sarah Jessica Parker assina um novo modelo de lingerie para a coleção outono-inverno 2019 da Intimissimi: um look com pegada sleepwear e um sutiã modelo balconette. A marca de lingerie buscar retratar mulheres confiantes, independentes e modernas em sua nova campanha.

Exatamente vinte anos após o lançamento da série Sex and the City, a Intimissimi decidiu celebrar a sensualidade feminina com Sarah Jessica Parker

Sarah Jessica Parker escolheu uma versão de um look sleepwear com um sutiã balconette (Foto: Divulgação)Sarah Jessica Parker escolheu uma versão de um look sleepwear com um sutiã balconette (Foto: Divulgação)

“Eu acredito que é uma maneira inteligente de comunicar que toda mulher pode tomar decisões e fazer escolhas que reflitam como elas sentem sobre si mesmas. Eu espero que as inspire a contar suas próprias histórias”, disse SJP .

A mensagem que inspirou a Intimissimi a criar a campanha global foi cantada pela italiana Caterina Caselli há cerca cinquenta anos atrás: “Nessuno mi può giudicare” (Ninguém pode me julgar, em tradução livre).

Sarah Jessica Parker é a nova estrela da marca de lingerie Intimissimi (Foto: Divulgação)Sarah Jessica Parker é a nova estrela da marca de lingerie Intimissimi (Foto: Divulgação)

Em uma nova interpretação do que significa sedução, Sarah criou sua própria versão de um look sleepwear – tendência em alta para as próximas temporadas. O sutiã balconette foi usado pela atriz em uma campanhas pelas ruas de Nova York. “Nova York é minha casa. Sempre o lugar que mais sinto falta e minha fonte de inspiração”, contou.

Sarah Jessica Parker é a nova estrela da marca de lingerie Intimissimi (Foto: Divulgação)Sarah Jessica Parker é a nova estrela da marca de lingerie Intimissimi (Foto: Divulgação)

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Sasha usa bolsa de R$ 12 mil na exibição do 1º capítulo de “O Tempo Não Para”

Sasha usa Prada de R$ 12 mil para conferir estreia do namorado em Sasha usa Prada de R$ 12 mil para conferir estreia do namorado em “O Tempo Não Para” (Foto: Divulgação/GShow)

Acompanhada do namorado, o ator Bruno Montaleone, Sasha escolheu um acessório de luxo para comparecer à exibição do primeiro capítulo de “O Tempo Não Para”, nova novela das 7, nesta terça-feira (31). A filha de Xuxa vestiu uma bolsa da Prada avaliada em R$ 12 mil para o evento, realizado no Rio.

A bolsa, com detalhes em vermelho e preto se chama Prada Cahier. A peça completou o look mais casual de Sasha, que combinou uma calça de couro preta com uma camiseta branca.

A estudante de moda acompanhou o namorado porque Bruno integra o elenco do folhetim. Ele viverá Bento, um personagem cômico, que foi congelado em 1886.

Prada Cahier Mini Bag (Foto: Divulgação)Prada Cahier Mini Bag (Foto: Divulgação)

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Seu colega de trabalho pode ser um psicopata

Diabo Veste Prada (Foto: Divulgação)Miranda Priestly (Meryl Streep) e Andrea Sachs (Anne Hathaway) em “Diabo Veste Prada” (Foto: Divulgação)

A ciência revelou em um estudo que ter amigos no trabalho fará que você tenha mais sucesso. Mas e se esses seus colegas fossem na verdade um psicopata?

Uma revista inglesa publicou que certamente você sabe! Você está com seus colegas de trabalho aproximadamente 8 horas por dia e 5 dias na semana e, provavelmente, os vê mais do que os amigos fora do ambiente de trabalho.

O Journal of Business e Ethics identificou uma maneira muito rápida e fácil de descobrir se o seu BFF do trabalho é um psicopata. Em um novo estudo, publicado recentemente, foi revelado que, se alguém gosta de trabalhar sob um chefe horrível, provavelmente tem tendências psicopatas. Faz todo sentido!

Para conduzir a pesquisa, dois estudos foram realizados e descobriram que os psicopatas tendem a prosperar sob supervisores abusivos que são rudes, não têm senso de privacidade pessoal e espalham fofocas no escritório.

Diabo Veste Prada (Foto: Divulgação)Emily Charlton (Emily Blunt) no filme “Diabo Veste Prada” (Foto: Divulgação)

A doutora Charlice Hurst identificou que os psicopatas podem ser divididos em categorias primárias e secundárias, mas que ambos funcionam melhor em ambientes abusivos.

“As pessoas que têm pontuação alta em psicopatia primária não têm empatia e são frias e destemidas. Eles não reagem a coisas que fazem as pessoas se sentirem estressadas, com medo ou com raiva ”, diz ela.

“Os psicopatas secundários são mais entusiasmados e impulsivos. Descobrimos que os psicopatas primários se beneficiam com supervisores abusivos. Em relação aos seus pares com baixa psicopatia primária, eles sentiram menos raiva e mais envolvimento e emoções positivas sob os supervisores abusivos”, acrescentou Charlice.

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Seu colega de trabalho pode ser um psicopata

Diabo Veste Prada (Foto: Divulgação)Miranda Priestly (Meryl Streep) e Andrea Sachs (Anne Hathaway) em “Diabo Veste Prada” (Foto: Divulgação)

A ciência revelou em um estudo que ter amigos no trabalho fará que você tenha mais sucesso. Mas e se esses seus colegas fossem na verdade um psicopata?

Uma revista inglesa publicou que certamente você sabe! Você está com seus colegas de trabalho aproximadamente 8 horas por dia e 5 dias na semana e, provavelmente, os vê mais do que os amigos fora do ambiente de trabalho.

O Journal of Business e Ethics identificou uma maneira muito rápida e fácil de descobrir se o seu BFF do trabalho é um psicopata. Em um novo estudo, publicado recentemente, foi revelado que, se alguém gosta de trabalhar sob um chefe horrível, provavelmente tem tendências psicopatas. Faz todo sentido!

Para conduzir a pesquisa, dois estudos foram realizados e descobriram que os psicopatas tendem a prosperar sob supervisores abusivos que são rudes, não têm senso de privacidade pessoal e espalham fofocas no escritório.

Diabo Veste Prada (Foto: Divulgação)Emily Charlton (Emily Blunt) no filme “Diabo Veste Prada” (Foto: Divulgação)

A doutora Charlice Hurst identificou que os psicopatas podem ser divididos em categorias primárias e secundárias, mas que ambos funcionam melhor em ambientes abusivos.

“As pessoas que têm pontuação alta em psicopatia primária não têm empatia e são frias e destemidas. Eles não reagem a coisas que fazem as pessoas se sentirem estressadas, com medo ou com raiva ”, diz ela.

“Os psicopatas secundários são mais entusiasmados e impulsivos. Descobrimos que os psicopatas primários se beneficiam com supervisores abusivos. Em relação aos seus pares com baixa psicopatia primária, eles sentiram menos raiva e mais envolvimento e emoções positivas sob os supervisores abusivos”, acrescentou Charlice.

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Seu colega de trabalho pode ser um psicopata

Diabo Veste Prada (Foto: Divulgação)Miranda Priestly (Meryl Streep) e Andrea Sachs (Anne Hathaway) em “Diabo Veste Prada” (Foto: Divulgação)

A ciência revelou em um estudo que ter amigos no trabalho fará que você tenha mais sucesso. Mas e se esses seus colegas fossem na verdade um psicopata?

Uma revista inglesa publicou que certamente você sabe! Você está com seus colegas de trabalho aproximadamente 8 horas por dia e 5 dias na semana e, provavelmente, os vê mais do que os amigos fora do ambiente de trabalho.

O Journal of Business e Ethics identificou uma maneira muito rápida e fácil de descobrir se o seu BFF do trabalho é um psicopata. Em um novo estudo, publicado recentemente, foi revelado que, se alguém gosta de trabalhar sob um chefe horrível, provavelmente tem tendências psicopatas. Faz todo sentido!

Para conduzir a pesquisa, dois estudos foram realizados e descobriram que os psicopatas tendem a prosperar sob supervisores abusivos que são rudes, não têm senso de privacidade pessoal e espalham fofocas no escritório.

Diabo Veste Prada (Foto: Divulgação)Emily Charlton (Emily Blunt) no filme “Diabo Veste Prada” (Foto: Divulgação)

A doutora Charlice Hurst identificou que os psicopatas podem ser divididos em categorias primárias e secundárias, mas que ambos funcionam melhor em ambientes abusivos.

“As pessoas que têm pontuação alta em psicopatia primária não têm empatia e são frias e destemidas. Eles não reagem a coisas que fazem as pessoas se sentirem estressadas, com medo ou com raiva ”, diz ela.

“Os psicopatas secundários são mais entusiasmados e impulsivos. Descobrimos que os psicopatas primários se beneficiam com supervisores abusivos. Em relação aos seus pares com baixa psicopatia primária, eles sentiram menos raiva e mais envolvimento e emoções positivas sob os supervisores abusivos”, acrescentou Charlice.

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Você veste hip-hop? Costanza Pascolato atesta influência do gênero na moda

O processo criativo por trás das trilhas mais emocionantes da SPFW (Foto: Divulgação)O processo criativo por trás das trilhas mais emocionantes da SPFW (Foto: Divulgação)

Para quem faz hip-hop, falar através da música não é o suficiente – a moda também é forte via de expressão. Criado nos ano 1980, o gênero ultrapassou os limites das pick-ups e viu seu estilo explodir no universo fashion. Constanza Pascolato atesta o boom da cultura urbana.  

Sabia que você veste hip hop e não sabe? (Foto: Renan Olivetti @olivettirenan)
Você veste hip hop?  (Foto: Renan Olivetti @olivettirenan)

“Minha educação musical começou aos quatro anos, com meu pai me ensinando a escutar música clássica. Acompanhei a entrada da música negra na cultura ocidental e sei o quanto foi fundamental para todo som que foi produzido até hoje”, comentou a consultora de moda nos bastidores do SPFW

Sabia que você veste hip hop e não sabe? (Foto: Renan Olivetti @olivettirenan)
Você veste hip hop? (Foto: Renan Olivetti @olivettirenan)

Um exemplo: se você ama usar sneakers e marcas como Adidas, deve saber que a label virou sinônimo do hip-hop graças ao Run DMC (grupo de rap que causou um enorme impacto no desenvolvimento do hip hop), os primeiros a lançar uma coleção de moda icônica logo após o single My Adidas. Essa foi a primeira parceria entre uma grande empresa e o gênero musical, que abriu portas para outros grandes nomes do rap internacional como Kanye West, Pharrell Wiliams, Pusha T e Snoop Dogg.

Sabia que você veste hip hop e não sabe? (Foto: Renan Olivetti @olivettirenan)
Você veste hip hop? (Foto: Renan Olivetti @olivettirenan)

Os sneakers e os looks esportivos roubam a cena da vez, vide a febre do tênis branco e ugly sneaker que foram parar nas passarelas de grifes tradicionais, como Chanel, Balenciaga e Louis Vuitton.

“Tudo que é novo é filho do hip-hop. Se você olhar em volta, está todo mundo vestindo frutos dessa cultura em várias ocasiões da vida. Música, comportamento e moda: está tudo ligado”, finaliza.

Sabia que você veste hip hop e não sabe? (Foto: Renan Olivetti @olivettirenan)Sabia que você veste hip hop e não sabe? (Foto: Renan Olivetti @olivettirenan)

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Você veste hip-hop? Costanza Pascolato atesta influência do gênero na moda

O processo criativo por trás das trilhas mais emocionantes da SPFW (Foto: Divulgação)O processo criativo por trás das trilhas mais emocionantes da SPFW (Foto: Divulgação)

Para quem faz hip-hop, falar através da música não é o suficiente – a moda também é forte via de expressão. Criado nos ano 1980, o gênero ultrapassou os limites das pick-ups e viu seu estilo explodir no universo fashion. Constanza Pascolato atesta o boom da cultura urbana.  

Sabia que você veste hip hop e não sabe? (Foto: Renan Olivetti @olivettirenan)
Você veste hip hop?  (Foto: Renan Olivetti @olivettirenan)

“Minha educação musical começou aos quatro anos, com meu pai me ensinando a escutar música clássica. Acompanhei a entrada da música negra na cultura ocidental e sei o quanto foi fundamental para todo som que foi produzido até hoje”, comentou a consultora de moda nos bastidores do SPFW

Sabia que você veste hip hop e não sabe? (Foto: Renan Olivetti @olivettirenan)
Você veste hip hop? (Foto: Renan Olivetti @olivettirenan)

Um exemplo: se você ama usar sneakers e marcas como Adidas, deve saber que a label virou sinônimo do hip-hop graças ao Run DMC (grupo de rap que causou um enorme impacto no desenvolvimento do hip hop), os primeiros a lançar uma coleção de moda icônica logo após o single My Adidas. Essa foi a primeira parceria entre uma grande empresa e o gênero musical, que abriu portas para outros grandes nomes do rap internacional como Kanye West, Pharrell Wiliams, Pusha T e Snoop Dogg.

Sabia que você veste hip hop e não sabe? (Foto: Renan Olivetti @olivettirenan)
Você veste hip hop? (Foto: Renan Olivetti @olivettirenan)

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“Tudo que é novo é filho do hip-hop. Se você olhar em volta, está todo mundo vestindo frutos dessa cultura em várias ocasiões da vida. Música, comportamento e moda: está tudo ligado”, finaliza.

Sabia que você veste hip hop e não sabe? (Foto: Renan Olivetti @olivettirenan)Sabia que você veste hip hop e não sabe? (Foto: Renan Olivetti @olivettirenan)

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