Sônia Nascimento faz parte da história do empoderamento negro

Em abril, o instituto fez 30 anos. O nome Geledés reverencia o poder feminino das deusas, na cultura ioruba. É uma ong feminista, sim, combate o sexismo e a objetificação da mulher. Mas com seu vigoroso fôlego briga por uma sociedade justa. Sem exceção, todos os avanços recentes que pretos e pardos conquistaram têm o empurrão do Geledés – e da advogada Sônia Nascimento, 66 anos, parceira da filósofa Sueli Carneiro na fundação da organização sediada em São Paulo. A dupla começou antes. Era o ano de 1972, ditadura militar, quando se conheceram trabalhando na Secretaria da Fazenda. Sônia ia ao clube dos negros, gostava na música negra, mas ainda não havia politizado o discurso. “Sueli já falava da necessidade de criarmos um grupo para discutir os problemas específicos da raça, o preconceito, as dificuldades que para nós eram muito maiores”, lembra. 

Sônia Nascimento (Foto: Silvana Martins)Sônia Nascimento (Foto: Silvana Martins)

O raciocínio fazia sentido. Sua mãe ficou viúva aos 22 anos, pôs no colo a caçula de 6 meses, deu a mão para Sônia, então com 1 ano e meio, e as levou a um internato, para ela poder trabalhar. Uma freira ia conduzindo as crianças portão adentro, mas a mulher, arrependida, arrancou as filhas, dizendo: “Elas estarão junto de mim onde eu comer e dormir.”

Empregou-se como cozinheira em um setor da Santa Casa de Misericórdia que abrigava bebês rejeitados pelos pais e criou as filhas ali. Exigia que estudassem muito por acreditar que negras só se emancipam com diploma. Aos 16 anos, Sônia recebeu da mãe folhetos de dois candidatos pretos às eleições. Ouviu: “Não conheço. Mas vamos ajudá-los a ganhar, e eles socorrerão os negros, depois”.

Choro pra valer quando vejo na rua essa garotada linda, com seus cabelos enormes, batendo no peito: ‘Sou preta, sim, com orgulho’. Elas sabem o que querem, andam com a autoestima lá em cima. Eu penso: ‘Tenho parte no empoderamento dessas meninas’

Sônia formou-se em direito. Na Ordem dos Advogados do Brasil entrou na comissão da mulher e ia à periferia dar cursos sobre direitos humanos. Acabou conhecendo o projeto de promotoras legais populares, levou a prática para o Geledés e segue capacitando interessadas em atuar nessa função e em tudo mais que empodera os negos.

O impacto do trabalho do instituto: em 1989 o racismo virou crime passível de prisão. “Muito antes, vínhamos discutimos o que queríamos colocar nesta lei, tentando influenciar deputados”, conta. A criação da primeira delegacia de crimes raciais também tem o dedo do Geledés. O mesmo aconteceu na elaboração do Estatuto Racial (2010) e na criação da Lei das Cotas (2012), que dá aos negros acesso às universidades. “Cotas ainda são muito combatidas. Para nós é questão de honra mantê-las”.

O Portal do Geledés fala recorrentemente delas entre inúmeros outros conteúdos sobre negritude, que são reproduzidos por milhares de blogs, discutidos nas escolas e universidades. “Isso me emociona. É a sensação de dever cumprido”, diz a finalista da categoria Sociedade Civil.

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Ugly Sneakers: os tênis controversos que conquistaram modelos e blogueiras

Chiara Ferragni usando os seus Ugly Sneakers (Foto: Instagram)Chiara Ferragni usando os seus Ugly Sneakers (Foto: Instagram)

Você deve ter visto esses tênis por aí: com cara de ‘tênis de pai’, daqueles usados na década de 1990, os ugly sneakers são a mais nova tendência de moda que parece que veio para ficar. Depois da influência da década, os calçados controversos apareceram nas passarelas e agora já se tornaram um item indispensável no guarda-roupa de muitas modelos e influenciadoras.

A premissa é simples: são tênis muito pesados e com modelagens um pouco duvidosas, cores marcantes e que causam um impacto em qualquer look. Marcas de renome como Louis Vuitton e Balenciaga já colocaram os modelos nas passarelas e mostraram que eles vieram para ficar. Aliás, até mesmo a Asics, famosa no ramo dos tênis, fez uma colaboração com a marca Kiko Kostadinov para desenvolver um modelo para a passarela, e a Adidas também entrou na brincadeira com a colab com Raf Simons.

Os modelos na passarela da Louis Vuitton (Foto: Instagram)Os modelos na passarela da Louis Vuitton (Foto: Instagram)

Ou seja, os ugly sneakers são um forte candidato à tendência do ano, principalmente porque já foi visto com frequência na moda de rua. Bella Hadid, uma das modelos mais relevantes do momento, já mostrou que é fã dos acessórios, combinando os seus looks do dia a dia com esses tênis. De vestidos mais femininos à produções com uma influência street mais despojada, ela usou e abusou das peças nos últimos tempos.

Seguindo a mesma onda, Hailey Baldwin também já usou a sua conta no Instagram para mostrar produções rotineiras usando esses tênis para fechar a produção. Como são muito pesados, eles dão ares bem descontraídos para o visual e são um pouco mais difíceis de combinar – o que não impediu essas influenciadoras de colocá-los no pé com produções que vão de um vestidinho de festa até o tradicional combo camiseta + calça jeans.

Bella Hadid (Foto: Instagram)Bella Hadid (Foto: Instagram)

Elsa Hosk criou um visual mais elegante e com a cara do dia a dia usando boina e jaqueta de couro com os seus tênis para um passeio por Nova York – e a bolsa de alça de corrente também deixa o visual um pouco mais glamuroso. Já a blogueira Chiara Ferragni apostou em uma versão mais colorida para combinar com o look de legging + camiseta e moletom, além da bolsa Fendi à tiracolo.

Como são os novos protagonistas de qualquer produção, vale a pena deixar os tênis à mostra na hora de montar a produção – use com calças cropped ou com a barra dobrada, vestidos, shorts e saias para mostrá-lo sem dificuldades. Porém, optar por uma calça de barra mais larga e cintura baixa (à la anos 2000) também tem sido uma escolha frequente das fashionistas.

Hailey Baldwin (Foto: Instagram)Hailey Baldwin (Foto: Instagram)

No Brasil, marcas como a Schutz já contam com modelos que se encaixam nesse perfil e tem feito sucesso, mas vale ver um modelo desse tipo como um investimento. Em média, os preços começam em R$ 400 e tendem a subir, principalmente para marcas internacionais (o modelo Triple S da Balenciaga, por exemplo, sai por R$ 5 mil por aqui).

No mais, é interessante ver como a moda do controverso e desconstruído está fazendo sucesso mundo a fora e mostrando cada dia mais, como Rihanna nos ensinou, que não existem regras na moda.

Elsa Hosk (Foto: Instagram)Elsa Hosk (Foto: Instagram)

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