Poluição? Na sua pele, NÃO!

Conheça algumas atitudes para uma pele mais bonita. (Foto: Divulgação)Conheça algumas atitudes para uma pele mais bonita. (Foto: Divulgação)

Quando se pensa nos males que atingem nossa pele, os primeiros vilões que vêm à mente são os raios UVA e UVB. Mas a lista de inimigos é maior e conta com fatores como o consumo de álcool e tabaco, alimentação desregrada e poluição.

Opa, poluição? Isso mesmo! A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) aponta os agentes poluentes como facilitadores da ação dos radicais livres, que provocam estresse oxidativo nas células cutâneas e levam à degradação do colágeno, substância que dá sustentação à pele. Resultado: pele desgastada, opaca, flácida e envelhecida antes do tempo. O problema atinge a maioria das pessoas. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que, hoje, 54% da população mundial vive em áreas urbanas. Até 2030, este número chegará a 60%.

Já pensou em como se proteger da poluição? Veja nossas dicas:

Rotina diária

Pele bonita é pele saudável. Para isso, é essencial ter uma rotina de limpeza, que deve ser colocada em ação duas vezes ao dia (uma pela manhã e uma à noite).

Alguns produtos são elaborados especialmente para preservar sua pele dos efeitos dos poluentes. Um deles é a Emulsão Antipoluição Drops of Youth, da The Body Shop, um hidratante diário com filtros UVA e UVB. Sua fórmula é enriquecida com tomilho e extrato de Buddleia e tem como protagonista o óleo de babaçu orgânico do Maranhão, obtido por meio do Comércio com comunidades.

Outro destaque, também da The Body Shop, é o Hidratante Facial Skin Defence com Proteção Solar FPS 50. Graças à combinação de extratos de algas e vitamina C, ele nutre intensamente, evita os impactos das agressões externas e até recupera a aparência de peles já cansadas e opacas.

Veja os 5 males da poluição à sua saúde

1 – Irritações nas mucosas dos olhos e do nariz;
2 – Desenvolvimento e agravamento das crises de asma e bronquite;
3 – Aumento do risco de desenvolvimento de câncer de pulmão;
4 – Enfraquecimento do sistema imunológico; e
5 – Envelhecimento precoce e ressecamento da pele.

Atenção ao que vai ao prato e ao copo

SIM

• frutas;
• verduras;
• legumes;
• sementes ricas em Ômega-3, como chia ou linhaça; e
• muita água – no mínimo 2 litros por dia

NÃO

• açúcar refinado – causa estresse oxidativo celular, levando ao envelhecimento precoce da pele;
• grãos refinados (como a farinha branca);
• frituras;
• alimentos gordurosos em geral; e
• refrigerantes.

Atitudes para uma pele mais bonita

• Cuidar da pele diariamente
• Diminuir o consumo de bebidas alcoólicas – elas alteram a produção de enzimas e estimulam a formação dos radicais livres;
• Não fumar – os componentes dos cigarros reduzem o fluxo sanguíneo da pele, o que dificulta a oxigenação dos tecidos cutâneos e forma rugas; e
• Praticar atividades físicas – elas estimulam a circulação sanguínea, favorecendo a chegada de oxigênio e nutrientes até a pele.

Ajuda a mais

Além da rotina de limpeza, outros cuidados fazem muita diferença. Aplicar uma máscara de tratamento duas ou três vezes por semana, por exemplo, melhora o desempenho dos seus produtos diários. Se ela tiver ativos direcionados ao combate dos males causados pela poluição, melhor ainda! Nossa indicação:

• Máscara Antipoluição de Chá de Matcha do Japão (R$ 155) — 100% vegana e enriquecida com matcha de Kakegawa (Japão) e aloe vera do Comércio com Comunidades do México, ela é cremosinha, purifica profundamente e esfolia com suavidade; e
• Máscara Purificante e Iluminadora de Carvão do Himalaia (R$ 155) — com textura de argila, desintoxica e desobstrui a pele que precisa liberar impurezas e toxinas.

Ambas são livres de parabenos, silicones, óleo mineral e parafina. E superpráticas, pois podem ser usadas em casa.

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Por causa ambiental, famosos incentivam desafio “Pare de chupar”

Fernanda Paes Leme (Foto: Reprodução/Instagram)Fernanda Paes Leme (Foto: Reprodução/Instagram)

Nesta semana, diversos famosos como Mateus Solano, Nathalia Dill, Fernanda Paes Leme, Sergio MarroneSheron Menezes, entre outros, participaram da campanha “Pare de Chupar”. O movimento ambiental, inspirado na ideia internacional #stopsucking, da Lonely Whale Foundatio, tem como objetivo sensibilizar e mobilizar a sociedade, empresas e governos a repensarem o consumo de canudos plásticos que são extremamente prejudiciais ao meio ambiente quando descartados.

A ação vem juntamente com outros movimentos divulgados desde a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, no início de junho. Todos os anos, a ONU elege um tema para debater e, em 2018, o escolhido foi “Acabe com a poluição plástica”. Tudo isso porque, segundo dados, em 2050 o oceano vai ter mais plástico do que peixes. No mundo todo são descartados mais de 1 bilhão de canudos plásticos por dia, e 95% dos lixo encontrado nas praias brasileiras é composto por essa substância, que polui rios e mares e afeta diretamente a vida marinha.

Confira abaixo o vídeo da campanha. E aí, vamos juntos nessa causa?!

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Moda consciente: como ter um guarda-roupa sustentável

Aprenda como ter um guarda-roupa sustentável (Foto: Instagram)Aprenda como ter um guarda-roupa sustentável (Foto: Instagram)

O mundo está mudando e é impossível ignorar que o nosso planeta está cada vez mais soterrado pelo excesso. O desperdício é tanto que a cultura do consumo está mudando aos poucos e a moda têm percebido essa mudança, afinal é um dos mercados mais conhecidos pelos acúmulos. O momento, então, é de pensar em ter um guarda-roupa sustentável. Mas por onde começar?

COMO TER UM GUARDA-ROUPA SUSTENTÁVEL

Investir em uma moda sustentável significa começar pensando, primeiro, em apoiar marcas que tenham uma visão amigável do meio ambiente. Ou seja, que se preocupam tanto com a origem dos materiais que usam, quanto com a mão de obra que confecciona as suas roupas (afinal, conhecemos muitos casos de marcas envolvidas com o trabalho escravo e condições de produção sub-humanas).

Talvez o passo mais assustador na hora de montar um guarda-roupa sustentável seja parar de comprar em marcas de fast fashion, que produzem muito, com condições de trabalho duvidosas e um alto índice de desperdício de materiais. O mote dessa mudança, com certeza, é qualidade acima de quantidade. Ou seja essa é uma mudança que mexe, principalmente, com o seu bolso. Mas, calma, separamos algumas dicas que podem ajudar nesse processo.

1.Quantas vezes você vai usar essa roupa?

Um teste infalível na hora de a adotar uma moda sustentável é comprar com mais consciência. Ou seja, compre apenas a peça de roupa que você tem certeza absoluta que vai usar. Uma dica de Livia Firth, fundadora da Eco Age (uma empresa que certifica marcas pela seu nível de sustentabilidade), é perguntar a si mesma ‘Eu vou usar essa peça pelo menos 30 vezes?’. Se a resposta for um confiante ‘sim!’, compre à vontade. Caso contrário, você já sabe o que fazer.

2.Informe-se!

Nos dias de hoje, é praticamente impossível você falar que não sabe como descobrir se uma marca é sustentável ou não. O truque é pesquisar e se informar antes de fazer uma compra. Muitas marcas grandes, como Stella McCartney, lideram esse movimento e são muito abertas sobre os seus sistemas de produção e uso de materiais ecológicos. Mas existem marcas nacionais que são igualmente transparentes e preocupadas com o meio ambiente. A Insecta Shoes é uma muito conhecida no ramo de calçados, e a Yes I Am Jeans cria modelos clássicos com uma paleta de cores neutras, o que diminui a necessidade de uso de produtos químicos no processo.

3.Experimente os brechós

Os brechós de Instagram já viraram uma sensação entre as mulheres, mas existem inúmeros brechós pela cidade que você pode conhecer e procurar por roupas que vão colaborar para um guarda-roupa consciente. É hora de deixar de lado esse tabu com ‘roupas antigas’ e abrir a mente para a ideia de encontrar verdadeiros achados de moda em brechós de bairro e até aqueles de Igreja, criados para arrecadar fundos.

4.Monte um guarda-roupa atemporal

Ter um armário atemporal significa que as suas roupas não estão ligadas a uma tendência que muda com o tempo – ou seja, independentemente da época, o seu closet continua válido. O atemporal varia de pessoa para pessoa, mas o mais importante é lembrar que essas peças não duram uma única estação (ou seja, não são tendências). Elas ultrapassam qualquer barreira de tempo e se mantém relevantes não importa a estação ou do que está bombando nas passarelas. Isso significa que você evita comprar roupas que vão durar pouquíssimo no seu armário e serão descartadas depois.

5.Cuide das suas roupas

Esse é um detalhe importante. Adotar uma moda sustentável significa comprar menos roupas – por isso, você precisa cuidar bem do que tem. Preste atenção às recomendações de lavagem, guarde as suas peças do jeito correto e preste atenção ao manuseio. Não custa dar aquele passo a mais para que elas durem bastante, certo?

6.Procure uma boa costureira

Muitas vezes, nós descartamos uma roupa porque perdeu um botão, ficou larga ou apertada demais, com a barra desgastada ou alguns fios soltos. Procure uma boa costureira para levar aquelas peças que precisam de pequenos reparos e dê  nova vida para esses modelos – isso também colabora para a durabilidade de uma roupa.

7.Repense como você gasta o seu dinheiro

Se a meta é um guarda-roupa sustentável, então você vai precisar repensar a forma como gasta o seu dinheiro. Agora, como a qualidade é mais importante do que a quantidade, você vai fazer investimentos em peças que vão durar mais tempo e se encaixam na sua noção de um estilo atemporal. Comprar várias blusinhas numa ida ao shopping não é mais uma opção. Ao invés disso, guarde esse dinheiro para comprar uma camisa de qualidade que você gostou muito ou aquela jaqueta incrível que você está namorando há um tempo.

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Pesquisa aponta que a luz azul de celulares derruba a produção de melatonina

 (Foto: ThinkStock) (Foto: ThinkStock)

Que as luzes artificiais acabam atrasando o sono já sabemos. Mas pesquisadores de Harvard apontam que a luz azul, ou de led, comum nas telas de computadores, celulares, TVs e também nas lâmpadas com baixo consumo de energia, podem ter efeitos ainda piores sobre o corpo.

Enquanto qualquer tipo de luz pode contribuir com a redução da produção de melatonina (o hormônio que induz o sono), a luz azul o faz de forma ainda mais poderosa. Pesquisadores americanos fizeram um experimento comparando os efeitos de 6,5 horas de exposição à luz verde e azul e concluíram que a luz de led suprimiu 2 vezes mais a produção de melatonina e alterou o ciclo cicardiano na mesma medida. “Segundo as pesquisas, a luz natural do anoitecer demoraria 438 horas para suprimir 50% da produção do homônio”, diz a engenheira química e cosmetóloga Sônia Corazza. “O led, no entanto, o faz em apenas 13 minutos!”

Segundo Sônia o uso que fazemos da tecnologia pode nos deixar aproveitar apenas 10% do tempo que deveríamos em sono profundo, conhecido como REM. “É nele que acontecem os processos de regeneração do corpo, e isso inclui a pele e o cabelo.”

Especialistas de Harvard recomendam que você evite o uso de devices por duas a três horas antes de dormir e use lâmpadas avermelhadas no seu abajur de leitura — no comparativo, elas são as menos nocivas.

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Pesquisa aponta que a luz azul de celulares derruba a produção de melatonina

 (Foto: ThinkStock) (Foto: ThinkStock)

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Enquanto qualquer tipo de luz pode contribuir com a redução da produção de melatonina (o hormônio que induz o sono), a luz azul o faz de forma ainda mais poderosa. Pesquisadores americanos fizeram um experimento comparando os efeitos de 6,5 horas de exposição à luz verde e azul e concluíram que a luz de led suprimiu 2 vezes mais a produção de melatonina e alterou o ciclo cicardiano na mesma medida. “Segundo as pesquisas, a luz natural do anoitecer demoraria 438 horas para suprimir 50% da produção do homônio”, diz a engenheira química e cosmetóloga Sônia Corazza. “O led, no entanto, o faz em apenas 13 minutos!”

Segundo Sônia o uso que fazemos da tecnologia pode nos deixar aproveitar apenas 10% do tempo que deveríamos em sono profundo, conhecido como REM. “É nele que acontecem os processos de regeneração do corpo, e isso inclui a pele e o cabelo.”

Especialistas de Harvard recomendam que você evite o uso de devices por duas a três horas antes de dormir e use lâmpadas avermelhadas no seu abajur de leitura — no comparativo, elas são as menos nocivas.

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