Lenny Niemeyer leva seu olhar sofisticado para além das piscinas e areias (COMPLETAR COM INFOS)

Looks do verão 2018/19 de Lenny Niemeyer. As peças custam a partir de R$ 1.098. Sapatos Morena Rosa (Foto: Mariana Maltoni)Looks do verão 2018/19 de Lenny Niemeyer. As peças custam a partir de R$ 1.098. Sapatos Morena Rosa (Foto: Mariana Maltoni)

Geralmente a bordo de looks pretos, lenço de seda amarrado no pescoço e sapatos sem salto, Lenny Niemeyer é uma das figuras mais elegantes da moda brasileira – e imprime tal sofisticação também na marca que leva seu nome, fundada há quase três décadas. Seu beachwear deluxe circula desde então pelos melhores balneários do globo ? e, agora, são as peças de roupa em clima easy chic que sempre complementaram suas coleções que vêm ganhando espaço fora das areias.

No verão 2018/19, desfilado na última edição do São Paulo Fashion Week, em abril passado, a estilista assumiu definitivamente sua vocação para o prêt-à-porter: após maiôs e biquínis drapeados cruzarem a passarela, quem roubou a cena foram looks de alfaiataria desabada, feitos de seda ou tricoline. Coloridos em tons vibrantes e decorados com franjas, os conjuntos monocromáticos têm aquela elegância sem esforço que faz bonito a qualquer hora do dia – e são, inclusive, ótima pedida para um look cool de festa. “Sempre tivemos peças de roupas nas coleções, de olho principalmente nas clientes de São Paulo e do sul do País, que não consomem moda praia o ano todo. Mesmo no Rio, passado o verão, as mulheres buscam itens quentinhos, que abracem o corpo, para serem usados na praia. Mas, nesta temporada, a linha definitivamente se consolidou”, conta Lenny.

A mais carioca das paulistas, a estilista nascida em Santos é craque em pontuar suas criações com detalhes artesanais ímpares desde o primeiro biquíni que criou, em1979 (foram mais de dez anos produzindo moda praia para grifes como Fiorucci, Richards e Andrea Saletto antes de fundar a própria marca, em1991). Feitas de fios de seda e tingidas manualmente, as franjas do verão pontuam macramês que simulam um trançado de palha típico do artesanato brasileiro –são necessários até três dias para desenvolver cada peça. “Após explorar as linhas geométricas das obras da sueca Hilma af Klint no último verão, quis brincar com formas mais orgânicas – e por isso olhei para as riquezas naturais do Brasil e para as florestas. Daí também o clima utilitário, que remete a mulheres exploradoras.”

Com 20 lojas e quase quatro décadas de carreira, Lenny segue a todo vapor: criou uma linha fitness no último inverno (apenas com peças pretas – as coloridas serão introduzidas no próximo ano) e, em novembro, lança uma coleção de joias feita a quatro mãos com a paulistana Regina Dabdab. O bom gosto que corre no sangue da família vai dar mais frutos em breve: “Após me ajudar nos departamentos de estilo, styling e fotografia, minha filha Bel agora planeja abrir a própria grife”, adianta.

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Sophie Charlotte diz que ser mãe mudou sua vida: “Saí do meu umbigo”

Sophie Charlotte com Otto (Foto: Reprodução/Instagram)Sophie Charlotte com Otto (Foto: Reprodução/Instagram)

Sophie Charlotte mudou completamente sua visão de mundo no dia 14 de março de 2016, data em que nasceu seu único filho, Otto, do casamento com o ator Daniel de Oliveira. Hoje, dois anos depois, a atriz diz que a maternidade mudou completamente sua vida e visão de mundo. Antes, ela tinha um foco maior em si mesma e agora consegue enxergar mais amplamente.

“Mudou tudo. É um portal! É um ponto de vista diferente. Você não é mais apenas filho, mas também é pai. As relações vão mudando como um dominó. Sua responsabilidade com o mundo e com quem está em volta também mudam. É um caleidoscópio que só multiplica e você se abre. Para cada mulher é diferente, mas pra mim foi sair um pouco do meu umbigo e poder olhar para o outro sem achar que isso não é uma perda de si mesma”, comenta.

Daniel de Oliveira, Sophie Charlotte e o pequeno Otto (Foto: Reprodução Instagram)Daniel de Oliveira, Sophie Charlotte e o pequeno Otto (Foto: Reprodução Instagram)

Se dividir entre carreira e família parece algo possível somente às mulheres, mas a atriz já não se cobra mais para ser uma supermulher. Ela defende que essa realidade não deva mais ser algo exclusivo delas.

“Por muito tempo a gente sustentou um lugar de multitarefas: quanto responsabilidades e potencialidades eu levantar, mais incrível eu sou como mulher. Isso não é verdade! Isso é a causa de grandes frustrações de boa parte delas de não conseguir dar conta e ser difícil de admitir isso. É difícil equilibrar esses pilares que são tão importantes e que falam tanto ao meu coração. Tenho um ofício que sou absolutamente devota e tenho um filho que é a melhor coisa que aconteceu na minha vida, minha maior demonstração de amor. Não posso ficar sem nenhum deles. Não tenho receita. Deixo meu coração e a realidade agirem. Não posso estar em dois lugares ao mesmo tempo, mas estarei onde eu puder.”

Sophie Charlotte (Foto: Reprodução / Instagram)Sophie Charlotte (Foto: Reprodução / Instagram)

Por falar em Otto, recentemente Sophie descoloriu o cabelo para a nova série Ilha de Ferro, que ainda não tem previsão de estreia, e aproveitou o fim das gravações para colorir seu cabelo de rosa e fez uma grande surpresa para o filho.

“Acordei, não avisei pra ninguém, pintei e apareci assim. Foi cabelo que o Otto mais gostou. Imagina uma mãe com um cabelo rosa? Era quase um unicórnio dentro de casa. Ele pegava no meu cabelo, gostou e eu também. Fiquei um mês porque passei uma tinta semipermanente. Ele foi diminuindo até desaparecer. Tudo é muito bem pensado com relação ao meu cabelo. Eu gosto de me experimentar e me ver no espelho quase sem me reconhecer”, afirma.

Apesar de ter uma manutenção difícil, ela amo platinar as madeixas. A atriz diz que também queria fazer uma “loucurinha” no cabelo e aproveitou para dar uma escapadinha no visual.

“É meu momento para explorar os visuais. Amei me ver diferente e tudo mudo com relação às cores, os cortes e até seu próprio humor”, finaliza.

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Hairstylist de Blake Lively entrega os segredos do cabelo da atriz

Blake lively com ondas marcadas (Foto: Getty Images)Blake lively com ondas marcadas (Foto: Getty Images)

Blake Lively é, com certeza, aquela pessoa que não tem muitos “bad hair day”. Seja usando as ondas à la Serena van der Woodsen ou com os penteados incríveis de red carpet, a atriz tem um dos cabelos mais cobiçados de Hollywood.

Para estar sempre impecável, Blake tem a ajuda do seu hairstylit: Rod Ortega, que trabalha com ela há anos. Os coques superelaborados que ela usou no MET Gala de 2016 e deste ano? Obra dele! As ondas estilo anos 80? Também trabalho de Ortega! Em entrevista ao “Refinary 29”, o cabeleireiro entregou os principais segredos por trás do cabelo da atriz.

O cabelo de Serena van der Woodsen foi inspirado em outra personagem
Blake é uma das clientes mais famosas de Ortega, mas ele tem muitas outras, como Eva Mendes. E o cabelo com textura praiana da loira mais famosa do Upper East Side foi inspirado nela – mais especificamente numa personagem dela. O hairstylist diz que os fios messy de Eva como a agente Monica Fuentes no filme “+ Velozes + Furiosos”, em 2003, tem semelhança com as ondas de Serena em “Gossip Girl”.

Sim, o cabelo de Blake é naturalmente incrível
O hairstylist diz que a atriz não usa mais extensões porque seu cabelo é tão saudável e bonito que não é necessário. E ele jura que se tratando de produtos “menos é mais” para ela. “No máximo, uso um spray de volume, brilho ou de fixação e um óleo.

Blake Lively no MET Gala 2016 (à esquerda) e 2018: ambos os penteados são de Rod Ortega (Foto: Getty Images)Blake Lively no MET Gala 2016 (à esquerda) e 2018: ambos os penteados são de Rod Ortega (Foto: Getty Images)

Ela é habilidosa em fazer seu próprio cabelo
“Quando se trata de beleza, ela é muito talentosa. Ela já fez vários penteados para red carpet e o resultado foi ótimo”, conta Ortega. “Quando você trabalha com alguém que é uma grande visionária, ela vai fazer perguntas. Com ela é menos ‘eu não gosto disso’ e mais ‘como eu faço isso? Você pode me ensinar?’”

Inspiração anos 80
Uma fonte interminável de inspiração de Ortega são os anos 80. “Eu amo os anos 80! Era tão libertador. A textura do cabelo era ondulada, sexy…” Por isso que você já viu com Blake com o cabelo ondulado à la anos 80 muitas vezes. Para atingir as ondas “estilo permanente” que você vê na foto, Ortega recomenta variar a largura do babyliss. E completa: “quanto mais fino, melhor”. 

O cabelo de Serena van der Woodsen foi inspirado na personagem de Eva Mendes em + Velozes + Furiosos/ Blake com ondas estilo anos 80 (Foto: Reprodução/Getty Images)O cabelo de Serena van der Woodsen foi inspirado na personagem de Eva Mendes em + Velozes + Furiosos/ Blake com ondas estilo anos 80 (Foto: Reprodução/Getty Images)

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Mariana Ximenes: “Não faz sentido que, apenas por ser mulher, eu ganhe menos”

Mariana Ximenes veste Dior (Foto: Daniela Petrel)Mariana Ximenes veste Dior (Foto: Daniela Petrel)

Em Cannes, onde apresentou o filme “O grande Circo Místico”, Mariana Ximenes, aos 37 anos, fala sobre a carreira de atriz e os novos rumos da profissão em relação à igualdade salarial entre homens e mulheres. E, claro, também não deixou de falar como mantem a boa forma.

O que está vendo de novo em Cannes nesta sua passagem? Fica até quando?
Mariana Ximenes:
Nossa, o festival é incrível porque você respira cinema o tempo todo, tem sessões de 8h30 até meia-noite. Você pode assistir a filmes clássicos como “Um corpo que cai”, de Hitchcock, ou “Grease” como pode ver o último do Spike Lee. Pode ir nos estandes  experimentar cinema de realidade virtual. É uma imersão, você conhece muita gente, troca experiências. Eu fiquei muito feliz por estar no festival este ano em que uma mulher, uma atriz do tamanho da Cate Blanchet, foi a presidente do júri. Das 71 edições, apenas 12 tiveram mulheres nessa posição.

Como foi apresentar “O grande circo místico” em Cannes? um local tão mítico para o cinema?
MX:
Foi muito emocionante. Esse foi um daqueles momentos em que você carrega para a vida toda! O primeiro “Tapis rouge” você nunca esquece, ainda mais tão bem acompanhada como eu estava! Cannes é emblemático quando falamos de cinema, grandes obras foram exibidas ali e, mais do que isso, para pessoas que apreciam profundamente a sétima arte. Foi muito especial também porque nosso mestre Cacá Diegues (diretor) foi homenageado pela organização do festival e nosso filme foi muito bem recebido.

Beleza pura (Foto: Daniela Petrel)Beleza pura (Foto: Daniela Petrel)

Você participou do protesto que contou com 82 mulheres por mais igualdade no festival e por igualdade salarial na indústria. Acredita que isso seja possível mudar?
MX:
Esse protesto foi um marco no principal festival de cinema do mundo. É impressionante você pensar que em 71 anos do Festival de Cannes, apenas 82 filmes dirigidos por mulheres chegaram à premiação. Essa movimentação mostra a conscientização de que a mudança é urgente, necessária. Mulheres do mundo inteiro se unindo para reivindicar condições de trabalho iguais já mostra que é preciso refletir sobre isso e agir. Então, é claro que acredito que pode mudar. E tem que mudar mesmo porque não dá para acreditar que uma mulher seja protagonista e ganhe bem menos do que o ator que seja seu colega de cena. O discurso da Francis McDormand no Oscar deste ano, o da Patricia Arquette, quando ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 2015, são indícios fortes que as coisas já estão nesse caminho de transformação. O que temos que fazer é continuar lutando, falando sobre essa desigualdade e combatê-la.

Você como mulher se sente prejudicada quando ganha menos que um homem?
MX:
Não é uma questão de se sentir prejudicada. A discussão vai além disso. A pergunta é: se eu desempenho um papel tão importante quanto o de um homem em cena, por que também não receber o mesmo valor? Gravamos as mesmas horas, temos a mesma quantidade de trabalho. Não faz sentido que, apenas por ser mulher, eu ganhe menos.

Mariana Ximenes veste Dior (Foto: Daniela Petrel)Mariana Ximenes veste Dior (Foto: Daniela Petrel)

Quais seus próximos planos? Alguma novela em vista?
MX:
Além de “O grande circo místico”, que ainda vai estrear no Brasil, gravei a série “Se eu fechar os olhos agora”, que ainda não tem data de estreia. Na história dos anos 50/60,  que é inspirada na obra homônima de Edney Silvestre, eu interpreto Adalgisa, mulher forte, espirituosa, à frente do seu tempo, mulher do personagem de Gabriel Braga Nunes, e que vai se envolver num grande mistério ao longo da trama.

O que faz para se manter tão bela?
MX:
De uns tempos para cá, dei uma ênfase em meditação, yoga, uma busca por uma conexão maior comigo mesma. Tanto que minha viagem passou por Bali, que tem essa atmosfera, lugar que tem uma força tremenda. Também gosto de cuidar da minha saúde e do meu bem-estar. Amo comer, mas procuro me alimentar com consciência. A chave de tudo na vida é o equilíbrio e tenho buscado isso cada vez mais. Adoro me exercitar… Tento dormir bem também, embora durma menos do que gostaria porque sou muito animada e me envolvo com vários projetos e assuntos ao mesmo tempo (risos).

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Mariana Ximenes: “Não faz sentido que, apenas por ser mulher, eu ganhe menos”

Mariana Ximenes veste Dior (Foto: Daniela Petrel)Mariana Ximenes veste Dior (Foto: Daniela Petrel)

Em Cannes, onde apresentou o filme “O grande Circo Místico”, Mariana Ximenes, aos 37 anos, fala sobre a carreira de atriz e os novos rumos da profissão em relação à igualdade salarial entre homens e mulheres. E, claro, também não deixou de falar como mantem a boa forma.

O que está vendo de novo em Cannes nesta sua passagem? Fica até quando?
Mariana Ximenes:
Nossa, o festival é incrível porque você respira cinema o tempo todo, tem sessões de 8h30 até meia-noite. Você pode assistir a filmes clássicos como “Um corpo que cai”, de Hitchcock, ou “Grease” como pode ver o último do Spike Lee. Pode ir nos estandes  experimentar cinema de realidade virtual. É uma imersão, você conhece muita gente, troca experiências. Eu fiquei muito feliz por estar no festival este ano em que uma mulher, uma atriz do tamanho da Cate Blanchet, foi a presidente do júri. Das 71 edições, apenas 12 tiveram mulheres nessa posição.

Como foi apresentar “O grande circo místico” em Cannes? um local tão mítico para o cinema?
MX:
Foi muito emocionante. Esse foi um daqueles momentos em que você carrega para a vida toda! O primeiro “Tapis rouge” você nunca esquece, ainda mais tão bem acompanhada como eu estava! Cannes é emblemático quando falamos de cinema, grandes obras foram exibidas ali e, mais do que isso, para pessoas que apreciam profundamente a sétima arte. Foi muito especial também porque nosso mestre Cacá Diegues (diretor) foi homenageado pela organização do festival e nosso filme foi muito bem recebido.

Beleza pura (Foto: Daniela Petrel)Beleza pura (Foto: Daniela Petrel)

Você participou do protesto que contou com 82 mulheres por mais igualdade no festival e por igualdade salarial na indústria. Acredita que isso seja possível mudar?
MX:
Esse protesto foi um marco no principal festival de cinema do mundo. É impressionante você pensar que em 71 anos do Festival de Cannes, apenas 82 filmes dirigidos por mulheres chegaram à premiação. Essa movimentação mostra a conscientização de que a mudança é urgente, necessária. Mulheres do mundo inteiro se unindo para reivindicar condições de trabalho iguais já mostra que é preciso refletir sobre isso e agir. Então, é claro que acredito que pode mudar. E tem que mudar mesmo porque não dá para acreditar que uma mulher seja protagonista e ganhe bem menos do que o ator que seja seu colega de cena. O discurso da Francis McDormand no Oscar deste ano, o da Patricia Arquette, quando ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 2015, são indícios fortes que as coisas já estão nesse caminho de transformação. O que temos que fazer é continuar lutando, falando sobre essa desigualdade e combatê-la.

Você como mulher se sente prejudicada quando ganha menos que um homem?
MX:
Não é uma questão de se sentir prejudicada. A discussão vai além disso. A pergunta é: se eu desempenho um papel tão importante quanto o de um homem em cena, por que também não receber o mesmo valor? Gravamos as mesmas horas, temos a mesma quantidade de trabalho. Não faz sentido que, apenas por ser mulher, eu ganhe menos.

Mariana Ximenes veste Dior (Foto: Daniela Petrel)Mariana Ximenes veste Dior (Foto: Daniela Petrel)

Quais seus próximos planos? Alguma novela em vista?
MX:
Além de “O grande circo místico”, que ainda vai estrear no Brasil, gravei a série “Se eu fechar os olhos agora”, que ainda não tem data de estreia. Na história dos anos 50/60,  que é inspirada na obra homônima de Edney Silvestre, eu interpreto Adalgisa, mulher forte, espirituosa, à frente do seu tempo, mulher do personagem de Gabriel Braga Nunes, e que vai se envolver num grande mistério ao longo da trama.

O que faz para se manter tão bela?
MX:
De uns tempos para cá, dei uma ênfase em meditação, yoga, uma busca por uma conexão maior comigo mesma. Tanto que minha viagem passou por Bali, que tem essa atmosfera, lugar que tem uma força tremenda. Também gosto de cuidar da minha saúde e do meu bem-estar. Amo comer, mas procuro me alimentar com consciência. A chave de tudo na vida é o equilíbrio e tenho buscado isso cada vez mais. Adoro me exercitar… Tento dormir bem também, embora durma menos do que gostaria porque sou muito animada e me envolvo com vários projetos e assuntos ao mesmo tempo (risos).

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Ugly Sneakers: os tênis controversos que conquistaram modelos e blogueiras

Chiara Ferragni usando os seus Ugly Sneakers (Foto: Instagram)Chiara Ferragni usando os seus Ugly Sneakers (Foto: Instagram)

Você deve ter visto esses tênis por aí: com cara de ‘tênis de pai’, daqueles usados na década de 1990, os ugly sneakers são a mais nova tendência de moda que parece que veio para ficar. Depois da influência da década, os calçados controversos apareceram nas passarelas e agora já se tornaram um item indispensável no guarda-roupa de muitas modelos e influenciadoras.

A premissa é simples: são tênis muito pesados e com modelagens um pouco duvidosas, cores marcantes e que causam um impacto em qualquer look. Marcas de renome como Louis Vuitton e Balenciaga já colocaram os modelos nas passarelas e mostraram que eles vieram para ficar. Aliás, até mesmo a Asics, famosa no ramo dos tênis, fez uma colaboração com a marca Kiko Kostadinov para desenvolver um modelo para a passarela, e a Adidas também entrou na brincadeira com a colab com Raf Simons.

Os modelos na passarela da Louis Vuitton (Foto: Instagram)Os modelos na passarela da Louis Vuitton (Foto: Instagram)

Ou seja, os ugly sneakers são um forte candidato à tendência do ano, principalmente porque já foi visto com frequência na moda de rua. Bella Hadid, uma das modelos mais relevantes do momento, já mostrou que é fã dos acessórios, combinando os seus looks do dia a dia com esses tênis. De vestidos mais femininos à produções com uma influência street mais despojada, ela usou e abusou das peças nos últimos tempos.

Seguindo a mesma onda, Hailey Baldwin também já usou a sua conta no Instagram para mostrar produções rotineiras usando esses tênis para fechar a produção. Como são muito pesados, eles dão ares bem descontraídos para o visual e são um pouco mais difíceis de combinar – o que não impediu essas influenciadoras de colocá-los no pé com produções que vão de um vestidinho de festa até o tradicional combo camiseta + calça jeans.

Bella Hadid (Foto: Instagram)Bella Hadid (Foto: Instagram)

Elsa Hosk criou um visual mais elegante e com a cara do dia a dia usando boina e jaqueta de couro com os seus tênis para um passeio por Nova York – e a bolsa de alça de corrente também deixa o visual um pouco mais glamuroso. Já a blogueira Chiara Ferragni apostou em uma versão mais colorida para combinar com o look de legging + camiseta e moletom, além da bolsa Fendi à tiracolo.

Como são os novos protagonistas de qualquer produção, vale a pena deixar os tênis à mostra na hora de montar a produção – use com calças cropped ou com a barra dobrada, vestidos, shorts e saias para mostrá-lo sem dificuldades. Porém, optar por uma calça de barra mais larga e cintura baixa (à la anos 2000) também tem sido uma escolha frequente das fashionistas.

Hailey Baldwin (Foto: Instagram)Hailey Baldwin (Foto: Instagram)

No Brasil, marcas como a Schutz já contam com modelos que se encaixam nesse perfil e tem feito sucesso, mas vale ver um modelo desse tipo como um investimento. Em média, os preços começam em R$ 400 e tendem a subir, principalmente para marcas internacionais (o modelo Triple S da Balenciaga, por exemplo, sai por R$ 5 mil por aqui).

No mais, é interessante ver como a moda do controverso e desconstruído está fazendo sucesso mundo a fora e mostrando cada dia mais, como Rihanna nos ensinou, que não existem regras na moda.

Elsa Hosk (Foto: Instagram)Elsa Hosk (Foto: Instagram)

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Moda consciente: como ter um guarda-roupa sustentável

Aprenda como ter um guarda-roupa sustentável (Foto: Instagram)Aprenda como ter um guarda-roupa sustentável (Foto: Instagram)

O mundo está mudando e é impossível ignorar que o nosso planeta está cada vez mais soterrado pelo excesso. O desperdício é tanto que a cultura do consumo está mudando aos poucos e a moda têm percebido essa mudança, afinal é um dos mercados mais conhecidos pelos acúmulos. O momento, então, é de pensar em ter um guarda-roupa sustentável. Mas por onde começar?

COMO TER UM GUARDA-ROUPA SUSTENTÁVEL

Investir em uma moda sustentável significa começar pensando, primeiro, em apoiar marcas que tenham uma visão amigável do meio ambiente. Ou seja, que se preocupam tanto com a origem dos materiais que usam, quanto com a mão de obra que confecciona as suas roupas (afinal, conhecemos muitos casos de marcas envolvidas com o trabalho escravo e condições de produção sub-humanas).

Talvez o passo mais assustador na hora de montar um guarda-roupa sustentável seja parar de comprar em marcas de fast fashion, que produzem muito, com condições de trabalho duvidosas e um alto índice de desperdício de materiais. O mote dessa mudança, com certeza, é qualidade acima de quantidade. Ou seja essa é uma mudança que mexe, principalmente, com o seu bolso. Mas, calma, separamos algumas dicas que podem ajudar nesse processo.

1.Quantas vezes você vai usar essa roupa?

Um teste infalível na hora de a adotar uma moda sustentável é comprar com mais consciência. Ou seja, compre apenas a peça de roupa que você tem certeza absoluta que vai usar. Uma dica de Livia Firth, fundadora da Eco Age (uma empresa que certifica marcas pela seu nível de sustentabilidade), é perguntar a si mesma ‘Eu vou usar essa peça pelo menos 30 vezes?’. Se a resposta for um confiante ‘sim!’, compre à vontade. Caso contrário, você já sabe o que fazer.

2.Informe-se!

Nos dias de hoje, é praticamente impossível você falar que não sabe como descobrir se uma marca é sustentável ou não. O truque é pesquisar e se informar antes de fazer uma compra. Muitas marcas grandes, como Stella McCartney, lideram esse movimento e são muito abertas sobre os seus sistemas de produção e uso de materiais ecológicos. Mas existem marcas nacionais que são igualmente transparentes e preocupadas com o meio ambiente. A Insecta Shoes é uma muito conhecida no ramo de calçados, e a Yes I Am Jeans cria modelos clássicos com uma paleta de cores neutras, o que diminui a necessidade de uso de produtos químicos no processo.

3.Experimente os brechós

Os brechós de Instagram já viraram uma sensação entre as mulheres, mas existem inúmeros brechós pela cidade que você pode conhecer e procurar por roupas que vão colaborar para um guarda-roupa consciente. É hora de deixar de lado esse tabu com ‘roupas antigas’ e abrir a mente para a ideia de encontrar verdadeiros achados de moda em brechós de bairro e até aqueles de Igreja, criados para arrecadar fundos.

4.Monte um guarda-roupa atemporal

Ter um armário atemporal significa que as suas roupas não estão ligadas a uma tendência que muda com o tempo – ou seja, independentemente da época, o seu closet continua válido. O atemporal varia de pessoa para pessoa, mas o mais importante é lembrar que essas peças não duram uma única estação (ou seja, não são tendências). Elas ultrapassam qualquer barreira de tempo e se mantém relevantes não importa a estação ou do que está bombando nas passarelas. Isso significa que você evita comprar roupas que vão durar pouquíssimo no seu armário e serão descartadas depois.

5.Cuide das suas roupas

Esse é um detalhe importante. Adotar uma moda sustentável significa comprar menos roupas – por isso, você precisa cuidar bem do que tem. Preste atenção às recomendações de lavagem, guarde as suas peças do jeito correto e preste atenção ao manuseio. Não custa dar aquele passo a mais para que elas durem bastante, certo?

6.Procure uma boa costureira

Muitas vezes, nós descartamos uma roupa porque perdeu um botão, ficou larga ou apertada demais, com a barra desgastada ou alguns fios soltos. Procure uma boa costureira para levar aquelas peças que precisam de pequenos reparos e dê  nova vida para esses modelos – isso também colabora para a durabilidade de uma roupa.

7.Repense como você gasta o seu dinheiro

Se a meta é um guarda-roupa sustentável, então você vai precisar repensar a forma como gasta o seu dinheiro. Agora, como a qualidade é mais importante do que a quantidade, você vai fazer investimentos em peças que vão durar mais tempo e se encaixam na sua noção de um estilo atemporal. Comprar várias blusinhas numa ida ao shopping não é mais uma opção. Ao invés disso, guarde esse dinheiro para comprar uma camisa de qualidade que você gostou muito ou aquela jaqueta incrível que você está namorando há um tempo.

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Luiza Brunet relembra campanha dos anos 80 feita com pintura corporal

Luiza Brunet (Foto: Reprodução/Instagram)Luiza Brunet (Foto: Reprodução/Instagram)

Uma vez rainha, sempre rainha! Luiza Brunet relembrou seus tempos de modelo com uma campanha incrível para Dijon, onde foi realizado uma pitura corporal pelo pintor Albery Cunha, artista brasileiro que ficou famoso por obras de mulheres nuas. Na sua rede social, ela escreveu: “Bom dia. O que nossa história traz no futuro? Lembranças, histórias vividas, das quais algumas me orgulho muito, e outras me fazem sofrer. Mas todo esse pacote faz parte. E estou adorando dividir aqui com vocês. Aqui uma campanha para Dijon no ano de 1982 a pintura corporal feita pelo Albery um pintor de corpos da época e muito irreverente. Salve Dijon, salve Albery.”.

Luiza fala em seu texto sobre coisas que a fizeram sofrer, e é válido lembrar que em 2016 veio ao público que Luíza vivia em uma relação abusiva com o ex-namorado, Lirio Parisotto. Na época, em entrevista ela disse: “Não é fácil expor quem você gosta. Mas a gente tem nosso limite. Ouvir o depoimento de outras mulheres me deu coragem.”

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3 bolsas para comprar (e usar muito) no inverno 2018

Bolsa Dolce & Gabbana (Foto: Guilherme Nabhan/Arquivo Vogue)Bolsa Dolce & Gabbana (Foto: Guilherme Nabhan/Arquivo Vogue)

Reparou como as bolsas-febre entre as it-girls perderam as alças longas? A boa nova é que elas ganharam formatos diferentões para mulheres 1) finas (a minialça é chique!), 2) descolex (atenta para o saco de pão) e 3) exageradas (quanto maior, melhor).

Uma enxugada no nécessaire é obrigatória para quem vai aderir à bolsa pequena com alça curta: de couro ou argola é hit. Os modelos da grife londrina Danse Lente e a da Chloé são as mais clicadas no street style.

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Seria o saco do delivery a nova bolsa-desejo? Sim! Criada por Jil Sander lá em 2012,
a bolsa “saco de pão” de couro voltou a circular nas mãos das fashionistas. Deu até fome.

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E dobrada! Cabe uma casa inteira no modelo da Designers Remix que bombou na fashion week de Copenhague. Tipo um maximinimalismo. Deu para entender?

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SPFW N45: as parcerias fashion da temporada

Exclusiva SPFW: Parceria Tiffany e A Niemeyer (Foto: Divulgação)Exclusiva SPFW: Parceria Tiffany e A Niemeyer (Foto: Divulgação)

Para além das coleções de roupas inéditas que riscam as passarelas, vale ficar de olho nas parcerias que costumam surgir e fazer sucesso com as fashionistas brasileiras – e que nós entregamos, antes, aqui:

João Pimenta, que fez sua estréia no segmento feminin, leva a The Box Project para os pés das modelos de seu casting. Para a ocasião, a bota de cano médio batizada como Christ (abaixo) ganha versões exclusivas, confeccionadas em couro, com salto flat de bico arredondado, e palmilha e forro feitos no mesmo material. O design contrasta com a nova coleção do estilista, que promete peças com um mix de romantismo e contemporaneidade. Imediatamente após a apresentação, os calçados estarão à venda no e-commerce da The Box Project. 

Parcerias SPFW: Manolita + Pat Bo e, ao lado, The Box Project + João Pimenta (Foto: Divulgação)Parcerias SPFW: Manolita + Pat Bo e, ao lado, The Box Project + João Pimenta (Foto: Divulgação)

Dobradinha fashion: pela segunda vez, a PatBo, de Patricia Bonaldi, e a Manolita estarão juntas na passarela do SPFW. A marca de sapatos apresenta quatro designs que misturam geometria à arte do origami, conferindo um toque de modernidade em contraponto ao mood cool e despretensioso que permeia o inverno 2018 da PatBo.

O destaque fica por conta do ankle boot com faixas de couro estruturadas aplicadas no cabedal, formando dobraduras. Além do modelo, fazem parte da coleção um tamanco quadrado com a mesma aplicação e uma bota com salto abaulado de madeira. As peças em couro vêm nas cores bordeaux, caramelo, preto e ouro. Apenas dois modelos estarão à venda: a bota, que chega às lojas Manolita logo após o desfile, e o tamanco, também por lá ao final de maio.

SPFW: Melissa e Salinas retomam parceria (Foto: Divulgação)SPFW: Melissa e Salinas retomam parceria (Foto: Divulgação)

Já tradicional e sempre querida, a collab entre a Melissa e a Salinas retorna com uma nova cocriação que traduz no plástico o lifestyle carioca da grife de beachwear. A novidade é uma releitura de um dos clássicos da Melissa, a Mar Sandal – versão rasteira de uma das plataformas de maior sucesso do portfólio da label. Em tons de laranja, bege, branco e preto, as sandálias estarão à venda a partir de junho, na Galeria Melissa São Paulo e no e-commerce da marca.

Exclusiva SPFW: Parceria Tiffany e A Niemeyer (Foto: Divulgação)Exclusiva SPFW: Parceria Tiffany e A Niemeyer (Foto: Divulgação)

Nesta temporada, a Tiffany & Co. marca presença no desfile da A. Niemeyer com as joias das linhas T e Hardwear, escolhidas para conferir um toque feminino ao universo surfer da grife. Vale citar que é a primeira vez que a joalheria participa de um desfile em semana de moda brasileira

Parcerias SPFW: La Collezionista + Apartamento 03 (Foto: Divulgação)Parcerias SPFW: La Collezionista + Apartamento 03 (Foto: Divulgação)

União mineira: Luiz Claudio traz para o desfile da coleção Baile de Memórias da sua marca, a Apartamento 03, uma coleção exclusiva de sapatos da La Collezionista. Feitos à mão, os acessórios da parceria incluem os modelos sling backs, scarpins, Mary Janes, sandálias, ankle boots e mules. Tudo estará à venda a partir da próxima quinta-feira (26.04) nas lojas da Apartamento 03 em São Paulo e Belo Horizonte.

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