Magra em 24 minutos: conheça os treinos rápidos que prometem deixar em forma sem perder tempo

Os programas de até meia hora têm feito sucesso nas academias, que lançam novas modalidades para atender a essa demanda (Foto: David Burton)Os programas de até meia hora têm feito sucesso nas academias, que lançam novas modalidades para atender a essa demanda (Foto: David Burton)

Falta de tempo já não é desculpa para fugir da atividade física. Com duração máxima de 30 minutos, os treinos rápidos são uma das principais tendências fitness hoje e uma mão na roda para o dia a dia corrido nas metrópoles. Febre nos Estados Unidos, foram apontados pela American College of Sports Medicine (principal organização de estudos em medicina esportiva do mundo) como uma das modalidades que mais crescem nas academias.

Sua principal característica é a combinação de alta intensidade e intervalos curtos, o que possibilita o aumento do estresse metabólico, maior frequência cardíaca e, consequentemente, mais queima de gordura e calorias. Esse tipo de treino teve sua fama fortalecida há dois anos, depois do sucesso de aplicativos como o 7 Minute Workout, que traz uma sequência de movimentos intensos feitos em sete minutos.

De lá para cá, pesquisadores passaram a conduzir estudos que comprovassem a eficácia de treinamentos com duração ainda menor. Um grupo de professores da McMaster University, em Ontario, no Canadá, tem investigado, inclusive, o efeito de exercícios intensos de apenas um minuto. A ideia é pedalar ou correr no menor período de tempo.

O treino rápido deve ser praticado três vezes por semana em dias alternados. “A musculatura precisa de descanso para evitar lesões. Nos intervalos, pode-se fazer uma corrida leve ou caminhada”, diz Marcel Gandra, diretor da Runner. Os resultados surgem já no primeiro mês e
é possível perder cerca de 2 quilos.

“Mas, por se tratar de uma atividade intensa, não é indicado para sedentários e os iniciantes devem aumentar a carga aos poucos”, diz Saturno de Souza, diretor técnico da Bio Ritmo. Gestantes, hipertensos, cardiopatas e pessoas com problemas nas articulações também estão vetadas para o exercício.

Os programas de até meia hora têm feito sucesso nas academias e novas modalidades foram criadas para atender essa demanda (veja na página ao lado). As aulas trazem combinações simples, feitas em forma de circuito, que utilizam pesos, cordas, elásticos e também movimentos que usam apenas o peso do próprio corpo do praticante. Para garantir bons resultados, os planos são personalizados e montados de acordo com a necessidade do atleta.

“A ideia é mesclar uma atividade aeróbica, como corrida ou bike, com exercícios localizados. Isso favorece a perda de peso e o fortalecimento muscular”, diz o educador físico Rodrigo Sangion, proprietário da academia Les Cinq Gym, em São Paulo. O exercício acelera o metabolismo, que se mantémativo até duas horas depois da prática.

Mesclar atividade aeróbica, como corrida ou bike, com exercícios localizados favorece a perda de peso e o fortalecimento muscular, diz o educador físico Rodrigo Sangion (Foto: David Burton)Mesclar atividade aeróbica, como corrida ou bike, com exercícios localizados favorece a perda de peso e o fortalecimento muscular, diz o educador físico Rodrigo Sangion (Foto: David Burton)

A modalidade acaba de entrar no menu de atividades da Runner e é focada nos movimentos que usam o peso do corpo. Saltos, agachamentos e flexões fazem parte da aula com duração de 24 minutos e gasto médio de 300 calorias.

Lançada este mês na Bio Ritmo, trabalha braços, abdome, pernas e glúteos utilizando um aparelho específico, parecido com um elástico, que pode ser ajustado para aumento de carga e
velocidade. Dura 30 minutos e queima até 400 calorias.

O circuito da Les Cinq Gym, em São Paulo, inclui saltos, corrida, escada e movimentos com corda e halteres. Privilegia o condicionamento físico e fortalece a musculatura do corpo todo. Tem duração de 30 ou 45 minutos e pode queimar até 500 calorias.

Assuntos sobre modelos e agencias de modelos na web: Agencias de modelos Melhores agencias de modelos Altura necessária para as modelos Como entrar para uma Agencia de Modelos Agencias de Modelos Brasileiras Agencia de Modelos do Brasil Lista de Agencias de Modelos Brasileiras Matérias sobre Modelos e o mundo da moda Lista de Agencias de Modelos Modelos Masculinos Empório Armani Online Lista de Agencias de Modelos Agencias de Modelos Agencias de modelos famosas Principais Agencias de Modelos Informações sobre agencias de modelos Informações sobre agencias de modelos e modelos Agencias de Modelos e Top Models Modelos, Agencias de Modelos e Bastidores da Moda Modelos, Agencias de Modelos e Moda Agencias de Modelos, Agencias de Moda do Brasil, Top Models, Modelos Femininos, Modelos Masculinos Vulnerável e Oscilante Moda, Modelos e Agencias de Modelos Veja Fashion Agencia de Modelos e Top Models

Principais Agencias de Modelos do País: FORD MODELS, MEGA MODEL BRASIL, MAJOR MODEL BRASIL, LEQUIPE AGENCE, Way Model

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *