Sônia Nascimento faz parte da história do empoderamento negro

Em abril, o instituto fez 30 anos. O nome Geledés reverencia o poder feminino das deusas, na cultura ioruba. É uma ong feminista, sim, combate o sexismo e a objetificação da mulher. Mas com seu vigoroso fôlego briga por uma sociedade justa. Sem exceção, todos os avanços recentes que pretos e pardos conquistaram têm o empurrão do Geledés – e da advogada Sônia Nascimento, 66 anos, parceira da filósofa Sueli Carneiro na fundação da organização sediada em São Paulo. A dupla começou antes. Era o ano de 1972, ditadura militar, quando se conheceram trabalhando na Secretaria da Fazenda. Sônia ia ao clube dos negros, gostava na música negra, mas ainda não havia politizado o discurso. “Sueli já falava da necessidade de criarmos um grupo para discutir os problemas específicos da raça, o preconceito, as dificuldades que para nós eram muito maiores”, lembra. 

Sônia Nascimento (Foto: Silvana Martins)Sônia Nascimento (Foto: Silvana Martins)

O raciocínio fazia sentido. Sua mãe ficou viúva aos 22 anos, pôs no colo a caçula de 6 meses, deu a mão para Sônia, então com 1 ano e meio, e as levou a um internato, para ela poder trabalhar. Uma freira ia conduzindo as crianças portão adentro, mas a mulher, arrependida, arrancou as filhas, dizendo: “Elas estarão junto de mim onde eu comer e dormir.”

Empregou-se como cozinheira em um setor da Santa Casa de Misericórdia que abrigava bebês rejeitados pelos pais e criou as filhas ali. Exigia que estudassem muito por acreditar que negras só se emancipam com diploma. Aos 16 anos, Sônia recebeu da mãe folhetos de dois candidatos pretos às eleições. Ouviu: “Não conheço. Mas vamos ajudá-los a ganhar, e eles socorrerão os negros, depois”.

Choro pra valer quando vejo na rua essa garotada linda, com seus cabelos enormes, batendo no peito: ‘Sou preta, sim, com orgulho’. Elas sabem o que querem, andam com a autoestima lá em cima. Eu penso: ‘Tenho parte no empoderamento dessas meninas’

Sônia formou-se em direito. Na Ordem dos Advogados do Brasil entrou na comissão da mulher e ia à periferia dar cursos sobre direitos humanos. Acabou conhecendo o projeto de promotoras legais populares, levou a prática para o Geledés e segue capacitando interessadas em atuar nessa função e em tudo mais que empodera os negos.

O impacto do trabalho do instituto: em 1989 o racismo virou crime passível de prisão. “Muito antes, vínhamos discutimos o que queríamos colocar nesta lei, tentando influenciar deputados”, conta. A criação da primeira delegacia de crimes raciais também tem o dedo do Geledés. O mesmo aconteceu na elaboração do Estatuto Racial (2010) e na criação da Lei das Cotas (2012), que dá aos negros acesso às universidades. “Cotas ainda são muito combatidas. Para nós é questão de honra mantê-las”.

O Portal do Geledés fala recorrentemente delas entre inúmeros outros conteúdos sobre negritude, que são reproduzidos por milhares de blogs, discutidos nas escolas e universidades. “Isso me emociona. É a sensação de dever cumprido”, diz a finalista da categoria Sociedade Civil.

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Vanessa Giacomo diz que ama sua sogra: “Me assusto com as histórias horrorosas

Vanessa Giacomo (Foto: Reprodução/Instagram)Vanessa Giacomo (Foto: Reprodução/Instagram)

Vanessa Giacomo está roendo as unhas de ansiedade para o debut de Stella, sua nova personagem de O Sétimo Guardião que estreia nesta segunda-feira (12). Na trama, a atriz vive a nora de Mirtes, uma beata fervorosa que vive fiscalizando a vida dos outros. Só que esta relação conflituosa com a sogra ficará apenas na novela.

Na vida real, ela é casada com o empresário Giuseppe Dioguardi e garante que tem uma excelente relação com a mãe dele. Aliás, Vanessa conta que até se assusta quando escuta algumas histórias conflituosas entre noras e sogras.

“Eu amo a minha e tenho uma ótima relação com ela. É uma pessoa maravilhosa para os meus filhos, é sempre na dela, peço para ela vir ao Rio de Janeiro e ficar em casa. As pessoas contam histórias horrorosas com sogras e eu não consigo acreditar. Sempre acho que elas estão inventando. Eu também sou uma pessoa de fácil convívio e se tiver de falar algo, digo tudo na cara sem ofender. Sou de paz”, avisa.

Vanessa é mãe de 3 filhos, dois garotos, Raul, de 10, e Moisés, de 7, da união com o ator Daniel de Oliveira, e Maria, de 3 anos, fruto de seu atual relacionamento. Ela conta que consegue se manter sempre linda com uma dose de “boa genética” e tenta não cometer excessos.

“Não sou de comer muito, sou mais equilibrada e comedida. Nunca enfio o pé na jaca porque eu como para ficar feliz. Tenho prazer em comer. Não sou de doces, nem de brigadeiro. Uma colher já é suficiente. Sou mais fã dos salgados! Hummm… Amo! Também não tomo refrigerante há muito tempo”, detalha.

Vanessa Giacomo (Foto: Cesar Alves / Globo)Vanessa Giacomo (Foto: Cesar Alves / Globo)

O Sétimo Guardião

A novela de Aguinaldo Silva se passa em Serro Azul, uma cidadezinha perdida no meio do Brasil onde a tecnologia chegou apenas para alguns moradores. Lá não tem sinal de celular e os habitantes ficam quase incomunicáveis também pela falta de internet.

“Eu já estive em uma cidade assim na Paraíba em que não pegava sinal de celular algum. Foi a primeira vez que fiquei sem comunicação. Nos primeiros dias eu queria morrer. Depois me acostumei muito. Era uma questão de adaptação. Eu fui vivendo a rotina e o universo deles. Foram 2 meses assim. Nesta época eu não tinha filhos, então consegui ficar. Se fosse hoje seria fora de cogitação”, lembra.

Vanessa ainda elogia a parceria com Paulo Rocha e Elizabeth Savalla em sua nova empreitada e comemora seu retorno ao horário nobre em uma trama de realismo fantástico.

“Esse tema sempre me encantou e fiquei, sem sombra de dúvidas, muito lisonjeada e querendo fazer. Quando eu termino um trabalho na TV, eu não emendo um trabalho no outro. Fiquei seis meses fora do ar e já estava louca para voltar”, comenta ela que fez sua última personagem em Pega Pega, em 2017.

Vanessa Giacomo como Stella de O Sétimo Guardião (Foto: João Cotta/Globo)Vanessa Giacomo como Stella de O Sétimo Guardião (Foto: João Cotta/Globo)

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Riccardo Tisci: os desfiles mais marcantes do estilista na Givenchy

Riccardo Tisci (Foto: Divulgação)Riccardo Tisci (Foto: Divulgação)

2018 vai ser marcante para Riccardo Tisci: um ano após deixar a direção-criativa da Givenchy, que comandou por 12 anos, o italiano vai apresentar sua primeira coleção para a Burberry, onde promete uma verdadeira revolução, mudando o calendário de entregas e sistema de lançamento de coleções (seguindo o modelo de drops adotado por marcas do streetwear como a Supreme).

Revoluções não são novidade para Riccardo, que, na Givenchy, trouxe sua linguagem tão contemporânea para a casa, conquistando, com sua estética de forte veia gótica, famosas como Beyoncé, Rihanna, Cate Blanchett, Florence Welch e Rooney Mara – que viu nas coleções de Tisci para a maison francesa a ferramenta perfeita para comunicar sua nova imagem nos red carpets após ser escalada como protagonista de Os Homens que Odiavam as Mulheres.

No mês em que Riccardo Tisci comemora seus 44 anos, reunimos algumas de suas coleções mais icônicas, que lhe renderam um squad de famosas de alto calibre – e que se reuniu ao italiano na capa de nossa edição de outubro de 2015, para comemorar seus 10 anos de Givenchy. 

Riccardo Tisci na capa da Vogue de outubro de 2015 (Foto: Arquivo Vogue)Riccardo Tisci na capa da Vogue de outubro de 2015 (Foto: Arquivo Vogue)

A coleção de inverno 2008 é tida por muitos críticos como a primeira em que Riccardo Tisci se sentiu mais livre para misturar os códigos da casa com sua veia bem moderna, com um pé no gótico. Os looks que abriram o desfile, cobertos de correntes douradas, viraram hit instantâneo.

Givenchy - inverno 2008 (Foto: Getty Images)Givenchy – inverno 2008 (Foto: Getty Images)

Já a coleção de verão 2010 veio calcada numa imagem rock n’roll, firmando o blazer listrado p&b – inspirado em David Bowie – como a peça queridinha da estação nos looks de street style.

Givenchy - verão 2010 (Foto: Getty Images)Givenchy – verão 2010 (Foto: Getty Images)

Misturando a alfaiataria masculina com longos ultrafemininos, a coleção de alta-costura de verão 2010 apresentou um dos vestidos mais icônicos da história do Oscar: o longo de saia em degradê roxo usado por Zoe Saldana na premiação daquele ano.

Givenchy alta-costura - verão 2010 (Foto: Getty Images)Givenchy alta-costura – verão 2010 (Foto: Getty Images)

Firmando-se como um dos nomes mais fortes da alta-costura de sua geração, na coleção de inverno 2010 de alta-costura da Givenchy Riccardo Tisci firmou os naked dresses ultratrabalhados como tendência absoluta (e duradoura!) dos red carpets. Sua maior entusiasta? Beyoncé, que usou looks do gênero assinados por Tisci em diversas ocasiões, como os galas do Met.

Givenchy inverno 2010 - alta-costura (Foto: Divulgação)Givenchy inverno 2010 – alta-costura (Foto: Divulgação)

Inspirado pelo dançarino japonês Kazuo Ohno, Riccardo Tisci apresentou em seu verão 2011 de alta-costura uma coleção etérea, que passava longe de suas referências mais soturnas e góticas. O resultado foi uma de suas coleções mais marcantes e que, mais uma vez, foi parar no tapete vermelho do Oscar, com Cate Blanchett.

Givenchy - verão 2011 alta-costura (Foto: Divulgação)Givenchy – verão 2011 alta-costura (Foto: Divulgação)

Em 2011, Tisci, já estabelecido como uma potência da alta-costura, apresentou mais uma coleção de tirar o fôlego para o inverno daquele ano, com quase todos os looks em branco total e cobertos por pérolas, plumas e bordados. Foi desta coleção que Tisci e Kim Kardashian tiraram inspiração para o vestido de noiva da socialite, que se casou com Kanye West vestindo Givenchy em 2014, provando a atemporalidade das criações do italiano.

Givenchy - inverno 2011 alta-costura (Foto: Divulgação)Givenchy – inverno 2011 alta-costura (Foto: Divulgação)

Voltando ao prêt-à-porter, 2011 foi o ano em que Tisci lançou a icônica estampa de rottweilers nos desfiles da semana de moda de inverno masculina da casa. Os cachorros depois estamparam peças femininas e até acessórios como bolsas. Nessa época, Riccardo emplacou uma série de estampas que se tornaram desejo imediato entre homens e mulheres.

Givenchy - inverno 2011 masculino (Foto: Getty Images)Givenchy – inverno 2011 masculino (Foto: Getty Images)

Já em seu desfile de verão 2012, Tisci se desvencilhou das estampas e apresentou uma coleção que investia na alfaiataria, reinterpretando o visual surfer de um jeito sofisticado e conteporâneo. O auge? Gisele Bündchen fechando a apresentação – e depois estrelando a campanha da coleção.

Givenchy - verão 2012 (Foto: Getty Images)Givenchy – verão 2012 (Foto: Getty Images)

A coleção de alta-costura de verão 2012 pode ter sido marcada pela beleza das modelos, que exibiam piercings enormes no nariz, mas foram os vestidos – alguns que demoraram mais de 350 horas para serem concluídos – que reforçaram a maestria de Tisci como couturier.

Givenchy - verão 2012 alta-costura (Foto: Imaxtree)Givenchy – verão 2012 alta-costura (Foto: Imaxtree)

Na coleção de inverno 2013 de prêt-à-porter, Riccardo Tisci renovou seu apelo pop com mais uma estampa que se tornou febre absoluta: a de Bambi, que protagonizou um dos looks mais icônicos de sua carreira: o de moletom com saia transparente, que várias famosas usaram na época. 

Givenchy - inverno 2013 (Foto: Imaxtree)Givenchy – inverno 2013 (Foto: Imaxtree)

Comemorando seus dez anos de Givenchy em 2015, a coleção de inverno prêt-à-porter daquele ano exaltou os códigos mais fortes do legado de Riccardo Tisci para a casa: referências católicas, um estilo dark, peças com um capricho único em seus bordados e detalhes e, claro, uma beleza marcante, com toque quase agressivo.

Givenchy - inverno 2015 (Foto: Imaxtree)Givenchy – inverno 2015 (Foto: Imaxtree)

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Negras empreendedoras: a empresária que desenvolveu maquiagem para negras

Rosane Terraggo (Foto: Divulgação)Rosane Terraggo (Foto: Divulgação)

Já comentei aqui como é comum no Brasil mulheres negras se queixarem da ausência de cosméticos que se encaixem no seu padrão estético, mas isso não impediu Rosane Terraggo de criar uma série de produtos acessíveis para diferentes tonalidades de mulheres negras. Segundo ela, a inspiração veio da própria maquiagem usada por Michelle Obama. Depois de escutar que existia a marca Black Opal com bases de 8 dólares e que a ex-primeira dama usava esses produtos no seu dia a dia, Rosane entendeu que precisava de algo parecido na loja que já administrava. Então criou sua própria linha de Divas Bllack, com bases para mulheres negras de diferentes tons a preço super acessíveis.

Sua ideia, que parece simples hoje, vai além: há pó translúcido, sombras, iluminador, gloss e pigmentos. Ela investe no marketing pelas redes sociais, ampliando cada vez mais a dimensão dos seus negócios para além da região sul do país. Por esses motivos Rosane é nossa entrevista para nossa série #negrasemprendedoras.

O que te motivou a se tornar uma emprendedora?
Rosane Terraggo:
Casei e fui mãe muito cedo, aos 17 anos, por isso concluí o ensino superior um pouco mais tarde. Os estudos na Unisinos, no Rio Grande do Sul,  fizeram com que ficasse um pouco distante do meu primeiro filho, hoje com 27 anos. Me formei em 2002 e para me especializar na profissão, fiz quatro pós-graduações. Uma delas foi em administração em marketing pela ESPM. Mas percebi que a história de estar longe da família estava se repetindo com minha filha. Por isso, decidi em 2014 me tornar empreendedora.

E como sua empresa, o Território da Beleza PoA, surgiu?
RT:
O Território nasceu em junho de 2014 como franquia de uma marca. Neste modelo de negócio me senti muito amarrada, porque os franqueadores não queriam investir em marketing, preferiam a contratação de  revendedoras de porta a porta. Mas este não era meu objetivo. Confesso que fiquei bastante frustrada, porque a franquia é do Nordeste e lá eles são fortes. Mas no Sul precisei convencer as pessoas de que os produtos eram muito bons e de que os valores estavam na média do mercado. Depois, passei a usar as redes sociais para apresentar os cosméticos ao público e mostrar clientes comprando. Conforme o tempo, percebi que não precisava mais estar por trás de uma marca apenas, mas poderia comercializar bons produtos de várias empresas. Pesquisei o que estava fazendo sucesso e que tinha um bom preço. Nosso grande diferencial, hoje, é que além de vender, ensinamos a cliente a usar o que está comprando. Damos uma consultoria de beleza e elas adoram. Foi assim que começamos a crescer.

Qual foi o maior desafio para se consolidar como empreendedora?
RT:
A ideia do Divas Bllack surgiu pela necessidade de haver produtos específicos para a pele negra. No início, também trabalhávamos com produtos para cabelos crespos e cacheados, nos tornando referência na região. Além disso, decidimos vender somente marcas que oferecem no catálogo ao menos um produto para a pele negra. Mesmo assim, não conseguimos atender todas as mulheres. Eu mesma tentava fazer a maquiagem delas. Sempre testamos as bases nas clientes que se dispõem a esta experiência, especialmente com aquelas que não conhecem seu tom de pele (e são muitas!) Apesar de a loja física ter somente 20m², fazemos muito barulho na internet com cursos, workshops. Foi assim que comecei a ganhar reconhecimento e credibilidade de diretores de grandes marcas. Procurei um deles para sugerir a criação em sua empresa de uma linha de base para vários tons de pele negra, pois muitas clientes se sentiam excluídas por não encontrarem um produto adequado. A princípio ele se empolgou e informou que iria se reunir com sua sócia. Em seguida, tive o retorno de que não era o momento de segregar as pessoas, então não seria correto criar uma linha somente para negras. Confesso que fiquei intrigada com a resposta, porque o conheço e não parecia ser preconceituoso. Então, olhei pra ele e me dei conta de que sendo branco de olhos claros ele não poderia compreender nossa dificuldade. Decidi desenvolver eu mesma esta linha. Em um curso sobre pele negra ouvi a especialista falar sobre uma base americana chamada Black Opal e que a então primeira dama Michelle Obama usava e recomendava, porque era um excelente produto e custava em torno de $8,00, ou seja, acessível. Eu entendi que era isso que eu queria, uma base de qualidade, que coubesse na bolsa e bolso das minhas clientes. Então foi a hora de convencer meu marido e sócio Carlos Alberto Regio Terragno a investir junto nesta linha.

Qual o diferencial dela para as grandes marcas que já estão vendo esse como um público alvo?
RT
: A Divas Bllack tem a tecnologia de color adapt que se adapta ao tom da pele sem acinzentar. A base foi desenvolvida por uma especialista em pele negra, contratada para nos auxiliar a entender os tons das negras brasileiras. Criamos bases que respeitam os fundos amarelos, neutro, oliva e azulados. A principal diferença com relação às grandes marcas é que as redes sociais são nosso maior marketing.

Qual sua principal inspiração para essa linha?
RT:
A Divas Bllack tem seis tons de bases para pele negra brasileira como carro chefe e as cores tem nomes de mulheres importantes na minha vida por ordem de cor: Rafaella é nome da minha filha (foi por ela que tudo começou), Rosane é o meu nome, Tais inspirada na Tais Araújo. Fui ver a peça “O Topo da Montanha” e me emocionei demais. Assim como a personagem também quero fazer a diferença na vida das pessoas. Conheci a Tais e ela me encoraja nesse sonho. A cor Duda é inspirada em uma influenciadora digital gaúcha, @negraecrespa, uma grande amiga e uma pessoa a qual admiro muito. A Duda está junto com a Divas desde  o início, ajudando em tudo. Sempre conversamos e a nossa afinidade é total, porque concordamos que a Divas Bllack é mais que um produto para vender, é um projeto de vida, é valorizar a beleza da mulher negra. A Duda também é uma grande inspiração e exemplo de uma grande mulher, pois como ela mesma diz; “tive o privilégio de ter uma família com melhores condições, sempre estudei em colégio particular, sou muito amada, mas tenho o compromisso com a minha raça, de mostrar o que realmente acontece, e ser uma inspiração para estas mulheres”. Maria é o segundo nome da minha mãe, ela simplesmente fez a mulher que sou hoje, é em homenagem a ela e a todas as Marias do Brasil e, Dandara, nossa guerreira quilombola.

Como você acredita que a maquiagem auxilia no processo de empoderamento de mulheres negras?
RT:
Acho que toda a mulher tem força e poder. Acredito que a mulher negra acaba “tendo que ter” um poder ainda maior, por todo o nosso histórico. O que eu vejo é que a maquiagem é aquele botão que lembra a cada uma nós, o nosso poder. Eu ainda atendo na loja em Porto Alegre, então já vi uma simples maquiagem operar milagres em uma mulher que está tendo um dia ruim ou que está passando por um momento difícil. Elas se olham no espelho e até o olhar modifica, a postura é realmente uma força que vem de dentro.

Sendo uma empreendedora negra, qual sua dica para outras mulheres, em especial afrodescendentes, que querem empreender?
RT:
O momento é este. Nós negros não aceitamos mais ficarmos invisíveis, estamos buscando nosso espaço. Então sim, queremos produtos e serviços específicos para nossa pele e raça, e temos dinheiro para pagar por eles. Hoje sou uma mulher muito realizada, porque estou colocando em prática meus sonhos. Não é nada fácil, ouvimos muitos nãos, muitas portas se fecham, muitas pessoas próximas duvidam e até torcem contra.  Mas tem uma conta que sempre fecha. Sonhar mais trabalhar é igual a realizar, então sonhe com algo que você ama fazer, trabalhe muito neste projeto e o torne realidade. As redes sociais são grandes aliadas, e ainda são ferramentas gratuitas. E Gratidão sempre!

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Noivos gastam US$ 25 mil em casamento com tema de “Jurassic Park”

Casal faz cerimônia com tema do filme Jurassic Park (Foto: Reprodução / Daily Mail)Casal faz cerimônia com tema do filme Jurassic Park (Foto: Reprodução / Daily Mail)

O casal Courtney McMillion, de 28 anos, e seu marido, Billy, de 26 anos, ambos dos EUA, passaram 18 meses planejando o casamento que teve como tema uma paixão dos dois: Jurassic Park e custou US$ 25 mil.

Até a tradicional entrada da noiva foi com a música tema do filme. O local da união foi decorado com dinossauros infláveis ??e vegetação da floresta, enquanto a noiva chegou em um Jeep Wrangler, assim como o do filme.

Os noivos, madrinhas e padrinhos usavam camisetas do Jurassic Park enquanto se preparavam para o casamento, enquanto o noivo Billy construía uma parede de donuts para parecer os portões da frente do parque fictício.

A gerente de eventos, Courtney, contou ao Daily Mail que ela ama o filme desde que criança e ficou emocionada ao perceber que Billy também era um fã quando eles começaram a namorar em 2013.

Tpda a decoração do casamento era do filme Jurassic Park (Foto: Reprodução / Daily Mail)Tpda a decoração do casamento era do filme Jurassic Park (Foto: Reprodução / Daily Mail)

“Começamos a namorar em outubro de 2013 e adorávamos ficar assistindo filmes juntos. Assistíamos regularmente ao Jurassic Park. Isso meio que se tornou nossa coisa, nós íamos a museus de dinossauros…Eu costumava brincar que nosso casamento deveria ser tema do Jurassic Park e depois que ficamos noivos eu comecei a pensar, por que não?”, disse Courtney.

O casal ficou noivo em fevereiro do ano passado. “Eu trabalho no local que foi meu casamento, vejo casamentos três vezes por semana. Eles são todos com hortênsias e aroma de bebê. Eles são lindos, mas eu queria algo diferente”, contou Courtney.

Billy acrescentou: “Quando Courtney sugeriu um tema para o Jurassic Park, fiquei um pouco cético. Eu queria um casamento no campo, mas quanto mais falamos sobre o mais interessante a idéia se tornou”.

Casal teve a ideia antes mesmo de ficarem noivos, os dois são fãs de Jurassic Park (Foto: Reprodução / Daily Mail)Casal teve a ideia antes mesmo de ficarem noivos, os dois são fãs de Jurassic Park (Foto: Reprodução / Daily Mail)

O casal contou que todos adoraram o tema do casamento e que o destaque ficou para a chegada da noiva em um jipe com o tema do filme, que foi fornecido por um outro fã. “Eu sempre quis um Jeep Wrangler como no Jurassic Park, então alguns anos atrás eu me juntei a um grupo no Facebook onde os fãs renovam os jipes para parecer com os do filme. Um homem nos ajudou e veio até o casamento”, disse Courtney.

Billy revelou que sua parte favorita do dia foi “ver Courtney em seu vestido de noiva e admirar o quão linda ela era”.  A noiva disse que, apesar de se dedicar ao tema, não desconsiderou o tradicional vestido branco. 

“Eu nunca considerei usar roupas do Jurassic Park. Eu acho que isso teria cruzado a linha fina. Eu não queria que fosse muito espetáculo. Foi divertido, mas ainda assim era um casamento”, contou Courtney.

A noiva não desconsiderou a tradição de usar vestido branco (Foto: Reprodução / Daily Mail)A noiva não desconsiderou a tradição de usar vestido branco (Foto: Reprodução / Daily Mail)

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Noodle com tempurá de camarão é boa pedida para dias frios

Caldo japonês é boa pedida para dias frios (Foto: Ander de Sá)Caldo japonês é boa pedida para dias frios (Foto: Ander de Sá)

Ingredientes do caldo (dashi)
500 ml de água
1 pedaço de 5 cm de alga
½ xícara de lasca de peixe bonito curado e seco
2 colheres de sopa de sakê licoroso
1 unidade de shitake seco
95 ml de shoyu

Modo de preparo do caldo
Em uma panela, coloque a água, o shitake seco e a alga. Leve a panela ao fogo mínimo e, quando surgirem bolhas em volta dos ingredientes, retire-os. Acrescente as lascas de peixe, o sakê licoroso e shoyu. Coe cuidadosamente e reserve.

Ingredientes do tempurá de camarão
100 ml de água gelada
4 colheres de sopa de tempurako (massa para tempurá)
1 camarão (tamanho pode ser escolhido a gosto)
Óleo de girassol
Farinha de trigo para empanar

Modo de preparo do tempurá de camarão
Misture a água e o tempurako até formar uma massa homogênea, não muito grossa. Passe o camarão na farinha de trigo e, depois, na massa. Frite em imersão de óleo de girassol, até ficar dourado. Reserve.

Ingredientes do nabeyaki udon
1 porção de macarrão Udon
1 shitake fresco
1 ramo de shimeiji
1 talo de cebolinha
1 folha pequena de acelga
30 gramas de frango cortado em tiras
1 lâmina de kamaboku (massa de peixe)
1 lâmina de tikuwa (massa de peixe)
1 camarão (tempura)
1 ovo

Modo de preparo
Em uma panela específica para o nabeyaki, coloque o macarrão previamente cozido, os demais ingredientes – exceto o ovo e camarão – e o caldo até cobri-los. Leve ao fogo. Após a cocção dos ingredientes, acrescente o ovo e finalize com o tempurá de camarão.

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Quem é Camila Morrone, nova namorada de Leonardo DiCaprio

Camila Morrone (Foto: Reprodução/Instagram)Camila Morrone (Foto: Reprodução/Instagram)

Leonardo DiCaprio tem fama por namorar modelos – de preferência bem mais novas do que ele. O novo affair do ator foge ao que parece ser regra: a escolhida da vez é a argentina Camila Morrone, de 21 anos que é também, claro, modelo. 

Apesar de ter começado a carreira nas passarelas, Morrone também é atriz, como seus pais, Massimo Morrone e Lucila Solá e o padrasto, que é ninguém menos que Al Pacino. Morrone nasceu em Buenos Aires e hoje mora em Los Angeles, onde começaram os boatos de que ela estaria namorando Leonardo DiCaprio.

Camila Morrone (Foto: Reprodução/Instagram)Camila Morrone (Foto: Reprodução/Instagram)

Em dezembro, os dois foram vistos fazendo compras juntos e negaram o romance. Três meses depois, o par foi visto novamente, e muito mais publicamente, passeando por West Hollywood de braço dado, com Morrone beijando o ombro de DiCaprio. Nos últimos dias os dois tem sido fotografados no maior carinho e passando férias juntos em iate na costa francesa. 

Victoria’s Secret

Gisele, Toni Garrn, Nina Agdal… DiCaprio tem uma preferência por tops que passaram pelas passarelas da Victoria’s Secret. Com Camila não foi diferente. A carreira de modelo da argentina começou em 2016, quando ela topou posar para um catálogo da marca de lingerie. No mesmo ano ela desfilou para a Moschino e foi capa da Vogue turca além de ter ganhado um cobiçado espaço no calendário do advento da revista LOVE. No entanto, Morrone está mais interessada em seguir carreira nas telonas. 

Camila Morrone (Foto: Reprodução/Instagram)Camila Morrone (Foto: Reprodução/Instagram)

Cinema

Camila apareceu em My Own Private River, documentário que James Franco fez em 2012 em tributo a Joaquin Phoenix, assim como em seu filme Bukowski de 2013, estrelado por Josh Peck. Neste ano, Morrone ainda aparecerá em um filme dirigido por Augustine Frizzell intitulado Never Goin ‘Back, que estreou nos festivais de Sundance e no SXSW — o filme virá na esteira de Death Wish, longa que foi lançado neste mês nos EUA e a mostra dividindo a tela com pesos pesados como Bruce Willis.

Ela é enteada de Al Pacino

E foi assim que ela teria conhecido DiCaprio. Aparentemente, o ator e a modelo se conhecem há mais de 10 anos e são “antigos migos de família”. Al Pacino é namorado da mãe de Camila, a atriz e modelo de 42 anos, Lucila Solá. 

E Leonardo DiCaprio não é o único fã de Camila. Com mais de um milhão de seguidores no Instagram, a bela é amiga de colegas de profissão como as top models  Kendall Jenner e Bella Hadid. 

Camila Morrone (Foto: Getty)Camila Morrone (Foto: Getty)

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Sophie Charlotte diz que ser mãe mudou sua vida: “Saí do meu umbigo”

Sophie Charlotte com Otto (Foto: Reprodução/Instagram)Sophie Charlotte com Otto (Foto: Reprodução/Instagram)

Sophie Charlotte mudou completamente sua visão de mundo no dia 14 de março de 2016, data em que nasceu seu único filho, Otto, do casamento com o ator Daniel de Oliveira. Hoje, dois anos depois, a atriz diz que a maternidade mudou completamente sua vida e visão de mundo. Antes, ela tinha um foco maior em si mesma e agora consegue enxergar mais amplamente.

“Mudou tudo. É um portal! É um ponto de vista diferente. Você não é mais apenas filho, mas também é pai. As relações vão mudando como um dominó. Sua responsabilidade com o mundo e com quem está em volta também mudam. É um caleidoscópio que só multiplica e você se abre. Para cada mulher é diferente, mas pra mim foi sair um pouco do meu umbigo e poder olhar para o outro sem achar que isso não é uma perda de si mesma”, comenta.

Daniel de Oliveira, Sophie Charlotte e o pequeno Otto (Foto: Reprodução Instagram)Daniel de Oliveira, Sophie Charlotte e o pequeno Otto (Foto: Reprodução Instagram)

Se dividir entre carreira e família parece algo possível somente às mulheres, mas a atriz já não se cobra mais para ser uma supermulher. Ela defende que essa realidade não deva mais ser algo exclusivo delas.

“Por muito tempo a gente sustentou um lugar de multitarefas: quanto responsabilidades e potencialidades eu levantar, mais incrível eu sou como mulher. Isso não é verdade! Isso é a causa de grandes frustrações de boa parte delas de não conseguir dar conta e ser difícil de admitir isso. É difícil equilibrar esses pilares que são tão importantes e que falam tanto ao meu coração. Tenho um ofício que sou absolutamente devota e tenho um filho que é a melhor coisa que aconteceu na minha vida, minha maior demonstração de amor. Não posso ficar sem nenhum deles. Não tenho receita. Deixo meu coração e a realidade agirem. Não posso estar em dois lugares ao mesmo tempo, mas estarei onde eu puder.”

Sophie Charlotte (Foto: Reprodução / Instagram)Sophie Charlotte (Foto: Reprodução / Instagram)

Por falar em Otto, recentemente Sophie descoloriu o cabelo para a nova série Ilha de Ferro, que ainda não tem previsão de estreia, e aproveitou o fim das gravações para colorir seu cabelo de rosa e fez uma grande surpresa para o filho.

“Acordei, não avisei pra ninguém, pintei e apareci assim. Foi cabelo que o Otto mais gostou. Imagina uma mãe com um cabelo rosa? Era quase um unicórnio dentro de casa. Ele pegava no meu cabelo, gostou e eu também. Fiquei um mês porque passei uma tinta semipermanente. Ele foi diminuindo até desaparecer. Tudo é muito bem pensado com relação ao meu cabelo. Eu gosto de me experimentar e me ver no espelho quase sem me reconhecer”, afirma.

Apesar de ter uma manutenção difícil, ela amo platinar as madeixas. A atriz diz que também queria fazer uma “loucurinha” no cabelo e aproveitou para dar uma escapadinha no visual.

“É meu momento para explorar os visuais. Amei me ver diferente e tudo mudo com relação às cores, os cortes e até seu próprio humor”, finaliza.

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Sobremesa chique: aprenda a fazer trufas negras

Trufa Negra (Foto: Divulgação)Trufa Negra (Foto: Divulgação)

Ingredientes
Praliné cremoso
1.190 g de creme de leite fresco
595 g de pasta de avelã
595 g de confeito de avelã
119 g de trufa negra

Sorvete
490 g de leite
870 g de creme de leite fresco
725 g de gema de ovo
483 g de açúcar
193 g de açúcar invertido
242 g de trufas negras

Chantilly de avelã
1.610 g de infusão de avelã*
161 g de leite em pó integral
1.610 g de creme de leite fresco
322 g de açúcar
322 g de clara de ovo
483 g de leite concentrado não adoçado
225 g de trufa negra
268 g de gelatina

* Infusão de avelã
1.340 g de leite
268 g de avelã

Gianduia de chocolate e trufa
2.070 g de leite
2.720 g de gianduia em barra
217 g de trufa negra

Montagem 
Chocolate derretido a gosto
Biscoito tipo inglês a gosto
Flocos de ouro a gosto

Modo de preparo
Praliné
Ferva o creme de leite e emulsione-o sobre a pasta, o confeito e a trufa. Guarde a 4 °C por 12 horas.

Sorvete
Faça um creme fino com o leite, o creme, as gemas e os açúcares. Despeje sobre a trufa moída em pedaços grandes, em um cilindro de sorvete. Congele. Misture com uma máquina Pacojet duas vezes antes de usar.

Chantilly
Com o creme fervente, faça uma infusão com a trufa por 20 minutos. Reserve por 12 horas. Misture todos os ingredientes e ponha no sifão. 

Infusão de avelã
Asse as avelãs a 140 °C por 20 minutos. Esmague-as e misture ao leite fervente. Depois de três horas, peneire e armazene a 4 °C.

Gianduia
Em leite fervente, adicione a gianduia e a trufa. Misture e guarde a 4 °C. Reaqueça no microondas.

Montagem
Desenhe um círculo de 12 cm em uma placa de chocolate. Polvilhe com ouro e tire o excesso. Coloque um círculo de 6 cm no centro e pique a avelã trufada. Polvilhe uma mistura de biscoito inglês e avelãs. Decore a trufa em açúcar meio soprado com o sifão de avelã. Coloque uma colher de sorvete de baunilha e trufas no centro do sifão. Feche a trufa com um disco de 5 cm de diâmetro. Coloque-a no centro do prato. Arrume três fatias de trufa. Despeje um fio de gianduia quente.

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Isabella Rossellini não irá denunciar estuprador: ‘Destruiria a vida dele’

Isabella Rossellini (Foto: Getty Images)Isabella Rossellini (Foto: Getty Images)

Isabella Rossellini quer deixar o passado para trás. A atriz de 65 anos disse não se sentir confortável em revelar o nome do homem que a estuprou quando era uma adolescente.

“Entendo que para algumas pessoas há um valor em compartilhar suas própprias experiências, mas para mim não há”, afirmou à revista “Vulture”. “A pessoa que me estuprou, quando tinha 15 ou 16 anos, era um ano mais velho que eu, por que eu iria desenterrar essa história 48 anos depois? E se as pessoas passarem a dizer: ‘Não, você precisa dizer o nome dele’?”

A atriz de “A Morte Lhe Cai Bem” contou que na Itália, onde cresceu, o estupro era comum entre jovens homens e mulheres. E, apesar de ver a necessidade de mudança, ela teme prejudicar a vida do responsável pelo crime.

“Eu não sei o que aconteceu com ele. Talvez esteja casado. Talvez tenha filhos. Sou uma estrela na itália. Se revelasse seu nome, iria destruí-lo”.

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