Arquivo da categoria: sustentabilidade

Vai pegar: tendências de beleza 2018

Tais Araújo (Foto: Instagram/Reprodução)Tais Araújo (Foto: Instagram/Reprodução)

O que todo mundo quer saber: quais são as tendências de beleza 2018? O beauty artist Fernando Torquatto, a pesquisadora da WGSN Luiza Loyola e porta-voz da Pantone, Blanca Lliahnne, elencaram algumas. “É preciso contextualizar as tendências com o comportamento das pessoas. Movimentos que crescem: transparência, as pessoas querem comprar de marcas nas quais elas confiam; autenticidade, o ser você mesmo e se valorizar; praticidade, as pessoas querem se cuidar, mas não têm tanto tempo; saúde, as pessoas se preocupam cada vez mais com o bem-estar, com menos poluição e em comer melhor; consumo consciente, estamos cada vez mais preocupados com sustentabilidade”, enumera Luiza.

+ Ranking das Melhores Agencias de Modelos do Brasil

Para Torquatto, a maquiagem é cada vez mais um manifesto. “Quem você é no mundo, o que você pensa, que mensagem quer passar. Tudo tem um contexto, não é só colorir por colorir. É complicado porque as pessoas têm que descobrir quem são, mas muito bom porque a beleza atinge um patamar mais profundo”, explica. “A conexão com o próximo permitirá a reconexão consigo mesmo e com a natureza, por isso a tendência do verde ganha cada vez mais força”, esclarece Blanca. “O verde Geenery exprime mais que uma cor, mas um alerta também: é preciso ser verde, sustentável, pensar no outro e no planeta”, acredita a porta-voz da Pantone.

Lays Tavares, Blanca Lliahnne, Fernando Torquatto, Luiza Loyola e Renata Kalil (Foto: Instagram/Reprodução)Lays Tavares, Blanca Lliahnne, Fernando Torquatto, Luiza Loyola e Renata Kalil (Foto: Instagram/Reprodução)

O beauty artist concordou. “Exatamente por isso a beleza hoje está muito natural. As pessoas querem movimento, textura, cor e shape mais reais.” E foi acompanhado de Luiza: “São os traços das asiáticas, os costumes das árabes, os produtos coreanos… As conexões multiculturais são outra tendência forte, assim como a energia jovem, que vai além da idade e traz as cores pastel-neon, que são vivas e com quê de pop”, conclui.

O Insta de roupas sustentáveis de Emma Watson!

Você conhece o novo Insta de Emma Watson? É o @the_press_tour, criado só pra mostrar os seus looks de tapete vermelho e dia-dia com um detalhe: eles são todos eco-friendly! Aproveitando a tour que fez pra promover o filme “A Bela e A Fera”, a atriz mostra como é possível alinhar os looks, tanto de dia quanto de noite, com ética e responsabilidade ao meio-ambiente. Ela soma mais de 482 mil seguidores e cada foto postada tem os detalhes da marca e a maneira como as peças foram feitas. Será que tudo começou no baile do Met no ano passado, quando ela usou um vestido Calvin Klein Collection feito de garrafas pet?

Um Insta cheio de bocas friorentas!

Quem também está se conscientizando em relação às roupas que usa nos eventos é Anne Hathaway! Penny Lovell, sua stylist, afirmou em seu Insta (@pennylovellstylist) que todas as peças usadas na tour de divulgação de seu novo filme, “Colossal”, seriam sustentáveis, vintage ou acervo de passarela. Legal, né? Confira os detalhes na galeria – é só clicar na foto!

Couro reaproveitado nas bolsas da Mole Bags!

A marca de bolsas Mole Bags tem um conceito bem bacana por trás do produto: o material, couro, vem do aproveitamento de resíduos da indústria que seriam descartados! O nome dado pelas gaúchas fundadoras Fernanda Daudt e Marcia Garbin vem da maciez e do design atemporal minimalista das bolsas, todas costuradas à mão – são 7 modelos com cores e texturas variadas, mas todos prezando por um desenho mais simplificado, à “menos é mais”.

Campanha da Diesel pede mais amor, não muros!

E a sustentabilidade não fica só no couro em si: as embalagens também levam tecidos de resíduo e o suporte onde elas exibem os itens é de madeira reciclada. Com produção pequena, Fernanda e Marcia ainda conseguem incluir couros especiais no seu mix, como os de píton e pirarucu – tudo de descarte, sempre! E a história é tão legal que em março a Mole Bags foi convidada a participar do SXSW (South by Southwest) em Austin, TX, um dos maiores eventos de tecnologia e economia criativa do mundo! As bolsas podem ser encontradas, em SP, nas lojas MAB Store, Debora Quer, Luca & Jack e Fina Estampa; no Rio, na Casa Ipanema, Wasabi e Papel Craft – e ainda tem outros lugares espalhados pelo Brasil. A marca é tão sucesso que já vende em outras partes do globo também, como NY e no México! Confira tudo na galeria!

Mole Bags: (54) 99123-7848

O shopping que só vende produtos reciclados ou de upcycling

A empresa estatal fornecedora de energia Eskiltuna Energi & Miljö, que fica na cidade sueca Eskiltuna, já é bastante envolvida na questão de sustentabilidade e energia limpa. E ela decidiu, com o apoio da população local, abrir um estabelecimento que chamou a atenção de todo o mundo: é o ReTuna Recycling Galleria, um shopping que só vende produtos reciclados, restaurados ou de upcycling! Imagina?!

Veja também: A Rede Asta conseguiu uma madrinha famosa!

Funciona assim: quem quiser pode doar o que não usa mais, de roupa até móvel, pro Returen, o espaço de lá que serve exatamente só pra isso, receber coisas que ninguém quer. Aí o AMA, uma organização que se traduz mais ou menos como “Atividade, Motivação e Trabalho”, entra em ação: são eles que analisam as doações pra consertá-las, restaurá-las ou transformá-las. Em seguida os itens são reencaminhados pra alguma das 14 lojas do shopping, cada uma especializada em algo – tem a de artigos pra bebês (chamada Små Busar), a de eletrônicos, a de bicicletas (a ReBuyke)… Uma das mais legais é a Rebox, que na verdade empresta caixas retornáveis pra você encaixotar uma mudança sem precisar comprar caixas!

E você está ligado no Fashion Revolution Week? Saiba mais!

O ReTuna ainda conta com um café e um restaurante bem focados em comida orgânica, espaço pra conferências e exposições e uma escola especializada no estudo da reciclagem. Ele criou novos empregos, deu espaço pra novas startups e artesanato local e tem tudo pra virar referência no assunto! E não pense que isso tudo aconteceu ontem – o ReTuna já tem mais de um ano! A gente ficou com vontade de visitar pra ver de perto! E você?