Samantha Schmütz desabafa no Instagram após eliminação no PopStar

Samantha Schmutz (Foto: Danilo Borges)Samantha Schmutz (Foto: Danilo Borges)

Samantha Schmutz foi eliminada do programa PopStar, da TV Globo, neste domingo (11). Na primeira rodada do reality show, a atriz apresentou a música Get Up Stand Up, de Bob Marley e foi muito elogiada.

Na segunda rodada, Samantha também surpreendeu ao homenagear Michael Jackson com Billie Jean. Mas a apresentação não convenceu o telespectador e a atriz não garantiu uma vaga na final do reality show e foi eliminada com Lua Blanco e Jonathan Azevedo.

Em seu perfil no Instagram, a atriz desabafou e mandou um recado aos internautas por meio de um comentário feito por um fã. “Não, não foi por razões políticas… Foi por hipocrisia mesmo. O povo sempre pede por autenticidade, mas quando a pessoa é autêntica de um jeito que não agrada a todos, ela é massacrada pela crítica. A ‘falta de humildade’ em questão de talento nada mais é do que uma puta autoestima da porra. Quantas vezes ouvimos os técnicos criticarem outros candidatos dizendo que eles estavam muito travados, introspectivos? Daí quando vem a Samantha, com a segurança dela, com a autoestima dela, sendo o que ela quer ser e não o que esperam que ela seja, claro que incomoda”, escreveu o internauta.

Samantha Schmutz (Foto: Reprodução / Instagram)Samantha Schmutz (Foto: Reprodução / Instagram)

Que continuou: “Logo no começo da temporada ela teve que ouvir um ‘esperava ver mais Samantha…’ de alguém que visivelmente não a conhecia. Esse foi exatamente o reflexo do público, que também não a conhecia. Pelo visto, muitos não gostaram do que viram. É um direito de todos… é vida que segue. Assim como é um direito da Samantha responder ‘mas essa sou eu’ cada vez que for questionada sobre o quanto ela poderia ser diferente. Boa sorte nos seus novos desafios, Samantha. Seu talento é inquestionável, até mesmo para os que dizem que falta humildade. E sim, seja você mesma… do jeito que você quiser ser”.

“O resumo perfeito do que aconteceu comigo no PopStar pelo olhar de um fã. Você disse tudo. No Brasil, autoestima é ofensa!”, finalizou a atriz no Instagram em uma publicação feita na madrugada desta segunda-feira (12).

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Negras empreendedoras: a empresária que desenvolveu maquiagem para negras

Rosane Terraggo (Foto: Divulgação)Rosane Terraggo (Foto: Divulgação)

Já comentei aqui como é comum no Brasil mulheres negras se queixarem da ausência de cosméticos que se encaixem no seu padrão estético, mas isso não impediu Rosane Terraggo de criar uma série de produtos acessíveis para diferentes tonalidades de mulheres negras. Segundo ela, a inspiração veio da própria maquiagem usada por Michelle Obama. Depois de escutar que existia a marca Black Opal com bases de 8 dólares e que a ex-primeira dama usava esses produtos no seu dia a dia, Rosane entendeu que precisava de algo parecido na loja que já administrava. Então criou sua própria linha de Divas Bllack, com bases para mulheres negras de diferentes tons a preço super acessíveis.

Sua ideia, que parece simples hoje, vai além: há pó translúcido, sombras, iluminador, gloss e pigmentos. Ela investe no marketing pelas redes sociais, ampliando cada vez mais a dimensão dos seus negócios para além da região sul do país. Por esses motivos Rosane é nossa entrevista para nossa série #negrasemprendedoras.

O que te motivou a se tornar uma emprendedora?
Rosane Terraggo:
Casei e fui mãe muito cedo, aos 17 anos, por isso concluí o ensino superior um pouco mais tarde. Os estudos na Unisinos, no Rio Grande do Sul,  fizeram com que ficasse um pouco distante do meu primeiro filho, hoje com 27 anos. Me formei em 2002 e para me especializar na profissão, fiz quatro pós-graduações. Uma delas foi em administração em marketing pela ESPM. Mas percebi que a história de estar longe da família estava se repetindo com minha filha. Por isso, decidi em 2014 me tornar empreendedora.

E como sua empresa, o Território da Beleza PoA, surgiu?
RT:
O Território nasceu em junho de 2014 como franquia de uma marca. Neste modelo de negócio me senti muito amarrada, porque os franqueadores não queriam investir em marketing, preferiam a contratação de  revendedoras de porta a porta. Mas este não era meu objetivo. Confesso que fiquei bastante frustrada, porque a franquia é do Nordeste e lá eles são fortes. Mas no Sul precisei convencer as pessoas de que os produtos eram muito bons e de que os valores estavam na média do mercado. Depois, passei a usar as redes sociais para apresentar os cosméticos ao público e mostrar clientes comprando. Conforme o tempo, percebi que não precisava mais estar por trás de uma marca apenas, mas poderia comercializar bons produtos de várias empresas. Pesquisei o que estava fazendo sucesso e que tinha um bom preço. Nosso grande diferencial, hoje, é que além de vender, ensinamos a cliente a usar o que está comprando. Damos uma consultoria de beleza e elas adoram. Foi assim que começamos a crescer.

Qual foi o maior desafio para se consolidar como empreendedora?
RT:
A ideia do Divas Bllack surgiu pela necessidade de haver produtos específicos para a pele negra. No início, também trabalhávamos com produtos para cabelos crespos e cacheados, nos tornando referência na região. Além disso, decidimos vender somente marcas que oferecem no catálogo ao menos um produto para a pele negra. Mesmo assim, não conseguimos atender todas as mulheres. Eu mesma tentava fazer a maquiagem delas. Sempre testamos as bases nas clientes que se dispõem a esta experiência, especialmente com aquelas que não conhecem seu tom de pele (e são muitas!) Apesar de a loja física ter somente 20m², fazemos muito barulho na internet com cursos, workshops. Foi assim que comecei a ganhar reconhecimento e credibilidade de diretores de grandes marcas. Procurei um deles para sugerir a criação em sua empresa de uma linha de base para vários tons de pele negra, pois muitas clientes se sentiam excluídas por não encontrarem um produto adequado. A princípio ele se empolgou e informou que iria se reunir com sua sócia. Em seguida, tive o retorno de que não era o momento de segregar as pessoas, então não seria correto criar uma linha somente para negras. Confesso que fiquei intrigada com a resposta, porque o conheço e não parecia ser preconceituoso. Então, olhei pra ele e me dei conta de que sendo branco de olhos claros ele não poderia compreender nossa dificuldade. Decidi desenvolver eu mesma esta linha. Em um curso sobre pele negra ouvi a especialista falar sobre uma base americana chamada Black Opal e que a então primeira dama Michelle Obama usava e recomendava, porque era um excelente produto e custava em torno de $8,00, ou seja, acessível. Eu entendi que era isso que eu queria, uma base de qualidade, que coubesse na bolsa e bolso das minhas clientes. Então foi a hora de convencer meu marido e sócio Carlos Alberto Regio Terragno a investir junto nesta linha.

Qual o diferencial dela para as grandes marcas que já estão vendo esse como um público alvo?
RT
: A Divas Bllack tem a tecnologia de color adapt que se adapta ao tom da pele sem acinzentar. A base foi desenvolvida por uma especialista em pele negra, contratada para nos auxiliar a entender os tons das negras brasileiras. Criamos bases que respeitam os fundos amarelos, neutro, oliva e azulados. A principal diferença com relação às grandes marcas é que as redes sociais são nosso maior marketing.

Qual sua principal inspiração para essa linha?
RT:
A Divas Bllack tem seis tons de bases para pele negra brasileira como carro chefe e as cores tem nomes de mulheres importantes na minha vida por ordem de cor: Rafaella é nome da minha filha (foi por ela que tudo começou), Rosane é o meu nome, Tais inspirada na Tais Araújo. Fui ver a peça “O Topo da Montanha” e me emocionei demais. Assim como a personagem também quero fazer a diferença na vida das pessoas. Conheci a Tais e ela me encoraja nesse sonho. A cor Duda é inspirada em uma influenciadora digital gaúcha, @negraecrespa, uma grande amiga e uma pessoa a qual admiro muito. A Duda está junto com a Divas desde  o início, ajudando em tudo. Sempre conversamos e a nossa afinidade é total, porque concordamos que a Divas Bllack é mais que um produto para vender, é um projeto de vida, é valorizar a beleza da mulher negra. A Duda também é uma grande inspiração e exemplo de uma grande mulher, pois como ela mesma diz; “tive o privilégio de ter uma família com melhores condições, sempre estudei em colégio particular, sou muito amada, mas tenho o compromisso com a minha raça, de mostrar o que realmente acontece, e ser uma inspiração para estas mulheres”. Maria é o segundo nome da minha mãe, ela simplesmente fez a mulher que sou hoje, é em homenagem a ela e a todas as Marias do Brasil e, Dandara, nossa guerreira quilombola.

Como você acredita que a maquiagem auxilia no processo de empoderamento de mulheres negras?
RT:
Acho que toda a mulher tem força e poder. Acredito que a mulher negra acaba “tendo que ter” um poder ainda maior, por todo o nosso histórico. O que eu vejo é que a maquiagem é aquele botão que lembra a cada uma nós, o nosso poder. Eu ainda atendo na loja em Porto Alegre, então já vi uma simples maquiagem operar milagres em uma mulher que está tendo um dia ruim ou que está passando por um momento difícil. Elas se olham no espelho e até o olhar modifica, a postura é realmente uma força que vem de dentro.

Sendo uma empreendedora negra, qual sua dica para outras mulheres, em especial afrodescendentes, que querem empreender?
RT:
O momento é este. Nós negros não aceitamos mais ficarmos invisíveis, estamos buscando nosso espaço. Então sim, queremos produtos e serviços específicos para nossa pele e raça, e temos dinheiro para pagar por eles. Hoje sou uma mulher muito realizada, porque estou colocando em prática meus sonhos. Não é nada fácil, ouvimos muitos nãos, muitas portas se fecham, muitas pessoas próximas duvidam e até torcem contra.  Mas tem uma conta que sempre fecha. Sonhar mais trabalhar é igual a realizar, então sonhe com algo que você ama fazer, trabalhe muito neste projeto e o torne realidade. As redes sociais são grandes aliadas, e ainda são ferramentas gratuitas. E Gratidão sempre!

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Joanna Maranhão desabafa 10 anos após ser processada por acusado de abuso

Joanna Maranhão (Foto: Reprodução / Instagram)Joanna Maranhão (Foto: Reprodução / Instagram)

Ao completar 10 anos da data em que foi processada pelo homem que a abusou sexualmente,  a atleta Joanna Maranhão desabafou sobre o caso em seu perfil no Instagram na tarde de hoje.

“Há 10 anos eu trazia a público uma história que, infelizmente, não é apenas minha. Fui processada pelo meu abusador porque aos 21 o crime já havia prescrito, ele perdeu TODOS os recursos”, escreveu a atleta na rede social.

“Ele não foi preso, porém, em nome de todas as vítimas que queriam apenas desenvolver sua capacidade na piscina, sigo ressignificando nossa história na esperança de que, um dia, isso tudo seja apenas uma página triste na história da humanidade”, disse.

Joanna foi vítima de abusos sexuais desde os 9 anos de idade. O agressor — um conhecido técnico de natação de Recife, era amigo da família de Joanna e seu treinador. A história dos abusos veio à tona em 2008, quando a nadadora, ao explicar o baixo rendimento, comentou a dor que sentia ao reviver o passado na terapia.

“Enquanto vocês leem esse post, alguma criança tá sendo vítima de abuso sexual. E como adulta que viveu essa experiência, vos digo que: é um desafio constante permanecer em equilíbrio. Façam algo, conversem abertamente com seus filhos, sobrinhos, alunos, etc. A todos que abrem suas portas para a necessária mensagem: gratidão. Seguimos nossa missão”, finalizou.

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Por causa ambiental, famosos incentivam desafio “Pare de chupar”

Fernanda Paes Leme (Foto: Reprodução/Instagram)Fernanda Paes Leme (Foto: Reprodução/Instagram)

Nesta semana, diversos famosos como Mateus Solano, Nathalia Dill, Fernanda Paes Leme, Sergio MarroneSheron Menezes, entre outros, participaram da campanha “Pare de Chupar”. O movimento ambiental, inspirado na ideia internacional #stopsucking, da Lonely Whale Foundatio, tem como objetivo sensibilizar e mobilizar a sociedade, empresas e governos a repensarem o consumo de canudos plásticos que são extremamente prejudiciais ao meio ambiente quando descartados.

A ação vem juntamente com outros movimentos divulgados desde a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, no início de junho. Todos os anos, a ONU elege um tema para debater e, em 2018, o escolhido foi “Acabe com a poluição plástica”. Tudo isso porque, segundo dados, em 2050 o oceano vai ter mais plástico do que peixes. No mundo todo são descartados mais de 1 bilhão de canudos plásticos por dia, e 95% dos lixo encontrado nas praias brasileiras é composto por essa substância, que polui rios e mares e afeta diretamente a vida marinha.

Confira abaixo o vídeo da campanha. E aí, vamos juntos nessa causa?!

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