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Moda consciente: como ter um guarda-roupa sustentável

Aprenda como ter um guarda-roupa sustentável (Foto: Instagram)Aprenda como ter um guarda-roupa sustentável (Foto: Instagram)

O mundo está mudando e é impossível ignorar que o nosso planeta está cada vez mais soterrado pelo excesso. O desperdício é tanto que a cultura do consumo está mudando aos poucos e a moda têm percebido essa mudança, afinal é um dos mercados mais conhecidos pelos acúmulos. O momento, então, é de pensar em ter um guarda-roupa sustentável. Mas por onde começar?

COMO TER UM GUARDA-ROUPA SUSTENTÁVEL

Investir em uma moda sustentável significa começar pensando, primeiro, em apoiar marcas que tenham uma visão amigável do meio ambiente. Ou seja, que se preocupam tanto com a origem dos materiais que usam, quanto com a mão de obra que confecciona as suas roupas (afinal, conhecemos muitos casos de marcas envolvidas com o trabalho escravo e condições de produção sub-humanas).

Talvez o passo mais assustador na hora de montar um guarda-roupa sustentável seja parar de comprar em marcas de fast fashion, que produzem muito, com condições de trabalho duvidosas e um alto índice de desperdício de materiais. O mote dessa mudança, com certeza, é qualidade acima de quantidade. Ou seja essa é uma mudança que mexe, principalmente, com o seu bolso. Mas, calma, separamos algumas dicas que podem ajudar nesse processo.

1.Quantas vezes você vai usar essa roupa?

Um teste infalível na hora de a adotar uma moda sustentável é comprar com mais consciência. Ou seja, compre apenas a peça de roupa que você tem certeza absoluta que vai usar. Uma dica de Livia Firth, fundadora da Eco Age (uma empresa que certifica marcas pela seu nível de sustentabilidade), é perguntar a si mesma ‘Eu vou usar essa peça pelo menos 30 vezes?’. Se a resposta for um confiante ‘sim!’, compre à vontade. Caso contrário, você já sabe o que fazer.

2.Informe-se!

Nos dias de hoje, é praticamente impossível você falar que não sabe como descobrir se uma marca é sustentável ou não. O truque é pesquisar e se informar antes de fazer uma compra. Muitas marcas grandes, como Stella McCartney, lideram esse movimento e são muito abertas sobre os seus sistemas de produção e uso de materiais ecológicos. Mas existem marcas nacionais que são igualmente transparentes e preocupadas com o meio ambiente. A Insecta Shoes é uma muito conhecida no ramo de calçados, e a Yes I Am Jeans cria modelos clássicos com uma paleta de cores neutras, o que diminui a necessidade de uso de produtos químicos no processo.

3.Experimente os brechós

Os brechós de Instagram já viraram uma sensação entre as mulheres, mas existem inúmeros brechós pela cidade que você pode conhecer e procurar por roupas que vão colaborar para um guarda-roupa consciente. É hora de deixar de lado esse tabu com ‘roupas antigas’ e abrir a mente para a ideia de encontrar verdadeiros achados de moda em brechós de bairro e até aqueles de Igreja, criados para arrecadar fundos.

4.Monte um guarda-roupa atemporal

Ter um armário atemporal significa que as suas roupas não estão ligadas a uma tendência que muda com o tempo – ou seja, independentemente da época, o seu closet continua válido. O atemporal varia de pessoa para pessoa, mas o mais importante é lembrar que essas peças não duram uma única estação (ou seja, não são tendências). Elas ultrapassam qualquer barreira de tempo e se mantém relevantes não importa a estação ou do que está bombando nas passarelas. Isso significa que você evita comprar roupas que vão durar pouquíssimo no seu armário e serão descartadas depois.

5.Cuide das suas roupas

Esse é um detalhe importante. Adotar uma moda sustentável significa comprar menos roupas – por isso, você precisa cuidar bem do que tem. Preste atenção às recomendações de lavagem, guarde as suas peças do jeito correto e preste atenção ao manuseio. Não custa dar aquele passo a mais para que elas durem bastante, certo?

6.Procure uma boa costureira

Muitas vezes, nós descartamos uma roupa porque perdeu um botão, ficou larga ou apertada demais, com a barra desgastada ou alguns fios soltos. Procure uma boa costureira para levar aquelas peças que precisam de pequenos reparos e dê  nova vida para esses modelos – isso também colabora para a durabilidade de uma roupa.

7.Repense como você gasta o seu dinheiro

Se a meta é um guarda-roupa sustentável, então você vai precisar repensar a forma como gasta o seu dinheiro. Agora, como a qualidade é mais importante do que a quantidade, você vai fazer investimentos em peças que vão durar mais tempo e se encaixam na sua noção de um estilo atemporal. Comprar várias blusinhas numa ida ao shopping não é mais uma opção. Ao invés disso, guarde esse dinheiro para comprar uma camisa de qualidade que você gostou muito ou aquela jaqueta incrível que você está namorando há um tempo.

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Esfoliação da pele: dermatologista esclarece dúvidas

A esfoliação ajuda a manter a pele mais jovem, pois estimula a renovação celular, melhorando a aparência de marcas e manchas, diz a dermatologista Valéria Marcondes (Foto: Thinkstock)A esfoliação ajuda a manter a pele mais jovem, pois estimula a renovação celular, melhorando a aparência de marcas e manchas, diz a dermatologista Valéria Marcondes (Foto: Thinkstock)

A esfoliação já é uma etapa conhecida quando se fala de cuidados com a pele, mas ainda gera muitas dúvidas sobre sua necessidade, benefícios etc. “O esfoliante realiza uma limpeza profunda através de partículas minúsculas que fazem uma leve abrasão na camada superficial da pele e, além de retirar a sujeira e a oleosidade acumuladas, estimula a renovação celular”, explica a dermatologista Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology (AAD). A seguir, a médica esclarece as principais dúvidas sobre a esfoliação.

Quais os benefícios da esfoliação?
A esfoliação ajuda a manter o tecido mais jovem, pois estimula a renovação celular, melhorando a aparência de marcas e manchas, e também e estimula a produção de novas células, o que confere à pele renovação e uma textura mais homogênea. Por remover o excesso de sebo acumulado nos poros, a esfoliação também previne a formação de cravos e espinhas, que nada mais são do que poros entupidos e, no caso das espinhas, infeccionados por bactérias. O procedimento ainda aumenta a capacidade de absorção dos cosméticos pelo tecido, deixando a pele pronta para a aplicação de cremes.

Como esfoliar a pele?
O esfoliante deve ser aplicado com movimentos circulares sobre a pele molhada e previamente lavada. Então, o produto deve ser deixado na pele por dois ou três minutos, para que os princípios ativos possam agir, e, em seguida, enxaguado.

O que um bom esfoliante facial precisa conter?
O esfoliante ideal deve conter partículas de tamanho pequeno ou médio compostas de ativos naturais, como a casca do arroz ou a semente de apricot, para promover renovação epitelial e remoção de queratina e sebo presentes no orifício dos poros. Além disso, deve ser na forma de creme ou sabonete e conter ingredientes calmantes, anti-inflamatórios, hidratantes e antissépticos para promover higienização sem agredir o tecido cutâneo.

E que cuidados devem ser tomados após a esfoliação?
Após a esfoliação, a hidratação do rosto é essencial, pois ao realizar o processo ocorre  perda da integridade da barreira cutânea, o que pode causar sensibilidade, irritação e efeito rebote. Portanto, deve-se sempre hidratar a pele com substâncias capazes de reter a molécula de água. O veículo escolhido deve ser adequado ao tipo de pele, variando desde um leve sérum, até um creme nutritivo de alto perfil lipídico. Além disso, pessoas que utilizam algum creme com ácido devem tomar cuidado com a esfoliação, pois os dois produtos nunca devem ser usados no mesmo dia para que não ocorra a irritação da pele.

Os esfoliantes corporais devem ter partículas maiores do que as utilizadas para o rosto (Foto: Thinkstock)Os esfoliantes corporais devem ter partículas maiores do que as utilizadas para o rosto (Foto: Thinkstock)

Que tipo de esfoliante é mais indicado para o corpo?
Os esfoliantes corporais devem ter partículas maiores do que as utilizadas para o rosto. De preferência, devem ser incorporadas em sabonetes cremosos ou misturadas a óleos naturais para ter fácil aplicação e espalhabilidade. Desta forma, a esfoliação será homogênea, resultarando em uma pele mais fina de textura, regular e luminosa. Ao esfoliar o corpo é importante prestar atenção nas áreas com mais sensibilidade, como o colo e os seios, que não devem ser agredidos, e promover movimentos mais contínuos em pés, mãos, joelhos e cotovelos, por serem áreas mais ricas em queratina.

O que devemos evitar na hora de escolher os esfoliantes?
É importante evitar produtos que contenham microplásticos como agentes esfoliantes. Isso por que as esferas de microplásticos acabam chegando aos rios após o enxágue, causando poluição e até mesmo a mortalidade dos peixes. Para evitar o uso destes ingredientes é preciso ficar atento ao rótulo. O mais comum entre eles é o polietileno, que aparece nos rótulos como Polyethylene. No lugar destes, dê preferência a ingredientes como as esferas vulcânicas ou ativos naturais como a casca do arroz, que não agridem à pele e ainda são ecologicamente corretos.

Esfoliantes caseiros são seguros?
O uso em excesso de receitas caseiras pode causar alergias e ressecamento da pele, além de existir o risco dos ingredientes mancharem a pele quando expostos ao sol. Alguns usados nessas receitas caseiras, como o sal grosso e o açúcar cristal, podem agredir a pele, pois as partículas esfoliantes são pontiagudas demais. Por isso, a maneira mais segura para esfoliar a pele é utilizar produtos específicos recomendados por dermatologistas.

Com que frequência deve-se esfoliar a pele do rosto e do corpo?
Depende do tipo de pele. A oleosa necessita ser esfoliada duas vezes por semana. Já a normal e seca deve receber a esfoliação no máximo uma vez por semana. Mas é preciso tomar cuidado, pois o uso excessivo do esfoliante pode provocar coceira, irritabilidade, vermelhidão e sensação de repuxamento da área em que foi aplicado, além de provocar efeito rebote, causando excesso de oleosidade na pele.

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Com ares futuristas, a estilista Gloria Coelho lança sua coleção de verão 2019 em apresentação na FAAP

O verão 2019 de Gloria Coelho brinca com clássicos da alfaiataria, numa linda releitura de smokings e trench coats. Há ainda fortes influências da activewear, outra das marcas do trabalho da estilista, entre fuseaux e coletes. Um perfume futurista também paira no ar, com a srie de vestidos prata e de alma espacial.

Fila final do desfile da estilista Gloria Coelho, na FAAP (Foto: Thibé)Fila final do desfile da estilista Gloria Coelho, na FAAP (Foto: Thibé)

A beleza quase nada, assinada por Daniel Hernandez, foi ultrailuminada, com pontos de luz em pontos estratégicos do rosto. O cabelo minimalista completava a estética moderna da coleção.

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Mistura fina: Estampas indianas, artesanato nacional invadem apê

Ana na cadeira Charles Eames, ao lado da mesa da marcenaria Baraúna e de vasos da Selvvva (Foto: Christian Maldonado)Ana na cadeira Charles Eames, ao lado da mesa da marcenaria Baraúna e de vasos da Selvvva (Foto: Christian Maldonado)

Pouco antes de se mudar com as irmãs, Thais e Lia, de Andradina, no interior de São Paulo, para a capital, há dez anos, Ana Carranca foi visitar a Ásia. Para forrar os móveis da casa nova, comprou os ikat (técnica em que os fios são tingidos antes de virarem tecido) mais bonitos que encontrou pela Indonésia. Mas, quando entrou no apartamento de 185 metros quadrados na Rua Oscar Freire, vitrine das principais grifes internacionais, desistiu de vestir almofadas e decidiu fazer roupas. Estava criada a Cru Ateliê, loja virtual com peças que combinam a expertise dos artesãos indianos com o design contemporâneo feito no Brasil. “Minha marca tem total conexão com o estilo da minha casa”, diz Ana Carranca, hoje com 30 anos.

A sala com móveis Vintage (Foto: Christian Maldonado)A sala com móveis Vintage (Foto: Christian Maldonado)Detalhe da entrada (Foto: Christian Maldonado)Detalhe da entrada (Foto: Christian Maldonado)

Para entender melhor esse conceito, basta entrar no lavabo do apartamento onde Ana vive e secar as mãos com panos azuis e verdes usados para fazer quimonos; ou deparar, no closet, com o sari indiano que virou duas calças. Como em sua moda, motivos asiáticos, artesanato e toques de brasilidade estão por todos os cantos do imóvel, construído nos anos 70. Isso quer dizer que uma imagem de Iemanjá comprada em Trancoso nas últimas férias pode dividir o quarto com um quadrinho kitsch que estampa o desenho de um bebê shiva. “Adoro objetos de gosto duvidoso.” A caixa de som toca Caetano Veloso no ambiente enfeitado com a foto de uma paisagem que ela mesma fez no Butão. “Não sou dessas que acham que tudo em um único tom faz um item vermelho acender”, diz. Ao contrário. “Quanto mais misturo estampas e cores, mais as coisas se destacam na decoração.”

Mesa de jantar com tronco dos anos 70 (Foto: Christian Maldonado)Mesa de jantar com tronco dos anos 70 (Foto: Christian Maldonado)

Para abrigar as três irmãs, a planta do apartamento passou por uma drástica reforma comandada pelo arquiteto André Vainer. A cozinha diminuiu e a sala, que parece ainda maior por causa das janelas de ponta a ponta, ganhou mais espaço. Antes usado como passagem, o corredor que liga os quartos à área de estar foi fechado com uma porta de correr e virou sala de televisão. As únicas partes da casa que permaneceram intactas foram os três dormitórios. “Um é acervo, o outro é meu, e o terceiro é onde meu namorado deixa as coisas dele”, conta a estilista. Apesar de, há seis anos, oficialmente morar só com o buldogue francês Paçoca (que durante este ensaio fotográfico estava na creche), o músico Lourenço Rebetez, 32 anos, passa grande parte do tempo por lá. “Ele não liga nada nada para design. Acha tudo meio bobeira.”

Cozinha de laca colorida (Foto: Christian Maldonado)Cozinha de laca colorida (Foto: Christian Maldonado)

A ideia de pintar os móveis da marcenaria Baraúna com laca rosa, laranja e amarela surgiu de uma viagem ao México realizada antes da mudança, ainda com as irmãs. Pontuado por marcas de design contemporâneas à sua – os vasos da loja de plantas Selvvva, o painel da Lurca, que faz peças inspiradas na tradicional azulejaria brasileira, o banco do MoBu, ateliê que produz mobiliário urbano. O décor ultracolorido tem uma trégua nos móveis em preto, branco e nude. São réplicas de cadeiras assinadas por Sergio Rodrigues e de clássicos de Charles Eames, como a poltrona que leva seu nome, todas com design vintage. “Isso é coisa da minha mãe.” Assim como o tronco que serve de base para a mesa de vidro, garimpado na fazenda de uma amiga na década de 70, e os quadros que ela e seu marido ganharam de artistas próximos – todos com dedicatórias.

Bebê Shiva na cabeceira da cama (Foto: Christian Maldonado)Bebê Shiva na cabeceira da cama (Foto: Christian Maldonado)

A próxima coleção de Ana, lançada no próximo mês, virá com estampas criadas por ela e confeccionadas à mão em Jaipur, na Índia, em modelagens simples. E, provavelmente, vestirá a turma mais cool da cidade. “É uma delícia ver meu estilo traduzido na minha casa e no meu trabalho.” Como uma coisa que só é única porque já se misturou um bocado.”

A estilista em seu quarto (Foto: Christian Maldonado)A estilista em seu quarto (Foto: Christian Maldonado)

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Mistura fina: Estampas indianas, artesanato nacional invadem apê

Ana na cadeira Charles Eames, ao lado da mesa da marcenaria Baraúna e de vasos da Selvvva (Foto: Christian Maldonado)Ana na cadeira Charles Eames, ao lado da mesa da marcenaria Baraúna e de vasos da Selvvva (Foto: Christian Maldonado)

Pouco antes de se mudar com as irmãs, Thais e Lia, de Andradina, no interior de São Paulo, para a capital, há dez anos, Ana Carranca foi visitar a Ásia. Para forrar os móveis da casa nova, comprou os ikat (técnica em que os fios são tingidos antes de virarem tecido) mais bonitos que encontrou pela Indonésia. Mas, quando entrou no apartamento de 185 metros quadrados na Rua Oscar Freire, vitrine das principais grifes internacionais, desistiu de vestir almofadas e decidiu fazer roupas. Estava criada a Cru Ateliê, loja virtual com peças que combinam a expertise dos artesãos indianos com o design contemporâneo feito no Brasil. “Minha marca tem total conexão com o estilo da minha casa”, diz Ana Carranca, hoje com 30 anos.

A sala com móveis Vintage (Foto: Christian Maldonado)A sala com móveis Vintage (Foto: Christian Maldonado)Detalhe da entrada (Foto: Christian Maldonado)Detalhe da entrada (Foto: Christian Maldonado)

Para entender melhor esse conceito, basta entrar no lavabo do apartamento onde Ana vive e secar as mãos com panos azuis e verdes usados para fazer quimonos; ou deparar, no closet, com o sari indiano que virou duas calças. Como em sua moda, motivos asiáticos, artesanato e toques de brasilidade estão por todos os cantos do imóvel, construído nos anos 70. Isso quer dizer que uma imagem de Iemanjá comprada em Trancoso nas últimas férias pode dividir o quarto com um quadrinho kitsch que estampa o desenho de um bebê shiva. “Adoro objetos de gosto duvidoso.” A caixa de som toca Caetano Veloso no ambiente enfeitado com a foto de uma paisagem que ela mesma fez no Butão. “Não sou dessas que acham que tudo em um único tom faz um item vermelho acender”, diz. Ao contrário. “Quanto mais misturo estampas e cores, mais as coisas se destacam na decoração.”

Mesa de jantar com tronco dos anos 70 (Foto: Christian Maldonado)Mesa de jantar com tronco dos anos 70 (Foto: Christian Maldonado)

Para abrigar as três irmãs, a planta do apartamento passou por uma drástica reforma comandada pelo arquiteto André Vainer. A cozinha diminuiu e a sala, que parece ainda maior por causa das janelas de ponta a ponta, ganhou mais espaço. Antes usado como passagem, o corredor que liga os quartos à área de estar foi fechado com uma porta de correr e virou sala de televisão. As únicas partes da casa que permaneceram intactas foram os três dormitórios. “Um é acervo, o outro é meu, e o terceiro é onde meu namorado deixa as coisas dele”, conta a estilista. Apesar de, há seis anos, oficialmente morar só com o buldogue francês Paçoca (que durante este ensaio fotográfico estava na creche), o músico Lourenço Rebetez, 32 anos, passa grande parte do tempo por lá. “Ele não liga nada nada para design. Acha tudo meio bobeira.”

Cozinha de laca colorida (Foto: Christian Maldonado)Cozinha de laca colorida (Foto: Christian Maldonado)

A ideia de pintar os móveis da marcenaria Baraúna com laca rosa, laranja e amarela surgiu de uma viagem ao México realizada antes da mudança, ainda com as irmãs. Pontuado por marcas de design contemporâneas à sua – os vasos da loja de plantas Selvvva, o painel da Lurca, que faz peças inspiradas na tradicional azulejaria brasileira, o banco do MoBu, ateliê que produz mobiliário urbano. O décor ultracolorido tem uma trégua nos móveis em preto, branco e nude. São réplicas de cadeiras assinadas por Sergio Rodrigues e de clássicos de Charles Eames, como a poltrona que leva seu nome, todas com design vintage. “Isso é coisa da minha mãe.” Assim como o tronco que serve de base para a mesa de vidro, garimpado na fazenda de uma amiga na década de 70, e os quadros que ela e seu marido ganharam de artistas próximos – todos com dedicatórias.

Bebê Shiva na cabeceira da cama (Foto: Christian Maldonado)Bebê Shiva na cabeceira da cama (Foto: Christian Maldonado)

A próxima coleção de Ana, lançada no próximo mês, virá com estampas criadas por ela e confeccionadas à mão em Jaipur, na Índia, em modelagens simples. E, provavelmente, vestirá a turma mais cool da cidade. “É uma delícia ver meu estilo traduzido na minha casa e no meu trabalho.” Como uma coisa que só é única porque já se misturou um bocado.”

A estilista em seu quarto (Foto: Christian Maldonado)A estilista em seu quarto (Foto: Christian Maldonado)

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Time Feminino de futebol do Corinthians estampará frases machistas na camisa

Uma das camisas do Corinthians feminino para lançar a campanha #CaleOPreconceito (Foto: Reprodução)Uma das camisas do Corinthians feminino para lançar a campanha #CaleOPreconceito (Foto: Reprodução)

Nesta quarta-feira 25, às 17h30, o time feminino do Corinthians joga pela primeira vez na Arena oficial do clube, na estreia do campeonato brasileiro contra o São Francisco, da Bahia. Mas o jogo em si não será o único assunto.

A campanha oficial do clube (Foto: Reprodução)A campanha oficial do clube (Foto: Reprodução)

Os departamentos de marketing e comunicação do clube lançaram uma campanha contra o preconceito.

A equipe estampará frases machistas na camisas como “Mulher é na cozinha e não jogando futebol”, “Mulher não pode estar no futebol” e “Futebol feminino só vai ser bom quando acabar”. Todas elas foram retiradas de comentários reais feitos por homens em redes sociais e fóruns esportivos. A ação se repetirá no jogo de domingo, contra o Taubaté, pelo Paulistão.

A campanha, chamada de #CaleOPreconceito, tem um canal direto para empresas interessadas em anunciar suas marcas.

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Major Model Brasil é eleita a melhor agência de modelos do país

A Major Model Brasil, já conhecida por ser uma das melhores agências de modelos do país foi também a escolhida para receber a premiação de moda ARWUS, que consagra aqueles que mais se destacam no setor da moda nacional.

A premiação ocorreu em uma cerimônia realizada em São Paulo e contou com a presença de diretores de desfiles, estilistas, celebridades, modelos, maquiadores, além de diretores de televisão e membros representantes do Governo Estadual.

Os modelos da MAjor Model Brasil estão presentes em desfiles e campanhas de moda nacionais e internacionais
Os modelos da MAjor Model Brasil estão presentes em desfiles e campanhas de moda nacionais e internacionais

Fundada no início dos anos 2000 em São Paulo, a Major Model Brasil tem à sua frente o renomado booker Ney Alves, responsável por ter lançado e trabalhado na construção da carreira de nomes importantes da moda e da televisão, que vão desde celebridades à top models internacionalmente reconhecidos como: Fernanda Lima, Ana Hickmann, Paolla Oliveira, Reynaldo Gianecchini, Thayla Ayala, Izabel Goulart, Marcio Kiss, Bruno Santos, Raquel Zimmermann… Esta última chegou a ser considerada a modelo número 1 no ranking mundial das top models por 3 anos consecutivos.

No portifólio da agência Major Brasil, constam trabalhos para marcas de mais alto prestígio e renome do cenário fashion, dentre elas estão as cobiçadas Emporio Armani, Calvin Klein, Balenciaga, Givenchy, Dolce & Gabanna, Prada, Gucci, Chanel, Versace. Apenas algumas das grifes para as quais modelos desta premiada agência tiveram a oportunidade de trabalhar.

Segundo Ney Alves, o grande diferencial da agência Major Model Brasil é que “todos tem perfil para ser modelo, desde que sejam direcionados para o mercado certo. Se tiver altura para passarela serão trabalhadas no setor, caso contrário, iremos buscar o seu mercado ideal”, dando assim oportunidade para todos aqueles que desejam ingressar no mundo da moda ou da publicidade.

O Prêmio Arwus, também elegeu  profissionais em outras categorias da moda e serviços à ela associados, por exemplo melhor maquiador, cabeleireiro, estilista, diretor de desfiles, produtor de casting, dentre outras categorias.

Na categoria “Melhor Agência de Modelos”, a Major Model Brasil competiu com outras duas grandes agências, que apesar de atuarem no mundo da moda e da publicidade por mais de 10 anos,  não obtiveram o mesmo bom desempenho na gestão e desenvolvimento de carreira, principalmente de modelos iniciantes, ponto forte da Major.

 

Fonte: G1 – Portal de Notícias da Globo