Expert lista os 4 erros mais comuns que as pessoas cometem quando malham no inverno

SAIBA QUAIS SÃO OS ERROS MAIS COMUNS ENTRE QUEM PRATICA ATIVIDADE FÍSICA NO INVERNO (Foto: THINKSTOCK)SAIBA QUAIS SÃO OS ERROS MAIS COMUNS ENTRE QUEM PRATICA ATIVIDADE FÍSICA NO INVERNO (Foto: THINKSTOCK)

Quem planeja chegar no verão com o corpo em forma precisa levar os exercícios físicos a sério com pelo menos alguns meses de antecedência para que os resultados se tornem visíveis a tempo da estação mais quente do ano. O inverno, portanto, é o momento ideal para dar adeus ao sedentarismo.


Alguns cuidados, no entanto, devem ser observados na hora de treinar em dias com baixas temperaturas para que incidentes desagradáveis, como lesões musculares, não estraguem sua nova rotina. O fisiologista do Esporte do HCor – Hospital do Coração, Diego Barros, esclareceu os principais erros que devem ser evitados durante a prática da atividade física em dias frios.


1. MALHAR EM JEJUM


O café da manhã é uma das refeições mais importantes, pois fornece ao organismo a energia necessária para a realização de várias tarefas ao longo do dia. Portanto, esta etapa não deve ser negligenciada, especialmente por quem malha logo cedo.


“Fazer exercício em jejum é um grande risco, porque a pessoa vai exigir do corpo uma energia que ele não vai ter para dar. O corpo irá reagir mal a essa situação”, explicou Barros, que é, também, professor e diretor da DLB assessoria esportiva.


Outro ponto importante a ser levado em conta, segundo ele, é observar o tipo de alimento que será ingerido antes do treino. “Se for algo de digestão mais difícil, não haverá benefício, pois este processo irá concorrer com a exigência metabólica da atividade física”. A recomendação é optar por frutas e sucos naturais.


2. ABUSAR DAS BLUSAS DE FRIO


Embora as baixas temperaturas intimidem quem se exercita pela manhã ou no final do dia, é importante lembrar que o organismo irá esquentar com a atividade. “Não adianta se agasalhar demais. A temperatura vai subir e vai iniciar um processo de sudorese”. A indicação é apostar em peças que protejam do frio, mas que não dificultem a troca de calor com o meio ambiente.


O fisiologista esclarece ainda o mito de que quanto mais o indivíduo sua, mais emagrece. “Se fosse assim, poderíamos ir à sauna que perderíamos peso“.


3. PULAR O AQUECIMENTO


O aquecimento é uma das etapas mais importantes no preparo para a atividade física, pois ajuda a prevenir lesões musculares. A recomendação é gastar pelo menos 10 minutos movimentando as partes do corpo que serão mais usadas no treino. “Se for correr, faça uma caminhada para lubrificar as articulações e aumentar a frequência respiratória. A elevação da temperatura corporal irá ajudar a reduzir o risco de lesões“, afirmou. E quem pratica musculação deve começar o exercício com uma carga menor a fim de aquecer o corpo antes de começar de fato a atividade.


4. NÃO HIDRATAR O CORPO


Os cuidados com a hidratação devem ser recorrentes inclusive nos dias mais frios. Embora pareça que as pessoas suem menos nesta época do ano, o corpo perde líquido da mesma forma. “O importante é lembrar que a hidratação deve ser feita antes, durante e depois do exercício. [Deve-se ingerir em média] 500 ml para cada 30 min de atividades“, explicou Barros.


O corpo sua para equilibrar a temperatura do organismo, elevada durante o treino, mas neste processo, ele pode perde, também, nutrientes importante, que devem ser recompostos gradualmente.


“A partir de 45 minutos a 1 hora de atividades, considera-se que a perda não foi somente de água, mas também de eletródios, sódio e potásio”. A indicação do fisiologista é, portanto, ingerir alguma bebida isotônica. “Se sentiu muita sede, é porque já está desidratado”.

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