Riccardo Tisci: os desfiles mais marcantes do estilista na Givenchy

Riccardo Tisci (Foto: Divulgação)Riccardo Tisci (Foto: Divulgação)

2018 vai ser marcante para Riccardo Tisci: um ano após deixar a direção-criativa da Givenchy, que comandou por 12 anos, o italiano vai apresentar sua primeira coleção para a Burberry, onde promete uma verdadeira revolução, mudando o calendário de entregas e sistema de lançamento de coleções (seguindo o modelo de drops adotado por marcas do streetwear como a Supreme).

Revoluções não são novidade para Riccardo, que, na Givenchy, trouxe sua linguagem tão contemporânea para a casa, conquistando, com sua estética de forte veia gótica, famosas como Beyoncé, Rihanna, Cate Blanchett, Florence Welch e Rooney Mara – que viu nas coleções de Tisci para a maison francesa a ferramenta perfeita para comunicar sua nova imagem nos red carpets após ser escalada como protagonista de Os Homens que Odiavam as Mulheres.

No mês em que Riccardo Tisci comemora seus 44 anos, reunimos algumas de suas coleções mais icônicas, que lhe renderam um squad de famosas de alto calibre – e que se reuniu ao italiano na capa de nossa edição de outubro de 2015, para comemorar seus 10 anos de Givenchy. 

Riccardo Tisci na capa da Vogue de outubro de 2015 (Foto: Arquivo Vogue)Riccardo Tisci na capa da Vogue de outubro de 2015 (Foto: Arquivo Vogue)

A coleção de inverno 2008 é tida por muitos críticos como a primeira em que Riccardo Tisci se sentiu mais livre para misturar os códigos da casa com sua veia bem moderna, com um pé no gótico. Os looks que abriram o desfile, cobertos de correntes douradas, viraram hit instantâneo.

Givenchy - inverno 2008 (Foto: Getty Images)Givenchy – inverno 2008 (Foto: Getty Images)

Já a coleção de verão 2010 veio calcada numa imagem rock n’roll, firmando o blazer listrado p&b – inspirado em David Bowie – como a peça queridinha da estação nos looks de street style.

Givenchy - verão 2010 (Foto: Getty Images)Givenchy – verão 2010 (Foto: Getty Images)

Misturando a alfaiataria masculina com longos ultrafemininos, a coleção de alta-costura de verão 2010 apresentou um dos vestidos mais icônicos da história do Oscar: o longo de saia em degradê roxo usado por Zoe Saldana na premiação daquele ano.

Givenchy alta-costura - verão 2010 (Foto: Getty Images)Givenchy alta-costura – verão 2010 (Foto: Getty Images)

Firmando-se como um dos nomes mais fortes da alta-costura de sua geração, na coleção de inverno 2010 de alta-costura da Givenchy Riccardo Tisci firmou os naked dresses ultratrabalhados como tendência absoluta (e duradoura!) dos red carpets. Sua maior entusiasta? Beyoncé, que usou looks do gênero assinados por Tisci em diversas ocasiões, como os galas do Met.

Givenchy inverno 2010 - alta-costura (Foto: Divulgação)Givenchy inverno 2010 – alta-costura (Foto: Divulgação)

Inspirado pelo dançarino japonês Kazuo Ohno, Riccardo Tisci apresentou em seu verão 2011 de alta-costura uma coleção etérea, que passava longe de suas referências mais soturnas e góticas. O resultado foi uma de suas coleções mais marcantes e que, mais uma vez, foi parar no tapete vermelho do Oscar, com Cate Blanchett.

Givenchy - verão 2011 alta-costura (Foto: Divulgação)Givenchy – verão 2011 alta-costura (Foto: Divulgação)

Em 2011, Tisci, já estabelecido como uma potência da alta-costura, apresentou mais uma coleção de tirar o fôlego para o inverno daquele ano, com quase todos os looks em branco total e cobertos por pérolas, plumas e bordados. Foi desta coleção que Tisci e Kim Kardashian tiraram inspiração para o vestido de noiva da socialite, que se casou com Kanye West vestindo Givenchy em 2014, provando a atemporalidade das criações do italiano.

Givenchy - inverno 2011 alta-costura (Foto: Divulgação)Givenchy – inverno 2011 alta-costura (Foto: Divulgação)

Voltando ao prêt-à-porter, 2011 foi o ano em que Tisci lançou a icônica estampa de rottweilers nos desfiles da semana de moda de inverno masculina da casa. Os cachorros depois estamparam peças femininas e até acessórios como bolsas. Nessa época, Riccardo emplacou uma série de estampas que se tornaram desejo imediato entre homens e mulheres.

Givenchy - inverno 2011 masculino (Foto: Getty Images)Givenchy – inverno 2011 masculino (Foto: Getty Images)

Já em seu desfile de verão 2012, Tisci se desvencilhou das estampas e apresentou uma coleção que investia na alfaiataria, reinterpretando o visual surfer de um jeito sofisticado e conteporâneo. O auge? Gisele Bündchen fechando a apresentação – e depois estrelando a campanha da coleção.

Givenchy - verão 2012 (Foto: Getty Images)Givenchy – verão 2012 (Foto: Getty Images)

A coleção de alta-costura de verão 2012 pode ter sido marcada pela beleza das modelos, que exibiam piercings enormes no nariz, mas foram os vestidos – alguns que demoraram mais de 350 horas para serem concluídos – que reforçaram a maestria de Tisci como couturier.

Givenchy - verão 2012 alta-costura (Foto: Imaxtree)Givenchy – verão 2012 alta-costura (Foto: Imaxtree)

Na coleção de inverno 2013 de prêt-à-porter, Riccardo Tisci renovou seu apelo pop com mais uma estampa que se tornou febre absoluta: a de Bambi, que protagonizou um dos looks mais icônicos de sua carreira: o de moletom com saia transparente, que várias famosas usaram na época. 

Givenchy - inverno 2013 (Foto: Imaxtree)Givenchy – inverno 2013 (Foto: Imaxtree)

Comemorando seus dez anos de Givenchy em 2015, a coleção de inverno prêt-à-porter daquele ano exaltou os códigos mais fortes do legado de Riccardo Tisci para a casa: referências católicas, um estilo dark, peças com um capricho único em seus bordados e detalhes e, claro, uma beleza marcante, com toque quase agressivo.

Givenchy - inverno 2015 (Foto: Imaxtree)Givenchy – inverno 2015 (Foto: Imaxtree)

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Time Feminino de futebol do Corinthians estampará frases machistas na camisa

Uma das camisas do Corinthians feminino para lançar a campanha #CaleOPreconceito (Foto: Reprodução)Uma das camisas do Corinthians feminino para lançar a campanha #CaleOPreconceito (Foto: Reprodução)

Nesta quarta-feira 25, às 17h30, o time feminino do Corinthians joga pela primeira vez na Arena oficial do clube, na estreia do campeonato brasileiro contra o São Francisco, da Bahia. Mas o jogo em si não será o único assunto.

A campanha oficial do clube (Foto: Reprodução)A campanha oficial do clube (Foto: Reprodução)

Os departamentos de marketing e comunicação do clube lançaram uma campanha contra o preconceito.

A equipe estampará frases machistas na camisas como “Mulher é na cozinha e não jogando futebol”, “Mulher não pode estar no futebol” e “Futebol feminino só vai ser bom quando acabar”. Todas elas foram retiradas de comentários reais feitos por homens em redes sociais e fóruns esportivos. A ação se repetirá no jogo de domingo, contra o Taubaté, pelo Paulistão.

A campanha, chamada de #CaleOPreconceito, tem um canal direto para empresas interessadas em anunciar suas marcas.

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Neymar arremata brinco para Bruna Marquezine em leilão do amfAR

amfAR 2018 (Foto: Rebeca Figueiredo / Getty Images)amfAR 2018 (Foto: Rebeca Figueiredo / Getty Images)

Neymar acaba de adquirir um par de brincos statement de Ara Vartanian para Bruna Marquezine no leilão do amfAR. O valor que precisou desembolsar para levar a joia para a amada? US$ 30 mil (cerca de R$ 102 mil)

Neymar também leva para casa esta noite a tela Transgeometrica #1, do AVAF. Por ela, pagou R$ 205 mil.

Ainda no rol de ofertas exclusivas uma sessão de fotos de Sabrina e Neymar feita pela fotógrafa alemã Ellen von Unwerth, que foi arrematada pelo anfitrião da noite, Dinho Diniz, por US$ 25 mil (cerca de R$ 85 mil). As imagens irão estampar, com exclusividade, as páginas da edição de maio da Vogue Brasil.

O evento, que acontece agora em São Paulo, homenageia o jogador por sua atuação em conjunto com a fundação internacional e também em suas próprias iniciativas.

Lembrando que, em 2017, o baile de gala arrecadou mais de US$ 1,3 milhão que serão usados na nobre causa. Desde 1985, no total, já foram arrecadados mais de US$ 480 milhões, investindos na pesquisa e prevenção do HIV/AIDS.

amfAR 2018 (Foto: Rebeca Figueiredo / Getty Images)O par de brincos Ara Vartanian arrematado por Neymar (Foto: Rebeca Figueiredo / Getty Images)amfAR 2018 (Foto: Rebeca Figueiredo / Getty Images)amfAR 2018 (Foto: Rebeca Figueiredo / Getty Images)amfAR 2018 (Foto: Rebeca Figueiredo / Getty Images)A Transgeometrica #1, do AVAF, leiloada no amfAR 2018 (Foto: Rebeca Figueiredo / Getty Images)

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A moda além das passarelas

shutterstock_134772128Oportunidade de networking e novidades em tecnologias de tecido na GOTEX SHOW, de 20 a 22 de setembro, em São Paulo (Foto: Shutterstock)Oportunidade de networking e novidades em tecnologias de tecido na GOTEX SHOW, de 20 a 22 de setembro, em São Paulo (Foto: Shutterstock)

Em cada estação do ano, surgem novas tendências, novos tecidos e diferentes tecnologias. No fim deste inverno, São Paulo será palco da maior feira têxtil do Brasil. Em sua quarta edição, a GOTEX SHOW trará, de 20 a 22 de setembro, no Expo Center Norte, o que há de mais inovador no mercado têxtil mundial para a próxima temporada, apresentando as novidades nos segmentos de tecidos, aviamentos, fibras, novas tecnologias, estamparia, moda casa, vestuário e acessórios.

O evento revela ainda promissores talentos para o mundo da moda com a etapa final do concurso Novos Designers Brasil. Além de uma grande vitrine que conecta jovens criadores a grandes confecções nacionais e internacionais, na GOTEX SHOW acontecerá o desfile dos estilistas finalistas.

A apresentação dos looks acontecerá em um desfile realizado em 20/9, primeiro dia da feira GOTEX SHOW. A coleção de cada finalista será composta de quatro looks, inspirada no tema “100 anos de Samba”, com base nas referências do Inverno 2017.
Após o desfile, um júri técnico especializado, formado por profissionais do mundo da moda, como o estilista Cacau Francisco ? designer Restoque (grupo das marcas Le Lis Blanc, Dudalina, John John, Rosa Chá e outras), elegerá o vencedor, que terá como prêmio uma viagem de pesquisa de moda para a China, com todas as despesas pagas. As peças apresentadas no desfile ficarão expostas nos dias 21 e 22/9, no mesmo horário da feira, onde o público poderá ver de perto o trabalho dos designers.

A feira ainda traz a possibilidade de muito networking, novidades em tecnologias de tecido e incontáveis produtos de diferentes regiões do globo. A GOTEX SHOW possui um formato diferente do de outras feiras têxteis, porque atende desde confecções e tecelagem até o lojista, despertando o interesse de grandes estilistas, estudantes de moda e curiosos em geral. Para participar, basta se cadastrar gratuitamente e conferir as novidades para as próximas estações.  Além disso, se cadastrando agora, você já concorre ao sorteio de dois iPads Mini. Não fique de fora, participe.

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