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Olhos marcados em tom pastel e lápis preto são destaque na beleza da PatBo no SPFW

Beleza assinada por Rodrigo Costa para o inverno 2018 da PatBo (Foto: Camila Zarzur)Beleza assinada por Rodrigo Costa para o inverno 2018 da PatBo (Foto: Camila Zarzur)

Cristais e peles bem iluminadas marcaram a beleza assinada por Rodrigo Costa para a PatBo, que desfilou no último dia 23 no SPFW. “Pensei em algo mais fresh, já que as roupas têm informação”, conta o beauty artist.

Os universos gypsy e grunge serviram de ponto de partida para a estilista Patricia Bonaldi e foram representados por Rodrigo em olhos marcantes, feitos com lápis preto, e sombra metalizada em tom lilás pastel. As sombrancelhas bagunçadas com rímel transparente trouxeram natualidade e leveza para o make.

Para completar, Rodrigou usou batons como blush para fazer um rubor nas bochechas, e também iluminar pontos importantes do rosto, como o queixo e o nariz.

O lilás pastel metalizado foi destaque no desfile da PatBo no SPFW (Foto: Thibé)O lilás pastel metalizado foi destaque no desfile da PatBo no SPFW (Foto: Thibé)

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Olhos marcados em tom pastel e lápis preto são destaque na beleza da PatBo no SPFW

Beleza assinada por Rodrigo Costa para o inverno 2018 da PatBo (Foto: Camila Zarzur)Beleza assinada por Rodrigo Costa para o inverno 2018 da PatBo (Foto: Camila Zarzur)

Cristais e peles bem iluminadas marcaram a beleza assinada por Rodrigo Costa para a PatBo, que desfilou no último dia 23 no SPFW. “Pensei em algo mais fresh, já que as roupas têm informação”, conta o beauty artist.

Os universos gypsy e grunge serviram de ponto de partida para a estilista Patricia Bonaldi e foram representados por Rodrigo em olhos marcantes, feitos com lápis preto, e sombra metalizada em tom lilás pastel. As sombrancelhas bagunçadas com rímel transparente trouxeram natualidade e leveza para o make.

Para completar, Rodrigou usou batons como blush para fazer um rubor nas bochechas, e também iluminar pontos importantes do rosto, como o queixo e o nariz.

O lilás pastel metalizado foi destaque no desfile da PatBo no SPFW (Foto: Thibé)O lilás pastel metalizado foi destaque no desfile da PatBo no SPFW (Foto: Thibé)

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Olhos marcados em tom pastel e lápis preto são destaque na beleza da PatBo no SPFW

Beleza assinada por Rodrigo Costa para o inverno 2018 da PatBo (Foto: Camila Zarzur)Beleza assinada por Rodrigo Costa para o inverno 2018 da PatBo (Foto: Camila Zarzur)

Cristais e peles bem iluminadas marcaram a beleza assinada por Rodrigo Costa para a PatBo, que desfilou no último dia 23 no SPFW. “Pensei em algo mais fresh, já que as roupas têm informação”, conta o beauty artist.

Os universos gypsy e grunge serviram de ponto de partida para a estilista Patricia Bonaldi e foram representados por Rodrigo em olhos marcantes, feitos com lápis preto, e sombra metalizada em tom lilás pastel. As sombrancelhas bagunçadas com rímel transparente trouxeram natualidade e leveza para o make.

Para completar, Rodrigou usou batons como blush para fazer um rubor nas bochechas, e também iluminar pontos importantes do rosto, como o queixo e o nariz.

O lilás pastel metalizado foi destaque no desfile da PatBo no SPFW (Foto: Thibé)O lilás pastel metalizado foi destaque no desfile da PatBo no SPFW (Foto: Thibé)

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Beleza assinada por Rodrigo Costa para o inverno 2018 da PatBo (Foto: Camila Zarzur)Beleza assinada por Rodrigo Costa para o inverno 2018 da PatBo (Foto: Camila Zarzur)

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O lilás pastel metalizado foi destaque no desfile da PatBo no SPFW (Foto: Thibé)O lilás pastel metalizado foi destaque no desfile da PatBo no SPFW (Foto: Thibé)

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Febre pastel: tons lavados são hit na beleza do SPFW

Make lavado e com tons pastéis são favoritos do SPFW (Foto: Ivan Guimarães / Divulgação)Make lavado e com tons pastéis são favoritos do SPFW (Foto: Ivan Guimarães / Divulgação)

Apesar de não ser nenhuma novidade, a mania do rosa millenial parece que não vai nos largar tão cedo. E se depender das passarelas do SPFW N45, o tom continua como favorito para sombras, blushs e batons, além da nuance pastel dominar outras cores como azul e laranja. 

Prova: os desfiles da PatBo, Lilly Sarti e Amir Slama, que tiveram todos uma explosão de cores lavadas no make. Na Lilly Sarti, a pálpebra das modelos foi coberta com sombra rosa e azul e finalizada com gloss, dando efeito molhado ao look. 

Sombra azul molhada na Lilly Sarti (Foto: Thibé)Sombra azul molhada na Lilly Sarti (Foto: Thibé)

Já na Pat Bo, ao invés do gloss, o acabamento da sombra em tom rosa millenial foi metalizado. Em tom de pêssego, o blush – aplicado levemente na parte frontal do rosto – finaliza o look com iluminador perolado.

Bastante iluminador nolook do desfile da PatBo (Foto: Thibé)Bastante iluminador nolook do desfile da PatBo (Foto: Thibé)Na PatBo, as sombras em rosa millenial ganharam toque de citilância (Foto: Thibé)Na PatBo, as sombras em rosa millenial ganharam toque de citilância (Foto: Thibé)

O combo de cintilância + sombra rosada apareceu também no backstage de Amir Slama. O maquiador Rodrigo Costa, responsável pelo look, usou uma combinação de dois batons (ao invés de sombra), criando um efeito mais glossy e brilhante. A mesma cor do olhos também foi usada para cobrir levemente os lábios. Lindo!

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Make azul profundo para o outono

 (Foto: G.Prado) (Foto: G.Prado)

Em ensaio exclusivo, Edu Hyde, maquiador que comandou as fotos da galeria abaixo na Maison Sisley, spa da marca francesa em Paris, mostra como a temida sombra azul é versátil e vale ser combinada, inclusive, com outras cores vibrantes.

 (Foto: G.Prado) (Foto: G.Prado)

Equilibre o uso de tons frios, como o azul pastel fosco usado nos olhos, com um batom vibrante de fundo pink ou magenta. Vale pensar em texturas diferentes também: experimente usar uma sombra opaca com batom cremoso, por exemplo.”

 (Foto: G.Prado) (Foto: G.Prado)

Tire o esfumado preto do óbvio com o tom de azul jeans apenas nas pálpebras superiores nos olhos. A forma da sombra é clássica, com a cor chegando ao côncavo. Nos lábios, experimente uma versão de rosa bebê em vez do nude opaco que está em alta”, diz Edu.

 (Foto: G.Prado) (Foto: G.Prado)

“Para não passar despercebida: olho esfumado em tons de azul e boca com acabamento glossy, vermelha. Para deixar o olhar ainda mais dramático, preencha a linha inferior dos olhos com sombra também.”

Fotos: G. Prado
Edição de Beleza: Edu Hyde (Vitrine)
Beleza: Fidel Fernández, com produtos Schwarzkopf e Sisley 
Styling: Dione Occhipinti

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Um olho de cada cor: sombra “descombinada” é a trend para ousar

Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)

É fato: o ser humano é atraído por características simétricas e perfeitas. Quando pensamos em maquiagen, a ideia é a mesma: simetria é fundamental. Mas, será que é mesmo? Alguns maquiadores e influenciadores vêm quebrando essas ~convenções~ do universo beauté. Agora, a graça é sair por aí com sombras e delineados diferentes. Supercool e nada óbvio… E nós amamos!

Aqui, seis opções de looks que desafiam o Status Quo para você ousar e se divertir por aí:

Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)

Em entrevista ao Refinery29, a maquiadora Teisha Williams (it- girl de beleza favorita do momento) revelou o motivo por trás da escolha diferentona: “Eu sou geminiana! Eu amo mudar e adoro trocar de roupa”. Para reproduzir o look é fácil. Williams aplicou uma base branca em suas pálpebras antes de cobri-las com várias camadas de sombra roxa + rosa mais fechado. Para o bilho extra, uma camada de Face Gloss da Milk Makeup. Done!

Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)

Que tal misturar azul, verdem rosa e laranja ? Todos eles holográficos, é claro!

Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)

A maquiadora Hyerim Kim criou sua versão ~nebulosa~ nas cores do arco-íris. O segredo? Mantenha todos os tons da mesma família para que as cores se unam perfeitamente. Lindo! 

Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)

Dá também para delinear a parte inferior dos olhos com tons diferentes. Nada óbvio…

Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)

Ou também a versão gráfica da maquiadora Celine Bernaerts. Delineador cor-de-rosa e azul favorito + glitter por cima… Tcharam! 

Qual sua versão favorita?

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Um olho de cada cor: sombra “descombinada” é a trend para ousar

Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)

É fato: o ser humano é atraído por características simétricas e perfeitas. Quando pensamos em maquiagen, a ideia é a mesma: simetria é fundamental. Mas, será que é mesmo? Alguns maquiadores e influenciadores vêm quebrando essas ~convenções~ do universo beauté. Agora, a graça é sair por aí com sombras e delineados diferentes. Supercool e nada óbvio… E nós amamos!

Aqui, seis opções de looks que desafiam o Status Quo para você ousar e se divertir por aí:

Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)

Em entrevista ao Refinery29, a maquiadora Teisha Williams (it- girl de beleza favorita do momento) revelou o motivo por trás da escolha diferentona: “Eu sou geminiana! Eu amo mudar e adoro trocar de roupa”. Para reproduzir o look é fácil. Williams aplicou uma base branca em suas pálpebras antes de cobri-las com várias camadas de sombra roxa + rosa mais fechado. Para o bilho extra, uma camada de Face Gloss da Milk Makeup. Done!

Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)

Que tal misturar azul, verdem rosa e laranja ? Todos eles holográficos, é claro!

Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)

A maquiadora Hyerim Kim criou sua versão ~nebulosa~ nas cores do arco-íris. O segredo? Mantenha todos os tons da mesma família para que as cores se unam perfeitamente. Lindo! 

Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)

Dá também para delinear a parte inferior dos olhos com tons diferentes. Nada óbvio…

Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)Sombra descombinada (Foto: Reprodução/Instagram)

Ou também a versão gráfica da maquiadora Celine Bernaerts. Delineador cor-de-rosa e azul favorito + glitter por cima… Tcharam! 

Qual sua versão favorita?

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Rose gold ou gold gold? São as coleções hipnóticas de Kat Von D e Smashbox

Duckie Thot (Foto: Reprodução/Instagram)Duckie Thot (Foto: Reprodução/Instagram)

Fomos atraídas (completamente atraídas!) pela reluzência das coleções-joia que as californianas Kat Von D Beauty e Smashbox acabam de divulgar! Para comemorar os 10 anos da label, Kat traz linha inteira douradona e Smashbox surfa na nossa queda por brilho e e lança a Rose Gold Collection.

Na marca da tatuadora/ ativista/ superstar, 5 novidades: uma paleta com 16 tons de sombra, uma edição especial do Tattoo Liner (delineador famoso no YouTube), um batom vermelho, um novo acabamento do gloss metalizado Everlasting Glimmer e um iluminador. Os produtos chegam ao e-commerce da Sephora internacional no dia 5 de maio.

Kat Von D (Foto: Reprodução/Instagram)Kat Von D (Foto: Reprodução/Instagram)

Já a Smashbox uniu forças à famosa beauty artist Vlada Haggert, para criar uma coleção 100% no rose gold! Chamada Petal Metal Collection, a novidade traz delineador, sombras, iluminador líquido e em pó (em duas tonalidades). 

Coleção rose gold da Smashbox (Foto: Reprodução/Instagram)Coleção rose gold da Smashbox (Foto: Reprodução/Instagram)

Os lançamentos estão disponíveis para pré-venda no site da Smashbox. Agora, tente não se assustar com tanto brilho..

Coleção rose gold da Smashbox (Foto: Divulgação)Coleção rose gold da Smashbox (Foto: Divulgação)Coleção rose gold da Smashbox (Foto: Divulgação)Coleção rose gold da Smashbox (Foto: Divulgação)Coleção rose gold da Smashbox (Foto: Divulgação)Coleção rose gold da Smashbox (Foto: Divulgação)Coleção rose gold da Smashbox (Foto: Divulgação)Coleção rose gold da Smashbox (Foto: Divulgação)

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Para Picasso, com amor: Diana Widmaier-Picasso relembra a relação do pintor com sua avó

A obra O Sonho (1932), um retrato da amante (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)A obra O Sonho (1932), um retrato da amante (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)

Quando era criança, havia uma pintura em nossa casa, em Paris, que eu amava. Hoje, ela é conhecida como Maya com Boneca – mas, para mim, embora fosse extraordinária, era apenas um desenho da minha mãe. “Seu avô era um pintor”, ela dizia, toda vez que o assunto da tela, uma das muitas espalhadas pelos cômodos, surgia. Mas foi só quando entrei na escola e comecei a ouvir comentários sobre meu avô, que entendi o que significava a palavra eufemismo. Ele tinha sido muito mais que um pintor: era uma figura definitiva da arte do século 20 – e, como eu aprenderia depois de anos de estudo, um gênio. Essa revelação moldaria o curso da minha vida.

Quando Picasso morreu, em 1973 – um ano antes do meu nascimento –, deixou 45 mil obras, sem contar os objetos pessoais e as correspondências. Mas foi apenas há uma década que comecei a revisitar essas relíquias na tentativa de aprender um pouco mais sobre ele. Visitei museus pelo mundo; mas os maiores tesouros que descobri pertenciam à minha própria família: das cartas apaixonadas dele para minha falecida avó, Marie-Thérèse Walter (1909-1977), às fotografias tiradas durante as férias na Riviera.

À medida em que minha pesquisa progredia, ficava claro que todos os anos da vida dele foram incríveis – mas um deles se destacou em termos de criatividade: o de 1932. A exposição histórica na Tate Modern, Picasso 1932: Love, Fame and Tragedy, celebrou os 365 dias em que ele pintou algumas de suas mais importantes obras, a maioria delas inspirada em minha avó. Agora, mais de 80 anos depois, a mostra volta a ser exibida na Tate Modern.

Marie-Thérèse aos 19 anos com o cachorro de sua mãe. (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)Marie-Thérèse aos 19 anos com o cachorro de sua mãe. (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)

Picasso acreditava que a pintura era sua maneira de criar um diário – e, para aqueles que conseguem fazer essa leitura, as telas desse período contam uma grande história de amor. Meus avós se conheceram em uma manhã fria de janeiro de 1927, do lado de fora das Galeries Lafayette – mas ele sempre disse ter sonhado com ela antes desse encontro. Nos meses que antecederam a esse dia, uma menina com um perfil grego começou a aparecer em seu trabalho. De repente, ela surgiu em carne e osso: uma musa de cabelos louros e olhos azuis.

Marie-Thérèse tinha apenas 17 anos e era uma garota burguesa que morava com a família em Maisons-Alfort, no sudeste de Paris. Ela tinha ido à capital francesa para comprar uma estola de pele. Picasso, então com 45 anos, caminhou em sua direção, disse seu nome e pediu para fazer um retrato dela. A jovem não tinha ideia de quem era ele, apenas ficou lisonjeada com um artista chamando-a de linda. Foi somente depois de ver em uma livraria reproduções do trabalho dele que ela concordou em visitar seu estúdio, na Rue la Boétie, alguns dias depois. Em duas semanas, começou o affair.

A relação não foi fácil. Picasso, 28 anos mais velho que ela, era casado com Olga Koklova, integrante do corpo de baile dos Ballets Russes de Diaghilev. Olga sofria de um distúrbio nervoso, sem falar no ciúme patológico provocado pelas infidelidades do marido. O casal se conheceu em 1917, quando ele criou o cenário para o vanguardista balé Parade, de Jean Cocteau, encenado pela companhia de Diaghilev. Em 1927, Picasso e Olga estavam morando juntos em um apartamento em cima de seu estúdio com o filho, Paulo, mas o casamento já não ia bem.

Marie-Thérèse com a filha Maya, em 1941 (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)Marie-Thérèse com a filha Maya, em 1941 (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)

Naqueles primeiros dias, ele visitou Marie-Thérèse na casa de seus pais, no campo, pintando-a em um galpão no jardim; ela também viajou até Paris para visitá-lo, escondendo-se no stúdio, no qual a entrada de Olga não era permitida. A mãe da jovem, solteira por muitos anos, ficou tão encantada pelo artista quanto a filha, permitindo que eles permanecessem sozinhos. Nas obras desse período, Picasso apenas se refere à amante por um código. Ele ainda não ousaria revelar sua real identidade. Frequentemente, ela aparece como um monograma: MT entrelaçado ao P.

Contudo, se o rosto de minha avó estava escondido, sua influência no estilo de Picasso é clara desde o início. À medida em que o romance progredia, as formas geométricas desapareciam. Em seu lugar, entraram curvas sensuais, envoltas em violeta, amarelo e escarlate. Para ele, a amante tornou-se um símbolo de renascimento e fecundidade. Os tons não poderiam ser mais diferentes que os das sóbrias pinturas de sua mulher. Em Retrato de Olga em Cadeira de Braço, ela posa vestida modestamente, contemplando o observador, em um estilo reminiscente das pinturas neoclássicas.

Em 1928, Picasso já não aguentava mais ficar longe de Marie-Thérèse. Quando alugou uma casa na Bretanha para passar o verão com Olga e Paulo, também encontrou um jeito para que a amante ficasse nas redondezas, em um acampamento de férias. Sempre que podia fugir, ele a levava para a praia. Seus dias na costa inspiraram a primeira série de pinturas fortemente abstratas – altamente provocativas e sensuais. No ano seguinte, as crescentes tensões entre a mulher e Marie-Thérèse tornaram-se o tema central de suas obras. A raiva de Olga manifestava-se em pinceladas fortes, com corpos contorcidos e rostos que demonstravam dor.

Em 1930, ele decidiu se mudar para um castelo em Boisgeloup, a uma hora de Paris. Nos estábulos antigos, construiu um estúdio onde poderia esculpir minha avó, trabalhando principalmente com gesso. Foi ali, em uma série de bustos monumentais, que as formas singulares de Marie-Thérèse tornaram-se claras pela primeira vez. O amor por sua musa se intensificou quando ela remava no Rio Marne e quase se afogou, contraindo uma doença transmitida pela água que a deixaria muito magra e temporariamente sem cabelo. A jovem que ele achava ser sua salvadora agora precisava ser salva. Ele a pintava obsessivamente como banhista e ninfa: nadando, se afogando e sendo puxada para fora da água.

Em 1932, cinco anos depois de meus avós se conhecerem, Picasso ganhou sua primeira retrospectiva na Galeria Georges Petit, em Paris, consolidando sua posição como o maior artista vivo do mundo. No coração da mostra havia uma série de retratos nus de Marie-Thérèse. A amante de Picasso, que assombrava o casamento dele com Olga fazia anos, finalmente tinha uma forma física que todos podiam ver. Foi a gota d’água. Olga deixou o apartamento na Rue la Boétie para sempre, em 1934.

Na véspera de Natal daquele mesmo ano, minha avó disse a Picasso que estava grávida. Foi um momento maravilhoso e terrível ao mesmo tempo, obrigando-o a pedir um custoso divórcio de Olga. Para manter as aparências, ele alugou casas vizinhas para si e Marie-Thérèse, em Paris, em vez de ir morar com ela imediatamente. Em 5 de setembro de 1935, minha mãe nasceu, com seus cabelos e olhos escuros, como os de Picasso. Ele a chamou María de la Concepción – Maya em sua abreviação – em homenagem à sua amada irmã, que morreu de difteria quando ele tinha 14 anos. O nascimento de minha mãe e o divórcio traumático provocaram tamanha mudança na vida do artista, que abandonou a pintura por um ano, passando a escrever poesia em meio aos deveres paternos. As únicas obras que fez nesse ano foram retratos da família: fotos artisticamente compostas de Marie-Thérèse após o nascimento de Maya; aquarelas da criança adormecida no berço; esboços da mãe amamentando de robe e chinelos. As cenas são sempre domésticas e comuns, mas é possível sentir a intensa admiração de Picasso pelas duas.

No outono de 1937, ele se mudou com a família para Le Tremblay-sur-Mauldre. Uma década depois do primeiro encontro, Marie-Thérèse finalmente compartilhava uma casa com Picasso – mas ele já havia conhecido sua próxima amante e musa, a fotógrafa surrealista Dora Maar. Após a explosão da Guerra Civil da Espanha, que o motivou a retomar a pintura, foi novamente a Marie-Thérèse que se voltou em busca de inspiração. Em sua obra-prima Guernica, ela – sempre um símbolo de esperança e paz para Picasso – é a modelo para, pelo menos, três personagens.

Em 1939, meu avô se mudou para um estúdio, na Rive Gauche, em Paris, onde viveria até o fim da guerra, deixando Marie-Thérèse e Maya em relativa segurança no interior da França. Quando minha mãe e minha avó voltaram para a capital, Picasso as visitava todas as semanas – mesmo quando embarcou em uma relação com outra amante, depois de Dora.

Picasso, em 1933, com sua obra Nu, Folhas Verdes e Busto, clicado por Cecil Beaton. (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)Picasso, em 1933, com sua obra Nu, Folhas Verdes e Busto, clicado por Cecil Beaton. (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)

Hoje, mais de 40 anos após sua morte, ele permanece como uma figura definitiva em minha vida. Minha mãe, com 82 anos, vive no noroeste da França, cercada por obras do pai e pelas memórias que ela me transmitiu, entre elas a de visitar o estúdio em Nice para ajudá-lo a pintar, ao longo da década de 50. Da minha parte, sinto o peso da responsabilidade de proteger o seu legado, enquanto catalogo e exponho suas obras – mas também uma profunda gratidão pela conexão pessoal que tenho com ele. Às vezes, sou surpreendida por quanto me pareço com figuras de suas pinturas: os olhos arredondados e o perfil que herdei da minha avó me refletem em suas obras.

Quanto a Marie-Thérèse, ela morreu em 1977, quatro anos depois de Picasso, mas não antes de ter seu nome gravado em uma pequena placa de bronze, colocada ao lado da sepultura dele, perto de Aix-en-Provence; um testemunho do papel transformador da minha avó na obra do artista. O trabalho, esculpido a partir de um molde de gesso, feito no calor do amor, no início do verão em Boisgeloup, ainda o protege. Como sempre, ela é a sua luz, que o ilumina na escuridão.

Tate Modern: Bankside, Londres. Até 9 de setembro

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