Negras empreendedoras: a empresária que desenvolveu maquiagem para negras

Rosane Terraggo (Foto: Divulgação)Rosane Terraggo (Foto: Divulgação)

Já comentei aqui como é comum no Brasil mulheres negras se queixarem da ausência de cosméticos que se encaixem no seu padrão estético, mas isso não impediu Rosane Terraggo de criar uma série de produtos acessíveis para diferentes tonalidades de mulheres negras. Segundo ela, a inspiração veio da própria maquiagem usada por Michelle Obama. Depois de escutar que existia a marca Black Opal com bases de 8 dólares e que a ex-primeira dama usava esses produtos no seu dia a dia, Rosane entendeu que precisava de algo parecido na loja que já administrava. Então criou sua própria linha de Divas Bllack, com bases para mulheres negras de diferentes tons a preço super acessíveis.

Sua ideia, que parece simples hoje, vai além: há pó translúcido, sombras, iluminador, gloss e pigmentos. Ela investe no marketing pelas redes sociais, ampliando cada vez mais a dimensão dos seus negócios para além da região sul do país. Por esses motivos Rosane é nossa entrevista para nossa série #negrasemprendedoras.

O que te motivou a se tornar uma emprendedora?
Rosane Terraggo:
Casei e fui mãe muito cedo, aos 17 anos, por isso concluí o ensino superior um pouco mais tarde. Os estudos na Unisinos, no Rio Grande do Sul,  fizeram com que ficasse um pouco distante do meu primeiro filho, hoje com 27 anos. Me formei em 2002 e para me especializar na profissão, fiz quatro pós-graduações. Uma delas foi em administração em marketing pela ESPM. Mas percebi que a história de estar longe da família estava se repetindo com minha filha. Por isso, decidi em 2014 me tornar empreendedora.

E como sua empresa, o Território da Beleza PoA, surgiu?
RT:
O Território nasceu em junho de 2014 como franquia de uma marca. Neste modelo de negócio me senti muito amarrada, porque os franqueadores não queriam investir em marketing, preferiam a contratação de  revendedoras de porta a porta. Mas este não era meu objetivo. Confesso que fiquei bastante frustrada, porque a franquia é do Nordeste e lá eles são fortes. Mas no Sul precisei convencer as pessoas de que os produtos eram muito bons e de que os valores estavam na média do mercado. Depois, passei a usar as redes sociais para apresentar os cosméticos ao público e mostrar clientes comprando. Conforme o tempo, percebi que não precisava mais estar por trás de uma marca apenas, mas poderia comercializar bons produtos de várias empresas. Pesquisei o que estava fazendo sucesso e que tinha um bom preço. Nosso grande diferencial, hoje, é que além de vender, ensinamos a cliente a usar o que está comprando. Damos uma consultoria de beleza e elas adoram. Foi assim que começamos a crescer.

Qual foi o maior desafio para se consolidar como empreendedora?
RT:
A ideia do Divas Bllack surgiu pela necessidade de haver produtos específicos para a pele negra. No início, também trabalhávamos com produtos para cabelos crespos e cacheados, nos tornando referência na região. Além disso, decidimos vender somente marcas que oferecem no catálogo ao menos um produto para a pele negra. Mesmo assim, não conseguimos atender todas as mulheres. Eu mesma tentava fazer a maquiagem delas. Sempre testamos as bases nas clientes que se dispõem a esta experiência, especialmente com aquelas que não conhecem seu tom de pele (e são muitas!) Apesar de a loja física ter somente 20m², fazemos muito barulho na internet com cursos, workshops. Foi assim que comecei a ganhar reconhecimento e credibilidade de diretores de grandes marcas. Procurei um deles para sugerir a criação em sua empresa de uma linha de base para vários tons de pele negra, pois muitas clientes se sentiam excluídas por não encontrarem um produto adequado. A princípio ele se empolgou e informou que iria se reunir com sua sócia. Em seguida, tive o retorno de que não era o momento de segregar as pessoas, então não seria correto criar uma linha somente para negras. Confesso que fiquei intrigada com a resposta, porque o conheço e não parecia ser preconceituoso. Então, olhei pra ele e me dei conta de que sendo branco de olhos claros ele não poderia compreender nossa dificuldade. Decidi desenvolver eu mesma esta linha. Em um curso sobre pele negra ouvi a especialista falar sobre uma base americana chamada Black Opal e que a então primeira dama Michelle Obama usava e recomendava, porque era um excelente produto e custava em torno de $8,00, ou seja, acessível. Eu entendi que era isso que eu queria, uma base de qualidade, que coubesse na bolsa e bolso das minhas clientes. Então foi a hora de convencer meu marido e sócio Carlos Alberto Regio Terragno a investir junto nesta linha.

Qual o diferencial dela para as grandes marcas que já estão vendo esse como um público alvo?
RT
: A Divas Bllack tem a tecnologia de color adapt que se adapta ao tom da pele sem acinzentar. A base foi desenvolvida por uma especialista em pele negra, contratada para nos auxiliar a entender os tons das negras brasileiras. Criamos bases que respeitam os fundos amarelos, neutro, oliva e azulados. A principal diferença com relação às grandes marcas é que as redes sociais são nosso maior marketing.

Qual sua principal inspiração para essa linha?
RT:
A Divas Bllack tem seis tons de bases para pele negra brasileira como carro chefe e as cores tem nomes de mulheres importantes na minha vida por ordem de cor: Rafaella é nome da minha filha (foi por ela que tudo começou), Rosane é o meu nome, Tais inspirada na Tais Araújo. Fui ver a peça “O Topo da Montanha” e me emocionei demais. Assim como a personagem também quero fazer a diferença na vida das pessoas. Conheci a Tais e ela me encoraja nesse sonho. A cor Duda é inspirada em uma influenciadora digital gaúcha, @negraecrespa, uma grande amiga e uma pessoa a qual admiro muito. A Duda está junto com a Divas desde  o início, ajudando em tudo. Sempre conversamos e a nossa afinidade é total, porque concordamos que a Divas Bllack é mais que um produto para vender, é um projeto de vida, é valorizar a beleza da mulher negra. A Duda também é uma grande inspiração e exemplo de uma grande mulher, pois como ela mesma diz; “tive o privilégio de ter uma família com melhores condições, sempre estudei em colégio particular, sou muito amada, mas tenho o compromisso com a minha raça, de mostrar o que realmente acontece, e ser uma inspiração para estas mulheres”. Maria é o segundo nome da minha mãe, ela simplesmente fez a mulher que sou hoje, é em homenagem a ela e a todas as Marias do Brasil e, Dandara, nossa guerreira quilombola.

Como você acredita que a maquiagem auxilia no processo de empoderamento de mulheres negras?
RT:
Acho que toda a mulher tem força e poder. Acredito que a mulher negra acaba “tendo que ter” um poder ainda maior, por todo o nosso histórico. O que eu vejo é que a maquiagem é aquele botão que lembra a cada uma nós, o nosso poder. Eu ainda atendo na loja em Porto Alegre, então já vi uma simples maquiagem operar milagres em uma mulher que está tendo um dia ruim ou que está passando por um momento difícil. Elas se olham no espelho e até o olhar modifica, a postura é realmente uma força que vem de dentro.

Sendo uma empreendedora negra, qual sua dica para outras mulheres, em especial afrodescendentes, que querem empreender?
RT:
O momento é este. Nós negros não aceitamos mais ficarmos invisíveis, estamos buscando nosso espaço. Então sim, queremos produtos e serviços específicos para nossa pele e raça, e temos dinheiro para pagar por eles. Hoje sou uma mulher muito realizada, porque estou colocando em prática meus sonhos. Não é nada fácil, ouvimos muitos nãos, muitas portas se fecham, muitas pessoas próximas duvidam e até torcem contra.  Mas tem uma conta que sempre fecha. Sonhar mais trabalhar é igual a realizar, então sonhe com algo que você ama fazer, trabalhe muito neste projeto e o torne realidade. As redes sociais são grandes aliadas, e ainda são ferramentas gratuitas. E Gratidão sempre!

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Gypsy x Grunge: beleza que cruzou a passarela da PatBo

Beleza assinada por Rodrigo Costa para o inverno 2018 da PatBo (Foto: Camila Zarzur)Beleza assinada por Rodrigo Costa para o inverno 2018 da PatBo (Foto: Camila Zarzur)

Cristais e peles bem iluminadas marcaram a beleza assinada por Rodrigo Costa para a PatBo, que desfilou no último SPFW . “Pensei em algo mais fresh, já que as roupas apareceram com muitas informações”, conta o beauty style. Rodrigo trabalhou com os batons de sua nova coleção em parceria com a Natura e os usou como “blush, para fazer um rubor nas bochechas, e também para iluminar pontos importantes do rosto, como o queixo e o nariz”, explica Costa.

Os universos gypsy e grunge, serviram de ponto de partida para a estilista Patricia Bonaldi e foram representados por Rodrigo em olhos marcantes, feitos com lápis preto, e sombras metalizadas em tons pastel. As sombrancelhas bagunçadas com rímel transparente trouxeram natualidade e leveza para a make.

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Kim Kardashian é acusada de plágio em seu novo perfume

Kim Kardashian (Foto: Reprodução/Instagram)Kim Kardashian (Foto: Reprodução/Instagram)

Kim Kardashian está sendo acusada de plágio em seu mais novo perfume, que ainda não tem nome, mas já possui modelo de frasco: seu corpo nú. A polêmica surge apenas dois após ela ser capa da Busness of Fashion, importante públicação no mundo da moda, onde o repórter responsável pela entrevista afirmou que o verdadeiro e maior talento da americana é ser uma mulher de negócios. Sua marca de maquiagem KKW, mais os seus outros perfumes da KKW Fragrance, gereram um lucro de U$100 milhôes de dólares neste último ano.

Quem cutucou a ferida da Kardashian m foi o Instagram especialziado em moda Diet Prada, conhecido por desmascarar e irritar estilistas apontando seus erros. Na publicação, foi escrito: “Ok, então a versão final do frasco da nova @kkwfragrance ainda não saiu, mas existe alguma dúvida sobre como ele será? KK está deixando literalmente muito pouco para imaginação. Nós vemos mais do que algumas sombras/inspiração do frasco icônico do “Classique”, perfume do @jeanpaulgaultier… Que por sua vez é uma “versão” do perfume “Showckink”, do @schiaparelli, lançado em 1937 – que na época literalmente foi chocante com seu frasco vestido, baseado na famosa Mae West. É uma batalha de corpos?”

Kim Kardashian (Foto: Reprodução/Instagram)Kim Kardashian (Foto: Reprodução/Instagram)

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Saiba como usar o lilás na maquiagem

Colar Paola de Orleans e Bragança (Foto: Karine Basílio)Colar Paola de Orleans e Bragança (Foto: Karine Basílio)

Transparência
O brilho do gloss lilás vai bem como sombra e batom. Experimente usar o mesmo produto nas pálpebras e lábios para conquistar o acabamento molhado. Intensifique a cor esfumando a sombra arroxeada apenas no canto interno dos olhos.

Blazer Cris Barros (Foto: Karine Basílio)Blazer Cris Barros (Foto: Karine Basílio)

Pincelada
Abra mão do tradicional mix de marrom ou preto com sombras coloridas e combine duas cores de lilás em um só make. Nas pálpebras, sombra holográfica e, para
deixar o contorno dos olhos evidenciado, delineador lilás.

Beleza visual (Foto: Karine Basílio)Beleza visual (Foto: Karine Basílio)

Revival
Os batons de fundo frio (quem não se lembra do rosado Snob, da M.A.C?) voltam a ser a aposta das passarelas. Troque o nude acinzentado e opaco por um tom de lilás cremoso, sem medo do contraste.

Camisa Etoiles (Foto: Karine Basílio)Camisa Etoiles (Foto: Karine Basílio)

Mood 60’s
Para tirar o make natural do básico, vá de máscara roxa. Aplique camadas e mais camadas na raiz inferior dos olhos para evidenciar o visual como o da modelo Twiggy. Para as ousadas, vale trocar o blush rosado por uma versão lilás esfumada nas têmporas.

Para copiar o look:

Beleza visual (Foto: Divulgação / Thinkstock)Beleza visual (Foto: Divulgação / Thinkstock)

Beleza Dindi Hojah (One Stop) / Produção-executiva Vandeca Zimmermann / Modelos: Giovanna Di Cola (Mega Model) e Maria Oliveira (Way Model) / Assistente de beleza: Bruno Serazi com produtos Nyx Cosmetics e Sebastian ProfEssional / Assistentes de fotografia: Julia Von Zeidler e Marcelo Andrade / Tratamento de imagem: WM Fusion

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Febre pastel: tons lavados são hit na beleza do SPFW

Make lavado e com tons pastéis são favoritos do SPFW (Foto: Ivan Guimarães / Divulgação)Make lavado e com tons pastéis são favoritos do SPFW (Foto: Ivan Guimarães / Divulgação)

Apesar de não ser nenhuma novidade, a mania do rosa millenial parece que não vai nos largar tão cedo. E se depender das passarelas do SPFW N45, o tom continua como favorito para sombras, blushs e batons, além da nuance pastel dominar outras cores como azul e laranja. 

Prova: os desfiles da PatBo, Lilly Sarti e Amir Slama, que tiveram todos uma explosão de cores lavadas no make. Na Lilly Sarti, a pálpebra das modelos foi coberta com sombra rosa e azul e finalizada com gloss, dando efeito molhado ao look. 

Sombra azul molhada na Lilly Sarti (Foto: Thibé)Sombra azul molhada na Lilly Sarti (Foto: Thibé)

Já na Pat Bo, ao invés do gloss, o acabamento da sombra em tom rosa millenial foi metalizado. Em tom de pêssego, o blush – aplicado levemente na parte frontal do rosto – finaliza o look com iluminador perolado.

Bastante iluminador nolook do desfile da PatBo (Foto: Thibé)Bastante iluminador nolook do desfile da PatBo (Foto: Thibé)Na PatBo, as sombras em rosa millenial ganharam toque de citilância (Foto: Thibé)Na PatBo, as sombras em rosa millenial ganharam toque de citilância (Foto: Thibé)

O combo de cintilância + sombra rosada apareceu também no backstage de Amir Slama. O maquiador Rodrigo Costa, responsável pelo look, usou uma combinação de dois batons (ao invés de sombra), criando um efeito mais glossy e brilhante. A mesma cor do olhos também foi usada para cobrir levemente os lábios. Lindo!

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Um olho de cada cor: sombra “descombinada” é a trend para ousar

Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)

É fato: o ser humano é atraído por características simétricas e perfeitas. Quando pensamos em maquiagen, a ideia é a mesma: simetria é fundamental. Mas, será que é mesmo? Alguns maquiadores e influenciadores vêm quebrando essas ~convenções~ do universo beauté. Agora, a graça é sair por aí com sombras e delineados diferentes. Supercool e nada óbvio… E nós amamos!

Aqui, seis opções de looks que desafiam o Status Quo para você ousar e se divertir por aí:

Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)

Em entrevista ao Refinery29, a maquiadora Teisha Williams (it- girl de beleza favorita do momento) revelou o motivo por trás da escolha diferentona: “Eu sou geminiana! Eu amo mudar e adoro trocar de roupa”. Para reproduzir o look é fácil. Williams aplicou uma base branca em suas pálpebras antes de cobri-las com várias camadas de sombra roxa + rosa mais fechado. Para o bilho extra, uma camada de Face Gloss da Milk Makeup. Done!

Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)

Que tal misturar azul, verdem rosa e laranja ? Todos eles holográficos, é claro!

Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)

A maquiadora Hyerim Kim criou sua versão ~nebulosa~ nas cores do arco-íris. O segredo? Mantenha todos os tons da mesma família para que as cores se unam perfeitamente. Lindo! 

Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)

Dá também para delinear a parte inferior dos olhos com tons diferentes. Nada óbvio…

Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)

Ou também a versão gráfica da maquiadora Celine Bernaerts. Delineador cor-de-rosa e azul favorito + glitter por cima… Tcharam! 

Qual sua versão favorita?

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Um olho de cada cor: sombra “descombinada” é a trend para ousar

Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)

É fato: o ser humano é atraído por características simétricas e perfeitas. Quando pensamos em maquiagen, a ideia é a mesma: simetria é fundamental. Mas, será que é mesmo? Alguns maquiadores e influenciadores vêm quebrando essas ~convenções~ do universo beauté. Agora, a graça é sair por aí com sombras e delineados diferentes. Supercool e nada óbvio… E nós amamos!

Aqui, seis opções de looks que desafiam o Status Quo para você ousar e se divertir por aí:

Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)

Em entrevista ao Refinery29, a maquiadora Teisha Williams (it- girl de beleza favorita do momento) revelou o motivo por trás da escolha diferentona: “Eu sou geminiana! Eu amo mudar e adoro trocar de roupa”. Para reproduzir o look é fácil. Williams aplicou uma base branca em suas pálpebras antes de cobri-las com várias camadas de sombra roxa + rosa mais fechado. Para o bilho extra, uma camada de Face Gloss da Milk Makeup. Done!

Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)

Que tal misturar azul, verdem rosa e laranja ? Todos eles holográficos, é claro!

Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)

A maquiadora Hyerim Kim criou sua versão ~nebulosa~ nas cores do arco-íris. O segredo? Mantenha todos os tons da mesma família para que as cores se unam perfeitamente. Lindo! 

Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)

Dá também para delinear a parte inferior dos olhos com tons diferentes. Nada óbvio…

Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)

Ou também a versão gráfica da maquiadora Celine Bernaerts. Delineador cor-de-rosa e azul favorito + glitter por cima… Tcharam! 

Qual sua versão favorita?

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Rose gold ou gold gold? São as coleções hipnóticas de Kat Von D e Smashbox

Duckie Thot (Foto: Reprodução/Instagram)Duckie Thot (Foto: Reprodução/Instagram)

Fomos atraídas (completamente atraídas!) pela reluzência das coleções-joia que as californianas Kat Von D Beauty e Smashbox acabam de divulgar! Para comemorar os 10 anos da label, Kat traz linha inteira douradona e Smashbox surfa na nossa queda por brilho e e lança a Rose Gold Collection.

Na marca da tatuadora/ ativista/ superstar, 5 novidades: uma paleta com 16 tons de sombra, uma edição especial do Tattoo Liner (delineador famoso no YouTube), um batom vermelho, um novo acabamento do gloss metalizado Everlasting Glimmer e um iluminador. Os produtos chegam ao e-commerce da Sephora internacional no dia 5 de maio.

Kat Von D (Foto: Reprodução/Instagram)Kat Von D (Foto: Reprodução/Instagram)

Já a Smashbox uniu forças à famosa beauty artist Vlada Haggert, para criar uma coleção 100% no rose gold! Chamada Petal Metal Collection, a novidade traz delineador, sombras, iluminador líquido e em pó (em duas tonalidades). 

Coleção rose gold da Smashbox (Foto: Reprodução/Instagram)Coleção rose gold da Smashbox (Foto: Reprodução/Instagram)

Os lançamentos estão disponíveis para pré-venda no site da Smashbox. Agora, tente não se assustar com tanto brilho..

Coleção rose gold da Smashbox (Foto: Divulgação)Coleção rose gold da Smashbox (Foto: Divulgação)Coleção rose gold da Smashbox (Foto: Divulgação)Coleção rose gold da Smashbox (Foto: Divulgação)Coleção rose gold da Smashbox (Foto: Divulgação)Coleção rose gold da Smashbox (Foto: Divulgação)Coleção rose gold da Smashbox (Foto: Divulgação)Coleção rose gold da Smashbox (Foto: Divulgação)

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