Cabelo do futuro: as tendências direto do Hair Summit em Paris

Entre as tendências de haircare para o futuro está o skincarization: nova forma de tratar os fios inspirada no skincare (Foto: Thinkstock)Entre as tendências de haircare para o futuro está o skincarization: nova forma de tratar os fios inspirada no skincare (Modelo: Maria M. – Major Model Brasil)

Já imaginou entrar num laboratório e centro de pesquisa de uma gigante da beleza e ficar por dentro das principais tendências para o futuro? Tivemos essa experiência durante o Hair Summit da L’Oréal, que aconteceu em Paris neste mês.

Dentre as várias tecnologias, vimos de perto máquinas que simulam os efeitos que o sol causa no cabelo; o que acontece com os fios quando são escovados sem e com produto [assista no vídeo no fim da matéria] e até um aparelho que diz qual é a idade do seu fiode acordo com o comprimento.

Na palestra sobre produtos e rotina de cuidados para o cabelo no futuro – mais especificamente o ano de 2050 – conhecemos as principais apostas e inspirações. Acredite: será possível imprimir fios de cabelo de verdade! A seguir, os 4 destaques:

1. O SKINCARE INSPIRA O HAIRCARE
skincarization será a nova forma de tratar os fios inspirada nos cuidados com a pele. Assim como acontece hoje no skincare, a aposta é ter produtos para o cabelo com mais texturas – que vão além básico creme – e uma rotina de cuidados mais sensorial, customizada e prazerosa.

Já para sentir as mudanças com produtos que já estão nas prateleiras, como máscaras noturnas e esfoliantes específicos para o couro cabeludo, área que estará em foco. “Falamos do dano da pele, mas temos que falar da pele do cabelo também. O melhor jeito de ter um cabelo saudável e bonito é começar pela raiz”, diz Julia Sarhy, Internacional Consumer and Market Insights Director da L’Oréal.

Tecnologia que mede o quanto seu cabelo está danificado de acordo com os sons (mais agudo, mais danos) (Foto: Divulgação)Tecnologia que mede o quanto seu cabelo está danificado de acordo com os sons (mais agudo, mais danos) (Foto: Divulgação)

2. NATUREZA EM PROL DA BELEZA
A onda verde que toma conta da indústria da beleza inspira o desenvolvimento de ingredientes orgânicos, o uso sustentável da água e recursos naturais e a produção de embalagens ecologicamente corretas. A linha Botanicals [não disponível no Brasil], de L’Oreál Paris, por exemplo, se enquadra nesse categoria: os produtos tem 99% dos ingredientes naturais e a embalagem é feita com plástico PET reciclado.

Ao que tudo indica, essa tendência promete ser mais forte no futuro, com aproveitamento ainda melhor dos recursos naturais como matéria-prima dos produtos. “Acredito que a natureza ainda tem muitas coisas para nos dar. 80% da biodversidade hoje ainda não foi explorada. Os oceanos, por exemplo, são pouco explorados e são uma grande fonte de inspiração para nós”, diz Stephen Glasser, Internacional Innovation Director  [Haircare, Haircolor, Hairstyling] da L’Oréal. “A natureza é uma grande tendência”, conclui. Pascale Mora, Scientific Communication Director de L’Oréal R&I, concorda: “A principal tendência do momento que estamos trabalhando são os óleos naturais, como o óleo de coco”.

3. CABELO TECH
Imprimir cabelo vivo – que pode ser, por exemplo, implantado – é uma realidade próxima. Esse projeto já está sendo trabalho pela Poiétis, empresa especializada na impressão 4D bio-pinting. “Acreditamos que esta tecnologia permitirá que o diálogo correto seja organizado entre os vários tipos de células e dê origem a uma fibra capilar”, afirma Jacques Leclaire, Scientific Director do grupo L’Oréal.

Outra aposta de Glasser e Shary para o futuro é mudar a cor do cabelo instantaneamente por meio de micro led. O melhor? Se você não gostar ou enjoar, essa transformação pode ser reversível. “Será uma revolução mudar todos os dias, várias vezes”, diz Stephen.

No Hair Summit da L'Oréal, Marie Claire ficou por dentro das principais tendências de cabelo para o futuro (Foto: Divulgação)No Hair Summit da L’Oréal, Marie Claire ficou por dentro das principais tendências de cabelo para o futuro (Foto: Divulgação)

4. MAIS PERSONALIZAÇÃO
Hoje, os produtos de cabelo repeitam o tipo de fio: oleoso, fino, danificado etc. Prepare-se: no futuro haverá uma “verdadeira personalização”, como diz Julia. Especialistas acreditam que o boom demográfico na África Central e Índia deixará a população mais miscigenada, e com novas necessidades e rotinas. No futuro haverá fórmulas mais híbridas, que atendam várias necessidades, e ainda protejam os fios de questões climáticas, como umidade.

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Vai pegar: tendências de beleza 2018

Tais Araújo (Foto: Instagram/Reprodução)Tais Araújo (Foto: Instagram/Reprodução)

O que todo mundo quer saber: quais são as tendências de beleza 2018? O beauty artist Fernando Torquatto, a pesquisadora da WGSN Luiza Loyola e porta-voz da Pantone, Blanca Lliahnne, elencaram algumas. “É preciso contextualizar as tendências com o comportamento das pessoas. Movimentos que crescem: transparência, as pessoas querem comprar de marcas nas quais elas confiam; autenticidade, o ser você mesmo e se valorizar; praticidade, as pessoas querem se cuidar, mas não têm tanto tempo; saúde, as pessoas se preocupam cada vez mais com o bem-estar, com menos poluição e em comer melhor; consumo consciente, estamos cada vez mais preocupados com sustentabilidade”, enumera Luiza.

+ Ranking das Melhores Agencias de Modelos do Brasil

Para Torquatto, a maquiagem é cada vez mais um manifesto. “Quem você é no mundo, o que você pensa, que mensagem quer passar. Tudo tem um contexto, não é só colorir por colorir. É complicado porque as pessoas têm que descobrir quem são, mas muito bom porque a beleza atinge um patamar mais profundo”, explica. “A conexão com o próximo permitirá a reconexão consigo mesmo e com a natureza, por isso a tendência do verde ganha cada vez mais força”, esclarece Blanca. “O verde Geenery exprime mais que uma cor, mas um alerta também: é preciso ser verde, sustentável, pensar no outro e no planeta”, acredita a porta-voz da Pantone.

Lays Tavares, Blanca Lliahnne, Fernando Torquatto, Luiza Loyola e Renata Kalil (Foto: Instagram/Reprodução)Lays Tavares, Blanca Lliahnne, Fernando Torquatto, Luiza Loyola e Renata Kalil (Foto: Instagram/Reprodução)

O beauty artist concordou. “Exatamente por isso a beleza hoje está muito natural. As pessoas querem movimento, textura, cor e shape mais reais.” E foi acompanhado de Luiza: “São os traços das asiáticas, os costumes das árabes, os produtos coreanos… As conexões multiculturais são outra tendência forte, assim como a energia jovem, que vai além da idade e traz as cores pastel-neon, que são vivas e com quê de pop”, conclui.

Ultrafeminino X genderless: defina o seu estilo e encontre as peças-chave que não pode faltar no seu armário

Do ultrafeminino ao genderless, a temporada é marcada pelos estilos extremos (Foto: Imaxtree)Do ultrafeminino ao genderless, a temporada é marcada pelos estilos extremos (Foto: Imaxtree)

Democrática, a moda da temporada atende a todos os estilos. Às mais românticas, produções ultrafemininas pinceladas por tons de rosé, blush ou vinho são aposta certeira. Para fugir do monocromático blocado, a dica é investir no degradê ou apostar nos prints da mesma gama. Já aquelas que são adeptas do gênero livre, uma dose de sportwear e outra de alfaiataria com seus curingas são capazes de transformar qualquer armário da estação.


A seguir, eleja o seu mood e invista sem erro nas peças-chaves do momento:


PINK LADIES
Dica de styling: misture texturas. Peças de seda são ótimas parceiras de acessórios de veludo molhado.

Peças cor de rosa (Foto: Divulgação)Peças cor de rosa (Foto: Divulgação)

1. Mule Arezzo, R$ 240
2. Camisa Andrea Bogosian, R$ 528
3. Colar Carolina Neves, R$ 9.900
4. Perfume Prada Candy L’eau, R$ 429 (50ml)
5. Bolsa Luiza Barcelos, R$ 739
6. Camisa Rosa Chá para Shop2gether, R$ 360

Peças cor de rosa (Foto: Divulgação)Peças cor de rosa (Foto: Divulgação)


7. Vestido Emanuelle Junqueira, R$ 3.620
8. Vestido Maria Valentina, R$ 897
9. Pulseira Lool, R$ 468
10. Saia J. Chermann, R$ 528


GÊNERO LIVRE
Dica de styling: Quebre a seriedade do terno de alfaiataria com um sneaker de couro.

Peças sem gênero (Foto: Divulgação)Peças sem gênero (Foto: Divulgação)

1. Apple Watch, a partir de R$ 2.349
2. Jaqueta Iorane para Shop2gether, R$ 989
3. Óculos Ray-Ban, R$ 520
4. Perfume Boy Chanel, R$ 1.095 (75ml)
5. Jaqueta Cris Barros, R$ 2.172

Peças sem gênero (Foto: Divulgação)Peças sem gênero (Foto: Divulgação)


6. Macacão Another Place, R$ 2.900
7. Camiseta Herchcovitch;Alexandre, R$ 219
8. Tênis Diesel, R$ 850
9. Bermuda Tufi Duek, R$ 810


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Pele perfeita: 4 cuidados extras para reverter os danos pós-verão

Dê adeus às suas manchinhas (Foto: Thinkstock)Dê adeus às suas manchinhas (Modelo: Adriana G – Major Model) Brasil)

O período pós-verão é o melhor para reverter os danos do excesso de sol e calor, clarear manchas e amenizar rugas e linhas que eventualmente tenham surgido. A palavra-chave é antioxidante. É nesse grupo de ativos que os especialistas apostam todas as fichas para solucionar os mais diversos problemas de pele. Não à toa, eles estão na composição de produtos faciais de todas as categorias – do sabonete ao filtro solar. Atenção também para outro ativo: as trufas brancas. O ingrediente, uma das principais descobertas de skincare, é rico em propriedades clareadoras e anti-idade. “Ele contém uma enzima que combate os radicais livres, amenizando linhas e rugas, além de uniformizar o tom da pele”, diz Christine Almonte.

Sérum Détoxifiant One Essential, Dior, R$ 319 (Foto: Reprodução)Sérum Détoxifiant One Essential, Dior, R$ 319 (Foto: Reprodução)

Poluição na mira
Depois do sol e do cigarro, a fumaça das grandes metrópoles tornou-se a pior ameaça para a pele. Os gases poluentes apagam o brilho natural do rosto e, a longo prazo, afetam o colágeno, levando embora a firmeza. Por tudo isso, os cosméticos antipoluição, que formam uma barreira de proteção, seguem no topo das tendências. Para testar: Sérum Détoxifiant One Essential, Dior, R$ 319

MultiBright Night Cream, Shiseido, R$ 524. Blancy TX, Mantecorp, R$ 135 (Foto: Reprodução)MultiBright Night Cream, Shiseido, R$ 524. Blancy TX, Mantecorp, R$ 135 (Foto: Reprodução)

Manchas reduzidas
Atenção aos ingredientes: ácido tranexâmico e alfa arbutin. A dupla é uma das melhores para clarear melasmas, reduzir sardas e uniformizar o tom da pele. Mas é preciso ter disciplina. “A chance do efeito rebote é muito maior em um rosto malcuidado. A hidratação devolve as defesas naturais da pele, por isso é fundamental seguir todos os passos”, diz Christiane. Para testar: MultiBright Night Cream, Shiseido, R$ 524. Blancy TX, Mantecorp, R$ 135


Último grito
Direto da Coreia, berço das tendências, chegam as essences. Híbrido de tônico (pela apresentação) e sérum (pela alta concentração de ativos), esse tipo de produto começa a ganhar espaço na rotina das asiáticas. Para ser aplicada na pele já tonificada, a essence potencializa a ação do hidratante e do anti-idade que vêm em seguida. Niacinamida e vitamina B3 são os componentes mais comuns das fórmulas, agindo na elasticidade, melhorando a textura do rosto e fortalecendo a barreira cutânea. Para testar: Skin Caviar Essence-in-Lotion, La Prairie, R$ 1.145. Essence Lotion, Mary Cohr, R$ 188

Óleo Noturno Detox Vine Activ, Caudalíe, R$ 219. Gel Creme Antissinais Noite Detox Chronos, Natura, R$ 48 (Foto: Reprodução)Óleo Noturno Detox Vine Activ, Caudalíe, R$ 219. Gel Creme Antissinais Noite Detox Chronos, Natura, R$ 48 (Foto: Reprodução)

Noite feliz
Quem busca por tratamentos mais intensos para combater flacidez, repor volume e reverter rugas profundas deve apostar em fórmulas à base de retinol e ácidos glicólico e dioico. “Eles afinam a pele e, se aplicados de dia, podem manchar o rosto”, diz Christiane Gonzaga.


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Pele perfeita: 4 cuidados extras para reverter os danos pós-verão

Dê adeus às suas manchinhas (Foto: Thinkstock)Dê adeus às suas manchinhas (Modelo: Adriana G – Major Model) Brasil)

O período pós-verão é o melhor para reverter os danos do excesso de sol e calor, clarear manchas e amenizar rugas e linhas que eventualmente tenham surgido. A palavra-chave é antioxidante. É nesse grupo de ativos que os especialistas apostam todas as fichas para solucionar os mais diversos problemas de pele. Não à toa, eles estão na composição de produtos faciais de todas as categorias – do sabonete ao filtro solar. Atenção também para outro ativo: as trufas brancas. O ingrediente, uma das principais descobertas de skincare, é rico em propriedades clareadoras e anti-idade. “Ele contém uma enzima que combate os radicais livres, amenizando linhas e rugas, além de uniformizar o tom da pele”, diz Christine Almonte.

Sérum Détoxifiant One Essential, Dior, R$ 319 (Foto: Reprodução)Sérum Détoxifiant One Essential, Dior, R$ 319 (Foto: Reprodução)

Poluição na mira
Depois do sol e do cigarro, a fumaça das grandes metrópoles tornou-se a pior ameaça para a pele. Os gases poluentes apagam o brilho natural do rosto e, a longo prazo, afetam o colágeno, levando embora a firmeza. Por tudo isso, os cosméticos antipoluição, que formam uma barreira de proteção, seguem no topo das tendências. Para testar: Sérum Détoxifiant One Essential, Dior, R$ 319

MultiBright Night Cream, Shiseido, R$ 524. Blancy TX, Mantecorp, R$ 135 (Foto: Reprodução)MultiBright Night Cream, Shiseido, R$ 524. Blancy TX, Mantecorp, R$ 135 (Foto: Reprodução)

Manchas reduzidas
Atenção aos ingredientes: ácido tranexâmico e alfa arbutin. A dupla é uma das melhores para clarear melasmas, reduzir sardas e uniformizar o tom da pele. Mas é preciso ter disciplina. “A chance do efeito rebote é muito maior em um rosto malcuidado. A hidratação devolve as defesas naturais da pele, por isso é fundamental seguir todos os passos”, diz Christiane. Para testar: MultiBright Night Cream, Shiseido, R$ 524. Blancy TX, Mantecorp, R$ 135


Último grito
Direto da Coreia, berço das tendências, chegam as essences. Híbrido de tônico (pela apresentação) e sérum (pela alta concentração de ativos), esse tipo de produto começa a ganhar espaço na rotina das asiáticas. Para ser aplicada na pele já tonificada, a essence potencializa a ação do hidratante e do anti-idade que vêm em seguida. Niacinamida e vitamina B3 são os componentes mais comuns das fórmulas, agindo na elasticidade, melhorando a textura do rosto e fortalecendo a barreira cutânea. Para testar: Skin Caviar Essence-in-Lotion, La Prairie, R$ 1.145. Essence Lotion, Mary Cohr, R$ 188

Óleo Noturno Detox Vine Activ, Caudalíe, R$ 219. Gel Creme Antissinais Noite Detox Chronos, Natura, R$ 48 (Foto: Reprodução)Óleo Noturno Detox Vine Activ, Caudalíe, R$ 219. Gel Creme Antissinais Noite Detox Chronos, Natura, R$ 48 (Foto: Reprodução)

Noite feliz
Quem busca por tratamentos mais intensos para combater flacidez, repor volume e reverter rugas profundas deve apostar em fórmulas à base de retinol e ácidos glicólico e dioico. “Eles afinam a pele e, se aplicados de dia, podem manchar o rosto”, diz Christiane Gonzaga.


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Couro reaproveitado nas bolsas da Mole Bags!

A marca de bolsas Mole Bags tem um conceito bem bacana por trás do produto: o material, couro, vem do aproveitamento de resíduos da indústria que seriam descartados! O nome dado pelas gaúchas fundadoras Fernanda Daudt e Marcia Garbin vem da maciez e do design atemporal minimalista das bolsas, todas costuradas à mão – são 7 modelos com cores e texturas variadas, mas todos prezando por um desenho mais simplificado, à “menos é mais”.

Campanha da Diesel pede mais amor, não muros!

E a sustentabilidade não fica só no couro em si: as embalagens também levam tecidos de resíduo e o suporte onde elas exibem os itens é de madeira reciclada. Com produção pequena, Fernanda e Marcia ainda conseguem incluir couros especiais no seu mix, como os de píton e pirarucu – tudo de descarte, sempre! E a história é tão legal que em março a Mole Bags foi convidada a participar do SXSW (South by Southwest) em Austin, TX, um dos maiores eventos de tecnologia e economia criativa do mundo! As bolsas podem ser encontradas, em SP, nas lojas MAB Store, Debora Quer, Luca & Jack e Fina Estampa; no Rio, na Casa Ipanema, Wasabi e Papel Craft – e ainda tem outros lugares espalhados pelo Brasil. A marca é tão sucesso que já vende em outras partes do globo também, como NY e no México! Confira tudo na galeria!

Mole Bags: (54) 99123-7848