Poluição? Na sua pele, NÃO!

Conheça algumas atitudes para uma pele mais bonita. (Foto: Divulgação)Conheça algumas atitudes para uma pele mais bonita. (Foto: Divulgação)

Quando se pensa nos males que atingem nossa pele, os primeiros vilões que vêm à mente são os raios UVA e UVB. Mas a lista de inimigos é maior e conta com fatores como o consumo de álcool e tabaco, alimentação desregrada e poluição.

Opa, poluição? Isso mesmo! A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) aponta os agentes poluentes como facilitadores da ação dos radicais livres, que provocam estresse oxidativo nas células cutâneas e levam à degradação do colágeno, substância que dá sustentação à pele. Resultado: pele desgastada, opaca, flácida e envelhecida antes do tempo. O problema atinge a maioria das pessoas. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que, hoje, 54% da população mundial vive em áreas urbanas. Até 2030, este número chegará a 60%.

Já pensou em como se proteger da poluição? Veja nossas dicas:

Rotina diária

Pele bonita é pele saudável. Para isso, é essencial ter uma rotina de limpeza, que deve ser colocada em ação duas vezes ao dia (uma pela manhã e uma à noite).

Alguns produtos são elaborados especialmente para preservar sua pele dos efeitos dos poluentes. Um deles é a Emulsão Antipoluição Drops of Youth, da The Body Shop, um hidratante diário com filtros UVA e UVB. Sua fórmula é enriquecida com tomilho e extrato de Buddleia e tem como protagonista o óleo de babaçu orgânico do Maranhão, obtido por meio do Comércio com comunidades.

Outro destaque, também da The Body Shop, é o Hidratante Facial Skin Defence com Proteção Solar FPS 50. Graças à combinação de extratos de algas e vitamina C, ele nutre intensamente, evita os impactos das agressões externas e até recupera a aparência de peles já cansadas e opacas.

Veja os 5 males da poluição à sua saúde

1 – Irritações nas mucosas dos olhos e do nariz;
2 – Desenvolvimento e agravamento das crises de asma e bronquite;
3 – Aumento do risco de desenvolvimento de câncer de pulmão;
4 – Enfraquecimento do sistema imunológico; e
5 – Envelhecimento precoce e ressecamento da pele.

Atenção ao que vai ao prato e ao copo

SIM

• frutas;
• verduras;
• legumes;
• sementes ricas em Ômega-3, como chia ou linhaça; e
• muita água – no mínimo 2 litros por dia

NÃO

• açúcar refinado – causa estresse oxidativo celular, levando ao envelhecimento precoce da pele;
• grãos refinados (como a farinha branca);
• frituras;
• alimentos gordurosos em geral; e
• refrigerantes.

Atitudes para uma pele mais bonita

• Cuidar da pele diariamente
• Diminuir o consumo de bebidas alcoólicas – elas alteram a produção de enzimas e estimulam a formação dos radicais livres;
• Não fumar – os componentes dos cigarros reduzem o fluxo sanguíneo da pele, o que dificulta a oxigenação dos tecidos cutâneos e forma rugas; e
• Praticar atividades físicas – elas estimulam a circulação sanguínea, favorecendo a chegada de oxigênio e nutrientes até a pele.

Ajuda a mais

Além da rotina de limpeza, outros cuidados fazem muita diferença. Aplicar uma máscara de tratamento duas ou três vezes por semana, por exemplo, melhora o desempenho dos seus produtos diários. Se ela tiver ativos direcionados ao combate dos males causados pela poluição, melhor ainda! Nossa indicação:

• Máscara Antipoluição de Chá de Matcha do Japão (R$ 155) — 100% vegana e enriquecida com matcha de Kakegawa (Japão) e aloe vera do Comércio com Comunidades do México, ela é cremosinha, purifica profundamente e esfolia com suavidade; e
• Máscara Purificante e Iluminadora de Carvão do Himalaia (R$ 155) — com textura de argila, desintoxica e desobstrui a pele que precisa liberar impurezas e toxinas.

Ambas são livres de parabenos, silicones, óleo mineral e parafina. E superpráticas, pois podem ser usadas em casa.

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Esfoliação da pele: dermatologista esclarece dúvidas

A esfoliação ajuda a manter a pele mais jovem, pois estimula a renovação celular, melhorando a aparência de marcas e manchas, diz a dermatologista Valéria Marcondes (Foto: Thinkstock)A esfoliação ajuda a manter a pele mais jovem, pois estimula a renovação celular, melhorando a aparência de marcas e manchas, diz a dermatologista Valéria Marcondes (Foto: Thinkstock)

A esfoliação já é uma etapa conhecida quando se fala de cuidados com a pele, mas ainda gera muitas dúvidas sobre sua necessidade, benefícios etc. “O esfoliante realiza uma limpeza profunda através de partículas minúsculas que fazem uma leve abrasão na camada superficial da pele e, além de retirar a sujeira e a oleosidade acumuladas, estimula a renovação celular”, explica a dermatologista Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology (AAD). A seguir, a médica esclarece as principais dúvidas sobre a esfoliação.

Quais os benefícios da esfoliação?
A esfoliação ajuda a manter o tecido mais jovem, pois estimula a renovação celular, melhorando a aparência de marcas e manchas, e também e estimula a produção de novas células, o que confere à pele renovação e uma textura mais homogênea. Por remover o excesso de sebo acumulado nos poros, a esfoliação também previne a formação de cravos e espinhas, que nada mais são do que poros entupidos e, no caso das espinhas, infeccionados por bactérias. O procedimento ainda aumenta a capacidade de absorção dos cosméticos pelo tecido, deixando a pele pronta para a aplicação de cremes.

Como esfoliar a pele?
O esfoliante deve ser aplicado com movimentos circulares sobre a pele molhada e previamente lavada. Então, o produto deve ser deixado na pele por dois ou três minutos, para que os princípios ativos possam agir, e, em seguida, enxaguado.

O que um bom esfoliante facial precisa conter?
O esfoliante ideal deve conter partículas de tamanho pequeno ou médio compostas de ativos naturais, como a casca do arroz ou a semente de apricot, para promover renovação epitelial e remoção de queratina e sebo presentes no orifício dos poros. Além disso, deve ser na forma de creme ou sabonete e conter ingredientes calmantes, anti-inflamatórios, hidratantes e antissépticos para promover higienização sem agredir o tecido cutâneo.

E que cuidados devem ser tomados após a esfoliação?
Após a esfoliação, a hidratação do rosto é essencial, pois ao realizar o processo ocorre  perda da integridade da barreira cutânea, o que pode causar sensibilidade, irritação e efeito rebote. Portanto, deve-se sempre hidratar a pele com substâncias capazes de reter a molécula de água. O veículo escolhido deve ser adequado ao tipo de pele, variando desde um leve sérum, até um creme nutritivo de alto perfil lipídico. Além disso, pessoas que utilizam algum creme com ácido devem tomar cuidado com a esfoliação, pois os dois produtos nunca devem ser usados no mesmo dia para que não ocorra a irritação da pele.

Os esfoliantes corporais devem ter partículas maiores do que as utilizadas para o rosto (Foto: Thinkstock)Os esfoliantes corporais devem ter partículas maiores do que as utilizadas para o rosto (Foto: Thinkstock)

Que tipo de esfoliante é mais indicado para o corpo?
Os esfoliantes corporais devem ter partículas maiores do que as utilizadas para o rosto. De preferência, devem ser incorporadas em sabonetes cremosos ou misturadas a óleos naturais para ter fácil aplicação e espalhabilidade. Desta forma, a esfoliação será homogênea, resultarando em uma pele mais fina de textura, regular e luminosa. Ao esfoliar o corpo é importante prestar atenção nas áreas com mais sensibilidade, como o colo e os seios, que não devem ser agredidos, e promover movimentos mais contínuos em pés, mãos, joelhos e cotovelos, por serem áreas mais ricas em queratina.

O que devemos evitar na hora de escolher os esfoliantes?
É importante evitar produtos que contenham microplásticos como agentes esfoliantes. Isso por que as esferas de microplásticos acabam chegando aos rios após o enxágue, causando poluição e até mesmo a mortalidade dos peixes. Para evitar o uso destes ingredientes é preciso ficar atento ao rótulo. O mais comum entre eles é o polietileno, que aparece nos rótulos como Polyethylene. No lugar destes, dê preferência a ingredientes como as esferas vulcânicas ou ativos naturais como a casca do arroz, que não agridem à pele e ainda são ecologicamente corretos.

Esfoliantes caseiros são seguros?
O uso em excesso de receitas caseiras pode causar alergias e ressecamento da pele, além de existir o risco dos ingredientes mancharem a pele quando expostos ao sol. Alguns usados nessas receitas caseiras, como o sal grosso e o açúcar cristal, podem agredir a pele, pois as partículas esfoliantes são pontiagudas demais. Por isso, a maneira mais segura para esfoliar a pele é utilizar produtos específicos recomendados por dermatologistas.

Com que frequência deve-se esfoliar a pele do rosto e do corpo?
Depende do tipo de pele. A oleosa necessita ser esfoliada duas vezes por semana. Já a normal e seca deve receber a esfoliação no máximo uma vez por semana. Mas é preciso tomar cuidado, pois o uso excessivo do esfoliante pode provocar coceira, irritabilidade, vermelhidão e sensação de repuxamento da área em que foi aplicado, além de provocar efeito rebote, causando excesso de oleosidade na pele.

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Neymar brinca em foto com o filho: “Bem preocupado com a opinião alheia”

Neymar e o filho (Foto: Instagram/Reprodução)Neymar e o filho (Foto: Instagram/Reprodução)

Neymar Jr. foi grava ruma nova campanha na noite de terça-feira, 17, com uma companhia bem especial: o filho, David Lucca, de 6 anos.

Nos bastidores, o atacante fez um clique do menino, de seu relacionamento com Carol Dantas, relaxando em uma cadeira no camarim e mexendo no celular. “Tá bem preocupado com a opinião alheia”, brincou o jogador.

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Pesquisa aponta que a luz azul de celulares derruba a produção de melatonina

 (Foto: ThinkStock) (Foto: ThinkStock)

Que as luzes artificiais acabam atrasando o sono já sabemos. Mas pesquisadores de Harvard apontam que a luz azul, ou de led, comum nas telas de computadores, celulares, TVs e também nas lâmpadas com baixo consumo de energia, podem ter efeitos ainda piores sobre o corpo.

Enquanto qualquer tipo de luz pode contribuir com a redução da produção de melatonina (o hormônio que induz o sono), a luz azul o faz de forma ainda mais poderosa. Pesquisadores americanos fizeram um experimento comparando os efeitos de 6,5 horas de exposição à luz verde e azul e concluíram que a luz de led suprimiu 2 vezes mais a produção de melatonina e alterou o ciclo cicardiano na mesma medida. “Segundo as pesquisas, a luz natural do anoitecer demoraria 438 horas para suprimir 50% da produção do homônio”, diz a engenheira química e cosmetóloga Sônia Corazza. “O led, no entanto, o faz em apenas 13 minutos!”

Segundo Sônia o uso que fazemos da tecnologia pode nos deixar aproveitar apenas 10% do tempo que deveríamos em sono profundo, conhecido como REM. “É nele que acontecem os processos de regeneração do corpo, e isso inclui a pele e o cabelo.”

Especialistas de Harvard recomendam que você evite o uso de devices por duas a três horas antes de dormir e use lâmpadas avermelhadas no seu abajur de leitura — no comparativo, elas são as menos nocivas.

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Pesquisa aponta que a luz azul de celulares derruba a produção de melatonina

 (Foto: ThinkStock) (Foto: ThinkStock)

Que as luzes artificiais acabam atrasando o sono já sabemos. Mas pesquisadores de Harvard apontam que a luz azul, ou de led, comum nas telas de computadores, celulares, TVs e também nas lâmpadas com baixo consumo de energia, podem ter efeitos ainda piores sobre o corpo.

Enquanto qualquer tipo de luz pode contribuir com a redução da produção de melatonina (o hormônio que induz o sono), a luz azul o faz de forma ainda mais poderosa. Pesquisadores americanos fizeram um experimento comparando os efeitos de 6,5 horas de exposição à luz verde e azul e concluíram que a luz de led suprimiu 2 vezes mais a produção de melatonina e alterou o ciclo cicardiano na mesma medida. “Segundo as pesquisas, a luz natural do anoitecer demoraria 438 horas para suprimir 50% da produção do homônio”, diz a engenheira química e cosmetóloga Sônia Corazza. “O led, no entanto, o faz em apenas 13 minutos!”

Segundo Sônia o uso que fazemos da tecnologia pode nos deixar aproveitar apenas 10% do tempo que deveríamos em sono profundo, conhecido como REM. “É nele que acontecem os processos de regeneração do corpo, e isso inclui a pele e o cabelo.”

Especialistas de Harvard recomendam que você evite o uso de devices por duas a três horas antes de dormir e use lâmpadas avermelhadas no seu abajur de leitura — no comparativo, elas são as menos nocivas.

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