Xadrez: o guia definitivo para usar a padronagem neste inverno

Saia (R$ 3.895) e casaco (R$ 5.595), ambos Burberry, blusa Egrey (R$ 479) e botas Santa Lolla (R$ 729) (Foto: Ivan Erick)Saia (R$ 3.895) e casaco (R$ 5.595), ambos Burberry, blusa Egrey (R$ 479) e botas Santa Lolla (R$ 729) (Foto: Ivan Erick)

Quando os escoceses perderam para os ingleses a Guerra Jacobita, no fim do século 18, e foram proibidos de usar os tartãs tradicionais de seus clãs pelas quatro décadas seguintes, as mulheres imediatamente incorporaram a padronagem típica das saias kilt masculinas como forma de protesto, passando a exibi-la em vestidos, xales, cortinas e até toalhas de mesa. Desde então, o xadrez nunca mais deixou o closet feminino: no fim dos anos 50, chegou a estampar o vestido do segundo casamento de Brigitte Bardot (em sua versão vichy); na década de 70, foi revisitado por Vivienne Westwood e virou um dos ícones do movimento punk; nos 90’s, se tornou um dos protagonistas do visual grunge.

No verão passado, o xadrez foi hit absoluto entre as brasileiras com uma nova onda de vichy. Agora, com a chegada do inverno, segue mais em alta do que nunca, em opções mais sóbrias e maduras, que circulam do escritório ao dia a dia. Enquanto o príncipe de gales invadiu as ruas, estampando ternos e virando sucesso no street style, uma versão mais fresca e feminina surgiu nas passarelas, nos desfiles de grifes como a Hermès, que decorou casacos, ponchos e vestidos com prints de fundo claro e traços multicoloridos. “Eu estava interessada em trazer uma nova definição ao xadrez e ao couro, que para mim são códigos clássicos. A mensagem principal é não ter medo de uma tradição, mas sim brincar com ela”, explicou a estilista Nadège Vanhee-Cybulski após a apresentação da maison.

Vale vestir o xadrez da cabeça aos pés (como no desfile para o verão 2018 da Fendi, no qual a padronagem enfeitou inclusive as meias-calças), apostar em uma única peça statement com o print, misturá-lo a outras estampas (inspire-se na Marni e invista na dobradinha com o floral) ou incorporá-lo inclusive em acessórios. Escolha aqui o mood que mais combina com você e faça já sua jogada de mestre!

TARTÃ 2.0
A saia que remete ao kilt típico dos escoceses ganha o dia a dia, combinada à jaqueta com o mesmo print. Suéter de gola alta e botas over the knee garantem o acento urbano.

Blazer (R$ 198) e t-shirt (R$ 1.000), ambos B.Luxo, calça Ralph Lauren (R$ 3.700), coroa Dolce & Gabbana (R$ 12.300) e botas Luz da Lua (R$ 439) (Foto: Ivan Erick)Blazer (R$ 198) e t-shirt (R$ 1.000), ambos B.Luxo, calça Ralph Lauren (R$ 3.700), coroa Dolce & Gabbana (R$ 12.300) e botas Luz da Lua (R$ 439) (Foto: Ivan Erick)

TOMBOY
Conjuntos de alfaiataria estampados com o xadrez príncipe de gales estão entre as peças mais fortes deste inverno. Para vestir o terno sem caretice, troque a camisa de seda por uma t-shirt e o salto por uma bota mais masculina (vale inclusive ousar com meia em tom vibrante à mostra).

Casaco Amissima (R$ 998), blazer (R$ 13.500) e calça (R$ 3.770), ambos Fendi, top Canal (R$ 269) e sapatos Dior (R$ 3.800) (Foto: Ivan Erick)Casaco Amissima (R$ 998), blazer (R$ 13.500) e calça (R$ 3.770), ambos Fendi, top Canal (R$ 269) e sapatos Dior (R$ 3.800) (Foto: Ivan Erick)

DOCES CAMADAS
O print que é a cara do movimento grunge também surge ultrafeminino, colorido em tons açucarados. Brincar com diferentes tipos de xadrez em um mesmo look é styling vencedor – para finalizar, eleja um casaco em estilo teddy bear, peça-chave da temporada.

Colete, top, calça, meias e flats, tudo Miu Miu (Foto: Ivan Erick)Colete, top, calça, meias e flats, tudo Miu Miu (Foto: Ivan Erick)

ARTSY
Desconstruído, o xadrez aparece em looks que fazem bonito entre arquitetas, galeristas e artistas plásticas. Leve o espírito patchwork dessa padronagem para os acessórios e aposte em meias-calças com grafismos coloridos e flats que misturam diferentes materiais.

Casaco (R$ 28.030), calça (R$ 14.840), brincos (a partir de R$ 3.250), colar (a partir de R$ 3.905) e alpargatas (a partir de R$ 2.950), tudo Chanel (Foto: Ivan Erick)Casaco (R$ 28.030), calça (R$ 14.840), brincos (a partir de R$ 3.250), colar (a partir de R$ 3.905) e alpargatas (a partir de R$ 2.950), tudo Chanel (Foto: Ivan Erick)

WORKING WOMAN
Experimente usar o print ultrassóbrio em conjuntos de modelagem mais desabada, em vez dos ternos de alfaiataria que seriam a opção óbvia.

Casaco Twenty Four Seven (R$ 479), body (R$ 955) e calça (R$ 1.303), ambos Coven, chapéu Ralph Lauren (R$ 4.200) e botas Arezzo (R$ 319) (Foto: Ivan Erick)Casaco Twenty Four Seven (R$ 479), body (R$ 955) e calça (R$ 1.303), ambos Coven, chapéu Ralph Lauren (R$ 4.200) e botas Arezzo (R$ 319) (Foto: Ivan Erick)

MILITAR
A parka em tom navy é complemento perfeito para o conjunto xadrez que tem como fundo o mesmo azul do casaco. Exercite a logomania com a bolsa-saco usada crossbody, que segue o mesmo ar utilitário do look.

1. Monse US$ 890 2. J.W. Anderson US$ 1.630 3. Fendi 4. N°21 US$ 630 5. Christopher Kane no Farfetch R$ 3.580 6. Forever 21 (Foto: Reprodução)1. Monse US$ 890 2. J.W. Anderson US$ 1.630 3. Fendi 4. N°21 US$ 630 5. Christopher Kane no Farfetch R$ 3.580 6. Forever 21 (Foto: Reprodução)

GET THE LOOK

PARA INCORPORAR JÁ!

Public School / Verão 2018 (Foto: Getty Images, Imaxtree, divulgação e reprodução/Instagram)Public School / Verão 2018 (Foto: Getty Images, Imaxtree, divulgação e reprodução/Instagram)

STREET FEMININO
A minissaia com babados ganha versão street acompanhada de colete esportivo, tênis e pochete na mesma padronagem da roupa

Giovanna Battaglia (Foto: Getty Images, Imaxtree, divulgação e reprodução/Instagram)Giovanna Battaglia (Foto: Getty Images, Imaxtree, divulgação e reprodução/Instagram)

MIX ESPERTO
Na hora de misturar estampas, não se restrinja apenas aos diferentes tipos de xadrez: animal prints e florais também compõem bem o look da vez

Alfaiataria esportiva (Foto: Getty Images, Imaxtree, divulgação e reprodução/Instagram)Alfaiataria esportiva (Foto: Getty Images, Imaxtree, divulgação e reprodução/Instagram)

ALFAIATARIA ESPORTIVA
Para imprimir viés esportivo ao terno príncipe de gales, aposte na calça com listra lateral e no blazer usado caindo pelos ombros

Camila Coutinho com calça Amaro (Foto: Getty Images, Imaxtree, divulgação e reprodução/Instagram)Camila Coutinho com calça Amaro (Foto: Getty Images, Imaxtree, divulgação e reprodução/Instagram)

PATRICINHA DE BEVERLY HILLS
O figurino de Cher Horowitz no clássico dos anos 90 segue inspirando a moda: em vez de conjuntinho com saia plissada, aplique o xadrez amarelo do figurino da personagem em uma calça-cenoura

Fendi / Verão 2018 (Foto: Getty Images, Imaxtree, divulgação e reprodução/Instagram)Fendi / Verão 2018 (Foto: Getty Images, Imaxtree, divulgação e reprodução/Instagram)

ATÉ O CHÃO!
Vista a estampa da cabeça aos pés – inclusive na meia-calça! O segredo é sobrepor diferentes versões da padronagem, como na proposta da Fendi

Caroline Daur (Foto: Getty Images, Imaxtree, divulgação e reprodução/Instagram)Caroline Daur (Foto: Getty Images, Imaxtree, divulgação e reprodução/Instagram)

BRILHO PRÓPRIO
Como atualizar o trench coat xadrez, um clássico de qualquer guarda-roupa? Invista em um acabamento brilhante.

Assuntos sobre modelos e agencias de modelos na web: Agencias de modelos Melhores agencias de modelos Altura necessária para as modelos Como entrar para uma Agencia de Modelos Agencias de Modelos Brasileiras Agencia de Modelos do Brasil Lista de Agencias de Modelos Brasileiras Matérias sobre Modelos e o mundo da moda Lista de Agencias de Modelos Modelos Masculinos SPFW Revista Epoca Vogue Empório Armani Online Lista de Agencias de Modelos Agencias de Modelos Agencias de modelos famosas Principais Agencias de Modelos Melhores Agencias de modelos do Brasil Agencias de Modelos do Brasil Linksweb Neoplanos Agentes do Alem 3ICAP Premio de Moda AnuarioTI Governo Estadão – Caderno de Moda Beleza, Moda e Agencias de Modelos do Brasil Mural Fashion ID Porto Alegre Fashionlines Balenciaga Pebblebeb Sweetyus O Povo Hubblo Informações sobre agencias de modelos Informações sobre agencias de modelos e modelos Agencias de Modelos e Top Models Modelos, Agencias de Modelos e Bastidores da Moda Modelos, Agencias de Modelos e Moda Agencias de Modelos, Agencias de Moda do Brasil, Top Models, Modelos Femininos, Modelos Masculinos Vulnerável e Oscilante Moda, Modelos e Agencias de Modelos Agencias de Modelos e Top Models UOL Estilo G1 Moda Jornal O Globo Folha S.Paulo Principais Agencias de Modelos do País: FORD MODELS, MEGA MODEL BRASIL, MAJOR MODEL , LEQUIPE AGENCE, Way Model

Xadrez: o guia definitivo para usar a padronagem neste inverno

Saia (R$ 3.895) e casaco (R$ 5.595), ambos Burberry, blusa Egrey (R$ 479) e botas Santa Lolla (R$ 729) (Foto: Ivan Erick)Saia (R$ 3.895) e casaco (R$ 5.595), ambos Burberry, blusa Egrey (R$ 479) e botas Santa Lolla (R$ 729) (Foto: Ivan Erick)

Quando os escoceses perderam para os ingleses a Guerra Jacobita, no fim do século 18, e foram proibidos de usar os tartãs tradicionais de seus clãs pelas quatro décadas seguintes, as mulheres imediatamente incorporaram a padronagem típica das saias kilt masculinas como forma de protesto, passando a exibi-la em vestidos, xales, cortinas e até toalhas de mesa. Desde então, o xadrez nunca mais deixou o closet feminino: no fim dos anos 50, chegou a estampar o vestido do segundo casamento de Brigitte Bardot (em sua versão vichy); na década de 70, foi revisitado por Vivienne Westwood e virou um dos ícones do movimento punk; nos 90’s, se tornou um dos protagonistas do visual grunge.

No verão passado, o xadrez foi hit absoluto entre as brasileiras com uma nova onda de vichy. Agora, com a chegada do inverno, segue mais em alta do que nunca, em opções mais sóbrias e maduras, que circulam do escritório ao dia a dia. Enquanto o príncipe de gales invadiu as ruas, estampando ternos e virando sucesso no street style, uma versão mais fresca e feminina surgiu nas passarelas, nos desfiles de grifes como a Hermès, que decorou casacos, ponchos e vestidos com prints de fundo claro e traços multicoloridos. “Eu estava interessada em trazer uma nova definição ao xadrez e ao couro, que para mim são códigos clássicos. A mensagem principal é não ter medo de uma tradição, mas sim brincar com ela”, explicou a estilista Nadège Vanhee-Cybulski após a apresentação da maison.

Vale vestir o xadrez da cabeça aos pés (como no desfile para o verão 2018 da Fendi, no qual a padronagem enfeitou inclusive as meias-calças), apostar em uma única peça statement com o print, misturá-lo a outras estampas (inspire-se na Marni e invista na dobradinha com o floral) ou incorporá-lo inclusive em acessórios. Escolha aqui o mood que mais combina com você e faça já sua jogada de mestre!

TARTÃ 2.0
A saia que remete ao kilt típico dos escoceses ganha o dia a dia, combinada à jaqueta com o mesmo print. Suéter de gola alta e botas over the knee garantem o acento urbano.

Blazer (R$ 198) e t-shirt (R$ 1.000), ambos B.Luxo, calça Ralph Lauren (R$ 3.700), coroa Dolce & Gabbana (R$ 12.300) e botas Luz da Lua (R$ 439) (Foto: Ivan Erick)Blazer (R$ 198) e t-shirt (R$ 1.000), ambos B.Luxo, calça Ralph Lauren (R$ 3.700), coroa Dolce & Gabbana (R$ 12.300) e botas Luz da Lua (R$ 439) (Foto: Ivan Erick)

TOMBOY
Conjuntos de alfaiataria estampados com o xadrez príncipe de gales estão entre as peças mais fortes deste inverno. Para vestir o terno sem caretice, troque a camisa de seda por uma t-shirt e o salto por uma bota mais masculina (vale inclusive ousar com meia em tom vibrante à mostra).

Casaco Amissima (R$ 998), blazer (R$ 13.500) e calça (R$ 3.770), ambos Fendi, top Canal (R$ 269) e sapatos Dior (R$ 3.800) (Foto: Ivan Erick)Casaco Amissima (R$ 998), blazer (R$ 13.500) e calça (R$ 3.770), ambos Fendi, top Canal (R$ 269) e sapatos Dior (R$ 3.800) (Foto: Ivan Erick)

DOCES CAMADAS
O print que é a cara do movimento grunge também surge ultrafeminino, colorido em tons açucarados. Brincar com diferentes tipos de xadrez em um mesmo look é styling vencedor – para finalizar, eleja um casaco em estilo teddy bear, peça-chave da temporada.

Colete, top, calça, meias e flats, tudo Miu Miu (Foto: Ivan Erick)Colete, top, calça, meias e flats, tudo Miu Miu (Foto: Ivan Erick)

ARTSY
Desconstruído, o xadrez aparece em looks que fazem bonito entre arquitetas, galeristas e artistas plásticas. Leve o espírito patchwork dessa padronagem para os acessórios e aposte em meias-calças com grafismos coloridos e flats que misturam diferentes materiais.

Casaco (R$ 28.030), calça (R$ 14.840), brincos (a partir de R$ 3.250), colar (a partir de R$ 3.905) e alpargatas (a partir de R$ 2.950), tudo Chanel (Foto: Ivan Erick)Casaco (R$ 28.030), calça (R$ 14.840), brincos (a partir de R$ 3.250), colar (a partir de R$ 3.905) e alpargatas (a partir de R$ 2.950), tudo Chanel (Foto: Ivan Erick)

WORKING WOMAN
Experimente usar o print ultrassóbrio em conjuntos de modelagem mais desabada, em vez dos ternos de alfaiataria que seriam a opção óbvia.

Casaco Twenty Four Seven (R$ 479), body (R$ 955) e calça (R$ 1.303), ambos Coven, chapéu Ralph Lauren (R$ 4.200) e botas Arezzo (R$ 319) (Foto: Ivan Erick)Casaco Twenty Four Seven (R$ 479), body (R$ 955) e calça (R$ 1.303), ambos Coven, chapéu Ralph Lauren (R$ 4.200) e botas Arezzo (R$ 319) (Foto: Ivan Erick)

MILITAR
A parka em tom navy é complemento perfeito para o conjunto xadrez que tem como fundo o mesmo azul do casaco. Exercite a logomania com a bolsa-saco usada crossbody, que segue o mesmo ar utilitário do look.

1. Monse US$ 890 2. J.W. Anderson US$ 1.630 3. Fendi 4. N°21 US$ 630 5. Christopher Kane no Farfetch R$ 3.580 6. Forever 21 (Foto: Reprodução)1. Monse US$ 890 2. J.W. Anderson US$ 1.630 3. Fendi 4. N°21 US$ 630 5. Christopher Kane no Farfetch R$ 3.580 6. Forever 21 (Foto: Reprodução)

GET THE LOOK

PARA INCORPORAR JÁ!

Public School / Verão 2018 (Foto: Getty Images, Imaxtree, divulgação e reprodução/Instagram)Public School / Verão 2018 (Foto: Getty Images, Imaxtree, divulgação e reprodução/Instagram)

STREET FEMININO
A minissaia com babados ganha versão street acompanhada de colete esportivo, tênis e pochete na mesma padronagem da roupa

Giovanna Battaglia (Foto: Getty Images, Imaxtree, divulgação e reprodução/Instagram)Giovanna Battaglia (Foto: Getty Images, Imaxtree, divulgação e reprodução/Instagram)

MIX ESPERTO
Na hora de misturar estampas, não se restrinja apenas aos diferentes tipos de xadrez: animal prints e florais também compõem bem o look da vez

Alfaiataria esportiva (Foto: Getty Images, Imaxtree, divulgação e reprodução/Instagram)Alfaiataria esportiva (Foto: Getty Images, Imaxtree, divulgação e reprodução/Instagram)

ALFAIATARIA ESPORTIVA
Para imprimir viés esportivo ao terno príncipe de gales, aposte na calça com listra lateral e no blazer usado caindo pelos ombros

Camila Coutinho com calça Amaro (Foto: Getty Images, Imaxtree, divulgação e reprodução/Instagram)Camila Coutinho com calça Amaro (Foto: Getty Images, Imaxtree, divulgação e reprodução/Instagram)

PATRICINHA DE BEVERLY HILLS
O figurino de Cher Horowitz no clássico dos anos 90 segue inspirando a moda: em vez de conjuntinho com saia plissada, aplique o xadrez amarelo do figurino da personagem em uma calça-cenoura

Fendi / Verão 2018 (Foto: Getty Images, Imaxtree, divulgação e reprodução/Instagram)Fendi / Verão 2018 (Foto: Getty Images, Imaxtree, divulgação e reprodução/Instagram)

ATÉ O CHÃO!
Vista a estampa da cabeça aos pés – inclusive na meia-calça! O segredo é sobrepor diferentes versões da padronagem, como na proposta da Fendi

Caroline Daur (Foto: Getty Images, Imaxtree, divulgação e reprodução/Instagram)Caroline Daur (Foto: Getty Images, Imaxtree, divulgação e reprodução/Instagram)

BRILHO PRÓPRIO
Como atualizar o trench coat xadrez, um clássico de qualquer guarda-roupa? Invista em um acabamento brilhante.

Assuntos sobre modelos e agencias de modelos na web: Agencias de modelos Melhores agencias de modelos Altura necessária para as modelos Como entrar para uma Agencia de Modelos Agencias de Modelos Brasileiras Agencia de Modelos do Brasil Lista de Agencias de Modelos Brasileiras Matérias sobre Modelos e o mundo da moda Lista de Agencias de Modelos Modelos Masculinos SPFW Revista Epoca Vogue Empório Armani Online Lista de Agencias de Modelos Agencias de Modelos Agencias de modelos famosas Principais Agencias de Modelos Melhores Agencias de modelos do Brasil Agencias de Modelos do Brasil Linksweb Neoplanos Agentes do Alem 3ICAP Premio de Moda AnuarioTI Governo Estadão – Caderno de Moda Beleza, Moda e Agencias de Modelos do Brasil Mural Fashion ID Porto Alegre Fashionlines Balenciaga Pebblebeb Sweetyus O Povo Hubblo Informações sobre agencias de modelos Informações sobre agencias de modelos e modelos Agencias de Modelos e Top Models Modelos, Agencias de Modelos e Bastidores da Moda Modelos, Agencias de Modelos e Moda Agencias de Modelos, Agencias de Moda do Brasil, Top Models, Modelos Femininos, Modelos Masculinos Vulnerável e Oscilante Moda, Modelos e Agencias de Modelos Agencias de Modelos e Top Models UOL Estilo G1 Moda Jornal O Globo Folha S.Paulo Principais Agencias de Modelos do País: FORD MODELS, MEGA MODEL BRASIL, MAJOR MODEL , LEQUIPE AGENCE, Way Model

Revista americana constrói capa com erro proposital de Photoshop

Capa GQ (Foto: Reprodução/Instagram)Capa GQ (Foto: Reprodução/Instagram)

A revista GQ resolveu ironizar a sua mais recente capa, que traz Kate McKinnon, Issa Rae e Sarah Silverman. A imagem foi alterada de próposito no Photoshop para que as artistas apareçam com pernas, braços e mãos extras espalhados sem o menor nexo.

A brincadeira foi, claramente, para tirrar sarro do erro cometido pela Vanity Fair em janeiro, na sua edição sobre o Oscar. Na ocasião, a publicação deixou, sem querer, Oprah Winfrey e Reese Witherspoon com membros a mais na capa. 

Capa Vanity Fair (Foto: Reprodução/Instagram)Capa Vanity Fair (Foto: Reprodução/Instagram)

Os editores da revista americana publicaram também um falso editorial no qual se desculpam pelo “erro grotesco”: “Nossa intenção era celebrar estas três personalidades super engraçadas que são o que há de mais inteligente, poderoso e necessário na comédia atualmente. Sentimos muito que o resultado tenha violado os rigorosos padrões editoriais de excelência da GQ e também as leis da natureza”.

Assuntos sobre modelos e agencias de modelos na web: Agencias de modelos Melhores agencias de modelos Altura necessária para as modelos Como entrar para uma Agencia de Modelos Agencias de Modelos Brasileiras Agencia de Modelos do Brasil Lista de Agencias de Modelos Brasileiras Matérias sobre Modelos e o mundo da moda Lista de Agencias de Modelos Modelos Masculinos SPFW Revista Epoca Vogue Empório Armani Online Lista de Agencias de Modelos Agencias de Modelos Agencias de modelos famosas Principais Agencias de Modelos Melhores Agencias de modelos do Brasil Agencias de Modelos do Brasil Linksweb Neoplanos Agentes do Alem 3ICAP Premio de Moda AnuarioTI Governo Estadão – Caderno de Moda Beleza, Moda e Agencias de Modelos do Brasil Mural Fashion ID Porto Alegre Fashionlines Balenciaga Pebblebeb Sweetyus O Povo Hubblo Informações sobre agencias de modelos Informações sobre agencias de modelos e modelos Agencias de Modelos e Top Models Modelos, Agencias de Modelos e Bastidores da Moda Modelos, Agencias de Modelos e Moda Agencias de Modelos, Agencias de Moda do Brasil, Top Models, Modelos Femininos, Modelos Masculinos Vulnerável e Oscilante Moda, Modelos e Agencias de Modelos Agencias de Modelos e Top Models UOL Estilo G1 Moda Jornal O Globo Folha S.Paulo Principais Agencias de Modelos do País: FORD MODELS, MEGA MODEL BRASIL, MAJOR MODEL , LEQUIPE AGENCE, Way Model

Luiza Brunet relembra campanha dos anos 80 feita com pintura corporal

Luiza Brunet (Foto: Reprodução/Instagram)Luiza Brunet (Foto: Reprodução/Instagram)

Uma vez rainha, sempre rainha! Luiza Brunet relembrou seus tempos de modelo com uma campanha incrível para Dijon, onde foi realizado uma pitura corporal pelo pintor Albery Cunha, artista brasileiro que ficou famoso por obras de mulheres nuas. Na sua rede social, ela escreveu: “Bom dia. O que nossa história traz no futuro? Lembranças, histórias vividas, das quais algumas me orgulho muito, e outras me fazem sofrer. Mas todo esse pacote faz parte. E estou adorando dividir aqui com vocês. Aqui uma campanha para Dijon no ano de 1982 a pintura corporal feita pelo Albery um pintor de corpos da época e muito irreverente. Salve Dijon, salve Albery.”.

Luiza fala em seu texto sobre coisas que a fizeram sofrer, e é válido lembrar que em 2016 veio ao público que Luíza vivia em uma relação abusiva com o ex-namorado, Lirio Parisotto. Na época, em entrevista ela disse: “Não é fácil expor quem você gosta. Mas a gente tem nosso limite. Ouvir o depoimento de outras mulheres me deu coragem.”

Assuntos sobre modelos e agencias de modelos na web: Agencias de modelos Melhores agencias de modelos Altura necessária para as modelos Como entrar para uma Agencia de Modelos Agencias de Modelos Brasileiras Agencia de Modelos do Brasil Lista de Agencias de Modelos Brasileiras Matérias sobre Modelos e o mundo da moda Lista de Agencias de Modelos Modelos Masculinos SPFW Revista Epoca Vogue Empório Armani Online Lista de Agencias de Modelos Agencias de Modelos Agencias de modelos famosas Principais Agencias de Modelos Melhores Agencias de modelos do Brasil Agencias de Modelos do Brasil Linksweb Neoplanos Agentes do Alem 3ICAP Premio de Moda AnuarioTI Governo Estadão – Caderno de Moda Beleza, Moda e Agencias de Modelos do Brasil Mural Fashion ID Porto Alegre Fashionlines Balenciaga Pebblebeb Sweetyus O Povo Hubblo Informações sobre agencias de modelos Informações sobre agencias de modelos e modelos Agencias de Modelos e Top Models Modelos, Agencias de Modelos e Bastidores da Moda Modelos, Agencias de Modelos e Moda Agencias de Modelos, Agencias de Moda do Brasil, Top Models, Modelos Femininos, Modelos Masculinos Vulnerável e Oscilante Moda, Modelos e Agencias de Modelos Agencias de Modelos e Top Models UOL Estilo G1 Moda Jornal O Globo Folha S.Paulo Principais Agencias de Modelos do País: FORD MODELS, MEGA MODEL BRASIL, MAJOR MODEL , LEQUIPE AGENCE, Way Model

Mistura fina: Estampas indianas, artesanato nacional invadem apê

Ana na cadeira Charles Eames, ao lado da mesa da marcenaria Baraúna e de vasos da Selvvva (Foto: Christian Maldonado)Ana na cadeira Charles Eames, ao lado da mesa da marcenaria Baraúna e de vasos da Selvvva (Foto: Christian Maldonado)

Pouco antes de se mudar com as irmãs, Thais e Lia, de Andradina, no interior de São Paulo, para a capital, há dez anos, Ana Carranca foi visitar a Ásia. Para forrar os móveis da casa nova, comprou os ikat (técnica em que os fios são tingidos antes de virarem tecido) mais bonitos que encontrou pela Indonésia. Mas, quando entrou no apartamento de 185 metros quadrados na Rua Oscar Freire, vitrine das principais grifes internacionais, desistiu de vestir almofadas e decidiu fazer roupas. Estava criada a Cru Ateliê, loja virtual com peças que combinam a expertise dos artesãos indianos com o design contemporâneo feito no Brasil. “Minha marca tem total conexão com o estilo da minha casa”, diz Ana Carranca, hoje com 30 anos.

A sala com móveis Vintage (Foto: Christian Maldonado)A sala com móveis Vintage (Foto: Christian Maldonado)Detalhe da entrada (Foto: Christian Maldonado)Detalhe da entrada (Foto: Christian Maldonado)

Para entender melhor esse conceito, basta entrar no lavabo do apartamento onde Ana vive e secar as mãos com panos azuis e verdes usados para fazer quimonos; ou deparar, no closet, com o sari indiano que virou duas calças. Como em sua moda, motivos asiáticos, artesanato e toques de brasilidade estão por todos os cantos do imóvel, construído nos anos 70. Isso quer dizer que uma imagem de Iemanjá comprada em Trancoso nas últimas férias pode dividir o quarto com um quadrinho kitsch que estampa o desenho de um bebê shiva. “Adoro objetos de gosto duvidoso.” A caixa de som toca Caetano Veloso no ambiente enfeitado com a foto de uma paisagem que ela mesma fez no Butão. “Não sou dessas que acham que tudo em um único tom faz um item vermelho acender”, diz. Ao contrário. “Quanto mais misturo estampas e cores, mais as coisas se destacam na decoração.”

Mesa de jantar com tronco dos anos 70 (Foto: Christian Maldonado)Mesa de jantar com tronco dos anos 70 (Foto: Christian Maldonado)

Para abrigar as três irmãs, a planta do apartamento passou por uma drástica reforma comandada pelo arquiteto André Vainer. A cozinha diminuiu e a sala, que parece ainda maior por causa das janelas de ponta a ponta, ganhou mais espaço. Antes usado como passagem, o corredor que liga os quartos à área de estar foi fechado com uma porta de correr e virou sala de televisão. As únicas partes da casa que permaneceram intactas foram os três dormitórios. “Um é acervo, o outro é meu, e o terceiro é onde meu namorado deixa as coisas dele”, conta a estilista. Apesar de, há seis anos, oficialmente morar só com o buldogue francês Paçoca (que durante este ensaio fotográfico estava na creche), o músico Lourenço Rebetez, 32 anos, passa grande parte do tempo por lá. “Ele não liga nada nada para design. Acha tudo meio bobeira.”

Cozinha de laca colorida (Foto: Christian Maldonado)Cozinha de laca colorida (Foto: Christian Maldonado)

A ideia de pintar os móveis da marcenaria Baraúna com laca rosa, laranja e amarela surgiu de uma viagem ao México realizada antes da mudança, ainda com as irmãs. Pontuado por marcas de design contemporâneas à sua – os vasos da loja de plantas Selvvva, o painel da Lurca, que faz peças inspiradas na tradicional azulejaria brasileira, o banco do MoBu, ateliê que produz mobiliário urbano. O décor ultracolorido tem uma trégua nos móveis em preto, branco e nude. São réplicas de cadeiras assinadas por Sergio Rodrigues e de clássicos de Charles Eames, como a poltrona que leva seu nome, todas com design vintage. “Isso é coisa da minha mãe.” Assim como o tronco que serve de base para a mesa de vidro, garimpado na fazenda de uma amiga na década de 70, e os quadros que ela e seu marido ganharam de artistas próximos – todos com dedicatórias.

Bebê Shiva na cabeceira da cama (Foto: Christian Maldonado)Bebê Shiva na cabeceira da cama (Foto: Christian Maldonado)

A próxima coleção de Ana, lançada no próximo mês, virá com estampas criadas por ela e confeccionadas à mão em Jaipur, na Índia, em modelagens simples. E, provavelmente, vestirá a turma mais cool da cidade. “É uma delícia ver meu estilo traduzido na minha casa e no meu trabalho.” Como uma coisa que só é única porque já se misturou um bocado.”

A estilista em seu quarto (Foto: Christian Maldonado)A estilista em seu quarto (Foto: Christian Maldonado)

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Mistura fina: Estampas indianas, artesanato nacional invadem apê

Ana na cadeira Charles Eames, ao lado da mesa da marcenaria Baraúna e de vasos da Selvvva (Foto: Christian Maldonado)Ana na cadeira Charles Eames, ao lado da mesa da marcenaria Baraúna e de vasos da Selvvva (Foto: Christian Maldonado)

Pouco antes de se mudar com as irmãs, Thais e Lia, de Andradina, no interior de São Paulo, para a capital, há dez anos, Ana Carranca foi visitar a Ásia. Para forrar os móveis da casa nova, comprou os ikat (técnica em que os fios são tingidos antes de virarem tecido) mais bonitos que encontrou pela Indonésia. Mas, quando entrou no apartamento de 185 metros quadrados na Rua Oscar Freire, vitrine das principais grifes internacionais, desistiu de vestir almofadas e decidiu fazer roupas. Estava criada a Cru Ateliê, loja virtual com peças que combinam a expertise dos artesãos indianos com o design contemporâneo feito no Brasil. “Minha marca tem total conexão com o estilo da minha casa”, diz Ana Carranca, hoje com 30 anos.

A sala com móveis Vintage (Foto: Christian Maldonado)A sala com móveis Vintage (Foto: Christian Maldonado)Detalhe da entrada (Foto: Christian Maldonado)Detalhe da entrada (Foto: Christian Maldonado)

Para entender melhor esse conceito, basta entrar no lavabo do apartamento onde Ana vive e secar as mãos com panos azuis e verdes usados para fazer quimonos; ou deparar, no closet, com o sari indiano que virou duas calças. Como em sua moda, motivos asiáticos, artesanato e toques de brasilidade estão por todos os cantos do imóvel, construído nos anos 70. Isso quer dizer que uma imagem de Iemanjá comprada em Trancoso nas últimas férias pode dividir o quarto com um quadrinho kitsch que estampa o desenho de um bebê shiva. “Adoro objetos de gosto duvidoso.” A caixa de som toca Caetano Veloso no ambiente enfeitado com a foto de uma paisagem que ela mesma fez no Butão. “Não sou dessas que acham que tudo em um único tom faz um item vermelho acender”, diz. Ao contrário. “Quanto mais misturo estampas e cores, mais as coisas se destacam na decoração.”

Mesa de jantar com tronco dos anos 70 (Foto: Christian Maldonado)Mesa de jantar com tronco dos anos 70 (Foto: Christian Maldonado)

Para abrigar as três irmãs, a planta do apartamento passou por uma drástica reforma comandada pelo arquiteto André Vainer. A cozinha diminuiu e a sala, que parece ainda maior por causa das janelas de ponta a ponta, ganhou mais espaço. Antes usado como passagem, o corredor que liga os quartos à área de estar foi fechado com uma porta de correr e virou sala de televisão. As únicas partes da casa que permaneceram intactas foram os três dormitórios. “Um é acervo, o outro é meu, e o terceiro é onde meu namorado deixa as coisas dele”, conta a estilista. Apesar de, há seis anos, oficialmente morar só com o buldogue francês Paçoca (que durante este ensaio fotográfico estava na creche), o músico Lourenço Rebetez, 32 anos, passa grande parte do tempo por lá. “Ele não liga nada nada para design. Acha tudo meio bobeira.”

Cozinha de laca colorida (Foto: Christian Maldonado)Cozinha de laca colorida (Foto: Christian Maldonado)

A ideia de pintar os móveis da marcenaria Baraúna com laca rosa, laranja e amarela surgiu de uma viagem ao México realizada antes da mudança, ainda com as irmãs. Pontuado por marcas de design contemporâneas à sua – os vasos da loja de plantas Selvvva, o painel da Lurca, que faz peças inspiradas na tradicional azulejaria brasileira, o banco do MoBu, ateliê que produz mobiliário urbano. O décor ultracolorido tem uma trégua nos móveis em preto, branco e nude. São réplicas de cadeiras assinadas por Sergio Rodrigues e de clássicos de Charles Eames, como a poltrona que leva seu nome, todas com design vintage. “Isso é coisa da minha mãe.” Assim como o tronco que serve de base para a mesa de vidro, garimpado na fazenda de uma amiga na década de 70, e os quadros que ela e seu marido ganharam de artistas próximos – todos com dedicatórias.

Bebê Shiva na cabeceira da cama (Foto: Christian Maldonado)Bebê Shiva na cabeceira da cama (Foto: Christian Maldonado)

A próxima coleção de Ana, lançada no próximo mês, virá com estampas criadas por ela e confeccionadas à mão em Jaipur, na Índia, em modelagens simples. E, provavelmente, vestirá a turma mais cool da cidade. “É uma delícia ver meu estilo traduzido na minha casa e no meu trabalho.” Como uma coisa que só é única porque já se misturou um bocado.”

A estilista em seu quarto (Foto: Christian Maldonado)A estilista em seu quarto (Foto: Christian Maldonado)

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Sandra Bullock revela ter sofrido assédio aos 16 anos

Sandra Bullock (Foto: Reprodução / Instagram)Sandra Bullock (Foto: Reprodução / Instagram)

Capa da revista americana “InStyle”, Sandra Bullock falou sobre seu envolvimento com o Time’s Up, campanha criada por artistas de Hollywood para o qual doou meio milhão de dólares. “É nosso dever fazer tudo o que podemos para ajudar”, afirmou. “Posso seguramente dizer que não há uma pessoa no meu crírculo de amizades que não tenha sido vítima de algum tipo de assédio ou não conheça alguém que tenha passado por isso”.

O Time’s Up surgiu após o diretor Harvey Weinstein ser acusado de estupro por atrizes como Rose McGowan. Para Bullock, porém, o movimento é ainda maior. “Não tem a ver somente com as atrizes, mas é sobre aquela mãe solteira que sofreu abusos, bullying, assédio sexual e está tentando tornar cada dia seguro”, continuou.

Embora não tenha dado muitos detalhes, ela revelou ainda ter sido vítima de assédio sexual. “Aconteceu comigo quando tinha 16 anos. E você fica paralisada pensando ‘será que alguém vai acreditar em mim? Naquela época, não”, confessou. “Até pouco tempo a vítima era quem sofria com a vergonha, não o culpado. Mas estamos criando nossas crianças para serem destemidas. Pelo menos espero estar criando meus filhos assim”, finalizou.

Sandra Bullock (Foto: Reprodução / Instagram)Sandra Bullock (Foto: Reprodução / Instagram)

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Pioneiro africano: Seydou Keïta ganha a primeira exposição no Brasil

Highlights da mostra de Keïta, a ser inaugurada este mês no IMS (Foto: Seydou Keïta / Contemporary African Collection (Caac) - The Pigozzi Collection)Highlights da mostra de Keïta, a ser inaugurada este mês no IMS (Foto: Seydou Keïta / Contemporary African Collection (Caac) – The Pigozzi Collection)

Foi em um quintal de terra batida, no centro de Bamako, capital do Mali, que Seydou Keïta (1921-2001) recebeu por 15 anos homens e mulheres em busca de um retrato profissional. O cenário era composto por pedaços de tecidos estampados e objetos garimpados no comércio local, como relógios, rádios e canetas, tudo iluminado apenas pela luz do sol. Por trás da câmera, Keïta tirava uma foto de cada um dos seus clientes – e, segundo o próprio, nunca errou um clique sequer. “Sempre soube encontrar a posição certa para meus personagens”, dizia, orgulhoso.

O malinês produziu uma vasta obra que é o legado de um dos mais poderosos intérpretes da África do século 20. A partir do dia 17 deste mês, sua trajetória será celebrada no Brasil com uma exposição inédita, a primeira do artista no País, no Instituto Moreira Salles de São Paulo. Nela estarão reunidos 136 trabalhos selecionados pelo brasileiro Samuel Titan Jr. e pelo francês Jacques Leenhardt, sociólogo especializado em arte africana.

Highlights da mostra de Keïta, a ser inaugurada este mês no IMS (Foto: Seydou Keïta / Contemporary African Collection (Caac) - The Pigozzi Collection)Highlights da mostra de Keïta, a ser inaugurada este mês no IMS (Foto: Seydou Keïta / Contemporary African Collection (Caac) – The Pigozzi Collection)

Em agosto, a mostra segue para o Rio de Janeiro e ficará em cartaz até fevereiro de 2019. “Ele tinha uma capacidade única de visualizar e compor a cena a ser fotografada”, conta Titan à Vogue. “Esse olhar deu a ele não apenas uma excelente reputação local, mas o projetou para o mundo.”

A história de Keïta é digna de filme. Ele começou a fotografar ainda adolescente com uma Kodak Brownie Flash trazida do Senegal por um tio. Em 1939, aos 18 anos, já atuava como fotógrafo, abrindo seu ateliê três anos depois. Após uma década e meia à frente do estúdio caseiro, em 1962, tornou-se retratista oficial do governo socialista, então recém instalado no Mali, cargo no qual permaneceu por pouco tempo. Seguiu fotografando pessoas anônimas até 1977, quando se aposentou.

Highlights da mostra de Keïta, a ser inaugurada este mês no IMS (Foto: Seydou Keïta / Contemporary African Collection (Caac) - The Pigozzi Collection)Highlights da mostra de Keïta, a ser inaugurada este mês no IMS (Foto: Seydou Keïta / Contemporary African Collection (Caac) – The Pigozzi Collection)

Nos anos seguintes, Keïta trabalhou como mecânico até sua ascensão no meio das artes, em 1990, quando foi descoberto pelo marchand francês André Magnin, que o lançou para o mundo ao lado de Malick Sidibé, outro grande nome da fotografia do país. Foi a partir daí que o trabalho dele foi levado a instituições como o Guggenheim, o MoMA e a Fundação Louis Vuitton.

Ao longo da vida, Keïta clicou mais de 10 mil fotos, das quais guardou todos os negativos. “Eles são memórias do que fiz durante a vida, porque sei que aqui (na África) tudo vai se transformar”, disse na década de 90 à documentarista francesa Brigitte Cornand. “As roupas já mudaram muito. Hoje as garotas só querem usar jeans.”

Highlights da mostra de Keïta, a ser inaugurada este mês no IMS (Foto: Seydou Keïta / Contemporary African Collection (Caac) - The Pigozzi Collection)Highlights da mostra de Keïta, a ser inaugurada este mês no IMS (Foto: Seydou Keïta / Contemporary African Collection (Caac) – The Pigozzi Collection)

Em 2016, a estilista francesa Agnès B. fez uma coleção-cápsula de camisetas e lenços estampados com obras de Keïta para sua marca homônima. Entre as fotografias eleitas por ela está uma das preferidas do próprio autor, na qual uma mulher veste um look típico do país, apoiada em um rádio da época – imagem que poderá ser vista a partir deste mês na exposição.
Instituto Moreira Salles: Avenida Paulista, 2.424, São Paulo. De 17 de abril a 29 de julho

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Para Picasso, com amor: Diana Widmaier-Picasso relembra a relação do pintor com sua avó

A obra O Sonho (1932), um retrato da amante (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)A obra O Sonho (1932), um retrato da amante (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)

Quando era criança, havia uma pintura em nossa casa, em Paris, que eu amava. Hoje, ela é conhecida como Maya com Boneca – mas, para mim, embora fosse extraordinária, era apenas um desenho da minha mãe. “Seu avô era um pintor”, ela dizia, toda vez que o assunto da tela, uma das muitas espalhadas pelos cômodos, surgia. Mas foi só quando entrei na escola e comecei a ouvir comentários sobre meu avô, que entendi o que significava a palavra eufemismo. Ele tinha sido muito mais que um pintor: era uma figura definitiva da arte do século 20 – e, como eu aprenderia depois de anos de estudo, um gênio. Essa revelação moldaria o curso da minha vida.

Quando Picasso morreu, em 1973 – um ano antes do meu nascimento –, deixou 45 mil obras, sem contar os objetos pessoais e as correspondências. Mas foi apenas há uma década que comecei a revisitar essas relíquias na tentativa de aprender um pouco mais sobre ele. Visitei museus pelo mundo; mas os maiores tesouros que descobri pertenciam à minha própria família: das cartas apaixonadas dele para minha falecida avó, Marie-Thérèse Walter (1909-1977), às fotografias tiradas durante as férias na Riviera.

À medida em que minha pesquisa progredia, ficava claro que todos os anos da vida dele foram incríveis – mas um deles se destacou em termos de criatividade: o de 1932. A exposição histórica na Tate Modern, Picasso 1932: Love, Fame and Tragedy, celebrou os 365 dias em que ele pintou algumas de suas mais importantes obras, a maioria delas inspirada em minha avó. Agora, mais de 80 anos depois, a mostra volta a ser exibida na Tate Modern.

Marie-Thérèse aos 19 anos com o cachorro de sua mãe. (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)Marie-Thérèse aos 19 anos com o cachorro de sua mãe. (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)

Picasso acreditava que a pintura era sua maneira de criar um diário – e, para aqueles que conseguem fazer essa leitura, as telas desse período contam uma grande história de amor. Meus avós se conheceram em uma manhã fria de janeiro de 1927, do lado de fora das Galeries Lafayette – mas ele sempre disse ter sonhado com ela antes desse encontro. Nos meses que antecederam a esse dia, uma menina com um perfil grego começou a aparecer em seu trabalho. De repente, ela surgiu em carne e osso: uma musa de cabelos louros e olhos azuis.

Marie-Thérèse tinha apenas 17 anos e era uma garota burguesa que morava com a família em Maisons-Alfort, no sudeste de Paris. Ela tinha ido à capital francesa para comprar uma estola de pele. Picasso, então com 45 anos, caminhou em sua direção, disse seu nome e pediu para fazer um retrato dela. A jovem não tinha ideia de quem era ele, apenas ficou lisonjeada com um artista chamando-a de linda. Foi somente depois de ver em uma livraria reproduções do trabalho dele que ela concordou em visitar seu estúdio, na Rue la Boétie, alguns dias depois. Em duas semanas, começou o affair.

A relação não foi fácil. Picasso, 28 anos mais velho que ela, era casado com Olga Koklova, integrante do corpo de baile dos Ballets Russes de Diaghilev. Olga sofria de um distúrbio nervoso, sem falar no ciúme patológico provocado pelas infidelidades do marido. O casal se conheceu em 1917, quando ele criou o cenário para o vanguardista balé Parade, de Jean Cocteau, encenado pela companhia de Diaghilev. Em 1927, Picasso e Olga estavam morando juntos em um apartamento em cima de seu estúdio com o filho, Paulo, mas o casamento já não ia bem.

Marie-Thérèse com a filha Maya, em 1941 (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)Marie-Thérèse com a filha Maya, em 1941 (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)

Naqueles primeiros dias, ele visitou Marie-Thérèse na casa de seus pais, no campo, pintando-a em um galpão no jardim; ela também viajou até Paris para visitá-lo, escondendo-se no stúdio, no qual a entrada de Olga não era permitida. A mãe da jovem, solteira por muitos anos, ficou tão encantada pelo artista quanto a filha, permitindo que eles permanecessem sozinhos. Nas obras desse período, Picasso apenas se refere à amante por um código. Ele ainda não ousaria revelar sua real identidade. Frequentemente, ela aparece como um monograma: MT entrelaçado ao P.

Contudo, se o rosto de minha avó estava escondido, sua influência no estilo de Picasso é clara desde o início. À medida em que o romance progredia, as formas geométricas desapareciam. Em seu lugar, entraram curvas sensuais, envoltas em violeta, amarelo e escarlate. Para ele, a amante tornou-se um símbolo de renascimento e fecundidade. Os tons não poderiam ser mais diferentes que os das sóbrias pinturas de sua mulher. Em Retrato de Olga em Cadeira de Braço, ela posa vestida modestamente, contemplando o observador, em um estilo reminiscente das pinturas neoclássicas.

Em 1928, Picasso já não aguentava mais ficar longe de Marie-Thérèse. Quando alugou uma casa na Bretanha para passar o verão com Olga e Paulo, também encontrou um jeito para que a amante ficasse nas redondezas, em um acampamento de férias. Sempre que podia fugir, ele a levava para a praia. Seus dias na costa inspiraram a primeira série de pinturas fortemente abstratas – altamente provocativas e sensuais. No ano seguinte, as crescentes tensões entre a mulher e Marie-Thérèse tornaram-se o tema central de suas obras. A raiva de Olga manifestava-se em pinceladas fortes, com corpos contorcidos e rostos que demonstravam dor.

Em 1930, ele decidiu se mudar para um castelo em Boisgeloup, a uma hora de Paris. Nos estábulos antigos, construiu um estúdio onde poderia esculpir minha avó, trabalhando principalmente com gesso. Foi ali, em uma série de bustos monumentais, que as formas singulares de Marie-Thérèse tornaram-se claras pela primeira vez. O amor por sua musa se intensificou quando ela remava no Rio Marne e quase se afogou, contraindo uma doença transmitida pela água que a deixaria muito magra e temporariamente sem cabelo. A jovem que ele achava ser sua salvadora agora precisava ser salva. Ele a pintava obsessivamente como banhista e ninfa: nadando, se afogando e sendo puxada para fora da água.

Em 1932, cinco anos depois de meus avós se conhecerem, Picasso ganhou sua primeira retrospectiva na Galeria Georges Petit, em Paris, consolidando sua posição como o maior artista vivo do mundo. No coração da mostra havia uma série de retratos nus de Marie-Thérèse. A amante de Picasso, que assombrava o casamento dele com Olga fazia anos, finalmente tinha uma forma física que todos podiam ver. Foi a gota d’água. Olga deixou o apartamento na Rue la Boétie para sempre, em 1934.

Na véspera de Natal daquele mesmo ano, minha avó disse a Picasso que estava grávida. Foi um momento maravilhoso e terrível ao mesmo tempo, obrigando-o a pedir um custoso divórcio de Olga. Para manter as aparências, ele alugou casas vizinhas para si e Marie-Thérèse, em Paris, em vez de ir morar com ela imediatamente. Em 5 de setembro de 1935, minha mãe nasceu, com seus cabelos e olhos escuros, como os de Picasso. Ele a chamou María de la Concepción – Maya em sua abreviação – em homenagem à sua amada irmã, que morreu de difteria quando ele tinha 14 anos. O nascimento de minha mãe e o divórcio traumático provocaram tamanha mudança na vida do artista, que abandonou a pintura por um ano, passando a escrever poesia em meio aos deveres paternos. As únicas obras que fez nesse ano foram retratos da família: fotos artisticamente compostas de Marie-Thérèse após o nascimento de Maya; aquarelas da criança adormecida no berço; esboços da mãe amamentando de robe e chinelos. As cenas são sempre domésticas e comuns, mas é possível sentir a intensa admiração de Picasso pelas duas.

No outono de 1937, ele se mudou com a família para Le Tremblay-sur-Mauldre. Uma década depois do primeiro encontro, Marie-Thérèse finalmente compartilhava uma casa com Picasso – mas ele já havia conhecido sua próxima amante e musa, a fotógrafa surrealista Dora Maar. Após a explosão da Guerra Civil da Espanha, que o motivou a retomar a pintura, foi novamente a Marie-Thérèse que se voltou em busca de inspiração. Em sua obra-prima Guernica, ela – sempre um símbolo de esperança e paz para Picasso – é a modelo para, pelo menos, três personagens.

Em 1939, meu avô se mudou para um estúdio, na Rive Gauche, em Paris, onde viveria até o fim da guerra, deixando Marie-Thérèse e Maya em relativa segurança no interior da França. Quando minha mãe e minha avó voltaram para a capital, Picasso as visitava todas as semanas – mesmo quando embarcou em uma relação com outra amante, depois de Dora.

Picasso, em 1933, com sua obra Nu, Folhas Verdes e Busto, clicado por Cecil Beaton. (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)Picasso, em 1933, com sua obra Nu, Folhas Verdes e Busto, clicado por Cecil Beaton. (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)

Hoje, mais de 40 anos após sua morte, ele permanece como uma figura definitiva em minha vida. Minha mãe, com 82 anos, vive no noroeste da França, cercada por obras do pai e pelas memórias que ela me transmitiu, entre elas a de visitar o estúdio em Nice para ajudá-lo a pintar, ao longo da década de 50. Da minha parte, sinto o peso da responsabilidade de proteger o seu legado, enquanto catalogo e exponho suas obras – mas também uma profunda gratidão pela conexão pessoal que tenho com ele. Às vezes, sou surpreendida por quanto me pareço com figuras de suas pinturas: os olhos arredondados e o perfil que herdei da minha avó me refletem em suas obras.

Quanto a Marie-Thérèse, ela morreu em 1977, quatro anos depois de Picasso, mas não antes de ter seu nome gravado em uma pequena placa de bronze, colocada ao lado da sepultura dele, perto de Aix-en-Provence; um testemunho do papel transformador da minha avó na obra do artista. O trabalho, esculpido a partir de um molde de gesso, feito no calor do amor, no início do verão em Boisgeloup, ainda o protege. Como sempre, ela é a sua luz, que o ilumina na escuridão.

Tate Modern: Bankside, Londres. Até 9 de setembro

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Com desfile psicodélico, Gucci abre semana de moda de Milão

Fila do desfile da Gucci verão 2018 (Foto: Divulgação)

Luz estroboscópica, cores e música alta. Esse foi o clima do desfile da primavera/verão 2018 da Gucci, que abriu a temporada de moda em Milão nesta quarta-feira (20). Um dos desfiles mais aguardados, o tema da coleção era nada menos do que amor. Fomos conferir a apresentação de perto.

Na passarela psicodélica, paetês, lurex, plissados e maxiacessórios – que já se tornaram marca registrada do diretor criativo da marca, Alessandro Michele. Em clima de “mais é mais”, como vem sendo a presença de Michele na marca desde que assumiu as rédeas da Gucci em 2015, a silhueta veio marcadamente 80’s, com comprimentos midi – outro favorito do designer. Parte dos looks desfilados faziam também parte de uma coleção cápsula da grife italiana em homenagem ao Sir Elton John. Os looks são assinados por Bob Mackie, figurinista que trabalhou com o artista e cujo autógrafo está imprimido em uma das t-shirts desfiladas.

O roxo foi a cor mais predominante no desfile que ainda teve estátuas romanas na cenografia, lembrando o famoso Foro Romano. Um toque de japonismo também permeou a coleção, principalmente nos quimonos bordados e chapéus de aba reta. A grande novidade? As bolsas em tamanho gigante, com bichos bordados.

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