Canadense de 58 anos bate recorde mundial de prancha
A canadense DonnaJean Wilde, de 58 anos, entrou para o Guinness World Records ao manter a posição de prancha abdominal por 4 horas, 30 minutos e 11 segundos, superando em dez minutos o recorde anterior.
O feito foi registrado na Magrath High School, em Alberta, onde ela trabalhou como vice-diretora e professora de ensino médio.
O Guinness explica que, para validar a marca, a competidora precisa manter antebraços e ponta dos pés apoiados no chão, mantendo o corpo ereto durante todo o tempo. Wilde cumpriu o desafio sob o olhar atento dos 12 netos, que, segundo ela, foram sua maior motivação.
Praticante de prancha há 12 anos, Wilde começou no exercício após uma lesão no pulso, que a impediu de levantar pesos e correr. Apesar de dores crônicas nos braços e mãos, adaptou a rotina e chegou a treinar até seis horas por dia na preparação para o recorde.
As primeiras duas horas foram tranquilas, contou ela. No entanto, na reta final, o cansaço bateu e dores nos cotovelos e quadríceps se intensificaram, mas a determinação falou mais alto.
Aposentada e com mestrado concluído enquanto praticava prancha, Wilde deixou um conselho para quem quiser tentar quebrar sua marca: “Continue tentando e praticando. Se precisar ler ou usar o computador, faça isso no chão.”
