Vogue Tech: couro e hambúrguer de carne sem animal envolvido

Zoa, o primeiro couro do futuro (Foto: divulgação)Zoa, o primeiro couro do futuro (Foto: divulgação)

O mundo está mudando. E quem vai liderar a transformação vestuário não são os estilistas, mas os laboratórios de biotecnologia. Stella McCartney se aliou ao BoltThreads e, no ano passado, desfilou looks de  “seda de aranha” (os cientistas separaram a proteína da fibra da aranha e clonaram em laboratório.

Jaqueta de Kombucha (Foto: divulgação)Jaqueta de Kombucha (Foto: divulgação)

“Em poucos anos olharemos para trás e não vamos acreditar que um dia matamos animais para comer e vestir, vai parecer algo brutal e arcaico. Com a tecnologia que temos atualmente já conseguimos crescer carnes e couros em laboratório sem precisar matar um animal”. Quem afirma é a estrela da biotech para moda, a americana Suzanne Lee, que junto ao lab Modern Meadow desenvolve o Zoa, o primeiro couro do futuro.

Suzanne recebeu Alexandra Farah em Nova York para mostrar e explicar o Zoa em primeira mão. Descubra no vídeo acima!

Jaquetas de Kombucha (Foto: divulgação)Jaquetas de Kombucha (Foto: divulgação)Impossible burguer: o hambúrguer de carne criado em laboratório (Foto: divulgação)Impossible burguer: o hambúrguer de carne criado em laboratório (Foto: divulgação)

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NYFW: Grife Marco Marco faz desfile histórico com apenas modelos trans

Em uma apresentação considerada histórica no mundo da moda, a grife homônima do californiano Marco Marco colocou na passarela 34 modelos transgêneros na apresentação de sua nova coleção durante a Semana de Moda de Nova York.

Grife Marco Marco faz desfile apenas com modelos transgêneros (Foto: Getty Images)Grife Marco Marco faz desfile apenas com modelos transgêneros (Foto: Getty Images)

Um desfile 100% trans por si só já causaria impacto na NYFW, mas o fato de a marca produzir peças íntimas e eróticas para pessoas LGBTQI+ torna o show especialmente mais corajoso e ousado. “Queria criar um espaço para celebrar corpos trans”, explicou o estilista ao site Mic. “Esta era uma grande oportunidade para tornar a presença de trans inegável e reforçar que ser trans é lindo”.

A atriz Trace Lysette, conhecida por seu papel na premiada série “Transparent”, foi uma das escolhidas para integrar o cast do desfile.

“Aos 36, 26, 40 anos nunca servi de padrão para a indústria, e não quero sê-lo”, disparou no Twitter. “Obrigada Marco por abraçar todos os tipos de beleza”, agradeceu na rede social.
Quem também subiu à passarela foram as atrizes da série “Pose” Dominique Jackson e Angelica Ross, bem como Carmen Carrera, Geena Rocero, Hanson Gobron, Aydian Dowling e a modelo, cantora e ativista Laith Ashley.

Ao final da apresentação, os convidados passaram a usar a hashtag #TransIsBeautiful, popularizada por Laverne Cox, junto com as fotos e vídeos dos modelos. “Ela serve para celebrar”, declarou a atriz em seu perfil no Instagram após deixar o NYFW.

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Western volta à moda em versão mais sofisticada e madura

Camisa Max Mara (r$ 3.690), calça Ralph Lauren (r$ 9.900), bolsa Prada (r$ 8.850) e botas Waltão Boots (r$ 890) (Foto: Tauana Sofia)(Foto: Tauana Sofia)

Há um ano, a estilista italiana Maria Grazia Chiuri reuniu fashionistas no Cânion Las Virgenes, nos arredores de Los Angeles, para apresentar o resort 2018 da Dior, coleção protagonizada por um navajo artsy no melhor estilo Georgia O’Keeffe. Desde então, um clima de deserto tem pairado na moda – após o Novo México, quem inspira as melhores coleções da temporada é o Velho Oeste, transformando a estação em um duelo de bangue-bangue.

À esquerda, campanhas da Guess (2014) e da ralph Lauren (1989) (Foto: Reprodução e Divulgação)À esquerda, campanhas da Guess (2014) e da ralph Lauren (1989) (Foto: Reprodução e Divulgação)

Enquanto camurças, xadrezes e peças de prata com turquesas compõem o visual básico da cowgirl do Meio-Oeste americano, o western da vez aparece bem mais maduro e sofisticado, tendo como protagonista a alfaitaria típica do uniforme dos caubóis. Se você ainda tem dúvidas de que é possível incorporar o country de maneira elegante, basta olhar para as passarelas: na Calvin Klein, a camisa faroeste aparece em cetim; na Louis Vuitton, a jaqueta de couro com tachas e aplicações pontua produções total white; na Versace, o western assume versão glamorosa em looks fetichistas também de couro e cartela de cores restrita ao preto e dourado.

Seja a bota que parece saída de uma noite de rodeio, uma jaqueta ornamentada com franjas ou uma calça gaúcho, o importante é eleger uma única peça no mood – e jamais vestir a tendência dos pés à cabeça. Na dúvida, aposte na dobradinha branco e caramelo como base. Henry Fonda ficaria orgulhoso!

Camisa Max Mara (r$ 3.690), calça Ralph Lauren (r$ 9.900), bolsa Prada (r$ 8.850) e botas Waltão Boots (r$ 890) (Foto: Tauana Sofia)Camisa Max Mara (r$ 3.690), calça Ralph Lauren (r$ 9.900), bolsa Prada (r$ 8.850) e botas Waltão Boots (r$ 890) (Foto: Tauana Sofia)

ESTAMPA DE VACA
O print p&b da vez tem formas sinuosas e remete à pele de vaca. Troque a camurça por veludo cotelê (tecido que retorna com tudo neste inverno) para um visual mais elegante e menos caricato. Botas caubói e bolsas de franjas são os acessórios-chave.

Vestido Casasola na Pinga (r$ 6.075), chapéu Cotton Project (r$ 219), lenço Christian Dior (r$ 4.940) e cartucheira camelo Aila (r$ 380) (Foto: Tauana Sofia)Vestido Casasola na Pinga (r$ 6.075), chapéu Cotton Project (r$ 219), lenço Christian Dior (r$ 4.940) e cartucheira camelo Aila (r$ 380) (Foto: Tauana Sofia)

COM LENÇO E DOCUMENTO
Amarrado ao pescoço, o lenço é o acessório da vez, substituindo brincos ou colares mais statement – e trazendo graça mesmo ao mais básico dos looks.

Camisa Brunello Cucinelli (r$ 4.460), calça Gucci (r$ 3.680), colar Versace (r$ 9.220) e botas Louis Vuitton (r$ 7.350) (Foto: Tauana Sofia)Camisa Brunello Cucinelli (r$ 4.460), calça Gucci (r$ 3.680), colar Versace (r$ 9.220) e botas Louis Vuitton (r$ 7.350) (Foto: Tauana Sofia)

CAMISA WESTERN
Em versão monocromática de algodão, a peça substitui a camisa de seda do dia a dia, inclusive no escritório. Combine com um mom’s jeans lavado e bijoux douradas.

Jaqueta Gucci (r$ 25.870), top de tricô Canal Concept (r$ 899), shorts Forum (r$ 261) e cinto Frou Frou vintage (r$ 120) (Foto: Tauana Sofia)Jaqueta Gucci (r$ 25.870), top de tricô Canal Concept (r$ 899), shorts Forum (r$ 261) e cinto Frou Frou vintage (r$ 120) (Foto: Tauana Sofia)

JAQUETA DE FRANJAS
A jaqueta de couro, que é um clássico do inverno, é atualizada com franjas, como no modelo da gucci que tem o decorativismo em dourado. Escolha complementos neutros e deixe a peça brilhar como estrela do look.

Poncho Brunello Cucinelli (r$ 7.560), blusa Osklen (r$ 247), calça Skazi (r$ 1.056), colar Amsterdam Sauer (r$ 4.080) e bolsa Prada (r$ 14.200) (Foto: Tauana Sofia)Poncho Brunello Cucinelli (r$ 7.560), blusa Osklen (r$ 247), calça Skazi (r$ 1.056), colar Amsterdam Sauer (r$ 4.080) e bolsa Prada (r$ 14.200) (Foto: Tauana Sofia)

PONCHO
A cobertura típica dos pampas é “o” casaco deste inverno, com o bônus de ser tão confortável quanto um cobertor. Para imprimir sofisticação certeira ao western, aposte na cartela de caramelo e brancos.

Blusa de tricô (r$ 1.450) e calça (r$ 5.760), ambas ralph Lauren, camisa xadrez Levi’s (r$ 270), brincos Lool (r$ 368), cinto Versace (r$ 1.590), anel Cartier (r$ 45.780) e botas Waltão Boots (r$ 890) (Foto: Tauana Sofia)Blusa de tricô (r$ 1.450) e calça (r$ 5.760), ambas ralph Lauren, camisa xadrez Levi’s (r$ 270), brincos Lool (r$ 368), cinto Versace (r$ 1.590), anel Cartier (r$ 45.780) e botas Waltão Boots (r$ 890) (Foto: Tauana Sofia)

CALÇA GAÚCHO
Ajustado na cintura e amplo nas pernas, o modelo deve ser vestido com top sequinho – mas vale brincar com sobreposições e combinar uma peça de tricô à camisa xadrez que é ícone do universo country. faça como os gaúchos e use a bombacha por dentro da bota.

À direita, anúncio de 1992 de Gianni versace (Foto: Reprodução e Divulgação)À direita, anúncio de 1992 de Gianni versace (Foto: Reprodução e Divulgação)

UM CLÁSSICO!
Desde que os primeiros filmes de faroeste ganharam o cinema, nos anos 40, o western se tornou um clássico da moda e extrapolou os limites dos estados Unidos. De Gianni Versace a Ralph Lauren, criadores de todos os estilos abusaram da tendência.

bucket list (Foto: Reprodução e Divulgação)bucket list (Foto: Reprodução e Divulgação)

BUCKET LIST
Erguido no meio do deserto de Utah, o hotel norte-americano Amangiri tem atraído o jet-setter com arquitetura modernista de concreto que se integra à paisagem. Diárias a partir de US$ 2.200

Toque Final (Foto: Divulgação)1. Lez a Lez R$ 145, 2. Chloé US$ 490, 3. coach, 4. Gucci R$ 10.440, 5. Bebecê, 6. lojas Pompeia R$ 199 (Foto: Divulgação)

TOQUE FINAL
Acessórios para pontuar o look e entrar no clima

Acima: Vogue Inglaterra, China e México. Abaixo, Vogue Paris (Foto: Divulgação)Acima: Vogue Inglaterra, China e México. Abaixo, Vogue Paris (Foto: Divulgação)

MUNDO AFORA
Seja em versão minimalista ou glamorosa, o mood caubói vem estampando Vogues dos quatro cantos do globo

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Princesa Margaret ganha documentário (após roubar a cena em The Crown!)

A Princesa Margaret em 1958 (Foto: Getty Images)A Princesa Margaret em 1958 (Foto: Getty Images)

O seriado The Crown pode ter como personagem central a Rainha Elizabeth, mas foi sua irmã, a Princesa Margaret, com seu temperamento tempestuoso e rebelde, que roubou o coração dos apaixonados pela série – que viram na irmã mais nova da Rainha da Inglaterra a epítome de jovem super cool, que vivia em eterno conflito ao dividir-se entre eventos formais no Palácio de Buckingham e fervidas festas da cena artsy londrina.

De tanto sucesso na trama (em que, nas duas primeiras temporadas, foi interpretada por Vanessa Kirby), a Princesa Margaret pode não ganhar um spin-off só seu na Netflix, mas será tema de um documentário exclusivo de duas partes, produzido pela BBC

Ainda sem data de exibição confirmada, o documentário mergulhará fundo na vida tão trágica da Princesa, “cuja vida e amores refletiram a revolução social e sexual que transformou a Grã-Bretanha durante o século 20”. Entre os entrevistados para a atração estão amigos de infância e Basil Charles, ex-dono de um bar em Mustique onde a Princesa tinha uma casa de férias: “Ela foi uma pioneira, e um pouco rebelde. Ela queria a vida da família real mas queria também ter uma vida normal”, diz Basil em seu depoimento, que encorpa o retrato de uma Princesa que, ao mesmo tempo em que buscava a liberdade, tinha laços profundos com a tradição de sua família e seu país.

A Princesa Margaret em seu casamento com Antony Armstrong-Jones, o Lord Snowdon, em 1960. (Foto: Getty Images)A Princesa Margaret em seu casamento com Antony Armstrong-Jones, o Lord Snowdon, em 1960. (Foto: Getty Images)

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Riccardo Tisci: os desfiles mais marcantes do estilista na Givenchy

Riccardo Tisci (Foto: Divulgação)Riccardo Tisci (Foto: Divulgação)

2018 vai ser marcante para Riccardo Tisci: um ano após deixar a direção-criativa da Givenchy, que comandou por 12 anos, o italiano vai apresentar sua primeira coleção para a Burberry, onde promete uma verdadeira revolução, mudando o calendário de entregas e sistema de lançamento de coleções (seguindo o modelo de drops adotado por marcas do streetwear como a Supreme).

Revoluções não são novidade para Riccardo, que, na Givenchy, trouxe sua linguagem tão contemporânea para a casa, conquistando, com sua estética de forte veia gótica, famosas como Beyoncé, Rihanna, Cate Blanchett, Florence Welch e Rooney Mara – que viu nas coleções de Tisci para a maison francesa a ferramenta perfeita para comunicar sua nova imagem nos red carpets após ser escalada como protagonista de Os Homens que Odiavam as Mulheres.

No mês em que Riccardo Tisci comemora seus 44 anos, reunimos algumas de suas coleções mais icônicas, que lhe renderam um squad de famosas de alto calibre – e que se reuniu ao italiano na capa de nossa edição de outubro de 2015, para comemorar seus 10 anos de Givenchy. 

Riccardo Tisci na capa da Vogue de outubro de 2015 (Foto: Arquivo Vogue)Riccardo Tisci na capa da Vogue de outubro de 2015 (Foto: Arquivo Vogue)

A coleção de inverno 2008 é tida por muitos críticos como a primeira em que Riccardo Tisci se sentiu mais livre para misturar os códigos da casa com sua veia bem moderna, com um pé no gótico. Os looks que abriram o desfile, cobertos de correntes douradas, viraram hit instantâneo.

Givenchy - inverno 2008 (Foto: Getty Images)Givenchy – inverno 2008 (Foto: Getty Images)

Já a coleção de verão 2010 veio calcada numa imagem rock n’roll, firmando o blazer listrado p&b – inspirado em David Bowie – como a peça queridinha da estação nos looks de street style.

Givenchy - verão 2010 (Foto: Getty Images)Givenchy – verão 2010 (Foto: Getty Images)

Misturando a alfaiataria masculina com longos ultrafemininos, a coleção de alta-costura de verão 2010 apresentou um dos vestidos mais icônicos da história do Oscar: o longo de saia em degradê roxo usado por Zoe Saldana na premiação daquele ano.

Givenchy alta-costura - verão 2010 (Foto: Getty Images)Givenchy alta-costura – verão 2010 (Foto: Getty Images)

Firmando-se como um dos nomes mais fortes da alta-costura de sua geração, na coleção de inverno 2010 de alta-costura da Givenchy Riccardo Tisci firmou os naked dresses ultratrabalhados como tendência absoluta (e duradoura!) dos red carpets. Sua maior entusiasta? Beyoncé, que usou looks do gênero assinados por Tisci em diversas ocasiões, como os galas do Met.

Givenchy inverno 2010 - alta-costura (Foto: Divulgação)Givenchy inverno 2010 – alta-costura (Foto: Divulgação)

Inspirado pelo dançarino japonês Kazuo Ohno, Riccardo Tisci apresentou em seu verão 2011 de alta-costura uma coleção etérea, que passava longe de suas referências mais soturnas e góticas. O resultado foi uma de suas coleções mais marcantes e que, mais uma vez, foi parar no tapete vermelho do Oscar, com Cate Blanchett.

Givenchy - verão 2011 alta-costura (Foto: Divulgação)Givenchy – verão 2011 alta-costura (Foto: Divulgação)

Em 2011, Tisci, já estabelecido como uma potência da alta-costura, apresentou mais uma coleção de tirar o fôlego para o inverno daquele ano, com quase todos os looks em branco total e cobertos por pérolas, plumas e bordados. Foi desta coleção que Tisci e Kim Kardashian tiraram inspiração para o vestido de noiva da socialite, que se casou com Kanye West vestindo Givenchy em 2014, provando a atemporalidade das criações do italiano.

Givenchy - inverno 2011 alta-costura (Foto: Divulgação)Givenchy – inverno 2011 alta-costura (Foto: Divulgação)

Voltando ao prêt-à-porter, 2011 foi o ano em que Tisci lançou a icônica estampa de rottweilers nos desfiles da semana de moda de inverno masculina da casa. Os cachorros depois estamparam peças femininas e até acessórios como bolsas. Nessa época, Riccardo emplacou uma série de estampas que se tornaram desejo imediato entre homens e mulheres.

Givenchy - inverno 2011 masculino (Foto: Getty Images)Givenchy – inverno 2011 masculino (Foto: Getty Images)

Já em seu desfile de verão 2012, Tisci se desvencilhou das estampas e apresentou uma coleção que investia na alfaiataria, reinterpretando o visual surfer de um jeito sofisticado e conteporâneo. O auge? Gisele Bündchen fechando a apresentação – e depois estrelando a campanha da coleção.

Givenchy - verão 2012 (Foto: Getty Images)Givenchy – verão 2012 (Foto: Getty Images)

A coleção de alta-costura de verão 2012 pode ter sido marcada pela beleza das modelos, que exibiam piercings enormes no nariz, mas foram os vestidos – alguns que demoraram mais de 350 horas para serem concluídos – que reforçaram a maestria de Tisci como couturier.

Givenchy - verão 2012 alta-costura (Foto: Imaxtree)Givenchy – verão 2012 alta-costura (Foto: Imaxtree)

Na coleção de inverno 2013 de prêt-à-porter, Riccardo Tisci renovou seu apelo pop com mais uma estampa que se tornou febre absoluta: a de Bambi, que protagonizou um dos looks mais icônicos de sua carreira: o de moletom com saia transparente, que várias famosas usaram na época. 

Givenchy - inverno 2013 (Foto: Imaxtree)Givenchy – inverno 2013 (Foto: Imaxtree)

Comemorando seus dez anos de Givenchy em 2015, a coleção de inverno prêt-à-porter daquele ano exaltou os códigos mais fortes do legado de Riccardo Tisci para a casa: referências católicas, um estilo dark, peças com um capricho único em seus bordados e detalhes e, claro, uma beleza marcante, com toque quase agressivo.

Givenchy - inverno 2015 (Foto: Imaxtree)Givenchy – inverno 2015 (Foto: Imaxtree)

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MC Pocahontas revela que já beijou mulher

MC Pocahontas conta que já ficou com mulher (Foto: Reprodução / Instagram)MC Pocahontas conta que já ficou com mulher (Foto: Reprodução / Instagram)

MC Pocahontas gravou um vídeo com Matheus Mazzafera, youtuber e apresentador do Vídeo Show. Os dois fizeram a brincadeira Eu Nunca e revelaram muitos segredos da vida íntima e como personalidades.

Os dois contaram que já deletaram comentários de haters, odiadores online. “Ainda bem que não tenho muitos”, disse Matheus. “Eu também não, mas sempre aparece alguém para criticar”, completou MC Pocahontas.

Matheus Mazzafera e MC Pocahontas contam segredos da intimidade (Foto: Reprodução / Youtube)Matheus Mazzafera e MC Pocahontas contam segredos da intimidade (Foto: Reprodução / Youtube)

Ao ser perguntada se já ficou com alguém do mesmo sexo, a funkeira fiocu tímida, mas revelou que sim. Matheus também disse que sim e para quebrar o clima os dois começaram a cantar hits de funk.

MC Pocahontas e Matheus ainda disseram que nunca pegariam o namorado da amiga, que já assistiram vídeo pornô, que já transaram de primeira e que rolou recaída com ex. “Por que eu fiz isso?! É o que sempre passa pela cabeça. Deus mandou você amor o próximo”, brincou a funkeira.

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Negras empreendedoras: a empresária que desenvolveu maquiagem para negras

Rosane Terraggo (Foto: Divulgação)Rosane Terraggo (Foto: Divulgação)

Já comentei aqui como é comum no Brasil mulheres negras se queixarem da ausência de cosméticos que se encaixem no seu padrão estético, mas isso não impediu Rosane Terraggo de criar uma série de produtos acessíveis para diferentes tonalidades de mulheres negras. Segundo ela, a inspiração veio da própria maquiagem usada por Michelle Obama. Depois de escutar que existia a marca Black Opal com bases de 8 dólares e que a ex-primeira dama usava esses produtos no seu dia a dia, Rosane entendeu que precisava de algo parecido na loja que já administrava. Então criou sua própria linha de Divas Bllack, com bases para mulheres negras de diferentes tons a preço super acessíveis.

Sua ideia, que parece simples hoje, vai além: há pó translúcido, sombras, iluminador, gloss e pigmentos. Ela investe no marketing pelas redes sociais, ampliando cada vez mais a dimensão dos seus negócios para além da região sul do país. Por esses motivos Rosane é nossa entrevista para nossa série #negrasemprendedoras.

O que te motivou a se tornar uma emprendedora?
Rosane Terraggo:
Casei e fui mãe muito cedo, aos 17 anos, por isso concluí o ensino superior um pouco mais tarde. Os estudos na Unisinos, no Rio Grande do Sul,  fizeram com que ficasse um pouco distante do meu primeiro filho, hoje com 27 anos. Me formei em 2002 e para me especializar na profissão, fiz quatro pós-graduações. Uma delas foi em administração em marketing pela ESPM. Mas percebi que a história de estar longe da família estava se repetindo com minha filha. Por isso, decidi em 2014 me tornar empreendedora.

E como sua empresa, o Território da Beleza PoA, surgiu?
RT:
O Território nasceu em junho de 2014 como franquia de uma marca. Neste modelo de negócio me senti muito amarrada, porque os franqueadores não queriam investir em marketing, preferiam a contratação de  revendedoras de porta a porta. Mas este não era meu objetivo. Confesso que fiquei bastante frustrada, porque a franquia é do Nordeste e lá eles são fortes. Mas no Sul precisei convencer as pessoas de que os produtos eram muito bons e de que os valores estavam na média do mercado. Depois, passei a usar as redes sociais para apresentar os cosméticos ao público e mostrar clientes comprando. Conforme o tempo, percebi que não precisava mais estar por trás de uma marca apenas, mas poderia comercializar bons produtos de várias empresas. Pesquisei o que estava fazendo sucesso e que tinha um bom preço. Nosso grande diferencial, hoje, é que além de vender, ensinamos a cliente a usar o que está comprando. Damos uma consultoria de beleza e elas adoram. Foi assim que começamos a crescer.

Qual foi o maior desafio para se consolidar como empreendedora?
RT:
A ideia do Divas Bllack surgiu pela necessidade de haver produtos específicos para a pele negra. No início, também trabalhávamos com produtos para cabelos crespos e cacheados, nos tornando referência na região. Além disso, decidimos vender somente marcas que oferecem no catálogo ao menos um produto para a pele negra. Mesmo assim, não conseguimos atender todas as mulheres. Eu mesma tentava fazer a maquiagem delas. Sempre testamos as bases nas clientes que se dispõem a esta experiência, especialmente com aquelas que não conhecem seu tom de pele (e são muitas!) Apesar de a loja física ter somente 20m², fazemos muito barulho na internet com cursos, workshops. Foi assim que comecei a ganhar reconhecimento e credibilidade de diretores de grandes marcas. Procurei um deles para sugerir a criação em sua empresa de uma linha de base para vários tons de pele negra, pois muitas clientes se sentiam excluídas por não encontrarem um produto adequado. A princípio ele se empolgou e informou que iria se reunir com sua sócia. Em seguida, tive o retorno de que não era o momento de segregar as pessoas, então não seria correto criar uma linha somente para negras. Confesso que fiquei intrigada com a resposta, porque o conheço e não parecia ser preconceituoso. Então, olhei pra ele e me dei conta de que sendo branco de olhos claros ele não poderia compreender nossa dificuldade. Decidi desenvolver eu mesma esta linha. Em um curso sobre pele negra ouvi a especialista falar sobre uma base americana chamada Black Opal e que a então primeira dama Michelle Obama usava e recomendava, porque era um excelente produto e custava em torno de $8,00, ou seja, acessível. Eu entendi que era isso que eu queria, uma base de qualidade, que coubesse na bolsa e bolso das minhas clientes. Então foi a hora de convencer meu marido e sócio Carlos Alberto Regio Terragno a investir junto nesta linha.

Qual o diferencial dela para as grandes marcas que já estão vendo esse como um público alvo?
RT
: A Divas Bllack tem a tecnologia de color adapt que se adapta ao tom da pele sem acinzentar. A base foi desenvolvida por uma especialista em pele negra, contratada para nos auxiliar a entender os tons das negras brasileiras. Criamos bases que respeitam os fundos amarelos, neutro, oliva e azulados. A principal diferença com relação às grandes marcas é que as redes sociais são nosso maior marketing.

Qual sua principal inspiração para essa linha?
RT:
A Divas Bllack tem seis tons de bases para pele negra brasileira como carro chefe e as cores tem nomes de mulheres importantes na minha vida por ordem de cor: Rafaella é nome da minha filha (foi por ela que tudo começou), Rosane é o meu nome, Tais inspirada na Tais Araújo. Fui ver a peça “O Topo da Montanha” e me emocionei demais. Assim como a personagem também quero fazer a diferença na vida das pessoas. Conheci a Tais e ela me encoraja nesse sonho. A cor Duda é inspirada em uma influenciadora digital gaúcha, @negraecrespa, uma grande amiga e uma pessoa a qual admiro muito. A Duda está junto com a Divas desde  o início, ajudando em tudo. Sempre conversamos e a nossa afinidade é total, porque concordamos que a Divas Bllack é mais que um produto para vender, é um projeto de vida, é valorizar a beleza da mulher negra. A Duda também é uma grande inspiração e exemplo de uma grande mulher, pois como ela mesma diz; “tive o privilégio de ter uma família com melhores condições, sempre estudei em colégio particular, sou muito amada, mas tenho o compromisso com a minha raça, de mostrar o que realmente acontece, e ser uma inspiração para estas mulheres”. Maria é o segundo nome da minha mãe, ela simplesmente fez a mulher que sou hoje, é em homenagem a ela e a todas as Marias do Brasil e, Dandara, nossa guerreira quilombola.

Como você acredita que a maquiagem auxilia no processo de empoderamento de mulheres negras?
RT:
Acho que toda a mulher tem força e poder. Acredito que a mulher negra acaba “tendo que ter” um poder ainda maior, por todo o nosso histórico. O que eu vejo é que a maquiagem é aquele botão que lembra a cada uma nós, o nosso poder. Eu ainda atendo na loja em Porto Alegre, então já vi uma simples maquiagem operar milagres em uma mulher que está tendo um dia ruim ou que está passando por um momento difícil. Elas se olham no espelho e até o olhar modifica, a postura é realmente uma força que vem de dentro.

Sendo uma empreendedora negra, qual sua dica para outras mulheres, em especial afrodescendentes, que querem empreender?
RT:
O momento é este. Nós negros não aceitamos mais ficarmos invisíveis, estamos buscando nosso espaço. Então sim, queremos produtos e serviços específicos para nossa pele e raça, e temos dinheiro para pagar por eles. Hoje sou uma mulher muito realizada, porque estou colocando em prática meus sonhos. Não é nada fácil, ouvimos muitos nãos, muitas portas se fecham, muitas pessoas próximas duvidam e até torcem contra.  Mas tem uma conta que sempre fecha. Sonhar mais trabalhar é igual a realizar, então sonhe com algo que você ama fazer, trabalhe muito neste projeto e o torne realidade. As redes sociais são grandes aliadas, e ainda são ferramentas gratuitas. E Gratidão sempre!

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Vera Cortez lança nova série de joias sustentáveis

Vera Cortez olha para o oceano em nova coleção de joias sustentáveis (Foto: Divulgação)Vera Cortez olha para o oceano em nova coleção de joias sustentáveis (Foto: Divulgação)

Conhecida pelo trabalho com modelos de  joias sustentáveis que utilizam matérias-primas de descarte, Vera Cortez lança uma nova série de peças sofisticadas – a coleção Elementos Essenciais e Mar busca inspiração na energia do mar em elementos do oceano junto de medalhas que evocam gratidão, carisma, força e equilíbrio.

Entre os materiais principais utilizados nas criações estão a madeira, os ossos e os chifres de descarte, que nas mãos de Vera são trabalhados e eculpidos individualmente em anéis, pulseiras e brincos, além de se transformarem em pingentes em forma de conchas e peixes.

As medalhas evocam sentimentos como gratidão e carisma (Foto: Divulgação)As medalhas evocam sentimentos como gratidão e carisma (Foto: Divulgação)

As joais também levam detalhes de ouro amarelo e prata com pérolas, diamantes e outras gemas preciosas – tudo de olho na versatilidade da moda para que os itens possam ser combinados entre si. Os preços variam entre R$ 800 e R$ 5.000 e os lançamentos podem ser encontrados no ateliê da Vera Cortez no Jardim Paulistano, em São Paulo.

Entre as matérias-primas usadas por Vera Cortez estão os chifres e os ossos de descarte (Foto: Divulgação)Entre as matérias-primas usadas por Vera Cortez estão os chifres e os ossos de descarte (Foto: Divulgação)

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Gypsy x Grunge: beleza que cruzou a passarela da PatBo

Beleza assinada por Rodrigo Costa para o inverno 2018 da PatBo (Foto: Camila Zarzur)Beleza assinada por Rodrigo Costa para o inverno 2018 da PatBo (Foto: Camila Zarzur)

Cristais e peles bem iluminadas marcaram a beleza assinada por Rodrigo Costa para a PatBo, que desfilou no último SPFW . “Pensei em algo mais fresh, já que as roupas apareceram com muitas informações”, conta o beauty style. Rodrigo trabalhou com os batons de sua nova coleção em parceria com a Natura e os usou como “blush, para fazer um rubor nas bochechas, e também para iluminar pontos importantes do rosto, como o queixo e o nariz”, explica Costa.

Os universos gypsy e grunge, serviram de ponto de partida para a estilista Patricia Bonaldi e foram representados por Rodrigo em olhos marcantes, feitos com lápis preto, e sombras metalizadas em tons pastel. As sombrancelhas bagunçadas com rímel transparente trouxeram natualidade e leveza para a make.

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Imensidão azul: Chanel Cruise é inspirada no mundo navy

Desfile Cruise da Chanel (Foto: Laura Ancona)Desfile Cruise da Chanel (Foto: Laura Ancona)

Karl Lagerfeld montou um navio dentro do Grand Palais, em Paris, na França. Lá, o estilista apresentou a coleção Chanel Cruise, inspirado pelo universo navy da casa de praia de Coco Chanel. Na passarela, listrados em tons pastel, vestidos fluidos azuis e brancos, peças cobertas por capas de plástico transparente, jeans destroyed e calças cropped dois dedos abaixo dos joelhos. Como sempre, os tweeds estavam presentes. Casaquinhos xadrezes tinham uma pegada leve, num clima mais verão.

As instalações do Cruise Collection (Foto: Laura Ancona)As instalações do Cruise Collection (Foto: Laura Ancona)

Os acessórios, em sua maioria brancos, brilharam. Boinas, bolsas (de médias para pequenas) e sapatos elevaram a majestade da cor. Destaque para os Mary Janes, tênis tratorados e boinas, que devem virar hit das próximas estações.

Na cartela de cores, muito azul e branco (Foto: Laura Ancona)Na cartela de cores, muito azul e branco (Foto: Laura Ancona)Kristen Stewart (Foto: Laura Ancona)Kristen Stewart é a garota-propapanda da marca. Chegou por último ao desfile, vestindo um vestidinho curto e decotado (Foto: Laura Ancona)Margot Robbie também está lá (Foto: Laura Ancona)Margot Robbie também está lá (Foto: Laura Ancona)

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