Negras empreendedoras: a empresária que desenvolveu maquiagem para negras

Rosane Terraggo (Foto: Divulgação)Rosane Terraggo (Foto: Divulgação)

Já comentei aqui como é comum no Brasil mulheres negras se queixarem da ausência de cosméticos que se encaixem no seu padrão estético, mas isso não impediu Rosane Terraggo de criar uma série de produtos acessíveis para diferentes tonalidades de mulheres negras. Segundo ela, a inspiração veio da própria maquiagem usada por Michelle Obama. Depois de escutar que existia a marca Black Opal com bases de 8 dólares e que a ex-primeira dama usava esses produtos no seu dia a dia, Rosane entendeu que precisava de algo parecido na loja que já administrava. Então criou sua própria linha de Divas Bllack, com bases para mulheres negras de diferentes tons a preço super acessíveis.

Sua ideia, que parece simples hoje, vai além: há pó translúcido, sombras, iluminador, gloss e pigmentos. Ela investe no marketing pelas redes sociais, ampliando cada vez mais a dimensão dos seus negócios para além da região sul do país. Por esses motivos Rosane é nossa entrevista para nossa série #negrasemprendedoras.

O que te motivou a se tornar uma emprendedora?
Rosane Terraggo:
Casei e fui mãe muito cedo, aos 17 anos, por isso concluí o ensino superior um pouco mais tarde. Os estudos na Unisinos, no Rio Grande do Sul,  fizeram com que ficasse um pouco distante do meu primeiro filho, hoje com 27 anos. Me formei em 2002 e para me especializar na profissão, fiz quatro pós-graduações. Uma delas foi em administração em marketing pela ESPM. Mas percebi que a história de estar longe da família estava se repetindo com minha filha. Por isso, decidi em 2014 me tornar empreendedora.

E como sua empresa, o Território da Beleza PoA, surgiu?
RT:
O Território nasceu em junho de 2014 como franquia de uma marca. Neste modelo de negócio me senti muito amarrada, porque os franqueadores não queriam investir em marketing, preferiam a contratação de  revendedoras de porta a porta. Mas este não era meu objetivo. Confesso que fiquei bastante frustrada, porque a franquia é do Nordeste e lá eles são fortes. Mas no Sul precisei convencer as pessoas de que os produtos eram muito bons e de que os valores estavam na média do mercado. Depois, passei a usar as redes sociais para apresentar os cosméticos ao público e mostrar clientes comprando. Conforme o tempo, percebi que não precisava mais estar por trás de uma marca apenas, mas poderia comercializar bons produtos de várias empresas. Pesquisei o que estava fazendo sucesso e que tinha um bom preço. Nosso grande diferencial, hoje, é que além de vender, ensinamos a cliente a usar o que está comprando. Damos uma consultoria de beleza e elas adoram. Foi assim que começamos a crescer.

Qual foi o maior desafio para se consolidar como empreendedora?
RT:
A ideia do Divas Bllack surgiu pela necessidade de haver produtos específicos para a pele negra. No início, também trabalhávamos com produtos para cabelos crespos e cacheados, nos tornando referência na região. Além disso, decidimos vender somente marcas que oferecem no catálogo ao menos um produto para a pele negra. Mesmo assim, não conseguimos atender todas as mulheres. Eu mesma tentava fazer a maquiagem delas. Sempre testamos as bases nas clientes que se dispõem a esta experiência, especialmente com aquelas que não conhecem seu tom de pele (e são muitas!) Apesar de a loja física ter somente 20m², fazemos muito barulho na internet com cursos, workshops. Foi assim que comecei a ganhar reconhecimento e credibilidade de diretores de grandes marcas. Procurei um deles para sugerir a criação em sua empresa de uma linha de base para vários tons de pele negra, pois muitas clientes se sentiam excluídas por não encontrarem um produto adequado. A princípio ele se empolgou e informou que iria se reunir com sua sócia. Em seguida, tive o retorno de que não era o momento de segregar as pessoas, então não seria correto criar uma linha somente para negras. Confesso que fiquei intrigada com a resposta, porque o conheço e não parecia ser preconceituoso. Então, olhei pra ele e me dei conta de que sendo branco de olhos claros ele não poderia compreender nossa dificuldade. Decidi desenvolver eu mesma esta linha. Em um curso sobre pele negra ouvi a especialista falar sobre uma base americana chamada Black Opal e que a então primeira dama Michelle Obama usava e recomendava, porque era um excelente produto e custava em torno de $8,00, ou seja, acessível. Eu entendi que era isso que eu queria, uma base de qualidade, que coubesse na bolsa e bolso das minhas clientes. Então foi a hora de convencer meu marido e sócio Carlos Alberto Regio Terragno a investir junto nesta linha.

Qual o diferencial dela para as grandes marcas que já estão vendo esse como um público alvo?
RT
: A Divas Bllack tem a tecnologia de color adapt que se adapta ao tom da pele sem acinzentar. A base foi desenvolvida por uma especialista em pele negra, contratada para nos auxiliar a entender os tons das negras brasileiras. Criamos bases que respeitam os fundos amarelos, neutro, oliva e azulados. A principal diferença com relação às grandes marcas é que as redes sociais são nosso maior marketing.

Qual sua principal inspiração para essa linha?
RT:
A Divas Bllack tem seis tons de bases para pele negra brasileira como carro chefe e as cores tem nomes de mulheres importantes na minha vida por ordem de cor: Rafaella é nome da minha filha (foi por ela que tudo começou), Rosane é o meu nome, Tais inspirada na Tais Araújo. Fui ver a peça “O Topo da Montanha” e me emocionei demais. Assim como a personagem também quero fazer a diferença na vida das pessoas. Conheci a Tais e ela me encoraja nesse sonho. A cor Duda é inspirada em uma influenciadora digital gaúcha, @negraecrespa, uma grande amiga e uma pessoa a qual admiro muito. A Duda está junto com a Divas desde  o início, ajudando em tudo. Sempre conversamos e a nossa afinidade é total, porque concordamos que a Divas Bllack é mais que um produto para vender, é um projeto de vida, é valorizar a beleza da mulher negra. A Duda também é uma grande inspiração e exemplo de uma grande mulher, pois como ela mesma diz; “tive o privilégio de ter uma família com melhores condições, sempre estudei em colégio particular, sou muito amada, mas tenho o compromisso com a minha raça, de mostrar o que realmente acontece, e ser uma inspiração para estas mulheres”. Maria é o segundo nome da minha mãe, ela simplesmente fez a mulher que sou hoje, é em homenagem a ela e a todas as Marias do Brasil e, Dandara, nossa guerreira quilombola.

Como você acredita que a maquiagem auxilia no processo de empoderamento de mulheres negras?
RT:
Acho que toda a mulher tem força e poder. Acredito que a mulher negra acaba “tendo que ter” um poder ainda maior, por todo o nosso histórico. O que eu vejo é que a maquiagem é aquele botão que lembra a cada uma nós, o nosso poder. Eu ainda atendo na loja em Porto Alegre, então já vi uma simples maquiagem operar milagres em uma mulher que está tendo um dia ruim ou que está passando por um momento difícil. Elas se olham no espelho e até o olhar modifica, a postura é realmente uma força que vem de dentro.

Sendo uma empreendedora negra, qual sua dica para outras mulheres, em especial afrodescendentes, que querem empreender?
RT:
O momento é este. Nós negros não aceitamos mais ficarmos invisíveis, estamos buscando nosso espaço. Então sim, queremos produtos e serviços específicos para nossa pele e raça, e temos dinheiro para pagar por eles. Hoje sou uma mulher muito realizada, porque estou colocando em prática meus sonhos. Não é nada fácil, ouvimos muitos nãos, muitas portas se fecham, muitas pessoas próximas duvidam e até torcem contra.  Mas tem uma conta que sempre fecha. Sonhar mais trabalhar é igual a realizar, então sonhe com algo que você ama fazer, trabalhe muito neste projeto e o torne realidade. As redes sociais são grandes aliadas, e ainda são ferramentas gratuitas. E Gratidão sempre!

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Usar pepino nos olhos ajuda a combater as olheiras?

access_time 26 maio 2018, 08h00 chat_bubble_outline more_horiz Usar pepino nos olhos funciona?  (Instagram (@mineraline_official)/Reprodução)

O nosso imaginário já se acostumou com aquela clássica imagem de uma mulher aproveitando seu dia de beauté: máscara de argila no rosto, toalha na cabeça, roupão, um livros descansando no colo e, nos olhos… rodelas de pepino! Mas quem nunca se questionou o real motivo do vegetal estar ali? Será que ele realmente faz efeito para garantir aquele olhar mais descansado ou seria só um toque dramático para uma foto bacana?

Erin Larson, esticista e diretora de administração de marca e educação na HydroPeptide, uma label especializada em produtos para um envelhecimento saudável da pele, conta em sua marca que sim, essa aplicação faz sentido. “Aplicar fatias de pepino nos olhos pode ajudar a reduzir o inchaço da área”, explica, “porque sua temperatura faz com que ele se torne um vasoconstritor, diminuindo a corrente sanguínea.” Por isso que a label usa o ingrediente em vários de seus produtos.

O dermatologista Robert Anolik concorda com a afirmação, e contou para a Allure que “as olheiras podem ser fruto de vasos dilatados e inchaços, e a temperatuda mais baixa do pepino pode ajudar a aliviar isso.”

Além de ser ótimo para essas horas de descanso, ele também tem outras características interessantes para o olhar, como um boost de hidratação. Uma pesquisa conduzida pela dermatologista Howard Murad afirma que, quando aplicado no local, o pepino “fortifica as células para que elas se mantenham hidratadas e funcionando bem.” De acordo com ela, a vitamina K do alimento também ajuda a evitar as olheiras por fazer o sangue circular melhor.

Ou seja, da próxima vez que você partir para seu ritual, pode confiar nas fatias de pepino para garantir aquele olhar mais descansado — e ainda clicar a selfie divertida perfeita para o Stories do Instagram.

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Príncipe Charles comemora 70 anos: família Real se reúne

Príncipe Charles, Camilla e Meghan Markle (Foto: Getty Images)Príncipe Charles, Camilla e Meghan Markle (Foto: Getty Images)

Príncipe Charles comemora 70 anos no próximo 14 de novembro, mas resolveu adiantar a comemoração. No úçtimo dia 22, o Príncipe de Gales realizou uma celebração de seu aniversário com uma festa no jardim do Palácio de Buckingham, oferecida pela rainha Elizabeth II, a sua mãe.

O motivo do adiantamento em seis meses da data não foi altamente explorado, mas, de acordo com as redes sociais da família Real, Charles acredita que maio seja uma época muito mais agradável, no que diz respeito ao clima, para se comemorar. Além disso, o 70º aniversário é uma data muito importante e deve ser celebrada mais vezes ao longo do ano – inclusive na data oficial, quando ele fará um jantar mais íntimo, apenas para amigos e família, como informou o jornal Telegraph.

Príncipe Charles, Camilla e Meghan Markle (Foto: Getty Images)Príncipe Charles, Camilla e Meghan Markle (Foto: Getty Images)LONDON, ENGLAND - MAY 22: (L-R) Prince Charles, Prince of Wales, Camilla, Duchess of Cornwall and Meghan, Duchess of Sussex attend The Prince of Wales' 70th Birthday Patronage Celebration held at Buckingham Palace on May 22, 2018 in London, England. (Pho (Foto: Chris Jackson/Getty Images)Príncipe Charles, Camila Bowles e Meghan Markle (Pho (Foto: Chris Jackson/Getty Images)

Entre os convidados, além de, claro, sua família, também estão presentes mais de 400 representantes de instituições de caridade das quais ele é patrono e regimentos militares dos quais ele é afiliado. De acordo com uma fonte, o príncipe de Gales optou por homenagear estas instituições por “não se sentir confortável com um evento gigantesco apenas sobre ele. Ele sentiu que esta seria uma opção melhor”. No total, são mais de 6 mil pessoas reunidas nos jardins do Palácio de Buckingham.

Para entreter seus guests, uma lista de atrações musicais que incluem Band of the Welsh Guards, Eschoir, The National Youth Pipe Band e um coral gospel. 

Príncipe Charles, Camilla e Meghan Markle (Foto: Reprodução/Instagram)Príncipe Charles, Camilla e Meghan Markle (Foto: Reprodução/Instagram)Príncipe Charles, Camilla e Meghan Markle (Foto: Getty Images)Príncipe Charles, Camilla e Meghan Markle (Foto: Getty Images)

Além de marcar o início das comemorações dos 70 anos de Charles, esta também foi a primeira vez que Meghan Markle e príncipe Harry, os mais novos Duque e Duquesa de Sussex, participaram de um evento oficial após selarem a união com um casamento que parou o mundo no último sábado (19.05). O Duque de Sussex discursou na abertura do evento.

E Meghan chamou atenção pelo seu look: O vestido nude rosé da marca Goat, custa £ 491 (cerca de R$ 2.4 mil) e esgotou no site poucos minutos depois da aparição dela no evento. Para arrematar, ela adicionou um chapéu personalizado Philip Treacy (em um modelo semelhante ao deste link), bolsa nude da Willbur & Gussie, de £ 205 (R$ 1 mil), e brincos de diamantes da Vanessa Tugendhaft, modelo Idylle, R$ 6,9 mil.

LONDON, ENGLAND - MAY 22: (L-R) Prince Harry, Duke of Sussex, Prince Charles, Prince of Wales, Camilla, Duchess of Cornwall, Meghan, Duchess of Sussex and guests pose for a photograph as they attend The Prince of Wales' 70th Birthday Patronage Celebratio (Foto: Chris Jackson/Getty Images)Meghan Markle príncipe Harry (Foto: Chris Jackson/Getty Images)Meghan Markle (Foto: Getty Images)Meghan Markle (Foto: Getty Images)

Em sua primeira aparição como Duquesa de Sussex, Meghan apostou em um look all-white com transparência no colo e nas mangas e um fascinator Philip Treacy.

No casamento, Charles e Meghan tiveram um momento emocionante juntos: ele acompanhou a nora até o altar, buscando-a no meio da Capela de St. George’s, após o seu pai precisar cancelar a ida até Windsor por problemas de saúde. 

WINDSOR, UNITED KINGDOM - MAY 19: Prince Harry looks at his bride, Meghan Markle, as she arrives accompanied by Prince Charles, Prince of Wales during their wedding in St George's Chapel at Windsor Castle on May 19, 2018 in Windsor, England. (Photo by Jo (Foto: Getty Images)Príncipe Charles acompanha Meghan Markle até o altar (Foto: Getty Images)Príncipe Harry e Meghan Markle (Foto: Getty Images)Príncipe Harry e Meghan Markle (Foto: Getty Images)As fotos oficiais do casment de Meghan Markle e príncipe Harry (Foto: Reprodução/Instagram)As fotos oficiais do casment de Meghan Markle e príncipe Harry (Foto: Reprodução/Instagram)Príncipe Harry e Meghan Markle (Foto: Getty Images)Príncipe Harry e Meghan Markle (Foto: Getty Images)

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Felipe Neto confessa para Giovanna Ewbank que decidiu ser ator graças a Bruno Gagliasso: “Ele sempre foi uma inspiração”

Giovanna Ewbank e Felipe Neto (Foto: Reprodução/Youtube)Giovanna Ewbank e Felipe Neto (Foto: Reprodução/Youtube)

Giovanna Ewbank convidou para seu canal o famoso Youtuber, Felipe Neto. O rapaz contou sua trajetória dentro da plataforma, e também que sempre muito fã do Bruno Gagliasso. A conversa chegou neste ponto quando a atriz pergunta se ele já havia falado mal do casal alguma vez. “Não, pelo contrário, o Bruno sempre foi uma inspiração. Eu falava isso. Sempre falei. O Bruno sempre foi um dos grandes motivos de eu ter virado ator, por causa de Chiquititas”.

A dupla ainda conversou como ambos sonharam em fazer parte da novela infantil, mas nunca tiveram a oportunidade. Apesar da carreira como Influencer, Felipe também é ator, e conta no vídeo que foi por isso que começou a fazer vídeos.

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Fã de hábitos saudáveis, Meghan Markle ajudou Harry a parar de fumar

Meghan Markle e o príncipe Harry (Foto: Getty Images)Meghan Markle e o príncipe Harry (Foto: Getty Images)

Há poucos dias do casamento real, a atriz Meghan Markle está ocupada não só com a própria cerimônia, mas também em ajudar o príncipe Harry a se livrar de alguns hábitos ruins antes que a união seja oficializada.

Segundo a Vanity Fair, o filho do príncipe Charles parou de fumar em consideração à futura esposa, e também decidiu mudar um pouco a rotina para manter uma vida mais equilibrada.

Apesar do nervosismo em relação ao casamento – o que por si só seria motivo o suficiente para continuar fumando – o príncipe decidiu seguir a orientação de Meghan e lagar por completo o hábito do tabaco, simplesmente porque ela não aguenta o vício.

Além disso, ele também teria deixado de consumir tanto carboidrato e inserindo alimentos mais completos na sua alimentação diária, como quinoa e couve. Meghan é conhecida por sua alimentação super balanceada – e por ser fã de alimentos que ajudam na manutenção do corpo, como verduras e legumes – e supostamente esvaziou por completo a geladeira do noivo quando se mudou para o Nottingham Cottage, onde ele mora. Inclusive, ela ajudou Harry a deixar de comer fast food e comidas que são muito gordurosas – e até ajudou o príncipe a começar a praticar yoga.

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Neta de Audrey Hepburn é destaque na SPFW

Emma Ferrer, a neta de Audrey Hepburn, é também embaixadora da ONU (Foto: Thibé )Emma Ferrer, a neta de Audrey Hepburn, é também embaixadora da ONU (Foto: Thibé )

Linda e nitidamente feliz em sua primeira visita ao Brasil, Emma Ferrer foi o grande destaque o desfile da UMA, que aconteceu, hoje, no Museu da Imigração, em São Paulo. A apresentação foi inspirada na miscigenação brasileira e levou à passarela “peças utilitárias e que tem a intenção de protejer”, explica a estilista da marca Raquel Davidowicz. Emma, com apenas 23 anos é neta de, nada mais nada menos, que Audrey Hepburn e, apesar de jovem, ocupa um importante cargo na ONU (Organização das Nações Unidas), como embaixadora de refugiados nos Estados Unidos.

Seguindo os passos de sua mãe, que foi enfermeira na Índia, Emma começou a traçar sua história com trabalhos voluntários em 2016, quando cuidou de campos de refugiados na Grécia. “Acredito que muitas pessoas não entendem o que são os refugiados e o meu trabalho é ajudar essas pessoas incompreendidas, que saíram de seus países por vários motivos, buscando uma qualidade de vida melhor. Muitos deles tinham bons trabalhos em suas terras natal e querem continuar exercendo e produzindo em lugares que lhes abram as portas”, explica.

Atualmente, ela também ajuda em ações globais da Unicef. “A última missão que participei foi arrecadando kits de inverno que foram doados às crianças sírias. Ninguém imagina como essas pessoas precisam do nosso apoio”, lembra. Emma acredita que o que falta no mundo, hoje, é um olhar global para as pessoas e que os países precisam entender as reais necessidades dos refugiados. “É como se todas as pessoas dessem as mãos e fizesse uma corrente do bem, um ajudando o outro”, completa.

Além dessa incrível história de vida para uma jovem mulher, Emma trás consigo a responsabilidade de ser neta de Audrey, um grande ícone da moda e do cinema mundial. “O que muitas pessoas não sabem é que a minha avó foi uma pessoa muito caridosa. Infelizmente, não a conheci pessoalmente, mas trago comigo as boas histórias que ouvi dela”, diz. Quando questionada sobre a influência da atriz em seu estilo, ela brinca “como ela, só sei o que gosto e o que não gosto”.

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Neta de Audrey Hepburn é destaque na SPFW

Emma Ferrer, a neta de Audrey Hepburn, é também embaixadora da ONU (Foto: Thibé )Emma Ferrer, a neta de Audrey Hepburn, é também embaixadora da ONU (Foto: Thibé )

Linda e nitidamente feliz em sua primeira visita ao Brasil, Emma Ferrer foi o grande destaque o desfile da UMA, que aconteceu, hoje, no Museu da Imigração, em São Paulo. A apresentação foi inspirada na miscigenação brasileira e levou à passarela “peças utilitárias e que tem a intenção de protejer”, explica a estilista da marca Raquel Davidowicz. Emma, com apenas 23 anos é neta de, nada mais nada menos, que Audrey Hepburn e, apesar de jovem, ocupa um importante cargo na ONU (Organização das Nações Unidas), como embaixadora de refugiados nos Estados Unidos.

Seguindo os passos de sua mãe, que foi enfermeira na Índia, Emma começou a traçar sua história com trabalhos voluntários em 2016, quando cuidou de campos de refugiados na Grécia. “Acredito que muitas pessoas não entendem o que são os refugiados e o meu trabalho é ajudar essas pessoas incompreendidas, que saíram de seus países por vários motivos, buscando uma qualidade de vida melhor. Muitos deles tinham bons trabalhos em suas terras natal e querem continuar exercendo e produzindo em lugares que lhes abram as portas”, explica.

Atualmente, ela também ajuda em ações globais da Unicef. “A última missão que participei foi arrecadando kits de inverno que foram doados às crianças sírias. Ninguém imagina como essas pessoas precisam do nosso apoio”, lembra. Emma acredita que o que falta no mundo, hoje, é um olhar global para as pessoas e que os países precisam entender as reais necessidades dos refugiados. “É como se todas as pessoas dessem as mãos e fizesse uma corrente do bem, um ajudando o outro”, completa.

Além dessa incrível história de vida para uma jovem mulher, Emma trás consigo a responsabilidade de ser neta de Audrey, um grande ícone da moda e do cinema mundial. “O que muitas pessoas não sabem é que a minha avó foi uma pessoa muito caridosa. Infelizmente, não a conheci pessoalmente, mas trago comigo as boas histórias que ouvi dela”, diz. Quando questionada sobre a influência da atriz em seu estilo, ela brinca “como ela, só sei o que gosto e o que não gosto”.

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Mistura fina: Estampas indianas, artesanato nacional invadem apê

Ana na cadeira Charles Eames, ao lado da mesa da marcenaria Baraúna e de vasos da Selvvva (Foto: Christian Maldonado)Ana na cadeira Charles Eames, ao lado da mesa da marcenaria Baraúna e de vasos da Selvvva (Foto: Christian Maldonado)

Pouco antes de se mudar com as irmãs, Thais e Lia, de Andradina, no interior de São Paulo, para a capital, há dez anos, Ana Carranca foi visitar a Ásia. Para forrar os móveis da casa nova, comprou os ikat (técnica em que os fios são tingidos antes de virarem tecido) mais bonitos que encontrou pela Indonésia. Mas, quando entrou no apartamento de 185 metros quadrados na Rua Oscar Freire, vitrine das principais grifes internacionais, desistiu de vestir almofadas e decidiu fazer roupas. Estava criada a Cru Ateliê, loja virtual com peças que combinam a expertise dos artesãos indianos com o design contemporâneo feito no Brasil. “Minha marca tem total conexão com o estilo da minha casa”, diz Ana Carranca, hoje com 30 anos.

A sala com móveis Vintage (Foto: Christian Maldonado)A sala com móveis Vintage (Foto: Christian Maldonado)Detalhe da entrada (Foto: Christian Maldonado)Detalhe da entrada (Foto: Christian Maldonado)

Para entender melhor esse conceito, basta entrar no lavabo do apartamento onde Ana vive e secar as mãos com panos azuis e verdes usados para fazer quimonos; ou deparar, no closet, com o sari indiano que virou duas calças. Como em sua moda, motivos asiáticos, artesanato e toques de brasilidade estão por todos os cantos do imóvel, construído nos anos 70. Isso quer dizer que uma imagem de Iemanjá comprada em Trancoso nas últimas férias pode dividir o quarto com um quadrinho kitsch que estampa o desenho de um bebê shiva. “Adoro objetos de gosto duvidoso.” A caixa de som toca Caetano Veloso no ambiente enfeitado com a foto de uma paisagem que ela mesma fez no Butão. “Não sou dessas que acham que tudo em um único tom faz um item vermelho acender”, diz. Ao contrário. “Quanto mais misturo estampas e cores, mais as coisas se destacam na decoração.”

Mesa de jantar com tronco dos anos 70 (Foto: Christian Maldonado)Mesa de jantar com tronco dos anos 70 (Foto: Christian Maldonado)

Para abrigar as três irmãs, a planta do apartamento passou por uma drástica reforma comandada pelo arquiteto André Vainer. A cozinha diminuiu e a sala, que parece ainda maior por causa das janelas de ponta a ponta, ganhou mais espaço. Antes usado como passagem, o corredor que liga os quartos à área de estar foi fechado com uma porta de correr e virou sala de televisão. As únicas partes da casa que permaneceram intactas foram os três dormitórios. “Um é acervo, o outro é meu, e o terceiro é onde meu namorado deixa as coisas dele”, conta a estilista. Apesar de, há seis anos, oficialmente morar só com o buldogue francês Paçoca (que durante este ensaio fotográfico estava na creche), o músico Lourenço Rebetez, 32 anos, passa grande parte do tempo por lá. “Ele não liga nada nada para design. Acha tudo meio bobeira.”

Cozinha de laca colorida (Foto: Christian Maldonado)Cozinha de laca colorida (Foto: Christian Maldonado)

A ideia de pintar os móveis da marcenaria Baraúna com laca rosa, laranja e amarela surgiu de uma viagem ao México realizada antes da mudança, ainda com as irmãs. Pontuado por marcas de design contemporâneas à sua – os vasos da loja de plantas Selvvva, o painel da Lurca, que faz peças inspiradas na tradicional azulejaria brasileira, o banco do MoBu, ateliê que produz mobiliário urbano. O décor ultracolorido tem uma trégua nos móveis em preto, branco e nude. São réplicas de cadeiras assinadas por Sergio Rodrigues e de clássicos de Charles Eames, como a poltrona que leva seu nome, todas com design vintage. “Isso é coisa da minha mãe.” Assim como o tronco que serve de base para a mesa de vidro, garimpado na fazenda de uma amiga na década de 70, e os quadros que ela e seu marido ganharam de artistas próximos – todos com dedicatórias.

Bebê Shiva na cabeceira da cama (Foto: Christian Maldonado)Bebê Shiva na cabeceira da cama (Foto: Christian Maldonado)

A próxima coleção de Ana, lançada no próximo mês, virá com estampas criadas por ela e confeccionadas à mão em Jaipur, na Índia, em modelagens simples. E, provavelmente, vestirá a turma mais cool da cidade. “É uma delícia ver meu estilo traduzido na minha casa e no meu trabalho.” Como uma coisa que só é única porque já se misturou um bocado.”

A estilista em seu quarto (Foto: Christian Maldonado)A estilista em seu quarto (Foto: Christian Maldonado)

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Mistura fina: Estampas indianas, artesanato nacional invadem apê

Ana na cadeira Charles Eames, ao lado da mesa da marcenaria Baraúna e de vasos da Selvvva (Foto: Christian Maldonado)Ana na cadeira Charles Eames, ao lado da mesa da marcenaria Baraúna e de vasos da Selvvva (Foto: Christian Maldonado)

Pouco antes de se mudar com as irmãs, Thais e Lia, de Andradina, no interior de São Paulo, para a capital, há dez anos, Ana Carranca foi visitar a Ásia. Para forrar os móveis da casa nova, comprou os ikat (técnica em que os fios são tingidos antes de virarem tecido) mais bonitos que encontrou pela Indonésia. Mas, quando entrou no apartamento de 185 metros quadrados na Rua Oscar Freire, vitrine das principais grifes internacionais, desistiu de vestir almofadas e decidiu fazer roupas. Estava criada a Cru Ateliê, loja virtual com peças que combinam a expertise dos artesãos indianos com o design contemporâneo feito no Brasil. “Minha marca tem total conexão com o estilo da minha casa”, diz Ana Carranca, hoje com 30 anos.

A sala com móveis Vintage (Foto: Christian Maldonado)A sala com móveis Vintage (Foto: Christian Maldonado)Detalhe da entrada (Foto: Christian Maldonado)Detalhe da entrada (Foto: Christian Maldonado)

Para entender melhor esse conceito, basta entrar no lavabo do apartamento onde Ana vive e secar as mãos com panos azuis e verdes usados para fazer quimonos; ou deparar, no closet, com o sari indiano que virou duas calças. Como em sua moda, motivos asiáticos, artesanato e toques de brasilidade estão por todos os cantos do imóvel, construído nos anos 70. Isso quer dizer que uma imagem de Iemanjá comprada em Trancoso nas últimas férias pode dividir o quarto com um quadrinho kitsch que estampa o desenho de um bebê shiva. “Adoro objetos de gosto duvidoso.” A caixa de som toca Caetano Veloso no ambiente enfeitado com a foto de uma paisagem que ela mesma fez no Butão. “Não sou dessas que acham que tudo em um único tom faz um item vermelho acender”, diz. Ao contrário. “Quanto mais misturo estampas e cores, mais as coisas se destacam na decoração.”

Mesa de jantar com tronco dos anos 70 (Foto: Christian Maldonado)Mesa de jantar com tronco dos anos 70 (Foto: Christian Maldonado)

Para abrigar as três irmãs, a planta do apartamento passou por uma drástica reforma comandada pelo arquiteto André Vainer. A cozinha diminuiu e a sala, que parece ainda maior por causa das janelas de ponta a ponta, ganhou mais espaço. Antes usado como passagem, o corredor que liga os quartos à área de estar foi fechado com uma porta de correr e virou sala de televisão. As únicas partes da casa que permaneceram intactas foram os três dormitórios. “Um é acervo, o outro é meu, e o terceiro é onde meu namorado deixa as coisas dele”, conta a estilista. Apesar de, há seis anos, oficialmente morar só com o buldogue francês Paçoca (que durante este ensaio fotográfico estava na creche), o músico Lourenço Rebetez, 32 anos, passa grande parte do tempo por lá. “Ele não liga nada nada para design. Acha tudo meio bobeira.”

Cozinha de laca colorida (Foto: Christian Maldonado)Cozinha de laca colorida (Foto: Christian Maldonado)

A ideia de pintar os móveis da marcenaria Baraúna com laca rosa, laranja e amarela surgiu de uma viagem ao México realizada antes da mudança, ainda com as irmãs. Pontuado por marcas de design contemporâneas à sua – os vasos da loja de plantas Selvvva, o painel da Lurca, que faz peças inspiradas na tradicional azulejaria brasileira, o banco do MoBu, ateliê que produz mobiliário urbano. O décor ultracolorido tem uma trégua nos móveis em preto, branco e nude. São réplicas de cadeiras assinadas por Sergio Rodrigues e de clássicos de Charles Eames, como a poltrona que leva seu nome, todas com design vintage. “Isso é coisa da minha mãe.” Assim como o tronco que serve de base para a mesa de vidro, garimpado na fazenda de uma amiga na década de 70, e os quadros que ela e seu marido ganharam de artistas próximos – todos com dedicatórias.

Bebê Shiva na cabeceira da cama (Foto: Christian Maldonado)Bebê Shiva na cabeceira da cama (Foto: Christian Maldonado)

A próxima coleção de Ana, lançada no próximo mês, virá com estampas criadas por ela e confeccionadas à mão em Jaipur, na Índia, em modelagens simples. E, provavelmente, vestirá a turma mais cool da cidade. “É uma delícia ver meu estilo traduzido na minha casa e no meu trabalho.” Como uma coisa que só é única porque já se misturou um bocado.”

A estilista em seu quarto (Foto: Christian Maldonado)A estilista em seu quarto (Foto: Christian Maldonado)

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Lenny Niemeyer | São Paulo | N45

Lenny Niemeyer (Foto: Marcelo Salvador)Lenny Niemeyer (Foto: Marcelo Salvador)

Lenny Niemeyer tem a expertise de traduzir facetas múltiplas da cultura brasileira nos detalhes de sua moda praia de assinatura inconfundível. No alto verão 2019 desfilado nesta quarta-feira (25.04), o casting de mulheres desbravadoras encontrou nas tramas de palha e na cestaria marajoara os motivos para estampas e tramas de maiôs que demandam, no mínimo, dois dias inteiros de trabalho para sua construção.

Dali, blusões e macacões utilitários, túnicas em seda e linho e parkas em tecido high-tech ampliam ainda mais o rol completo après praia da coleção, escolhas certeiras para as altas temperaturas à frente

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