Vogue Tech: couro e hambúrguer de carne sem animal envolvido

Zoa, o primeiro couro do futuro (Foto: divulgação)Zoa, o primeiro couro do futuro (Foto: divulgação)

O mundo está mudando. E quem vai liderar a transformação vestuário não são os estilistas, mas os laboratórios de biotecnologia. Stella McCartney se aliou ao BoltThreads e, no ano passado, desfilou looks de  “seda de aranha” (os cientistas separaram a proteína da fibra da aranha e clonaram em laboratório.

Jaqueta de Kombucha (Foto: divulgação)Jaqueta de Kombucha (Foto: divulgação)

“Em poucos anos olharemos para trás e não vamos acreditar que um dia matamos animais para comer e vestir, vai parecer algo brutal e arcaico. Com a tecnologia que temos atualmente já conseguimos crescer carnes e couros em laboratório sem precisar matar um animal”. Quem afirma é a estrela da biotech para moda, a americana Suzanne Lee, que junto ao lab Modern Meadow desenvolve o Zoa, o primeiro couro do futuro.

Suzanne recebeu Alexandra Farah em Nova York para mostrar e explicar o Zoa em primeira mão. Descubra no vídeo acima!

Jaquetas de Kombucha (Foto: divulgação)Jaquetas de Kombucha (Foto: divulgação)Impossible burguer: o hambúrguer de carne criado em laboratório (Foto: divulgação)Impossible burguer: o hambúrguer de carne criado em laboratório (Foto: divulgação)

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Sônia Nascimento faz parte da história do empoderamento negro

Em abril, o instituto fez 30 anos. O nome Geledés reverencia o poder feminino das deusas, na cultura ioruba. É uma ong feminista, sim, combate o sexismo e a objetificação da mulher. Mas com seu vigoroso fôlego briga por uma sociedade justa. Sem exceção, todos os avanços recentes que pretos e pardos conquistaram têm o empurrão do Geledés – e da advogada Sônia Nascimento, 66 anos, parceira da filósofa Sueli Carneiro na fundação da organização sediada em São Paulo. A dupla começou antes. Era o ano de 1972, ditadura militar, quando se conheceram trabalhando na Secretaria da Fazenda. Sônia ia ao clube dos negros, gostava na música negra, mas ainda não havia politizado o discurso. “Sueli já falava da necessidade de criarmos um grupo para discutir os problemas específicos da raça, o preconceito, as dificuldades que para nós eram muito maiores”, lembra. 

Sônia Nascimento (Foto: Silvana Martins)Sônia Nascimento (Foto: Silvana Martins)

O raciocínio fazia sentido. Sua mãe ficou viúva aos 22 anos, pôs no colo a caçula de 6 meses, deu a mão para Sônia, então com 1 ano e meio, e as levou a um internato, para ela poder trabalhar. Uma freira ia conduzindo as crianças portão adentro, mas a mulher, arrependida, arrancou as filhas, dizendo: “Elas estarão junto de mim onde eu comer e dormir.”

Empregou-se como cozinheira em um setor da Santa Casa de Misericórdia que abrigava bebês rejeitados pelos pais e criou as filhas ali. Exigia que estudassem muito por acreditar que negras só se emancipam com diploma. Aos 16 anos, Sônia recebeu da mãe folhetos de dois candidatos pretos às eleições. Ouviu: “Não conheço. Mas vamos ajudá-los a ganhar, e eles socorrerão os negros, depois”.

Choro pra valer quando vejo na rua essa garotada linda, com seus cabelos enormes, batendo no peito: ‘Sou preta, sim, com orgulho’. Elas sabem o que querem, andam com a autoestima lá em cima. Eu penso: ‘Tenho parte no empoderamento dessas meninas’

Sônia formou-se em direito. Na Ordem dos Advogados do Brasil entrou na comissão da mulher e ia à periferia dar cursos sobre direitos humanos. Acabou conhecendo o projeto de promotoras legais populares, levou a prática para o Geledés e segue capacitando interessadas em atuar nessa função e em tudo mais que empodera os negos.

O impacto do trabalho do instituto: em 1989 o racismo virou crime passível de prisão. “Muito antes, vínhamos discutimos o que queríamos colocar nesta lei, tentando influenciar deputados”, conta. A criação da primeira delegacia de crimes raciais também tem o dedo do Geledés. O mesmo aconteceu na elaboração do Estatuto Racial (2010) e na criação da Lei das Cotas (2012), que dá aos negros acesso às universidades. “Cotas ainda são muito combatidas. Para nós é questão de honra mantê-las”.

O Portal do Geledés fala recorrentemente delas entre inúmeros outros conteúdos sobre negritude, que são reproduzidos por milhares de blogs, discutidos nas escolas e universidades. “Isso me emociona. É a sensação de dever cumprido”, diz a finalista da categoria Sociedade Civil.

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Superguia vegetariano: os melhores restôs em São Paulo

Prato do Banana Verde (Foto: Tomaz Vello/Divulgação )Agnolotti de beterraba do Banana Verde (Foto: Tomaz Vello/Divulgação)

André Ligeiro não é de Touro, mas aprecia (e muito!) uma boa comida. Além de seus cliques superdescolados no Instagram, o fotógrafo gosta de mostrar lugares bacanas para vegetarianos — assim como ele — em São Paulo. Tem restaurante, bar, café… Pronta para organizar o seu roteiro? André jura que vale a pena. E a gente assina embaixo!RESTAURANTES

LAGOA TROPICAL (@lagoatropical) – Rua Borges Lagoa, 406, Vila Mariana

“Vegetariano com opções veganas, buffet à vontade e preço acessível, incluindo bebida e sobremesa.” 

GREEN CHEF (@greenchef_sp) – Rua General Jardim, 550, Vila Buarque

Superguia vegetariano (Foto: Instagram/Reprodução)50 tons de verde (Foto: Instagram/Reprodução)

“Restaurante vegetariano com opções veganas, buffet por quilo (em torno de R$ 38 o quilo), com suco cortesia.”

SER-AFIM (@restauranteserafim) – Alameda Jaú, 1142, Jardins

“97% vegano e 3% vegetariano, paga-se um valor fixo e come-se à vontade. Prove a feijoada de shimeji, meu prato favorito de lá!” 

BANANA VERDE (@restbananaverde) – Rua Harmonia, 278, Vila Madalena

Prato do Banana Verde (Foto: Tomaz Vello/Divulgação )Banana Verde (Foto: Tomaz Vello/Divulgação)

“À la carte. Existe o cardápio vegetariano e o vegano, ambiente grande e superaconchegante.”

THAT VEGAN BRAND (@thatveganbrand) – Rua Aimberê, 91 – Perdizes

Superguia vegetariano (Foto: Instagram/Reprodução)That Vegan Brand (Foto: Instagram/Reprodução)

“100% vegano. É um restaurante com alguns pratos feitos, sanduíches… Tem falafel enrolado na folha de couve e o preço é ótimo. E o melhor é que funciona até tarde (até 1h de terça a sabado e domingo até às 22h) e tem delivery.”

LOTUS – Rua Brigadeiro Tobias, 420, Centro

“É um buffet com muitas opções (algumas veganas), comida saborosa, mas eu não acho tão barato para quem come bastante, que é meu caso. O valor do quilo gria em torno de R$ 56.” 

MOMO LAMEN (@momolamen) – Rua dos Estudantes, 34, Liberdade

“Na minha opnião, é o melhor lamen que já comi. A opção vegetariana vem com ovo e caldo de legumes. Se for vegano, é só pedir sem o ovo. A porção de edamame é uma delícia, vale para comer junto!”

BIRA CAFÉ (@biracafebar) – Rua Joaquim Távora, 955, Vila Mariana

Superguia vegetariano (Foto: Instagram/Reprodução)Bira Café (Foto: Instagram/Reprodução)

“Tem opções vegetarianas e veganas. Lamen, bolinho de arroz…”

SUSHIMAR VEGANO (@sushimarvegano) – Alameda Campinas, 1287 – Jardins

Superguia vegetariano (Foto: Instagram/Reprodução)Sushimar vegano (Foto: Instagram/Reprodução)

“É um rodizio japonês, só que vegano. Bem gostoso, mas eu ainda acho o preço um pouco salgado, em torno de R$ 70 por pessoa. A apresentação dos pratos, no entanto, é linda.” 

PASTIFICIO PRIMO (@pastificioprimo) – Jardins, Pompeia, Pinheiros

“Existem várias unidades. É como se fosse um fast food de massas com opções veganas e vegetarianas (integral também). O prato custa em média R$ 25.”

APFEL JARDINS (@apfeljardins) – Rua Bela Cintra, 1343, Jardins

Superguia vegetariano (Foto: Instagram/Reprodução)Apfel Jardins (Foto: Instagram/Reprodução)

“É um restaurante vegetariano orgânico, com opções veganas e sobremesa. Durante a semana custa em média R$ 38 para comer à vontade.”

HI POKEE (@hipokee) – Rua Augusta, 2052, Jardins

Superguia vegetariano (Foto: Instagram/Reprodução)Hi Pokee (Foto: Instagram/Reprodução)

“Comida havaiana com opções prontas ou personalizadas. Vegetariano, vegano, como preferir… eu amo!”

SUPER NATURAL ORGÂNICOS (@supernatural_organicos) – Rua Augusta, 2992, Jardins

Superguia vegetariano (Foto: Instagram/Reprodução)Super Natural Orgânicos (Foto: Instagram/Reprodução)

“Buffet livre, preço ok e a comida é muito saborosa, com sobremesa.”

SATORI (@restaurantesatori) – Praça Carlos Gomes, 60, Liberdade

“Menu macrobiótico com opção vegetariana. É simples e incrível.”

GOSHALA (@goshala_restaurante) – Rua dos Pinheiros, 265, Pinheiros

“Comi uma feijoada vegetariana e amei. Não vem nenhum tipo de carne de soja, mas sim tofu e legumes, uma delícia. O valor acompanha entrada, prato principal, suco e sobremesa.”

SORVETES SOROKO – Rua Augusta, 305, Consolação

“Tem várias opções de sorvetes veganos, com leite de soja ou até mesmo com fruta pura. Adoro a calda de chocolate vegano. É por quilo. Um show!”

VACA ATELIÊ CULINÁRIO (@vacaatelieculinario) – Avenida Professor Alfonso Bovero, 323, Perdizes 

Vaca Ateliê Culinário (Foto: Acervo André Ligeiro)Vaca Ateliê Culinário (Foto: Acervo André Ligeiro)

“Pratos bem elaborados, deliciosos e com uma apresentação maravilhosa. Comi bolinhos do mar (não sei explicar exatamente o que são, mas contêm algas), 4 estágios da batata (esse era o nome do prato principal!) e sobremesas muito boas. O preço é alto, um lance mais gourmet, mas vale a pena.”

GULAB HARI (@gulabhari) – Rua Antonio Carlos, 429, Consolação

“Vegetariano e vegano com inspiração indiana. Incrível! R$ 42 o suco, a entrada, o prato e a sobremesa.” 

LANCHES

BAR EXQUISITO (@barexquisito) – Rua Bela Cintra, 532, Consolação

“Eles têm opções de hambúrguer de berinjela, de grão de bico ou de soja – e você pode escolher queijo vegano ou queijo normal. O sanduíche tem um ótimo preço e ainda acompanha um potinho com guacamole e batata frita. No cardápio há outros pratos vegetarianos também.”

ANIMAL CHEF (@animal_chef) – Rua Augusta, 1036, Consolação

Superguia vegetariano (Foto: Instagram/Reprodução)Animal chef (Foto: Instagram/Reprodução)

“Vegano <3. Eles têm um hambúrguer (que é um mix de feijão e grãos) no cardápio fixo, tipo um x-salada, e toda semana surge uma nova opção.”

CAIXOTE BAR (@caixotebar) – Rua Augusta, 914, Consolação

Superguia vegetariano (Foto: Instagram/Reprodução)Caixote Bar (Foto: Instagram/Reprodução)

“Diversos sabores de empanadas e coxinhas veganas. O ambiente é show para tomar uns drinks.”

RAW BURGER (@veggie_raw_burger) – Rua Augusta, 2052, Jardins

Superguia vegetariano (Foto: Instagram/Reprodução)Raw Burger (Foto: Instagram/Reprodução)

“Opções deliciosas de hambúrgues veganos e vegetarianos e várias entradas incríveis.”

NOW BURGER (@nowburger) – Rua Apinajés, 847, Perdizes

“É uma hamburgueria com opção vegetariana/vegana. Você paga um valor e pode escolher todos os acompanhamentos do cardápio. É bem bom também e a vantagem é que fica aberto até tarde.”

HOLY BURGER (@holyburgersp) – Rua Doutor Cesario Mota Junior, 527, Vila Buarque

Superguia vegetariano (Foto: Instagram/Reprodução)Holy Burger (Foto: Instagram/Reprodução)

“Eles têm uma ótima opção de hambúrguer vegetariano.”

BURGUER KING (@burgerkingbrasil) – Franquias espalhadas por todo o Brasil

“Se você está em um shopping e precisa comer algo, o Veggie Burger cumpre a função com louvor. Antes de conhecer, gastava bastante em franquias de buffet por quilo porque pegava muito carboidrato. O lanche do BK é uma delícia, boa dica até para não-vegetarianos.” 

PIZZAS

POP VEGAN FOOD (@popveganfood) – Rua Fernando de Albuquerque, 142/144, Consolação

Superguia vegetariano (Foto: Instagram/Reprodução)Pop Vegan Food (Foto: Instagram/Reprodução)

“Eu amo as pizzas deles. Já provei quase todas. É um pouco mais leve, tem opção de massa integral, sem trigo e outras coisas.”

BARÃO NATURAL (@baraonatural) – Alameda Barão de Limeira, 1090, Campos Elíseos

“Pizzas para quem quer exagero de recheio. Hummm!”

CAFÉS 

PADOCA VEGAN (@@padocavegan) – Rua Harmonia, 1285, Sumarezinho

Superguia vegetariano (Foto: Instagram/Reprodução)Padoca vegan (Foto: Instagram/Reprodução)

“Dá para pedir o menu degustação para duas pessoas ou coisas separadas. Curti tudo o que comi. Aproveite e leve os pães do balcão para a casa.”

HOLY NUTS CAFÉ (@holynutscafe) – Inácio Pereira da Rocha, 246, Vila Madalena

Superguia vegetariano (Foto: Instagram/Reprodução)Holy Nuts Café (Foto: Instagram/Reprodução)

“Eu fui em uma tarde, comi salada com hambúrguer vegano, tomei o milk shake, comi o pão de queijo sem queijo e outras coisas. Amei tudo. Ambiente gostoso.”

MATE POR FAVOR (@mateporfavor) – Rua Augusta, 1492, Consolação

“Tomei café da manhã, provei alguns salgados veganos, comi os chocolatinhos veganos e também dois bolos veganos maravilhosos. Ah, e o mate claro! Adorei.”

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Boa de Copo: Como reconhecer um vinho vegano

Sabia que nem todo vinho é vegano? (Foto: Reprodução)Sabia que nem todo vinho é vegano? (Foto: Reprodução)

O veganismo é uma filosofia de vida que implica em manter uma dieta livre de qualquer alimento de procedência animal, como carne, ovos, mel e laticínios. Assim como evita-se consumir qualquer produto, seja de vestuário, medicamentos ou outros. Na definição da The Vegan Society, veganismo “busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais”.

Então todo vinho é vegano? Não. Durante o processo de vinificação existe um procedimento conhecido como clarificação que tem como objetivo purificar a bebida. Para isso, adiciona-se um agente filtrante que ao tanque ou barril. Acontece que essa substância geralmente é uma proteína, de origem animal ou mineral, que atrai as partículas sólidas para o vinho não ficar turvo e sem brilho.

Leia também: Conheça alguns vinhos que são feitos por mulheres

Os agentes filtrantes mais comumente usados são caseína, que é a proteína presente no leite, a gelatina, animal, e albumina, encontrada na clara do ovo.

Sendo assim, um vinho vegano nada mais é que um vinho que durante o processo de vinificação não tenha nenhum contato com produtos de origem animal. 

Alguns rótulos, principalmente os naturais, não passam pela clarificação. Mas já existem também muitos produtores que utilizam produto de origem mineral para realizar esse procedimento, como a bentonita e o carvão ativado. Nesse caso, o vinho produzido pode ser considerado vegan-friendly, ou seja, adequado à filosofia vegana.

Como ainda não existe uma regulamentação sobre isso, o jeito é pesquisar sobre o produtor em sites de vinícolas e estar atenta aos rótulos. Alguns produtores colocam observações sobre a produção nas garrafas.

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Aprenda a fazer as legítimas empanadas argentinas

Faça empanadas de carne como na Argentina (Foto: Divulgação)Faça empanadas de carne como na Argentina (Foto: Divulgação)

Domingo não é dia de sentar na mesa para jantar. Mas de reunir a família, os amigos, as crianças e fazer um lanche caprichado, cheio de coisas gostosas. Nesta São Paulo Restaurant Week, que vai até o dia 22 de abril, o restaurante de sotaque argentino San Telmo serve empanadas de carne para ninguém botar defeito. A receita é uma delícia e vai encerrar o fim de semana em grande estilo.

Empanada de carne
(Rende 40 unidades)

Ingredientes:
Massa:
700 g de banha
25 g de margarina
50 g de sal
15 g de anti-mofo
3,4 kg de farinha de trigo
120 ml de água filtrada
Recheio:
1 Kg de carne moída
500 g de cebola
220 g de pimentão
10 g de creme de cebola em pó
2 tabletes de caldo de carne
Colorífico a gosto
Cominho a gosto
40 g de molho de tomate
Tempero para churrasco a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Alho a gosto
Folhas de louro a gosto
Noz moscada a gosto
30 ml de água 
4 ovos cozidos picados 

Modo de Preparo
Massa: misture bem a banha, a margarina e o sal. Adicione a farinha aos poucos bem como a água. Mexa e sove a massa. Deixe descansar enquanto prepara o recheio. Recheio: refogue a carne com cebola, pimentão, a água, o molho de tomate e os demais ingredientes exceto o ovo. Quando a carne estiver dourada, adicione os ovos. Montagem: abra a massa com o rolo ou cilindro com aproximadamente 0,5 cm de espessura e corte redondo. Recheie a empanada e feche como um pastel em forma de meia lua. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 25 minutos ou até ficar dourada.

Faça também: torta de frango fácil e versátil

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Para Picasso, com amor: Diana Widmaier-Picasso relembra a relação do pintor com sua avó

A obra O Sonho (1932), um retrato da amante (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)A obra O Sonho (1932), um retrato da amante (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)

Quando era criança, havia uma pintura em nossa casa, em Paris, que eu amava. Hoje, ela é conhecida como Maya com Boneca – mas, para mim, embora fosse extraordinária, era apenas um desenho da minha mãe. “Seu avô era um pintor”, ela dizia, toda vez que o assunto da tela, uma das muitas espalhadas pelos cômodos, surgia. Mas foi só quando entrei na escola e comecei a ouvir comentários sobre meu avô, que entendi o que significava a palavra eufemismo. Ele tinha sido muito mais que um pintor: era uma figura definitiva da arte do século 20 – e, como eu aprenderia depois de anos de estudo, um gênio. Essa revelação moldaria o curso da minha vida.

Quando Picasso morreu, em 1973 – um ano antes do meu nascimento –, deixou 45 mil obras, sem contar os objetos pessoais e as correspondências. Mas foi apenas há uma década que comecei a revisitar essas relíquias na tentativa de aprender um pouco mais sobre ele. Visitei museus pelo mundo; mas os maiores tesouros que descobri pertenciam à minha própria família: das cartas apaixonadas dele para minha falecida avó, Marie-Thérèse Walter (1909-1977), às fotografias tiradas durante as férias na Riviera.

À medida em que minha pesquisa progredia, ficava claro que todos os anos da vida dele foram incríveis – mas um deles se destacou em termos de criatividade: o de 1932. A exposição histórica na Tate Modern, Picasso 1932: Love, Fame and Tragedy, celebrou os 365 dias em que ele pintou algumas de suas mais importantes obras, a maioria delas inspirada em minha avó. Agora, mais de 80 anos depois, a mostra volta a ser exibida na Tate Modern.

Marie-Thérèse aos 19 anos com o cachorro de sua mãe. (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)Marie-Thérèse aos 19 anos com o cachorro de sua mãe. (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)

Picasso acreditava que a pintura era sua maneira de criar um diário – e, para aqueles que conseguem fazer essa leitura, as telas desse período contam uma grande história de amor. Meus avós se conheceram em uma manhã fria de janeiro de 1927, do lado de fora das Galeries Lafayette – mas ele sempre disse ter sonhado com ela antes desse encontro. Nos meses que antecederam a esse dia, uma menina com um perfil grego começou a aparecer em seu trabalho. De repente, ela surgiu em carne e osso: uma musa de cabelos louros e olhos azuis.

Marie-Thérèse tinha apenas 17 anos e era uma garota burguesa que morava com a família em Maisons-Alfort, no sudeste de Paris. Ela tinha ido à capital francesa para comprar uma estola de pele. Picasso, então com 45 anos, caminhou em sua direção, disse seu nome e pediu para fazer um retrato dela. A jovem não tinha ideia de quem era ele, apenas ficou lisonjeada com um artista chamando-a de linda. Foi somente depois de ver em uma livraria reproduções do trabalho dele que ela concordou em visitar seu estúdio, na Rue la Boétie, alguns dias depois. Em duas semanas, começou o affair.

A relação não foi fácil. Picasso, 28 anos mais velho que ela, era casado com Olga Koklova, integrante do corpo de baile dos Ballets Russes de Diaghilev. Olga sofria de um distúrbio nervoso, sem falar no ciúme patológico provocado pelas infidelidades do marido. O casal se conheceu em 1917, quando ele criou o cenário para o vanguardista balé Parade, de Jean Cocteau, encenado pela companhia de Diaghilev. Em 1927, Picasso e Olga estavam morando juntos em um apartamento em cima de seu estúdio com o filho, Paulo, mas o casamento já não ia bem.

Marie-Thérèse com a filha Maya, em 1941 (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)Marie-Thérèse com a filha Maya, em 1941 (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)

Naqueles primeiros dias, ele visitou Marie-Thérèse na casa de seus pais, no campo, pintando-a em um galpão no jardim; ela também viajou até Paris para visitá-lo, escondendo-se no stúdio, no qual a entrada de Olga não era permitida. A mãe da jovem, solteira por muitos anos, ficou tão encantada pelo artista quanto a filha, permitindo que eles permanecessem sozinhos. Nas obras desse período, Picasso apenas se refere à amante por um código. Ele ainda não ousaria revelar sua real identidade. Frequentemente, ela aparece como um monograma: MT entrelaçado ao P.

Contudo, se o rosto de minha avó estava escondido, sua influência no estilo de Picasso é clara desde o início. À medida em que o romance progredia, as formas geométricas desapareciam. Em seu lugar, entraram curvas sensuais, envoltas em violeta, amarelo e escarlate. Para ele, a amante tornou-se um símbolo de renascimento e fecundidade. Os tons não poderiam ser mais diferentes que os das sóbrias pinturas de sua mulher. Em Retrato de Olga em Cadeira de Braço, ela posa vestida modestamente, contemplando o observador, em um estilo reminiscente das pinturas neoclássicas.

Em 1928, Picasso já não aguentava mais ficar longe de Marie-Thérèse. Quando alugou uma casa na Bretanha para passar o verão com Olga e Paulo, também encontrou um jeito para que a amante ficasse nas redondezas, em um acampamento de férias. Sempre que podia fugir, ele a levava para a praia. Seus dias na costa inspiraram a primeira série de pinturas fortemente abstratas – altamente provocativas e sensuais. No ano seguinte, as crescentes tensões entre a mulher e Marie-Thérèse tornaram-se o tema central de suas obras. A raiva de Olga manifestava-se em pinceladas fortes, com corpos contorcidos e rostos que demonstravam dor.

Em 1930, ele decidiu se mudar para um castelo em Boisgeloup, a uma hora de Paris. Nos estábulos antigos, construiu um estúdio onde poderia esculpir minha avó, trabalhando principalmente com gesso. Foi ali, em uma série de bustos monumentais, que as formas singulares de Marie-Thérèse tornaram-se claras pela primeira vez. O amor por sua musa se intensificou quando ela remava no Rio Marne e quase se afogou, contraindo uma doença transmitida pela água que a deixaria muito magra e temporariamente sem cabelo. A jovem que ele achava ser sua salvadora agora precisava ser salva. Ele a pintava obsessivamente como banhista e ninfa: nadando, se afogando e sendo puxada para fora da água.

Em 1932, cinco anos depois de meus avós se conhecerem, Picasso ganhou sua primeira retrospectiva na Galeria Georges Petit, em Paris, consolidando sua posição como o maior artista vivo do mundo. No coração da mostra havia uma série de retratos nus de Marie-Thérèse. A amante de Picasso, que assombrava o casamento dele com Olga fazia anos, finalmente tinha uma forma física que todos podiam ver. Foi a gota d’água. Olga deixou o apartamento na Rue la Boétie para sempre, em 1934.

Na véspera de Natal daquele mesmo ano, minha avó disse a Picasso que estava grávida. Foi um momento maravilhoso e terrível ao mesmo tempo, obrigando-o a pedir um custoso divórcio de Olga. Para manter as aparências, ele alugou casas vizinhas para si e Marie-Thérèse, em Paris, em vez de ir morar com ela imediatamente. Em 5 de setembro de 1935, minha mãe nasceu, com seus cabelos e olhos escuros, como os de Picasso. Ele a chamou María de la Concepción – Maya em sua abreviação – em homenagem à sua amada irmã, que morreu de difteria quando ele tinha 14 anos. O nascimento de minha mãe e o divórcio traumático provocaram tamanha mudança na vida do artista, que abandonou a pintura por um ano, passando a escrever poesia em meio aos deveres paternos. As únicas obras que fez nesse ano foram retratos da família: fotos artisticamente compostas de Marie-Thérèse após o nascimento de Maya; aquarelas da criança adormecida no berço; esboços da mãe amamentando de robe e chinelos. As cenas são sempre domésticas e comuns, mas é possível sentir a intensa admiração de Picasso pelas duas.

No outono de 1937, ele se mudou com a família para Le Tremblay-sur-Mauldre. Uma década depois do primeiro encontro, Marie-Thérèse finalmente compartilhava uma casa com Picasso – mas ele já havia conhecido sua próxima amante e musa, a fotógrafa surrealista Dora Maar. Após a explosão da Guerra Civil da Espanha, que o motivou a retomar a pintura, foi novamente a Marie-Thérèse que se voltou em busca de inspiração. Em sua obra-prima Guernica, ela – sempre um símbolo de esperança e paz para Picasso – é a modelo para, pelo menos, três personagens.

Em 1939, meu avô se mudou para um estúdio, na Rive Gauche, em Paris, onde viveria até o fim da guerra, deixando Marie-Thérèse e Maya em relativa segurança no interior da França. Quando minha mãe e minha avó voltaram para a capital, Picasso as visitava todas as semanas – mesmo quando embarcou em uma relação com outra amante, depois de Dora.

Picasso, em 1933, com sua obra Nu, Folhas Verdes e Busto, clicado por Cecil Beaton. (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)Picasso, em 1933, com sua obra Nu, Folhas Verdes e Busto, clicado por Cecil Beaton. (Foto: © Succession Picasso/Dacs London, 2018, © The Cecil Beaton Studio Archive At Sotheby’s e © Archives Maya Widmaier-Ruiz-Picasso)

Hoje, mais de 40 anos após sua morte, ele permanece como uma figura definitiva em minha vida. Minha mãe, com 82 anos, vive no noroeste da França, cercada por obras do pai e pelas memórias que ela me transmitiu, entre elas a de visitar o estúdio em Nice para ajudá-lo a pintar, ao longo da década de 50. Da minha parte, sinto o peso da responsabilidade de proteger o seu legado, enquanto catalogo e exponho suas obras – mas também uma profunda gratidão pela conexão pessoal que tenho com ele. Às vezes, sou surpreendida por quanto me pareço com figuras de suas pinturas: os olhos arredondados e o perfil que herdei da minha avó me refletem em suas obras.

Quanto a Marie-Thérèse, ela morreu em 1977, quatro anos depois de Picasso, mas não antes de ter seu nome gravado em uma pequena placa de bronze, colocada ao lado da sepultura dele, perto de Aix-en-Provence; um testemunho do papel transformador da minha avó na obra do artista. O trabalho, esculpido a partir de um molde de gesso, feito no calor do amor, no início do verão em Boisgeloup, ainda o protege. Como sempre, ela é a sua luz, que o ilumina na escuridão.

Tate Modern: Bankside, Londres. Até 9 de setembro

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Wok especial para desinchar é fit, fácil de fazer e saboroso

Wok especial para desinchar (Foto: Istock)Wok especial para desinchar (Foto: Istock)

Wok especial para desinchar
Ingredientes
500g de peito de frango em cubos (ou bife de carne vermelha em tiras, pedaços de peixe, camarões, frutos do mar no geral, ovos de codorna)
Mix de legumes frescos e cortados da sua escolha (sugestões: ervilhas, espinafre, aspargos, cenouras, quiabo)
1 cebola picada
1 dente de alho picado
1 colher de chá de gengibre picado
2 colheres de chá de óleo de coco (ou azeite de oliva)
Sal e pimenta a gosto
Temperos adicionais sugeridos: curry, páprica, açafrão, canela, pimenta caiena.



Como fazer
Separe os cubos de frango ou a escolha de proteína, e tempere com sal, pimenta, alho picado e o gengibre. Aqueça uma frigideira em fogo médio com sua escolha de gordura saudável (azeite, óleo de coco ou manteiga). Adicione a cebola cortada e deixe fritar rapidamente.


Acrescente a proteína na frigideira até ficar mal passada, e só então adicione os legumes. Se necessário, adicione mais manteiga, azeite ou óleo de coco.


Misture um pouco e comece a adicionar o restante dos temperos. Retire tudo do fogo assim que a opção de carne estiver do seu gosto. O ideal é que os legumes fiquem ainda com uma cor viva e crocantes.



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Projeto verão: Modelos revelam rotina de exercícios para chegar com tudo na estação

Confira os cuidados com o corpo que as modelos têm antes da chegada do verão (Foto: Marcia Fasoli/Divulgação)Confira os cuidados com o corpo que as modelos têm antes da chegada do verão (Foto: Marcia Fasoli/Divulgação)

Nesta semana um casting poderoso desfilou para uma marca de lingerie, em São Paulo. E, claro, a silhueta das modelos foi o assunto mais comentado da noite. Mas o que elas fazem para estar com o shape em dia antes da chegada do verão? Elas revelam:


Celina Locks: “Faço muito exercício! Funcional, yoga e pilates. E tento me alimentar da forma mais saudável possível.”


Babi di Creddo: “Viajo muito e fica difícil malhar. Mas quando estou em Nova York faço pilates em cama megaformer (aparelho típico do pilates), corro e faço musculação. Tento cuidar mais da alimentação. Não como açúcar refinado e doce, no geral, e também não como carne vermelha… Pra mim o principal é alimentação.”


Renata Kuerten: “Cuido muito da minha alimentação e tomo bastante água, pois é muito importante. No verão, deixo meu treino bem mais intenso. Intercalo o treino de musculação e muay thai com corrida.”


Sheila Baum: “Tenho uma rotina de exercícios diários, com esteira e abdominal. E próximo ao verão ou desfile, ao contrário da maioria, corto o carboidrato e consumo gordura, trata-se da dieta cetogênica. Quando você tira o carboidrato e consome a gordura, o corpo passa a queimar a gordura.”


Vivi Orth: “Procuro fazer drenagem. É a amiga nº 1 da mulher porque desincha e melhora o colágeno. Caminho 40 minutos de manhã, em jejum, e também tomo água morna com limão. Depois que comecei a tomar essa água, além de limpar o organismo, senti que a pele melhorou. Também pratico muay thai e funcional, duas vezes por semana, cada um. À noite sempre faço 30 quilômetros de bicicleta na academia.”


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Carne louca: aprenda a típica receita junina para fazer em casa

Carne louca: aposte na delícia para fazer em casa (Foto: Thinkstock)Carne louca: aposte na delícia para fazer em casa (Foto: Thinkstock)

Marcado por comemorações típicas de festa junina, o mês traz, além da folia e das brincadeiras, comidas que esperamos o ano inteiro para degustar. Quentão, docinhos e pratos salgados tradicionais como a carne louca tornam a festa, além de mais saborosa, mais característica aos olhos de quem vê. Mas, para quem prefere passar longe de quermesses e comemorações habituais, separamos uma receita da tradicional carne louca para trazer o clima junino para dentro de casa. Anote:

Ingredientes
1 colher (sopa) de óleo
800 gramas de cupim ou músculo
1 cubo de caldo de bacon
1 litro de água fervente
1 colher (sopa) margarina ou manteiga
1 cebola média fatiada
3 dentes de alho picado
1 cenoura média fatiada
1 pimentão verde fatiado
2 tomates cortados em cubos grandes
1 colher (sopa) de extrato de tomate
3 colheres (sopa) de cheiro verde
1 folha de louro
1 pacote de tempero para carne

Modo de preparo
Em uma panela de pressão, aqueça o óleo em fogo médio e frite a carne até dourar. Dissolva os cubos de caldo de bacon na água fervente e acrescente a carne. Tampe a panela e cozinhe por 45 minutos, contados a partir do início da pressão.
Retire do fogo e espere sair todo o vapor para abrir a panela. Retire a carne, guarde o caldo, desfie e reserve. Em uma outra panela, derreta a manteiga em fogo médio e refogue todos os vegetais até que doure bem, adicione o extrato, o cheiro verde, o louro e o tempero para carne. Finalize adicionando a carne desfiada e depois que ela incorporar a refoga, agregue um pouco de caldo e cozinhe por mais 10 minutos. Sirva em seguida com o acompanhamento que desejar (a receita tradicional pele carne e pão – só!). Rende 16 porções e o tempo de preparo é de aproximadamente uma hora. Voilá!